Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler - Refrigeração Liquida - Topico atualizado


Posts recomendados

não entendi uma coisa, o cara com o h60 disse que o ventilador que está pra fora, pega ar de fora pra dentro do radiador??

eu achava que os dois eram para fora

como fica melhor? Tó com uma preguiça de montar e desmontar agora mesmo xD

já foram umas 15 vezes eses 3 dias

e acho que vou optar por uma refrigeração liquida completa

vou ler mais sobre o assunto primeiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não entendi uma coisa, o cara com o h60 disse que o ventilador que está pra fora, pega ar de fora pra dentro do radiador??

eu achava que os dois eram para fora

como fica melhor? Tó com uma preguiça de montar e desmontar agora mesmo xD

já foram umas 15 vezes eses 3 dias

e acho que vou optar por uma refrigeração liquida completa

vou ler mais sobre o assunto primeiro

Amigo não entendi sua pergunta tem como você refaze-la. Mas se você esta falando sobre a posição dos cooler's do h60 é o seguinte um cooler tem que empurrar o ar enquanto o outro puxa criando um sistema chamado de puhs pull.

Push-pull-image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo não entendi sua pergunta tem como você refaze-la. Mas se você esta falando sobre a posição dos cooler's do h60 é o seguinte um cooler tem que empurrar o ar enquanto o outro puxa criando um sistema chamado de puhs pull.

Push-pull-image.png

então os dois empurram ar de fora pra dentro??

tava fazendo ao contrario, vou testar e olhar a temperatura..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então os dois empurram ar de fora pra dentro??

tava fazendo ao contrario, vou testar e olhar a temperatura..

beleza vamos ficar no aguardo, não esqueça de medir as temp antes e dps da modificação para ver o quanto melhorou lembrando que é sempre bom ter um exaustor no gabinete para que o ar quente saia melhorando ainda mais a refrigeração de toda a cpu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então koxinha, o seu WC acabou de ser montado? Se não, ele costumava ficar com temperaturas menores?

Eu não sei como está o seu sistema, mas chutaria que o problema está nos blocos caseiros. você fez o design? Explica pra gente como é +- ou então mostra uma foto, se puder.

Outra coisa, o seu CPU está com overclock?

Eae Xineis!

então meu pc ta em O.C! mais nao é estão alto! 2.95@ de 2.20! Nao acho muito!

e outra em dias q chovem e da umas esfriadinha meu pc nem bera os 55!

Os blocos eu mesmo q construi! fiz em um dissipador de um Cooler Master q tinha aqui! breve posto fotos valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o "xineis" acho q o pro e nos block's, mas também é preciso ver aonde fica localizado o radiador pois o ideal que seja em um lugar que ele pegue ar limpo e frio (em cima de uma mesa) para que as fan's trabalhem melhor o ideal também é que as fan's do radiador trabalhem com sistema Push-Pull que ajuda em umrefrigeração melhor, é bom também você dar uma olhada na vazão da bomba, o certo seria você ver a quantidade de agua que vem do processador se ela estiver saindo muito rápido, nao dara tempo da agua esquentar... mas se ela sair muito devagar ela ira esquentar rápido e seu watercooler nao conseguira dar vasao a agua quente que você tera no reservatório, coloca umas fotos para gente ver como ta o seu loop. espero ter ajudo....

então aqui posto algumas fotos para vocês analizarem! mais lembrando que essa fotos nao estão estão atualizadas! o reservatorio troquei nao é o mesmo da foto! eo cooler do radiador tambem nao é aquele monte de lixo q ta na foto!

post-896059-13884961622682_thumb.jpg

post-896059-1388496162325_thumb.jpg

post-896059-13884961623664_thumb.jpg

post-896059-13884961624084_thumb.jpg

post-896059-1388496162489_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae Xineis!

então meu pc ta em O.C! mais nao é estão alto! 2.95@ de 2.20! Nao acho muito!

e outra em dias q chovem e da umas esfriadinha meu pc nem bera os 55!

