Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon X2 7750BE - Tópico Central


Fabinho

Posts recomendados

Olá pessoal. Estou querendo tirar algumas dúvidas a respeito deste processador. Notei pelo Everest Ultimate que ao usar programas leves o processador atua com um clock de 1.4, e ao usar programas pesados ele passa a 2.7. Não sei se isso é uma anomalia ou atitude natural do processador por isso a pergunta.

Quanto a over, sei que ele tem um multiplicador destravado e por isso gostaria de aumentar de 13,5 para 16x deixando-o com um clock de 3.2ghz. Minha placa mãe é a Asus M3A78-EM, fonte Akasa Green Power de 500w,Gabinete Leadership Game Blue Eye que na tampa lateral coloquei duas ventoinhas de 12mm. A temperatura da placa mãe varia de 38º a 56º e de cada núcleo do processador de 18º a 43º. A pergunta é: seria um over arriscado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa A780gm-a com sb 750 deve ser a versão ultra e o usuario acha que se trata da versão normal. O ACC normalmente está disponivel em placas com NB 790 e Sb 750 ou 710. Mas nesses casos o sb é o que importa, se nao tiver os sb 710 ou 750 nao havera acc, em alguns casos a combinação do sb 750 é com o nb 780g como no caso dessa ECS a780gm-a ultra, mas as BIOS da ECS são sempre fracas, eu tinha uma a780gm-a e ate usei ela no meu X3, gostei bastante da placa, viro ate meu xodó, mas as BIOS dela nunca funcionaram 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po cara eu achei que a moderação iria apagar teu tópico pois o Athlon tem tópico central mais já que não apagaram vamos la esse clock abaixo do normal é devido ao Cool n'Quiet da AMD que baixa o clock do processador quando não esta em uso e você pode fazer esse over mais suba devagar até chegar aos 3.2 Ghz e fique sempre de olho na temperatura!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza irão mover, não tinha visto o tópico central ainda, mais vamos lá.

O Cool n'Quiet não é o controle de rotação do cooler? A pouco tempo atrás eu tinha uma placa mãe ga-ma69vm-s2 da Gigabyte e nela um processador Athlon 4800+, utilizei os mesmo por 1 ano e nunca vi esta diferença de clock. Talves porque a placa mãe não tivesse integrada nela isto ... bom, mais já que é algo normal não preciso me preocupar (também acabei de ler um artigo no site do CDH sobre a tecnologia).

Quanto ao over acabei de faze-lo aqui, a tensão do núcleo ficou estabilizado em 1.44V, e as temperaturas de cada núcleo varia entre 21º (quando só utilizo com programas leves) e 55º (rodando Call of Duty World At War), está bom né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon, me responda uma curiosidade, quanto de over você já conseguiu no seu processador?

Rapaz você vai achar até um absurdo mais eu só consigo chegar a 2.9 com um over perfeito, mais é aquilo quando eu aumento o multiplicador do processador para 15x (3.0) aumentam juntos o clock (lógico) e o TDP que é de 95W e deve ir para uns 125W em Full e a minha placa mãe só suporta até 95W por isso que eu não consigo muita coisa!!! Mais em breve trocarei minha placa mãe por uma com TDP de 140W ai conseguirei um resultado melhor!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz você vai achar até um absurdo mais eu só consigo chegar a 2.9 com um over perfeito, mais é aquilo quando eu aumento o multiplicador do processador para 15x (3.0) aumentam juntos o clock (lógico) e o TDP que é de 95W e deve ir para uns 125W em Full e a minha placa mãe só suporta até 95W por isso que eu não consigo muita coisa!!! Mais em breve trocarei minha placa mãe por uma com TDP de 140W ai conseguirei um resultado melhor!!

Dar uma olhada nas suas memórias, pode se elas que não aguentam o tranco. O VRM dessa sua ECS não é um dos piores, acho que ela suporta a TDP extra do seu Kuma.

Este da minha assinatura aguenta até 2,95GHz porém não consigo mais por causa das memórias que mesmo a 800MHz, acima de 2,9 dump e tela azul direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz você vai achar até um absurdo mais eu só consigo chegar a 2.9 com um over perfeito, mais é aquilo quando eu aumento o multiplicador do processador para 15x (3.0) aumentam juntos o clock (lógico) e o TDP que é de 95W e deve ir para uns 125W em Full e a minha placa mãe só suporta até 95W por isso que eu não consigo muita coisa!!! Mais em breve trocarei minha placa mãe por uma com TDP de 140W ai conseguirei um resultado melhor!!

