Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Gigabyte GA945GZM-S2 - ajuda na matéria


raghiante

Posts recomendados

Preciso de ajuda para entender o que já foi publicado no site do clubedohardware sobre a placa mãe gigabyte GA-945GZM-S2, é o seguinte:

Atualização: Depois da publicação desse artigo, tivemos uma ideia e a testamos. Todo "overclocker" sabe que uma das primeiras coisas a configurar, caso esteja disponível, antes do overclock, é travar a frequência do barramento PCI Express (ou AGP ou PCI nas placas-mãe mais antigas), de forma a que o aumento da frequência dos barramentos não cause instabilidade. Como a GA-945GZM-S2 possui a opção de manter o barramento PCI Express síncrono (aumentando junto com a frequência do barramento frontal) ou assíncrono (mantido fixo em 100 MHz), obviamente tentamos fazer overclock com o PCI Express assíncrono.

Mas então tentamos, por descargo de consciência, deixar o barramento PCI Express como síncrono. Não é que funcionou? Provavelmente algum bug da bios impede o bom funcionamento com a opção do barramento PCI Express assíncrono ativada. Com isso, conseguimos botar nosso processador Celeron 420 com barramento externo de 267MHz (1066 MHz QDR), fazendo-o funcionar com um clock de 2.133 MHz. Com certeza um bom nível de overclock.

Minha máquina tem esta placa mãe e processador Celeron D420 2,66mhz soquete LGA 775. Mem 2 gb 667 Kingston. Hd 08 gb SATA. Não tenho instalado nenhuma placa de vídeo. SO Win XP Pro SP2.

Minha dúvida é: Se fizer segundo estas intruçoes acima terei uma melhor performance ? Como ficaria a situação caso eu adquira uma placa de vídeo ?

O que significa essa opção de assíncrono e síncrono a que se refere a matéria ? Posso fazer no meu sem problemas ?

Ufa... obrigado pela atenção e paciência.

Favor mudar para o tópico de Overclok... obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ola.

Se você overclocar seu sistema, é certo que melhor performance você terá. Overclock sempre resulta em melhor desempenho.

Resposta nesse caso.

-A opção assíncrono significa (teoricamente) fixar a frequência PCI-E em 100MHz e PCI em 33MHz. Eu disse significa, não que fixe...

-A opção síncrono significa, trabalhar com o divisor atuando sempre.

Existe um divisor para a frequência PCI-E e PCI que fixa os valores de 100MHz e 33MHz, respectivamente, a partir do clock externo do processador e é esse divisor que entra em ação quando o modo síncrono é escolhido como opção.

Se você deixar em modo síncrono, a divisão sempre ocorrerá definindo um valor para frequência dos barramentos a partir do clock externo do processador.

Isso quer dizer que quanto maior for o clock externo do processador, maior será o quociente (resultado da divisão) que será fixado para o PCI-E e PCI.

Em modo síncrono o over fica muito limitado e o resultado obtido é muito relativo, pois está ligado diretamente na capacidade do hardware tolerar alta frequência.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado, ribeirocross.

então... no meu caso, com minhas configurações essa placa mãe e esse processador, será que posso fazer este over sem problemas de sobrecarregar outros componentes da máquina ?

- você. sabe me dizer onde entro no setup da gigabyte para alterar o barramento externo do processador para 267mhz(1066 mhz QDR) ?

- O que significa esse travamento da frequência do barramento PCI Express ?

Cara, desculpa tanta pergunta, mas esse vai ser o meu primeiro over.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa.

Como eu disse acima. Sua placa oferece a opção de fixar o barramento PCI-E em 100MHz escolhendo a opção assíncrono, mas em modo assíncrono não funciona...

Você pode testar sua placa para verificar se ocorre o mesmo problema como do teste, mas como eu também já testei uma placa igual e o resultado foi o mesmo do teste, creio que na sua não será diferente.

Overclocar seu conjunto em modo síncrono, vai aumentar a frequência de trabalho da placa de vídeo, HD e todo hardware que estiver espetado na placa mãe e não é garantido que funciona.

É como eu disse acima "Em modo síncrono o over fica muito limitado e o resultado obtido é muito relativo, pois está ligado diretamente na capacidade do hardware tolerar alta frequência".

Se seu HD e sua placa de vídeo tolerar a nova frequência com FSB de 266 o over acontecerá, caso contrário nem o post acontece.

Para dizer onde você deve fazer as alterações no bios é necessário que fotos do bios sejam postadas.

Leia ESTE MATERIAL para ficar ciente dos riscos do Overclock e também saber como postar as fotos que nós ajudamos você.

Cuidado:

Fixar o FSB em 266MHz e deixar a frequência PCI-E a escolha da placa mãe pode queimar algum hardware.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...