Os blocos eu mesmo q construi! fiz em um dissipador de um Cooler Master q tinha aqui! breve posto fotos valeu!

Eu concordo com o "xineis" acho q o pro e nos block's, mas também é preciso ver aonde fica localizado o radiador pois o ideal que seja em um lugar que ele pegue ar limpo e frio (em cima de uma mesa) para que as fan's trabalhem melhor o ideal também é que as fan's do radiador trabalhem com sistema Push-Pull que ajuda em umrefrigeração melhor, é bom também você dar uma olhada na vazão da bomba, o certo seria você ver a quantidade de agua que vem do processador se ela estiver saindo muito rápido, nao dara tempo da agua esquentar... mas se ela sair muito devagar ela ira esquentar rápido e seu watercooler nao conseguira dar vasao a agua quente que você tera no reservatório, coloca umas fotos para gente ver como ta o seu loop. espero ter ajudo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então aqui posto algumas fotos para vocês analizarem! mais lembrando que essa fotos nao estão estão atualizadas! o reservatorio troquei nao é o mesmo da foto! eo cooler do radiador tambem nao é aquele monte de lixo q ta na foto!

mais fotos!

eu agradeço a todos q me der uma força ae!

post-896059-13884961625387_thumb.jpg

post-896059-13884961626192_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais fotos!

eu agradeço a todos q me der uma força ae!

koxinhaa pelo que eu vi 60% das suas altas temperaturas provem desses seus block's caseiros, eu aconselharia você comprar bolck's de fabricantes especializados uma boa opção seriam o da pollar ( bom despenho, baixo custo e nacional). 20% de suas altas temp. pelo que vi nas suas fotos vem de seu radiador colado na parede só com 2 cooler's empurrando o ar, o certo seria o radiador ficar com as duas faces livres (nada na frente e atras) e com cooler's empurrando o ar de um lado e puxando-o do outro (phus pull) num total de 4 cooler no minimo. Nao deu para ver nas fotos as mangueiras do seu WC mas pelos espigões me parecem ser muito finas para o seu sistema ( ao meu ver) o ideal seria 1/2" DI x 3/4"DE ocasionando um fluxo maior de liquido e consequentemente um maiorrefrigeração pelo radiador do mesmo, não vi a bomba nas fotos se puder coloque-a para que eu possa ver e dar um opinião por enquanto é so isso qlqer duvida estamos aí... espero ter ajudado....

link pollar (block's e etc)

link LC watercooling (mangueiras e etc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Koxinha a iniciativa 'e valida e com absoluta certeza valida mas....

... infelizmente o resultado final acredito que vai deixar a desejar.

parabens pelo gabinete e com certeza tambem pela solucao externa para o radiador, mas o bloco infelizmente ficou a desejar, a solucao nao 'e das melhores, o principio nao funciona muito bem e ele continua melhor como air-cooler do que como um bloco de water-cooler.

Eu recomendo um pequeno investimento mas valido, procure na LC Water Cooling ai no Brasil um bloco decente para o seu CPU, nao vai ser os olhos da cara mas vai te garantir um desempenho muito superior.

Agora se voce quer realmente fazer um bloco decente existe diversos exemplo na internet basta dar uma pesquisada, mas ja adianto que voce vai ter que ter bons conhecimentos de usinagem, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Koxinha, o problema dos blocos é que a dissipação deve ser interna, e não externa.

O que eu quero dizer é o seguinte: essas aletas (ou seja lá o que forem) devem estar internamente no bloco, para gerar maior superfície de contato para a água.

Grande parte do funcionamento correto de um bloco de WC se resume a superfície de contato para a água retirar mais desse bloco. Então, se quiser arriscar montar um bloco, procure uns blocos profissionais e veja o design interno deles. Tem muitas "curvinhas", aletas... enfim, dá bastante trabalho pra fazer.

Mas para melhor desempenho, vale mais a pena comprar um bloco mesmo.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo não entendi sua pergunta tem como você refaze-la. Mas se você esta falando sobre a posição dos cooler's do h60 é o seguinte um cooler tem que empurrar o ar enquanto o outro puxa criando um sistema chamado de puhs pull.

