Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon X2 7750BE - Tópico Central


Fabinho

Posts recomendados

Oi pessoal, comprei uma placa-mãe Biostar TA790GX XE e tenho um processador X2 7750 BE, e estou tentando ativar os 2 núcleos "adormecidos".

Primeiro tentei com a bios que veio A78CM113 que data do final de janeiro, com ela eu seto o acc na bios pra auto e o pc boota normal e não aparece nada de diferente, (nem ativa nenhum núcleo a mais nem problema no pc).

Como percebi que o acc não estava funcionando como deveria (ativar oo outros núcleos) atualizei a bios para a A78CM525 ( a única que tinha no site da Biostar) mais agora apareceu algumas funções novas na aba CPU probe filter e core leveling que tem as opções: Force Single core ou force dual core ou auto. quando eu seto o ACC pra auto a máquina congela na tela de apresentação da biostar e não adianta fazer nada, reseto ou desligo e ligo e ela trava na mesma tela, só volta a funcionar quando eu reseto a bios.

Gostaria de saber se alguém tem uma ideia do que eu posso fazer pra ativar esse estão aclamados núcleos extras.

OBS: Desculpe se eu estiver postando no local errado.

q eu saiba, o q estava ativando nas primeiras bios era o ACC em auto, ai veio umas paradas de se colocar um ACC alternativo que permite refinar melhor a configuração individual de cada core/núcleo, justamente porque na maioria das vezes você nao tem um núcleo desativado muito "sadio"

a AMD andou reclamando pros fabricantes removerem das bios a possibilidade de destravar, mas alguns fabricantes andam liberando tipo a ASUS

ao entrar na bios veja quais os tipos de ACC, tem q mexer em cada um deles pra ver qual possibilita isso, se surgir um que abre um jogo de configurações q dê a ideia de se estar mexendo nos cores/núcleos, creio q é necessario descobrir a combinação certa "do cofre" pra fazer os núcleos funcionarem, começe reduzindo os percentuais dos núcleos que surgem "do nada"

falo isso porque estou me baseando no q já vi nas configurações das bios com ACC alternativo (cada fabricante dá um nome)

veja como fizeram pra ativar o núcleo de um 720X3:

está na parte intitulada Overclocking and Fourth Core Activation bem lá embaixo nesse teste do xbitlabs

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/print/amd-phenom-ii-x3-720.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

q eu saiba, o q estava ativando nas primeiras bios era o ACC em auto, ai veio umas paradas de se colocar um ACC alternativo que permite refinar melhor a configuração individual de cada core/núcleo, justamente porque na maioria das vezes você nao tem um núcleo desativado muito "sadio"

a AMD andou reclamando pros fabricantes removerem das bios a possibilidade de destravar, mas alguns fabricantes andam liberando tipo a ASUS

ao entrar na bios veja quais os tipos de ACC, tem q mexer em cada um deles pra ver qual possibilita isso, se surgir um que abre um jogo de configurações q dê a ideia de se estar mexendo nos cores/núcleos, creio q é necessario descobrir a combinação certa "do cofre" pra fazer os núcleos funcionarem, começe reduzindo os percentuais dos núcleos que surgem "do nada"

falo isso porque estou me baseando no q já vi nas configurações das bios com ACC alternativo (cada fabricante dá um nome)

veja como fizeram pra ativar o núcleo de um 720X3:

está na parte intitulada Overclocking and Fourth Core Activation bem lá embaixo nesse teste do xbitlabs

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/print/amd-phenom-ii-x3-720.html

É eu já fiz isso e muito mais, setei todos os núcleos para -12%, tentei habilitar a opção force single core e tentei também baixar o multiplicador para 10 aumentei o vcore para 1.42 e nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem tem que "arrumar" esse "bug" de destravar outro núcleo é a AMD, e não as fabricantes de Placas-Mãe.
dã!

isso é a mesma coisa que dizer que a AMD ou a Intel q tem q dar um jeito nas opções de OC das bios, e nãos os fabricantes de MB!

