Ir ao conteúdo

Core 2 Quad Q6600 x Phenom II 920

leonardovit

Posts recomendados

Postado
então aproveitando o topico vou fazer uma pergunta sobre o q6600 em relação a serie 8000 e 9000 qual seria essa diferença de 65nm e 45nm q eles possuiem isso influência em algo? e o fsb por ser 1033 ao em vez de 1333mhz o q isso influência? porque no resto ele parece ser melhor q do mts 8000 e alguns 9000 abraços e obrigado

Já existe uma vasta discussão sobre o assunto aqui no fórum e na internet em geral, mas respondendo rapidamente, litografia menor (45nm vs. 65nm) é o tamanho dos transístores do processador. Transístores menores significam maior quantidade deles num mesmo encapsulamento. Automaticamente, quanto menor a litografia menos consumo de energia, menos problemas com dissipação de calor, etc. Um FSB 1333Mhz tem diferença insignificante para um 1066Mhz. O Q6600 foi um caso a parte. Apesar de ser série Q6xxx, ele bate todos os Q8xxx e vários Q9xxx em potencial de overclock.

Postado
então quer dizer q os processadores de 45nm consomem mais energia q os de 65nm é isso? hehe valeu ai por resolver minhas duvidas vou pegar um q6600

Exatamente o contrário. Apesar de processadores 45nm terem mais transístores, eles consomem menos, permitindo atinjir Vcores menores, consequentemente menor dissipação térmica.

Postado
então quer dizer q os processadores de 45nm consomem mais energia q os de 65nm é isso? hehe valeu ai por resolver minhas duvidas vou pegar um q6600

Caro Caio,

O Q6600 é um excelente processador, mas se você não é um aficionado por over hardcore e não está disposto a comprar um bom cooler, e uma boa e cara placa mãe para isso, não vale mais a pena pegar esse processador.

Atualmente existem vários outros processadores na mesma faixa de preço, mais modernos e com o desempenho melhor, como o Q8400, o Phenom II 940 o 920 e o 810, e ainda dão para fazer um bom over.

Postado

hmm bom galera é q eu achei um quad core 6600 por apenas 420 oem e vou pegar o evercool buffalo por 82 reais dai achei um excelente preço... olhem o orçamento q fiz... minha duvida é apenas da placa mãe... p5qe ou p5q.. e sim pretendo fazer um oc q seja inofensivo sem forçar o processador nem a placa mãe... por isso pretendo pegar uma placa mãe boa...a p5q é tão boa pra oc qunato a p5qe? quero botar o quad core 6600 ah 2.8ghz ou vocês acham q é mt? vai subir mt a temperatura?

Processador Quad core 6600OEM $420,00

Mobo asus pq5-e $545,00 ou p5q por aproximadamente 450,00

Mémoria DDR2 800mhz OCZ 4 GB em dual channel (já tenho elas)

Hd Seagate 500gb 7200 rpm 32mb buffer $235

Gravador de DVD $73,00

Fonte Real SevenTeam 750 Walts $357,00

Gabinete (n sei o nome) $200,00

Cooler Evercool HPFI-10025 Intel Buffalo (775-pin) 83,00

ToTal:R$1913/1818

• Membro VIP
Postado
vou pegar o evercool buffalo por 82 reais dai achei um excelente preço...

O BOX custa R$0,00

quero botar o quad core 6600 ah 2.8ghz ou vocês acham q é mt?

Muito pouco, teria que subir bem mais para compensar tudo que você vai gastar a mais para fazer um over.

vai subir mt a temperatura?

Vai.

Mobo asus porque5-e $545,00 ou p5q por aproximadamente 450,00

Gastando muito com a placa mãe.

Olha... O Q6600 foi um ótimo processador... Em 2006, quando foi lançado...

Hoje ele já foi superado por outros modelos no mercado, você ta gastando muito para fazer o over nele, podeia economizar um pouco na placa mãe, no cooler e na conta de energia gastando um pouco mais em um processador mais atual que, em stock, já é mais rápido que o Q6600 com o over citado.

