Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade no Processador e RAM


Posts recomendados

Olá amiguinhos, to pensando em dar um up na minha máquina. Atualmente ela tá assim:

Processador: Core 2 Duo 6300 ( 1.86Ghz, 2MB Cache L2, FSB 2243Mhz )

MOBO: Asus P5LD2-SE

RAM: 2Gb

VGA: GeForce 7300 LE

Fonte: Seventeam 450w

Milhares de HDs e uso uma Fast Track Ultra ( USB ) da M-Audio como inferface de Audio externa.

Meu uso pincipal da máquina é edição e pós produção de áudio e vídeo, uso principalmente o Adobe Premiere, After Effects e Photoshop para vídeo e Pro Tools e Cubase SX3 mais seus plug ins comedores de RAM das profundezas do inferno para áudio. Uso ela pra jogar poucas coisas/quase nada, um Team Fortress no fim de semana a 30 FPS já me faz feliz. Rodo tudo no WinXP SP2 mas as vezes pego uns trampos que vem em Final Cut ou Logic e resolvo no Mac OSX Leopard hackintosh que funciona perfeitamente sem bug algum nessa configuração.

Minha mobo não suporta os C2Q e não sei se seria muito interessante pra mim já que a maioria ( quase todos ) os programas que eu uso não são otimizados pra 4 núcleos. Vale a pena eu trocar de processador por algum outro que minha mobo suporte ( C2D ) ? Se sim, para qual ? A série 8000 é construido sob 45nm e tem até o triplo do meu cache L2 até onde isso afetaria no rendimento ? O rendimento justifica o gasto ?

Os programas que eu uso tem sérios problemas de relacionamento com o Windows Vista então ainda não me sinto a vontade de migrar para tal, o Windows XP 64bits então nem se fala, mas ao mesmo tempo tenho uma necessidade flagrante de mais memória RAM, uso bastante plug ins de samplers com os programas de áudio ( se alguém é do ramo, uso o Superior Drummer 2.0, Amplitube X-Gear, Ampeg SVX, Melodyne, entre outros ) e esses *** chupam RAM feito o cão. Mais 1Gb ( reconhecíveis ) pelo WinXP valeria o gasto também ? Algum gênio já fez o Win XP 32 bits reconhecer mais que 4Gb de RAM pra eu poder colocar quanto eu quiser ?

Grato pela atenção =)

Esqueci de uma coisa, Placa de Vídeo influencia no tempo de render de vídeo ? Placa de vídeo costuma ser caro pra caramba, se influencia, o rendimento vale o que se paga ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faria o seguinte:

Core 2 Quad Q8200 ou Q6600

Gigabyte GA-G31M-S2l

2 Gb de RAM DDR2 800

Apesar de os programas não utilizarem quatro núcleos hoje, com certeza usarão amanhã. Portanto, aumentará a durabilidade do upgrade. Coloque mais 2 GB de RAM de uma vez, para usar o dual channel. O XP irá reconhecer 3,25 GB, mas tudo bem.

Não invista na VGA não, no seu caso faz pouca diferença.

O preço desse upgrade fica abaixo de 1000 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mixirica_man Bom seja bem vindo ao fórum do Clube do Hardware amigo!!

Eu faria em seu ligar o mesmo que o amigo acima propõe:

Placa mãe: GA G31M-S2L em média R$200

Processador: Bom amigo iria mesmo de Q6600 se desejar fazer overclock, pois esse processador é ótimo para subir em overclock o problema é consseguir acha-lo pois ele já saiu de produção a algum tempo e está cada vez mais dificio poder acha-lo no mercado. Mais se for usar o processador em stock ( sem overclock ) ficaria mesmo com o Q8200 que não sobe tanto quanto o Q6600 mais é melhor para processos gráficos.

Memória: Bom amigo como memória pode ir de 2x2gb ddr2 800mhz kingston no mínimo amigo.

Abraços amigo e seja bem vindo mais uma vez!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de os programas não utilizarem quatro núcleos hoje' date=' com certeza usarão amanhã.

[/quote']

Isso que eu tava pensando, no amanhã os sockets 775 já estarão em desuso. Tem plug ins VST que eu uso há quase 6 anos que ainda não foi otimizado nem para 2 núcleos mesmo com atualizações recentes. Pensando nos modelos i7 e os que estão por vir não compensaria apostar no C2D e deixar pra trocar de mobo pro socket dos i7?

O XP irá reconhecer 3' date='25 GB, mas tudo bem.

[/quote']

Não é bem assim tudo bem, pagar por 4 Gb pra usar 3 e pouco pra mim não é tão bem assim. Os 3,25 realmente justificariam os 4Gb ?