Em ambos os casos, estamos falando de opção não-suportadas E desaconselhadas pelas fabricantes de processadores, além de sem cobertura de garantia. E em ambos os casos estamos falando de coias que se coloca de opção nas bios das MBs de forma a permitir que tu tente que os processadores funcionem fora das especificações de fábrica. agora, DAONDE que a obrigação de resolver isso é de quem fabrica os processadores??? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E outra o treco do ACC liberar o 4º núcleo foi bug e ponto! O ACC tem por finalidade real melhorar a possibilidade de Overclock nos phenom e demais processadores novos da AMD que trazem uma tecnologia diferente de uso de energia, ao contrario dos antigos athlons que tinham apenas 1 linha de energia que sustentava os 2 nucloes, os phenoms trouxeram um sistema onde cada núcleo tem sua energia controlada individualmente. O ACC se aproveitando disso seria capaz de melhorar a qualidade de overclock ajustando cada núcleo para a potencia suportada ja que na maioria das vezes o potencial de OC de cada núcleo é diferente dentro de um mesmo processador.

Contudo uma provavel falha de programação de BIOS causou a ativação acidental de núcleos extras nos phenom X3, por descuido ou provavelmente propositadamente, esse bug foi mantido sendo um efeito colateral muito desejavel.

então a AMD não tem nada com isso e ate pediu publicamente (mesmo que talvez apenas por teatrinho) que os fabricantes corrigissem as BIOS. E o que aconteceu é que o tiro saiu pela culatra para a alegria deste que vos escreve, sendo que ate mesmo a Asus que tinha uma BIOS normal, resolveu entrar na bagunça. Infelizmente aqui nao tive muito sucesso com a ativação do 4º núcleo, mas ativou ao menos.

Agora os fabricantes vendo que essa brincadeira poderia dar dor de cabeça à quem tem um processador caolho, ja que ativar o ACC para melhorar o overclock num processador assim acabava sempre ativando o núcleo bichado e o usuario simplesmente ficava obrigado a fazer overclock sem o ACC; resolveram colocar uma opção especifica para ativação de nucloes em conjunto ao ACC, deixando a criterio do usuario a ativação ou ao menos a tentativa de ativação de núcleos extras. Ja que o ACC originalmente é uma opção de ajuda de estabilidade de overclock e nao uma forma de ativação de núcleos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jackbauer1

Antes que fechem o tópico, quero tirar uma dúvida: você tem um E2180 e quer comprar um X2 7750 para no final do ano comprar um X3? Isso não faz sentido! Porque não fica mais um tempo com o seu processador atual e pula logo para o X3?

Se você quer aumentar seu desempenho em jogos agora, o que se deve fazer é trocar a placa de vídeo, pois com uma 8600GT você não vai ter nenhum ganho perceptível de desempenho com o kuma.

-----

Alexluc

No seu caso, é um excelente negócio!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou da mesma opinião, acho que você vai ter um gasto razoável em processador e placa-mãe, e no final vai ter saído de um dual core pra um x2 AMD e a diferença nem será tanta.

Acho que seu upgrade podia esperar e pular direto pra um x3 ou x4. Se quiser fazer algo agora, podia mexer na placa de vídeo. Como seu monitor é de 17 não precisa ser nada melhor que uma HD4670, a não ser que pretenda trocar o monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem tem que "arrumar" esse "bug" de destravar outro núcleo é a AMD, e não as fabricantes de Placas-Mãe.
dã!

isso é a mesma coisa que dizer que a AMD ou a Intel q tem q dar um jeito nas opções de OC das bios, e nãos os fabricantes de MB!

Em ambos os casos, estamos falando de opção não-suportadas E desaconselhadas pelas fabricantes de processadores, além de sem cobertura de garantia. E em ambos os casos estamos falando de coias que se coloca de opção nas bios das MBs de forma a permitir que tu tente que os processadores funcionem fora das especificações de fábrica. agora, DAONDE que a obrigação de resolver isso é de quem fabrica os processadores???

Eu concordo com o Rafaa1. Se os núcleos funcionam não é culpa das fabricantes de placa-mãe. A AMD que pipoque seus núcleos indesejados, ora. Se ela não faz isso é porque não quer.

então a AMD não tem nada com isso...