Push-pull-image.png

No final, tava fazendo certo ¬¬

O cooler que ta pra de dentro, empurra ar de dentro pra fora

O coolr que ta pra fora, empurra ar de dentro pra fora tambem

2 horas nisso ¬¬

sorte que aproveitei pra trocar minha placa mãe ou eu procurava você ein rapaz xD

Gigabyte Z68XP-UD4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No final, tava fazendo certo ¬¬

O cooler que ta pra de dentro, empurra ar de dentro pra fora

O coolr que ta pra fora, empurra ar de dentro pra fora também

2 horas nisso ¬¬

sorte que aproveitei pra trocar minha placa mãe ou eu procurava você ein rapaz xD

Gigabyte Z68XP-UD4

Marcos, na verdade, não sei se você descreveu o jeito certo, mas o correto seria puxando ar de fora para dentro do gabinete, e o outro cooler no intuito de ajudar neste processo, resfriando com ar frio de fora o dissipador do radiador que estaria no meio.

É uma ótima placa, parabéns, também tenho uma. Mas pra colocar o H50 foi meio complicado!

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, na verdade, não sei se você descreveu o jeito certo, mas o correto seria puxando ar de fora para dentro do gabinete, e o outro cooler no intuito de ajudar neste processo, resfriando com ar frio de fora o dissipador do radiador que estaria no meio.

É uma ótima placa, parabéns, também tenho uma. Mas pra colocar o H50 foi meio complicado!

Abrass

vou fazer uns desenhos no paint pra galera entender melhor xD

a placa mãe comprei por 260 dolares hj, preço bom pra mim =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No final, tava fazendo certo ¬¬

O cooler que ta pra de dentro, empurra ar de dentro pra fora

O coolr que ta pra fora, empurra ar de dentro pra fora tambem

2 horas nisso ¬¬

sorte que aproveitei pra trocar minha placa mãe ou eu procurava você ein rapaz xD

Gigabyte Z68XP-UD4

Que bom que deu tudo certo, mas o mais correto seria puxar o ar de fora para dentro ai você teria uma refrigeração melhor e parabéns é uma ótima placa qualquer duvida tamos "aí"... e não esqueça de postar umas fotos para vermos como ficou sua maquina hehe valeu.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que deu tudo certo, mas o mais correto seria puxar o ar de fora para dentro ai você teria uma refrigeração melhor e parabéns é uma ótima placa qualquer duvida tamos "aí"... e não esqueça de postar umas fotos para vermos como ficou sua maquina hehe valeu.....

sinttuloast.jpg

Link Direto H80 - Teste de refrigeração

PD.: Sou bom desenhando no paint huashuashuashuash

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sinttuloast.jpg

Link Direto H80 - Teste de refrigeração

PD.: Sou bom desenhando no paint huashuashuashuash

XD hei man wtf :eek:!?!?! como o teste "2" deu essas temp tem certeza ? porque o certo seria o teste 1 ter os melhores resultados no entanto ficou sendo o pior!!! me diga uma coisa você tem algum cooler na lateral do gabinete ? se tiver o ideal seria esse cooler puxar o ar de dentro do gabinete para fora isso simultaneamente com o teste 1 ai sim ficaria uma circulação homogenia dentro do case resfriando não só o radiador mas todo o conjunto interno do pc.

Ps: Bom trabalho no paint....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

XD hei man wtf :eek:!?!?! como o teste "2" deu essas temp tem certeza ? porque o certo seria o teste 1 ter os melhores resultados no entanto ficou sendo o pior!!! me diga uma coisa você tem algum cooler na lateral do gabinete ? se tiver o ideal seria esse cooler puxar o ar de dentro do gabinete para fora isso simultaneamente com o teste 1 ai sim ficaria uma circulação homogenia dentro do case resfriando não só o radiador mas todo o conjunto interno do pc.

