Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

M4A78T-E ou M4A79T Deluxe


hellf

Posts recomendados

Galera eu estou montando um pc novo para substituir esse meu antigo e estou em duvida entre 2 placas mães:A M4A78T-E e a M4A79T então im aqui pedir uma ajudinha para vc6...A configuração do Pc seria a seguinte:

Processador AMD Phenom II X4 940

2x OCZ REAPER 4GB(2X2GB) KIT DUAL CHANNEL

GRAVADOR DVD-RW 20B1LT ASUS LIGHT SCRIBE PRETO 20X SATA

Hd 1 Tera Byte Samsung F1 Sata II

A placa de video eu iria esperar mais um pouco[Até sairem as novas series da ATI e também da NVIDIA]caso comprasse a M4A78T-E,mas caso optasse pela M4A79T compraria uma placa mais barata Até lançarem as novas.

então galera me digam qual das duas é melhor,o que uma em qe a a outra nao tem,etc.

Agradeço desde já pelas respostas^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera eu estou montando um pc novo para substituir esse meu antigo e estou em duvida entre 2 placas mães:A M4A78T-E e a M4A79T então im aqui pedir uma ajudinha para vc6...A configuração do Pc seria a seguinte:

Processador AMD Phenom II X4 940

2x OCZ REAPER 4GB(2X2GB) KIT DUAL CHANNEL

GRAVADOR DVD-RW 20B1LT ASUS LIGHT SCRIBE PRETO 20X SATA

Hd 1 Tera Byte Samsung F1 Sata II

A placa de video eu iria esperar mais um pouco[Até sairem as novas series da ATI e também da NVIDIA]caso comprasse a M4A78T-E,mas caso optasse pela M4A79T compraria uma placa mais barata Até lançarem as novas.

então galera me digam qual das duas é melhor,o que uma em qe a a outra nao tem,etc.

Agradeço desde já pelas respostas^_^

A principal diferença são os chipset usados, um ON e outro Off (M4A79T usa 790FX e a M4A78T-E 790GX).

A quantidade de slot PCI-E para quer usar CrossfireX, só o 790FX dispoe de 2 links nativo em 16x.

Ambas não suportam processadores AM2+

Não seria possivel o PII 940 nem OCZ REAPER DDR2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A principal diferença são os chipset usados, um ON e outro Off (M4A79T usa 790FX e a M4A78T-E 790GX).

A quantidade de slot PCI-E para quer usar CrossfireX, só o 790FX dispoe de 2 links nativo em 16x.

Ambas não suportam processadores AM2+

Não seria possivel o PII 940 nem OCZ REAPER DDR2.

Putz qe coisa,então acho qe vou espera lança o Phenom II 945,qe de acordo com as previsoes lança no segundo trimestre desse ano....E quem sabe até já tenham placas maes ainda melhores...

As Memorias n seriao DDR2 mas sim DDR3 1333 MHz,qe é o maximo suportado pelas placas sem over...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz qe coisa,então acho qe vou espera lança o Phenom II 945,qe de acordo com as previsoes lança no segundo trimestre desse ano....E quem sabe até já tenham placas maes ainda melhores...

As Memorias n seriao DDR2 mas sim DDR3 1333 MHz,qe é o maximo suportado pelas placas sem over...

Ainda não tenho nada do NF980 vs A790FX, mas certamente só se a AMD lançar um 890FX que vai demora muito a termos Mobo com eles.

Acho que a M4N79T será top por um bom tempo, pois os Phenons II tem controladora oficial de 1333mhz, não vejo porque os Fabricantes de Mobo fornecerem frequencia maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

tambem estou na duvida entre essas duas placas,

existe alguma diferença de desempenho entre os chipsets 790gx e 790fx, alem do video integrado do 790gx

pois se não tiver diferença, acho que a m4a78t-e ajudaria a segurar o orçamento por um tempo, ate comprar a placa de video

mas alguma coisa me leva a crer que a m4a79t deluxe é melhor

no mais, os suportes são os mesmos, DDR3, Soquete AM3, turboV, etc

a diferença maior mesmo está no preço, ja que a m4a79t deluxe custa US$ 50,00 a mais do que a m4a78-t

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então andreizortea, entra no site global a Asus e use a ferramenta de comparação entre as placas. É fácil notar as particularidades assim.