Como não? Foi ela que vendeu o processador com os núcleos funcionando pra começo de conversa. Se ela tivesse pipocado os núcleos de modo correto nada disso teria acontecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas não vai da gargalho uma 9800GTX em uma dual core E2180?? E a resolução que eu vou jogar é no máximo 1280x1024 então não vejo necessidade de comprar 9800GTX agora, final do ano eu vou mudar o monitor também para um de 22 polegadas para jogar em resoluções mais altas ai sim eu troco a placa de video. A questão do processado, esse meu processador é ruim de mais, essa que eu citei chega a um duo core E5200 e em OC chega a uma E8400. Não concorda??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas não vai da gargalho uma 9800GTX em uma dual core E2180?? E a resolução que eu vou jogar é no máximo 1280x1024 então não vejo necessidade de comprar 9800GTX agora, final do ano eu vou mudar o monitor também para um de 22 polegadas para jogar em resoluções mais altas ai sim eu troco a placa de video. A questão do processado, esse meu processador é ruim de mais, essa que eu citei chega a um duo core E5200 e em OC chega a uma E8400. Não concorda??

Gargalo é uma questão bem complexa e polêmica. Depende do jogo, do “momento” de um determinado jogo que use mais a CPU... O E2180 pode limitar o desempenho da 9800GTX, não permitindo que ela atinja os fps que atingiria com um processador mais forte. Mas, com certeza, o desempenho em jogos de um E2180 + 9800GTX vai ser muuuuito superior em jogos (mesmo com gargalo de CPU) do que um X2 7750 + sua atual 8600GT.

Ou seja, você não vai ter nenhum ganho de desempenho em jogos passando de um E2180 para um X2 7750, mantendo sua 8600GT. Vai ser dinheiro jogado fora, já que você pretende trocar o kuma no fim do ano por um X3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o Rafaa1. Se os núcleos funcionam não é culpa das fabricantes de placa-mãe. A AMD que pipoque seus núcleos indesejados, ora. Se ela não faz isso é porque não quer.

Estragar os núcleos indesejados na base do laser pode ser caro, pouco prático, etc... eles já fizeram isso, antes, mas não acho que as pessoas gostariam de saber que pagam mais caro por um processador mais bloqueado. Ah, e dependendo de como eles estragassem os tais núcleos, ou mesmo os desativassem, talvez a máquina nem desse boot, dependendo de como fora sequência de ativação...

Como não? Foi ela que vendeu o processador com os núcleos funcionando pra começo de conversa. Se ela tivesse pipocado os núcleos de modo correto nada disso teria acontecido.

Ela diz para o usuário claramente quando este compra: "Esse é um processador de 3 núcleos", o que significa claramente que "só garantimos funcionamento para 3 núcleos." Não acho que ela precise fazer mais, aliás, por que seria obrigada? O produto é do usuário, e se ele quiser tacar no fogo não é culpa da AMD...

Eles tem liberdade, claro, de tirar a possibilidade do usuário, ou mesmo de tentar coagir as fabricantes a tirá-la. Mas dizer que é culpa dela... que culpa? Qual o problema do núcleo "defeituoso" funcionar, se isso não é ativado automaticamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ThiagoLCK concordo plenamente e descordo dos fabricantes de Placas-Mães inibirem esta prática. O x3 é meu, comprei ciente disso, se há a possibilidade de ativação do 4 núcleo, eu é quem tem a decisão a tomar, claro, assumindo os risco, assim como qualquer reles mortal assum o risco na prática de Overclock, pois até onde eu sei, não há garantias.

aluis2002 => aluiznew

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estragar os núcleos indesejados na base do laser pode ser caro, pouco prático, etc...

Olha, o problema não é meu. A AMD que se vire com seus problemas técnicos. Se ela não quer que os núcleos que o usuário não pagou por eles sejam usados, ela que se certifique que isso aconteça. O problema é que ela quer. E por isso não faz nada. Mas pra dar uma de "Eu não tenho culpa", ela sai botando a culpa nas fabricantes de placa-mãe.