Ps: Bom trabalho no paint....

ah, esqueci de dizer uma coisa, no teste 1, os cabos estavam todos bagunçados no começo, mas só embaixo da placa de video, não chegaria a afetar tanto

não, meu gabinete não tem coolers na lateral, comprei o HAF 932 AMD edition, o amd edition não tem ¬¬ (COMPRARAM ERRADO PRA MIM)

Tenho 1 cooler de 230mm no painel frontal puxando pra dentro

Tenho 1 cooler de 230mm no painel superior tirando pra fora

e os 2 coolers do h80

agora, eu tenho um cooler de 120mm de sobra, colocando no painel inferior (ao lado da fonte, era pra ser de 90mm, mas sem parafusos posso deixar ele lá), puxando de fora pra dentro, de baixo pra cima. A temperatura sobe, normalmente seria ao contrario, pois isso melhoraria o fluxo de ar, mas como o cooler de 230mm do painel frontal não puxa o suficiente, a temperatura sobe.

ontem, coloquei no meu carrinho de compras no kabum

4 destes: http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:15&tag=

1 deste: http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:115&tag=

3 irão trocar o 230mm no painel superior e 2 irão trocar os 2 do painel frontal

o de 120mm que ja ta sobrando irá embaixo

e vou arrumar uns fios bem finos mas resistentes (como os que usam pra pescar) e vou amarrar os 2 coolers de 230mm no painel superior pra tirar mais ar pra fora xDDD

se não da certo, ou se não cabe, 1 vai mesmo fora do gabinete kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Koxinha, o problema dos blocos é que a dissipação deve ser interna, e não externa.

O que eu quero dizer é o seguinte: essas aletas (ou seja lá o que forem) devem estar internamente no bloco, para gerar maior superfície de contato para a água.

Grande parte do funcionamento correto de um bloco de WC se resume a superfície de contato para a água retirar mais desse bloco. Então, se quiser arriscar montar um bloco, procure uns blocos profissionais e veja o design interno deles. Tem muitas "curvinhas", aletas... enfim, dá bastante trabalho pra fazer.

Mas para melhor desempenho, vale mais a pena comprar um bloco mesmo.

Espero ter ajudado!

Ah sim! Agora entendi o problema!

Agora é só economizar um pouco com a namorada e junta uma verba pra compra um block decente! haha' bom eu até desconfiava mas decidi tira de ves essa duvida!

Muito obrigado parceiro! t+:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah, esqueci de dizer uma coisa, no teste 1, os cabos estavam todos bagunçados no começo, mas só embaixo da placa de video, não chegaria a afetar tanto

não, meu gabinete não tem coolers na lateral, comprei o HAF 932 AMD edition, o amd edition não tem ¬¬ (COMPRARAM ERRADO PRA MIM)

Tenho 1 cooler de 230mm no painel frontal puxando pra dentro

Tenho 1 cooler de 230mm no painel superior tirando pra fora

e os 2 coolers do h80

agora, eu tenho um cooler de 120mm de sobra, colocando no painel inferior (ao lado da fonte, era pra ser de 90mm, mas sem parafusos posso deixar ele lá), puxando de fora pra dentro, de baixo pra cima. A temperatura sobe, normalmente seria ao contrario, pois isso melhoraria o fluxo de ar, mas como o cooler de 230mm do painel frontal não puxa o suficiente, a temperatura sobe.

ontem, coloquei no meu carrinho de compras no kabum

4 destes: http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:15&tag=

1 deste: http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:115&tag=

3 irão trocar o 230mm no painel superior e 2 irão trocar os 2 do painel frontal

o de 120mm que ja ta sobrando irá embaixo

e vou arrumar uns fios bem finos mas resistentes (como os que usam pra pescar) e vou amarrar os 2 coolers de 230mm no painel superior pra tirar mais ar pra fora xDDD

se não da certo, ou se não cabe, 1 vai mesmo fora do gabinete kkkk

Realmente vai ficar bem melhor, o fluxo de ar vai dobrar dentro do gabinete melhorando a circulação e diminuindo ainda mais as temperaturas, mas como vai ficar a posição dos cooler's do h80 ? acho que a melhor escolha seria como no teste 1 (na minha opinião) de qualquer forma assim que estiver pronto poste as fotos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente vai ficar bem melhor, o fluxo de ar vai dobrar dentro do gabinete melhorando a circulação e diminuindo ainda mais as temperaturas, mas como vai ficar a posição dos cooler's do h80 ? acho que a melhor escolha seria como no teste 1 (na minha opinião) de qualquer forma assim que estiver pronto poste as fotos...

