Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compartilhamento internet detalhado


fishcp2

Posts recomendados

Pessoal, tô precisando de uma grande ajuda pra poder compartilhar a internet aqui em casa. Já pesquisei no fórum e em outros lugares, mas realmente não encontrei respostas pra todas as minhas dúvidas, nem o nível detalhes que eu tô precisando. =/

Então, galera, se alguém puder dar uma ajuda, agradeço muito, de verdade.

Essa é a situação :

Tenho o pc 1 q já uso háalgum tempo, conexão Velox adsl, modem D-link 500B, no modo bridge. Já o pc 2 é novo, está sem nenhum tipo de internet e eles não são ligados em rede.

Então aqui seguem as dúvidas sobre como compartilhar a conexão entre ambos, de preferência não ligando-os em rede.:

1)O q preciso comprar?

2)O q e como é preciso configurar?

Outras dúvidas a respeito:

1)Um dos pc terá q ficar ligado o tempo todo para o outro poder conectar?

2)Tem como configurar a quantidade de banda da internet q ficará disponível pra cada um? (Isso me interessaria muito)

3)Uso bastante Torrent e P2P. Esse compartilhamento E/OU a necessidade de transformar o modem em roteador prejudicará essas conexões?

4)E quanto ao IP, será dinâmico ou estático? Quero fazer o máximo possível pra manter um IP dinâmico, já q uso bastante o Rapidshare, isando aquele "macete" de desconectar e reconectar à internet pra burlar o tempo de espera.

De novo, pessoal, quem puder ajudar, agradeço demais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Para compartilhar uma conexão à internet você usa uma rede e um software (NAT). Sem rede = sem software. Não dá para compartilhar o acesso sem a rede

Se comprar um dispositivo externo (roteador) então não precisará deixar um dos micros ligado, já que seu servidor de acesso será o roteador. Lógico, deverá deixar sempre o roteador e o modem ligados. Note que você terá uma rede local de tres pontos, com os 2 micros e o roteador.

Se usar uma segunda placa de rede em um dos PCs então terá sim que deixar esse ligado, e o modem. E voce tera 2 redes de 2 pontos e um micro estara em duas redes (o "servidor")

Configurar a quantidade de banda é possivel mas é sofisticado e depende de outros programas e recursos. Alguns roteadores tem algum mecanismo de controle, implementando um troço chamado QoS (Quality of Service). Uso um que tem, da marca d-link, modelo dir-655, mas nunca usei isso. Linux implementa isso dentro do pacote netfilter... Como os pcs estão sob seu controlesugiro esquecer isso. Quando sentir falta de banda veja o que está rolando no outro ;)

Compartilhar a conexao é como dividir a agua da torneira. Claro que se baixar arquivos ao mesmo tempo nas duas estações a velocidade vai cair, certo? Compartilhamento não é geração espontânea.

Usar IP dinamico é mais simples. Nesses casos sempre é melhor não fazer nada ;) Mas isso não tem nada a ver com o Rapid Share já que esses endereços IP estarão na rede local e pelo que entendo você quer derrubar a conexão com a internet.

Para derrubar a conexão você pode desligar a conexão no micro servidor ou no caso do roteador direto na tela de programação. É só deixar por exemplo em favoritos nos dois micros a tela de acesso e pronto: vocÊ desliga quando precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, deixa ver se entendi, pra compartilhar o acesso à internet, preciso fazer isso fisicamente:

1 - ter um roteador conetado à linha telefônica.

2 - ter um modem (em modo bridge) conectado ao roteador.

3 - ter um pc conectado ao roteador e o outro ao modem.

E pra isso tanto o modem qto o roteador precisam ter pelo menos duas entradas RJ45?

E assim, não é necessariamente "derrubar a conexão", Antonio. Eu faço isso aqui quando uso Rapidshare porque sempre q eu derrubo-a, quando me conecto de novo recebo um novo, o q me deixa fazer downloads sem aquele absurdo tempo de espera.

Desligando e religando o roteador isso também vai acontecer?

Ainda sobre roteadores: eles dão problema e/ou diminuem a velocidade do p2p?

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, deixa ver se entendi, pra compartilhar o acesso à internet, preciso fazer isso fisicamente:

1 - ter um roteador conetado à linha telefônica.

2 - ter um modem (em modo bridge) conectado ao roteador.

3 - ter um pc conectado ao roteador e o outro ao modem.

E pra isso tanto o modem qto o roteador precisam ter pelo menos duas entradas RJ45?

E assim, não é necessariamente "derrubar a conexão", Antonio. Eu faço isso aqui quando uso Rapidshare porque sempre q eu derrubo-a, quando me conecto de novo recebo um novo, o q me deixa fazer downloads sem aquele absurdo tempo de espera.

Desligando e religando o roteador isso também vai acontecer?

Ainda sobre roteadores: eles dão problema e/ou diminuem a velocidade do p2p?

Obrigado pela ajuda![/quote

Não, voce não entendeu.

Te descrevi 2 cenários diferentes e voce os misturou. Uma opção é usar o roteador, outra é usar 2 placas de rede em um dos micros.

Se usar um roteador vai ligar apenas o modem na linha telefonica e na porta WAN do roteador. os micros serao ligados nas portas LAN do roteador. Só isso.

Se usar 2 placas de rede em um dos micros nao vai usar o roteador. apenas liga o modem no telefone e numa das placas do micro que tem 2 placas de rede. a outra naturalmente liga ao outro micro.

Usar um roteador para se conectar nao vai mudar nada. mas nao precisa de fato desliga-lo. Apenas, como eu disse, use a opção de desconexao que tem la no menu de configuração do roteador, que voce acessa a partir de um navegador em qualquer dos micros da rede, digitando o endereco do roteador...

Em geral roteadores nao tem efeito perceptivel nas redes p2p

O tempo absurdo de espera do RapidShare não é de fato absurdo. RapidShare é um serviço de hospedagem pago e oferece o acesso grátis com restrições dignas de quem é dono da bola e do campo de jogo. É como uma prova de conceito. Você usa, ve que funciona e paga pelo serviço...

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...