Retirado dessa matéria: http://www.theinquirer.net/inquirer/news/1271181/amd-denies-locking-cores

"So, unlocking is possible, and will continue to be. AMD won't actively seek to block cores, as we're sure AMD wouldn't like to harm its potential sales on this dual-core-made-quad gold mine."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é o seguinte, logo q inicio a makina o cpu-z informa q o processador esta a 2712 e logo depois informa q esta em 1357 sem nem mesmo fechar o cpu-z. Gostaria de saber se é problema no processador ou o q mais poderia ser.

É uma tecnologia da AMD para baixar o clock enquanto o processador está ocioso. Se não me engano é o Cool'n'Quiet.

Acho que o Fórum devia criar um tópico fixo nessa seção com alguma nome do tipo "Clocks errados" devido ao grande número de tópicos que tem sobre esse assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lotuss, vmaos ver:

bug: identificar os núcleos q não deveríam aparecer e deixar o usuário usar

correção do bug: deixar de fazer isso.

é obrigação da amd impedir que os fabricantes coloquem nas suas MBs uma "feature" que ela não dá suporte, não apóia, não dá garantia, e que explicitamente pode danificar o processador e mais coisas? E q, aliás, as fabricantes de MBs também avisam tudo isso por mais q coloquem as opções lá? :)

é o mesmo que dizer que a amd tem a obrigação de impedir QUALQUER opção de OC nas MBs dos seus fabricantes. Não, isso é responsabilidade dos fabricantes, eles querem colocar, eles colocam. Só q se tu, usuário, cliente, decidir usar, foi mais do q bem avisado que pode dar problema, não tem garantia nesse caso e que tá fazendo por própria conta e risco. E é avisado tanto pelo fabricante da cpu, quanto pelo fabricante da MB.

é igual OC. "Eu não aconselho ninguém a fazer". Nem por isso vai tornar mais difícil, porque significa q uma parte do mercado vai ser perdido na hora. E, por mais q seja uma parte q não tem peso no montante vendido, é uma parte q tem influência sobre o resto.

é como pilotar um boeing 747 de cabeça pra baixo. Se tu acha que consegue, vai lá. Mas o manual da boeing diz com todas as letras pra NÃO fazer. ;)

Se acabou a água no teu carro, e tu quer botar o motor na rotação máxima, por mais que o manual jure q não é pra ti fazer porque tu sabe mais do teu carro do q os projetistas porque tu é "o cara", vai firme.

Depois não diga que não foi avisado.

P.S.: vocês viram q esta discussão começou com um usuário pedindo ajuda pra ativar núcleos no 7750 x2 dele? http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3643174&postcount=1814 E q isso foi uma disperção total do assunto original da pergunta, portanto? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocar a culpa na AMD por ter um terceiro e quarto núcleo funcional e piada,

Você comprou um processador de 2x ou 3x, o quarto núcleo é bloqueado, você vai lá desbloqueia o 4 núcleo e a culpa e da fabricante que nao queimou esse núcleo :o...

então se eu compro um carro que tem aro 16 coloco rodas de aro 32 e capoto, a culpa e da fabricante também que deixou os parafusos apitos para esses aros :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Poxa, acho esse assunto muito simples, pra mim é como overclock. Algumas mobos têm as opções, outras não, alguns processadores seguram overs grandes, outros não. Você pode comprar a mobo pra fazer overclock e sabe o que você tá comprando, mas colocar o processador acima do especificado vai da sua conta e risco, até nos black edition... não é porque comprou um BE e uma mobo "boladona" que a AMD ou a Fabricante da mobo tem que te garantir que seu processador vai rodar a 5 Ghz no ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Jesus!!!! porque nao pararam na hora que combinamos que isso era bug de BIOS?? Ja diz tudo a frase, bug de BIOS. O que a BIOS tem com a AMD? A Amd nao faz BIOS e o processador vem de fabrica ajustado para oferecer o que ele prometeu. Se prometeu um X3 é um X3 que a AMD vai garantir. Se o usuario faz BIOS mod ou se a BIOS da fabricante ja consegue liberar necleos extras, então se o processador queimar é culpa da AMD? NAO!! É culpa da fabricante de placa-mãe então?? Béééépp! NAO também. A BIOS em default opera com os núcleos especificados e garantidos pela AMD, o mesmo vale para a placa-mãe. Se você usuario metidinho assim como eu que ja tentei isso, inventa de tentar liberar o 4º núcleo a decisão, a culpa e os prejuizos sao seus. Ta cheio de exemplo acima.