Mas, a principal diferença entre os chipsets é o suporte a crossfire no 790FX com 4 x PCIe 2.0 x16 (@ dual x16, triple x16 / x8 / x8, or quad x8 link) e sem vídeo onboard. Já no 790GX há o vídeo on, mas o suporte a crossfire se limita a duas placas “somente” sendo 2 x PCIe 2.0 x16 (full x16 or dual x8 link).

Há algumas outras particularidades, mas deixo pra você dar uma olhada no próprio site, ok? ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Op...

790GX contém 16+6 = 22 lanes, a Placa pode ser confeccionada com Trifire( 8x/8x/4x ), como no caso da M3A78-T, M3A790GXH/128M

Só que destas 22 lanes somente 16 são destinadas aos slots PCI-E 16x. As restantes ficam reservadas para outros dispositivos no sistema, como Audio Onboard, LAN Onboard, E-SATA Onboard, slots PCI-E 1x e 4x, etc.

Se não me engano o 790FX possui 40 ou 42 lanes, mas destas somente 32 são reservadas para placa de vídeo off-board, e o restante para o que citei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só que destas 22 lanes somente 16 são destinadas aos slots PCI-E 16x. As restantes ficam reservadas para outros dispositivos no sistema, como Audio Onboard, LAN Onboard, E-SATA Onboard, slots PCI-E 1x e 4x, etc.

Se não me engano o 790FX possui 40 ou 42 lanes, mas destas somente 32 são reservadas para placa de vídeo off-board, e o restante para o que citei acima.

Sensões impostas pela AMD, porém quem constroi as trilhas é o fabricante da MB e ele as dispoe como quiser, desde que a AMD permita. Audio On, LAN On, Sata e USB são controlados pelo SB. Os dispositivos de entrada via PCI-E 1x é que são controlados pelo chipset:

Veja - M3A78-T -> 790GX/SB750 -> 3 x PCIe x16 (Support PCIe 2.0 / 1.0 Architecture ) (Dual x8 or Dual x16/x4; Triple x8/x4/x8)

ctbJljedrCkQavQ7_500.jpg

O mesmo acontece com a série "GXH" da ASRock.

M3A780GXH/128M

M3A785GXH/128M

M3A790GXH/128M "Essa dizem que até destrava o multiplicado de Phenons travados, não BE"

é praticamente a mesma placa(com chips diferentes), só não sei dizer se a bios é a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sensões impostas pela AMD, porém quem constroi as trilhas é o fabricante da MB e ele as dispoe como quiser, desde que a AMD permita. Audio On, LAN On, Sata e USB são controlados pelo SB. Os dispositivos de entrada via PCI-E 1x é que são controlados pelo chipset:

Veja - M3A78-T -> 790GX/SB750 -> 3 x PCIe x16 (Support PCIe 2.0 / 1.0 Architecture ) (Dual x8 or Dual x16/x4; Triple x8/x4/x8)

O mesmo acontece com a série "GXH" da ASRock.

M3A780GXH/128M

M3A785GXH/128M

M3A790GXH/128M "Essa dizem que até destrava o multiplicado de Phenons travados, não BE"

é praticamente a mesma placa(com chips diferentes), só não sei dizer se a bios é a mesma.

Ah então beleza.

Mas Audio On e LAN On só são controlados pelo SB se forem utilizados os internos do chipset, pois caso utilize-se controladoras independentes são utilizados lanes PCI-E.