O preço desse upgrade fica abaixo de 1000 reais.

Pensando que com 1500 eu compro uma máquina nova' date=' realmente os "menos de 1000 reais" valeriam a pena? Isso pensando também que a troca só do processador sairia menos de 500 conto.

mixirica_man Bom seja bem vindo ao fórum do Clube do Hardware amigo!!

valeu =)

Placa mãe: GA G31M-S2L em média R$200

Pegando o questionamento sobre pegar outro C2D ao invés de C2Q, essa mobo não suporta os i7 que é outro socket. Não compensaria mais eu trocar agora por C2D pra num proximo update ou troca de máquina mudar pro i7 quando o preço tiver acessivel? Já que ambos C2D e C2Q serão sockets em desuso na ocasião imagino eu.

Processador: Bom amigo iria mesmo de Q6600 se desejar fazer overclock, pois esse processador é ótimo para subir em overclock o problema é consseguir acha-lo pois ele já saiu de produção a algum tempo e está cada vez mais dificio poder acha-lo no mercado. Mais se for usar o processador em stock ( sem overclock ) ficaria mesmo com o Q8200 que não sobe tanto quanto o Q6600 mais é melhor para processos gráficos.

Eu nunca fiz overclock e não tenho muita paciencia pra comecar a fazer ( pra mim cooler sempre será uma ventoninha e nada mais =P ). Processos gráficos = graficos de joguinhos ou processamento de vídeo ? Não tenho menor interesse em joguinhos, mas se me ajudar a trabalhar com vídeo seria interessante. Em que maneira isso me ajudaria na pratica ?

Memória: Bom amigo como memória pode ir de 2x2gb ddr2 800mhz kingston no mínimo amigo.

Acho que seria 2x2Gb no máximo já que o WinXP barra minha sede por RAM. O barramento da memória influencia tb? Qual a diferenca da memoria trabalhar em dual channel ?

Agradeço imensamente o precioso tempo de vocês =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que eu tava pensando, no amanhã os sockets 775 já estarão em desuso. Tem plug ins VST que eu uso há quase 6 anos que ainda não foi otimizado nem para 2 núcleos mesmo com atualizações recentes. Pensando nos modelos i7 e os que estão por vir não compensaria apostar no C2D e deixar pra trocar de mobo pro socket dos i7?

Entendo sua preocupação. Só que o Core i7 é caríssimo e continuará assim até ser substiuído. Não é a toa que a Intel prentende lançar os Core i5 no fim do ano, com um soquete diferente dos C2D e também do core i7. Mas infelizmente você precisará trocar de mobo agora, pois a sua atual não suporta quad core e nenhum processador de 45nm, ou qualquer um que tenha FSB maior que 1066MHz.

Pensando no futuro acho que seria mais vantajoso trocar para AMD. As placas mãe de hoje suportam os Phenom II e todos os futuros processadores que se utilizarem do soquete AM3.

Não é bem assim tudo bem, pagar por 4 Gb pra usar 3 e pouco pra mim não é tão bem assim. Os 3,25 realmente justificariam os 4Gb ?

Vale sim, pois o preço da memória hoje em dia está muito próximo. Economizar 10 reais e levar 1 GB de RAM a menos para casa, e ainda não poder utilizar o dual channel (que dobra a largura do canal de comunicação entre o processador e a memória). E quando você migrar para um sistema 64 bits, os 4 GB já estarão lá.

Pensando que com 1500 eu compro uma máquina nova, realmente os "menos de 1000 reais" valeriam a pena? Isso pensando também que a troca só do processador sairia menos de 500 conto.

Como eu disse antes, os processadores que a sua mobo suportam não são muito superiores ao que você já tem e são antigos, o que significa que devem custar caro, logo o upgrade tem que englobar uma mobo nova. E porque não gastar menos aproveitando peças que ainda servem bem?

Eu nunca fiz overclock e não tenho muita paciencia pra comecar a fazer ( pra mim cooler sempre será uma ventoninha e nada mais =P ). Processos gráficos = graficos de joguinhos ou processamento de vídeo ? Não tenho menor interesse em joguinhos, mas se me ajudar a trabalhar com vídeo seria interessante. Em que maneira isso me ajudaria na pratica ?

O Core 2 Quad Q8200, assim como todos os processadores de 45 nm da Intel (exceto os Pentium Dual Core) possuem o conjunto de instruções SSE4, que agilizam bastante compressão e decodificação de vídeos e imagens. E programas para manipulação de vídeos geralmente são otimizados para quatro núcleos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...