Carros. Limite de velocidade no Brasil? 110km/h. Por que fabricam e vendem carros que batem a casa dos 240mk/h??? Acelere por sua conta e risco, se for multado, culpa da fabrica que deveria ter imposto o limite ao carro??? Por que não o bom senso ser este limite?

Outra.

Compre um carro popular novo desses 1.0 com motor de enceradeira, instale alarme de terceiros, você perde a garantia eletrica; modifique o motor para alcançar maior potencia e de brinde perde a garantia mecanica. Um alarme bem instalado nunca irá causar problemas, um motor modificado da forma certa também nao ira, mas quem vai dizer se foi ou nao bem feito? A fabrica nao tem como saber se o alarme será instalado na oficina do Lata Velha ou no seu Liborio, eletrecista de 67 anos de idade que mora aqui perto.

Ao mesmo passo quem sabe o que o usuario irá usar para ativar o 4º núcleo? Vai ter fonte pra aguentar? gabinete bem refrigerado, overvolt seguro? coolers eficientes? Nao da de dar garantia em circunstancias estão adversas.

Mas por que eles deixam esse raio de opção então?

Simples, por que partindo do preceito que o BOM senso é o limite, deixam que os usuarios entusiastas e nerds se deleitem com essas opções, afinal eles sabem que se queimar, azar, alias azar nao, burrice. Mas como essa gente gosta de viver perigosamente, dane-se pensam eles. Ainda sim sao uma fatia de mercado que nao serviria nem de calce de pé de mesa, mas também sabe a AMD e fabricantes de MOBO que são esses gatos pingados que ditam o rumo das coisas, eles sao formadores de opiniao. E são eles quem mais fazem propaganda de tais coisas, alias são somente eles que fazem essa publicidade, tanto AMD quanto fabricantes de Mobo nao ti ensinam a fazer isso. "Está la, mas faça por sua conta e risco." Nem isso os fabricantes dizem. É somente as fontes externas quem contam e ensinam sobre essa ativação. Propaganga boca-a-boca(hj em dia mais pra forum-a-forum). Sendo assim sem menção oficial, sem suporte oficial e sem recomendação oficial, tal processo é por sua conta e não diga que nao ti avisaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera eu acho o seguinte eu tenho um KUMA aqui e olha só to doido pra tentar a ativação dos núcleos a maismais olha só pelo que parece misturaram alguns tópicos aqui e ficou um pouco bagunçado as mensagens, olha só teve uma Usuaria aqui no fórum que tentou a ativação dos 2 outros núcleos com uma placa mãe ECS com problema de fabricação pois veio com os Chipsets 780g/sb750 e era do modelo A780GM-A V:1.1 e não achou o ACC na BIOS então outro usuario postou que a Biostar implantou em ums placa mãe da mesma com Chipset 780G a função ACC, até agora não sabemos o que se deu do teste do usuario com a Biostar pois a moderação apagou o Tópico, moveu sei lá só sei que quando agente entra no link do fórum da como tópico não encontrado, resumindo O fato de desbloquear ou não os núcleos do Kuma e do Phenom X3 depende do fabricante da placa mãe implantar o ACC com a configuração original com todos os recursos e o usuario dar sorte de os outros núcleos desativados estejam saudaveis!! É o que eu acho e eu acho que vale a pena tentar pois não é tão ruim você gastar R$173 que foi o que eu paguei no meu Kuma e conseguir transforma-lo em um Phenom X4 FX 7750 que é o que ele vira quando desbloqueado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...