Postado

Olha... O Q6600 foi um ótimo processador... Em 2006, quando foi lançado...

Hoje ele já foi superado por outros modelos no mercado, você está gastando muito para fazer o over nele, podeia economizar um pouco na placa mãe, no cooler e na conta de energia gastando um pouco mais em um processador mais atual que, em stock, já é mais rápido que o Q6600 com o over citado.

Qual atualmente seria melhor que o Q6600 (com over) estando em stock, gastando "um pouco" mais?

Postado

olha eu achei q pelo preço não teria quad core melhor q o 6600 reais lembrando q vou pagar por ele oem 420,00(novo zerinho) + 83 reais do cooler evercool buffalo(dizem ser um dos melhores q tem)

o melhor preço de quad core 6600+box foi 565 produto do parana teria q pagar o sedex ainda elevando ele pra 605 reais http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-95582255-processador-intel-core-2-quad-q8200-box-250g-nf-garantia-_JM

e por 605 reais na minha cidade eu só pego o quad core 8300 ou 8400 caso pagasse 630,00 reais por ele?

então acho q n existe processador melhor q6600 com um cooler desses por 605 reais ne?

• Membro VIP
Postado
olha eu achei q pelo preço não teria quad core melhor q o 6600 reais lembrando q vou pagar por ele oem 420,00(novo zerinho) + 83 reais do cooler evercool buffalo(dizem ser um dos melhores q tem)

o melhor preço de quad core 6600+box foi 565 produto do parana teria q pagar o sedex ainda elevando ele pra 605 reais http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-95582255-processador-intel-core-2-quad-q8200-box-250g-nf-garantia-_JM

e por 605 reais na minha cidade eu só pego o quad core 8300 ou 8400 caso pagasse 630,00 reais por ele?

então acho q n existe processador melhor q6600 com um cooler desses por 605 reais ne?

Você tem preferência por marca? O PhII 720 custa, no maior preço que vi, R$ 510,00 BOX. Você coloca ele no cooler box em 3200Mhz com uma placa-mãe de R$ 265,00. Ou aumenta mais ainda se quiser, por ele ser black edition.

Por R$ 605,00 você pega o PhII 920, quase o 940.... muito mais jogo que o q8300 ou q8400.

Pense no assunto... vai gastar menos, esquentar menos e ganhar muito mais em desempenho.

Abraços.

Postado
Você tem preferência por marca? O PhII 720 custa, no maior preço que vi, R$ 510,00 BOX. Você coloca ele no cooler box em 3200Mhz com uma placa-mãe de R$ 265,00. Ou aumenta mais ainda se quiser, por ele ser black edition.

Por R$ 605,00 você pega o PhII 920, quase o 940.... muito mais jogo que o q8300 ou q8400.

Pense no assunto... vai gastar menos, esquentar menos e ganhar muito mais em desempenho.

Abraços.

Só pra acrescentar: Phenom II com multiplicador de clock destravado! :D

Postado

hehe me precipetei no preço vou gastar no q6600+cooler 503,00$ não 600,00$ mais pelo q vocês tão falando o phenom II realmente é uma boa opção mais com 503,00$ eu consigo algum processador melhor q o q6600? abraço!

sem querer floodar mais uma vez me falaram q o cache l2 é mt importante e os quad core da intel tem pelo menos 6mb e os amd tem só 512kb isso influencia mt na velocidade mesmo?

Postado

Depende para que você vai usar esta máquina. Se você quer uma excelente máquina para jogos, aconselho o Phenom. Do contrário, se você que um computador para programação, desenhos arquitetônicos e outras tarefas mais pesadas, aconselho o Quad-Core.

Não recomendo você fazer overclock, visto que o mesmo diminui e muito a vida útil do processador. Se o seu processador durar 4 anos sem overclock, irá durar somente 2 com overclock.

Postado
sem querer floodar mais uma vez me falaram q o cache l2 é mt importante e os quad core da intel tem pelo menos 6mb e os amd tem só 512kb isso influencia mt na velocidade mesmo?

