Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatando meu PC


CHeeTuSs

Posts recomendados

Galera, estou afim de formata meu disco-rígido pois ja está bem lento com o desgaste de instalar/desinstalar programas.

Como não entendo muito dessa parte gostaria do auxílio de quem entende, não tenho CD do windows antes que me perguntem, apenas o CD da placa mãe, drivers e outras coisas creio eu que nao tenho o CD, vocês poderiam me auxiliar a formatar meu PC ?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para formatar, você vai precisar do CD de instalação do Windows. No caso, como instalar o Windows XP:

Antes de tudo, entre no setup da bios teclando Delete ao ligar o PC, na tela de contagem da memória. Numa opção parecida com "Boot Sequence" ou algo do gênero, coloque o CD-ROM em primeiro lugar e o disco rígido em segundo usando as teclas numéricas - e + para dar o boot pelo CD. Não se esqueça de salvar as alterações do setup (exit e saving changes) para o PC reiniciar.

Ao reiniciar, coloque o CD de instalação do Windows no drive, e tecle quando pedir para apertar qualquer tecla para carregar do CD.

Após carregar todos os arquivos uma tela irá mostrar o contrato de licença, basta teclar F8.

Na próxima tela, mostra todas as partições existentes no disco rígido, mostra três opções: instalar (Enter); criar partição © e excluir partição (D).

Nesta situação, você deve excluir todas as partições selecionando-as com as setas do teclado e teclando D sobre elas. Cada vez que que excluir uma partição, aparecerá uma tela de aviso que você pode perder todos os arquivos se continuar, para confirmar a exclusão tecle Enter. Na próxima aparecerá a tela exibindo o tamanho da partição, tecle L para confirmar a exclusão da partição. faça o mesmo com as outras partições caso você as tiver.

Você voltará para a tela principal pedindo para criar uma partição, para isso tecle C.

Na próxima tela, você terá que definir o tamanho desta partição a ser criada em MegaBytes. Caso você queira criar mais de uma partição, terá que definir um tamanho menor para sobrar espaço para uma segunda partição, caso não queira outra partição deixe como está e tecle Enter.

A tela voltará ao início e mostrará a partição que acabou de ser criada , mas se você deixou mais espaço para uma segunda partição ela será mostrada embaixo, basta repetir o procedimento neste espaço abaixo.

Na tela inicial, notará que a(s) partição(ões) criada(s) estão sem formato, basta teclar Enter na primeira partição para continuar.

Na próxima tela, aparecerá os sistemas de arquivos disponíveis (NTFS e FAT) e cada uma delas terá a opção "rápido" e normal. Apenas escolha NTFS <Rápido> e tecle Enter.

Aparecerá uma barra de progressão durante a formatação e em seguida, uma tela mostra os arquivos sendo copiados do CD para o HD e após esse processo, o PC reiniciará. Caso tiver algum disquete no driver, retire-o, mas deixe o CD do Windows no drive.

Após a tela de carregamento do Windows, surgirá a tela de instalação, não se preocupe se a tela piscar algumas vezes, é normal.

A próxima tela mostrará as "Configurações Regionais" onde você definirá hora, data, idioma do teclado, etc. Caso esteja instalando a versão brasileira Windows XP, basta teclar em avançar. Caso esteja usando um teclado importado (raro) é necessário configurá-lo para o formato americano.

Na próxima tela, coloque o seu nome e o nome de sua organização (casa, cozinha, quarto, etc.)

Nesta outra tela será requisitado a chave do Windows, essa chave pode ser encontrada na capa do CD ou até no próprio CD (basta retirar o CD para digitar e colocá-lo de novo no drive ao terminar para prosseguir.

Na outra tela, você terá que inserir o nome do computador (qualquer nome) e a senha para o usuário Administrador (não é obrigatório).

Na próxima serão configuradas hora e data, basta avançar.

O instalador irá configurar a rede, onde aparecerá a tela de configurações de rede.

Escolha configurações típicas que é mais fácil e clique em Avançar.

Na outra tela, escolha a primeira opção e deixe escrito GRUPO - Avançar.

O sistema terminará a instalação e reiniciará.

Finalmente a última tela para configurar o PC, basta teclar em Avançar.

Na próxima pedirá para configurar como o seu PC deve se conectar a Internet, caso não queira, basta clicar em Ignorar.

Na próxima etapa, pergunta se você quer se registrar na Microsoft, escolha a sua opção e na outra tela pedirá o seu nome e nome de outros usuários (é obrigatório Colocar pelo menos o seu nome).

Tela de Agradecimento, o seu sistema está finalmente pronto! É só retirar o CD do Windows e inserir o CD da sua placa mãe, placas offboards, etc para instalar os drivers.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sabe, basta fazer um check-list:

um básico é assim:

1- Formatar

2- Instalar o Win

3- Instalar os Drivers

4- Configurar rede, periféricos

5- Instalar demais programas (office, antivirus, atualizações, etc.)

Cada um desses itens pode ser subdividido em dezenas de opções possíveis, logo tem que saber o que faz... entendeu?

qualquer coisa é só perguntar... ;)

Dependendo da experiência, da pra fazer tudo em 2h ou menos (depende de que programas e se você tem os drivers todos...)

Como eu disse, torrent é pra isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, achei para dowload o um CD do windows exatamente no qual eu preciso, como eu vejo se ele esta certinho e da pra usa-lo para formatação ?

insisto:

tem o VMware que é o melhor...

com ele você "emula" um PC e pode instalar o que quiser...

na internet tem vários tutoriais, basta procurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

volto a insistir:

e se você não sabe o que está fazendo, peça pra um amigo que saiba vir ajudar ou você pode "fazer o que não deve" e se arrepender depois.

mas emular:

Em computadores, um emulador é um dispositivo de hardware ou um programa que finge ser outro dispositivo particular ou programa que outros componentes esperam interagir. Por exemplo, usando um emulador de 3270, um programa escrito para ser usado com estações de trabalho 3270 podem se comunicar e controlar um computador pessoal como se fosse um 3270. Tipicamente, um emulador é desenvolvido quando um dispositivo de hardware popular tornou-se obsoleto e não é mais comercializado mas as aplicações existem e necessitam comunicar-se com o dispositivo antigo. A prática de usar um emulador para fazer um programa antigo trabalhar com um novo dispositivo é chamado de emulação de terminal.

Os emuladores são também muito conhecidos por emularem consoles de videogames, tais como, Mega Drive (Genesis), SNES, Game Boy, etc.

No caso você emula um outro PC no seu PC :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...