Na verdade não achei estranho, por ser um processador de 95W e sua placa aceitar até este limite deve ser mesmo por este motivo. Se você tivesse um Athlon EE creio que conseguiria bem mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não achei estranho, por ser um processador de 95W e sua placa aceitar até este limite deve ser mesmo por este motivo. Se você tivesse um Athlon EE creio que conseguiria bem mais.

Você quis dizer BE certo? se sim, meu Athlon é BE e não é a minha memória não ela não sobe alem de 800Mhz pois não estou overclockando só estou aumentando o multiplicador é o VRM mesmo não esta aguentando a carga do processador quando colocado para funcionar a 3.0Ghz!! infelizmente terei que trocar de placa mãe se quiser aproveitar meu 7750!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que o X3 720BE sobe muito mais fácil do que o X2 7750BE. ^_^

Só complementando, acho que o 7750 com clock mais alto que eu vi foi pra 3.2 . E ainda assim, foram poucos casos, com uma fonte boa e um bom sistema de refrigeração.

Phenom I é ruim pra subir...Só com reza. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você quis dizer BE certo? se sim, meu Athlon é BE e não é a minha memória não ela não sobe alem de 800Mhz pois não estou overclockando só estou aumentando o multiplicador é o VRM mesmo não esta aguentando a carga do processador quando colocado para funcionar a 3.0Ghz!! infelizmente terei que trocar de placa mãe se quiser aproveitar meu 7750!!

Não, BE todos os 7750 são (pelo menos nunca vi algum que não seja). EE é de Energy Efficient.

Só complementando, acho que o 7750 com clock mais alto que eu vi foi pra 3.2 . E ainda assim, foram poucos casos, com uma fonte boa e um bom sistema de refrigeração.

Phenom I é ruim pra subir...Só com reza. :lol:

Neste teste que encontrei na net o cara conseguiu 3.5 sem problemas, quando tentou 3.6 teve uma ligeira instabilidade. Pórem ele afirma que usou apenas o multiplicador para o overclock, e que poderia ter tirado mais mexendo nas opções de over. Em 3.3Ghz de clock o desempenho dele aumentou bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, BE todos os 7750 são (pelo menos nunca vi algum que não seja). EE é de Energy Efficient.

Eu lembro de ter lido sobre 7750 com multiplicador travado, não-BE, mas pode ser que eu tenha me confundido com o 7550, sei lá.

Neste teste que encontrei na net o cara conseguiu 3.5 sem problemas, quando tentou 3.6 teve uma ligeira instabilidade. Pórem ele afirma que usou apenas o multiplicador para o overclock, e que poderia ter tirado mais mexendo nas opções de over. Em 3.3Ghz de clock o desempenho dele aumentou bastante.

Tem a fonte aí, companheiro? Quero ver como fizeram. =D

Foi no ar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha galera aqui como na assinatura eu tenho a C3 Tech PSN 455S2 que no rótulo diz ir até 455W no maximo sei que muita gente ja criticou minha fonte mais po será que meu Pc bebe tanta energia assim( + que 455W)? e a subida do meu processador esteja conprometida por causa da minha fonte? vou fazer um teste agora! vou tirar a minha placa de video e tentar fazer o Over a 3.2 e vou postar quando terminar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera não tem jeito ou é essa placa mãe é uma ***** para over! (que eu acho que é pouco provavel pois no meu Athlon 4600+ ela subia tranquilamente até 3.0) ou esse processador que não sobe mesmo não sei por que, ou a minha fonte que não esta aguentando (tambem acho pouco provavel) é o VRM dessa placa mãe que é uma ***** testei de todos os jeitos e não consegui inicia a Bios mais quando vai iniciar o Sistema Operacional a tela congela!mudei clock, mudei tensão e nada não tem jeito para eu aproveitar meu processador só comprando outra placa mãe, mais antes vou fazer um teste em outro Pc no sábado ai eu posto aqui ok?!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só complementando, acho que o 7750 com clock mais alto que eu vi foi pra 3.2 . E ainda assim, foram poucos casos, com uma fonte boa e um bom sistema de refrigeração.

Phenom I é ruim pra subir...Só com reza. :lol:

Errado eu estou usando o meu a 3.2 com 1.4v de Overvolt sem nenhum problema com temperatura full 39º, é tudo questão de sorte mesmo (tem muito processador bom de over por ai).