Na minha mobo por exemplo, é indicado o uso de 3 lanes PCI-E 1x para cada Audio On, LAN On e E-SATA On, que são todos dispositivos independentes do SB. O Audio é SoundMax, Lan Marvell e E-SATA Marvell.

Na verdade nem faço ideia se chipsets AMD/ATI possuem processamento de Audio e controladora Lan embutidos, eu sei que os Nvidia ao menos possuem Lan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então andreizortea, entra no site global a Asus e use a ferramenta de comparação entre as placas. É fácil notar as particularidades assim.

Mas, a principal diferença entre os chipsets é o suporte a crossfire no 790FX com 4 x PCIe 2.0 x16 (@ dual x16, triple x16 / x8 / x8, or quad x8 link) e sem vídeo onboard. Já no 790GX há o vídeo on, mas o suporte a crossfire se limita a duas placas “somente” sendo 2 x PCIe 2.0 x16 (full x16 or dual x8 link).

Há algumas outras particularidades, mas deixo pra você dar uma olhada no próprio site, ok? ;)

ok, vou dar uma analisada melhor nas duas

mas acho que vou pender pro lado da M4A78T-E, afinal, quem precisa de mais que 2GB de video? ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que me expressei mal, os Chips de Audio, Lan, Sata, USB... não estão dentro do SB como no caso dos MCP Nvidia, "controlados" quer dizer interligados, veja no diagrama abaixo:

amd-790fx-chipset,T-L-152697-13.jpg

No caso de sua placa, ela é uma TOP-END da Asus, se você observar essa placa não tem PCI-E 1x, alguns, não sei quais, porque é difícil termos acesso ao layout usado pela Asus para essa placa, desse componentes como você falou são "interligados ao Cipset para ganhar performace.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que me expressei mal, os Chips de Audio, Lan, Sata, USB... não estão dentro do SB como no caso dos MCP Nvidia, "controlados" quer dizer interligados, veja no diagrama abaixo:

amd-790fx-chipset,T-L-152697-13.jpg

No caso de sua placa, ela é uma TOP-END da Asus, se você observar essa placa não tem PCI-E 1x, alguns, não sei quais, porque é difícil termos acesso ao layout usado pela Asus para essa placa, desse componentes como você falou são "interligados ao Cipset para ganhar performace.

Ah sim, claro.

E já me corrigindo também, olhando novamente aqui notei que o audio da minha mobo realmente é provido pelo SB750, só os codecs é que são de um chip em separado, e o Audio On não utiliza nenhuma lane PCI-E, assim como o barramento IEE 1934, somente as 2 controladoras Marvell é que utilizam lanes PCI-E. O Everest dá essas indicações.

Além disso, pelo que eu saiba o próprio SB da ATI utiliza lanes PCI-E para interligação com o NB, acho que são 2 se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além disso, pelo que eu saiba o próprio SB da ATI utiliza lanes PCI-E para interligação com o NB, acho que são 2 se não me engano.

AH!!! sim!!

outro dia até fiquei na dúvida de esse link daria suporte a Sata 6.

o A-Link supora 2,5GB.

não sou muito bom nestas contas acho que é assim, se eu estiver errado por favor, me corrijam Sata 6Gb/s(6000/8=750MB) 750MB x 6 = 4500MB ou 4,39GB/s vs 2,5GB...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AH!!! sim!!

outro dia até fiquei na dúvida de esse link daria suporte a Sata 6.

o A-Link supora 2,5GB.

não sou muito bom nestas contas acho que é assim, se eu estiver errado por favor, me corrijam Sata 6Gb/s(6000/8=750MB) 750MB x 6 = 4500MB ou 4,39GB/s vs 2,5GB...

Mas acho que no SB850 eles devem ter aumentado a quantidade de lanes para interligar o SB ao NB para dar suporte ao USB 3.0 e SATA 6Gbp/s, pois se a sua conta estiver certa realmente fica complicado utilizar a quantidade de lanes igual a atual, haveria "gargalo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas acho que no SB850 eles devem ter aumentado a quantidade de lanes para interligar o SB ao NB para dar suporte ao USB 3.0 e SATA 6Gbp/s, pois se a sua conta estiver certa realmente fica complicado utilizar a quantidade de lanes igual a atual, haveria "gargalo".