512KB por núcleo. De qualquer modo é totalmente errôneo comparar processadores pelo tamanho do cache. O que importa é o projeto final, e você só descobre qual processador é melhor através de testes práticos.

Não recomendo você fazer overclock, visto que o mesmo diminui e muito a vida útil do processador. Se o seu processador durar 4 anos sem overclock, irá durar somente 2 com overclock.

De onde você tirou essa estatística?

Postado
De onde você tirou essa estatística?

Esta estatística tirei do dia-à-dia. Da prática de fazer overclock e conviver com máquinas trabalhando em overclock.

Basta pesquisar um pouco sobre o assunto, e você vai ver o que os grandes escritores de literaturas falam sobre os riscos do overclock.

Postado

Maicon, isso só depende das condições de refrigeração que se utilizar. Usando uma boa refrigeração é possível ter perda de vida útil bem menor do que 50%.

Postado

Acredito que os riscos do over estão mais relacionados à corrente/tensão, que à temperatura do processador. Mantendo esses dentro dos limites do processador, acho mais fácil a placa mãe e as memórias irem pro saco bem antes dele.

Postado
Esta estatística tirei do dia-à-dia. Da prática de fazer overclock e conviver com máquinas trabalhando em overclock.

Basta pesquisar um pouco sobre o assunto, e você vai ver o que os grandes escritores de literaturas falam sobre os riscos do overclock.

Bom, é melhor eu nem discutir mais então, afinal você deve ter muitos de anos de experiência. Deve ter feito testes em milhares de máquinas, colocando metade em overclock e metade em stock (máquinas controle), e daí tirou esta conclusão estatística/experimental.

Já li bastante sobre o assunto, e nunca vi um estudo sério e quantitativo sobre o assunto. Talvez você devesse escrever um livro, eu compraria.

Já li muita baboseira sobre diminuição de vida útil sem um mínimo de embasamento teórico/experimental, então se você tiver um link deste tipo, gostaria muito que me mandasse.

Postado
puxa mas em se falando de perda na vida útil do processador é complicado, o cara aguenta firma uns 40 anos, 50%, 20 anos de defasagem 1 ano.

Entendi tudo......:wacko::chicote:

Postado
Entendi tudo......:wacko::chicote:

bom se eu entendi, eu explico, hoje é mais comum a troca de um processador devido as opçõe que o mercado lança, com performace do mesmo o do combos melhorias e mais alguns encrementos que fica difícil estes termos que diaga-se de passagem, são verdadeiros, serem fatores a se levar tanto em consideração. Ex, tenho um Athlon 64 939 3200+ rodando no PC que hoje é do meu sobrinho a com 25% de Over a uns 4 anos, e agora eu pergundo, quanto vale?...

mas não vamos discutir isso aqui ou o Moderador fecha o tópico!!!

Postado
Bom, é melhor eu nem discutir mais então, afinal você deve ter muitos de anos de experiência. Deve ter feito testes em milhares de máquinas, colocando metade em overclock e metade em stock (máquinas controle), e daí tirou esta conclusão estatística/experimental.

Já li bastante sobre o assunto, e nunca vi um estudo sério e quantitativo sobre o assunto. Talvez você devesse escrever um livro, eu compraria.

Já li muita baboseira sobre diminuição de vida útil sem um mínimo de embasamento teórico/experimental, então se você tiver um link deste tipo, gostaria muito que me mandasse.

Leia os posts.

http://www.infowester.com/overclockprocessor.php

http://www.guiadohardware.net/overclock/basico

http://www.baixaki.com.br/info/1337-o-que-e-overclock-.htm

Não existe um em que o autor não diga "pode diminuir a vida útil de componentes". É impossível dizer que fazer overclock, não traz riscos para o computador.

Cada um faz como quer, porém fazer overclock é sim um risco para o pc e seus componentes, além de diminuir a vida útil dos mesmos.

Respeito sua opinião, porém eu penso dessa forma, e tenho embasamento nisso.

Quanto ao meu livro, assim que sair te aviso !

Abraços ! :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!