Não, BE todos os 7750 são (pelo menos nunca vi algum que não seja). EE é de Energy Efficient.

Existe sim 7750 não BE a caixa e da mesma cor dos x2 normais (5200) e o multiplicador é travado.

OBS:Já usei máquinas com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe sim 7750 não BE a caixa e da mesma cor dos x2 normais (5200) e o multiplicador é travado.

OBS:Já usei máquinas com ele.

Olha, acho que você ta confundindo os modelos. Acabei de ir no site da amd pra conferir e não tem dois modelos do 7750, apenas um o AD775ZWCJ2BGH. Segue link para sua confirmação: Clique aqui para ver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo a pergunta lá de cima, o maior over que vi, pessoalmente, em um X2 Kuma foi @3.35 Ghz.

Mais que isso o TDP dele aumenta bastante, e só mobos com TDP máximo acima de 140 passam a aceitar overs desse tipo.

Acredito, porque esse já seja o limite da arquitetura dele, com refrigeração a ar.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera não tem jeito ou é essa placa mãe é uma ***** para over! (que eu acho que é pouco provavel pois no meu Athlon 4600+ ela subia tranquilamente até 3.0) ou esse processador que não sobe mesmo não sei por que, ou a minha fonte que não esta aguentando (tambem acho pouco provavel) é o VRM dessa placa mãe que é uma ***** testei de todos os jeitos e não consegui inicia a Bios mais quando vai iniciar o Sistema Operacional a tela congela!mudei clock, mudei tensão e nada não tem jeito para eu aproveitar meu processador só comprando outra placa mãe, mais antes vou fazer um teste em outro Pc no sábado ai eu posto aqui ok?!!

Creio que é o TDP máximo de 95W que está limitando o seu over.

O Athlon 64 X2 subia fácil porque era de 65W. ^_^

Errado eu estou usando o meu a 3.2 com 1.4v de Overvolt sem nenhum problema com temperatura full 39º, é tudo questão de sorte mesmo (tem muito processador bom de over por ai).

Existe sim 7750 não BE a caixa e da mesma cor dos x2 normais (5200) e o multiplicador é travado.

OBS:Já usei máquinas com ele.

Não existe Athlon X2 7750 com multiplicador travado, os modelos que usam o núcleo Kuma são:

Athlon X2 6500BE (2.3 Ghz)

Athlon X2 7450 (2.4 Ghz)

Athlon X2 7550 (2.5 Ghz)

Athlon X2 7750BE (2.7 Ghz)

Athlon X2 7850BE (2.8 Ghz)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

q eu saiba, o q estava ativando nas primeiras bios era o ACC em auto, ai veio umas paradas de se colocar um ACC alternativo que permite refinar melhor a configuração individual de cada core/núcleo, justamente porque na maioria das vezes você nao tem um núcleo desativado muito "sadio"

a AMD andou reclamando pros fabricantes removerem das bios a possibilidade de destravar, mas alguns fabricantes andam liberando tipo a ASUS

ao entrar na bios veja quais os tipos de ACC, tem q mexer em cada um deles pra ver qual possibilita isso, se surgir um que abre um jogo de configurações q dê a ideia de se estar mexendo nos cores/núcleos, creio q é necessario descobrir a combinação certa "do cofre" pra fazer os núcleos funcionarem, começe reduzindo os percentuais dos núcleos que surgem "do nada"

falo isso porque estou me baseando no q já vi nas configurações das bios com ACC alternativo (cada fabricante dá um nome)

veja como fizeram pra ativar o núcleo de um 720X3:

está na parte intitulada Overclocking and Fourth Core Activation bem lá embaixo nesse teste do xbitlabs

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/print/amd-phenom-ii-x3-720.html

Olha, acho que você ta confundindo os modelos. Acabei de ir no site da amd pra conferir e não tem dois modelos do 7750, apenas um o AD775ZWCJ2BGH. Segue link para sua confirmação: Clique aqui para ver

Pronto vou fazer o seguinte quando eu for na loja que tem ele pra vender eu vou tirar uma foto da caixa e da um printscreen do cpu-z:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pronto vou fazer o seguinte quando eu for na loja que tem ele pra vender eu vou tirar uma foto da caixa e da um printscreen do cpu-z:cool:

Ficaremos no aguardo, de preferência uma foto da caixa e um link de validação do CPU-Z.

Seria interessante uma foto da BIOS da placa-mãe também, pois pode acontecer da placa-mãe não reconhecer o multiplicador destravado e precisar de atualização de BIOS para tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...