Na verdade não aumentaram a quantidade de lanes, continuam as mesmas 4, aumentaram a velocidade do barramento como no caso do PCI-E 1.0 para o 2.0 o Alink Express II nos SB8** é para ser Alink Express III, com o dobro da velocidade, juntas chegam a 5,2GB/S.

Será que ainda estamos no contesto??

Edit:

Bom colega hellf

Como você percebeu a estrutura da placa muda e muito de acordo com o seu segmento, Hight Tech, Pro, HTPC e Low, em alguns fabricantes dá até pra você perceber na nemeclatura o segmento, na Gibabyte por exemplo, ela poe algo com "P", para as High Tech e Pro, "H" para as mid-end e "L" para as de baixo custo, outras seguem a determinação do fabricante do chip, ela pode usar o chip 770 que é um chip Low e fabricar uma placa UD3P por exemplo, ela seria uma placa PRO com com 10 fases, 2oz e Ultra Durable 3.0.

Agora se você tem Phenom II AM2+ precisará de uma Placa AM2+

VocÊ cita M4A78T-E e M4A79T elas tem versões AM2+ e AM3

M3A32-MVP ganhou o reforço do SB 750 e do Turbo Key e virou M3A79-T que logo depois ganhou Bios atualizada para AM3 e virou M4A79 que tem sua versão AM3 M4A79T, essas são "HT".

As PROs M4A78-E M4A78-E SE e M4A78T-E que também são praticamente as mesmas, as diferenças são, M4A78T-E (Soquet AM3 e Slots de memórias DDR3), M4A78-E SE não tem ACC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá pessoal,

Recentemente adquiri uma M4A78T-E, estava balançado em relação à M4A79T-Deluxe mas acabei ficando com a primeira porque pelo menos no papel as duas estão muito próximas (considerei 4xPCI-e o mais relevante).

Placa na mão, parti para o overclock, mas um item que me desagradou MUITO foi o seguinte: Uma oscilação no vcore na casa dos 0.03v~0.05v! Nem a antiga M3A78 que não era tão pró quanto essa MB tinha esse nível de oscilação. Isso é normal em MBs desse nível? na M4A79T-Deluxe é assim também?

Quando em Idle, setado em 1.47v por exemplo, costuma subir para no máximo 1.48v, as vezes um 1.49v, mas costuma voltar rápido. A questão é que ao rodar um Prime95, por exemplo, o vcore cai sempre para 1.44v!!!!

Acho que o item que estava me deixando mais em dúvida (a falta do o conector EPS12V duplo) faz uma diferença aqui, porque quando se precisa do máximo do processador, a energia para o mesmo cai e a fonte não é porque até um CF de HD5970 cabe nela de boa (e estou sem VGA no momento, ou seja: nem cócegas estou fazendo nela).

Se alguém que tem a M4A79T-Deluxe puder postar se ela oscila também, eu agradeceria muito. Porque se não oscilar, passo a M4A78 pra frente e pego ela.

Obrigado.

Configuração:

PII 955 C2 @3.7ghz (estáveis a 1.47v, que viram 1.44v sob stress.. kkk)

Coolermaster Hyper TX2

M4A78T-E

2x 2GB G.Skill Ripjaws @1600Mhz 8-8-8-24

Corsair TX850

Gabinete Thermaltake V3 @ 4x 12" / 1x 8"

EDIT: Achei esse artigo: http://www.anandtech.com/show/2404/5 , que fala que esse "vdroop" é um mecanismo que existe para garantir que a potencia de pico não seja ultrapassada. estou ficando mais tranquilo, porém como o artigo é de 2007, procede?

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...