eu ainda nem paguei esses coolers, ta chovendo e ir esperar na loterica é tortura

então, 1 230mm vai couber sim amarrado lá, se não couber, vai fora do gabinete XD

ou coloco 1 230mm atras (fora do case) do painel traseiro como 1 cooler adicional para o h80

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

koxinhaa pelo que eu vi 60% das suas altas temperaturas provem desses seus block's caseiros, eu aconselharia você comprar bolck's de fabricantes especializados uma boa opção seriam o da pollar ( bom despenho, baixo custo e nacional). 20% de suas altas temp. pelo que vi nas suas fotos vem de seu radiador colado na parede só com 2 cooler's empurrando o ar, o certo seria o radiador ficar com as duas faces livres (nada na frente e atras) e com cooler's empurrando o ar de um lado e puxando-o do outro (phus pull) num total de 4 cooler no minimo. Nao deu para ver nas fotos as mangueiras do seu WC mas pelos espigões me parecem ser muito finas para o seu sistema ( ao meu ver) o ideal seria 1/2" DI x 3/4"DE ocasionando um fluxo maior de liquido e consequentemente um maiorrefrigeração pelo radiador do mesmo, não vi a bomba nas fotos se puder coloque-a para que eu possa ver e dar um opinião por enquanto é so isso qlqer duvida estamos aí... espero ter ajudado....

link pollar (block's e etc)

link LC watercooling (mangueiras e etc)

Eae, então xeguei a conclusao que vou ter que economizar para comprar um block bom! e deixar de lado o caseiro!

Ah enquanto ao radiador ele fica uns dois dedos da tampa do gabinete! eu acho que deve ventilar por ali de boa! enquanto aos coolers acontece que os que estão nas fotos eu ja substitui por um só de mais o menos uns 20x20cm e ligado na energia 110v com execelente CFM e coloquei uma coifa boa tambem! enquanto as masngueras elas são de 3/8 e a bomba tem uma boa vazao é de tanquinho 110v deve ter mais o menos uns 2 metros de coluna d'agua! mais é isso obrigado pelos links! valeu até mais!:D

Koxinha a iniciativa 'e valida e com absoluta certeza valida mas....

... infelizmente o resultado final acredito que vai deixar a desejar.

parabens pelo gabinete e com certeza tambem pela solucao externa para o radiador, mas o bloco infelizmente ficou a desejar, a solucao nao 'e das melhores, o principio nao funciona muito bem e ele continua melhor como air-cooler do que como um bloco de water-cooler.

Eu recomendo um pequeno investimento mas valido, procure na LC Water Cooling ai no Brasil um bloco decente para o seu CPU, nao vai ser os olhos da cara mas vai te garantir um desempenho muito superior.

Agora se voce quer realmente fazer um bloco decente existe diversos exemplo na internet basta dar uma pesquisada, mas ja adianto que voce vai ter que ter bons conhecimentos de usinagem, valeu.

valeu ae BetoUK, Deu um pouco de trabalho mais ainda nao terminei o gabinete, a éo seguinte ja to segurando as pontas e vou economizar para fim do mes talves ja comprar o block decente é claro! Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente vai ficar bem melhor, o fluxo de ar vai dobrar dentro do gabinete melhorando a circulação e diminuindo ainda mais as temperaturas, mas como vai ficar a posição dos cooler's do h80 ? acho que a melhor escolha seria como no teste 1 (na minha opinião) de qualquer forma assim que estiver pronto poste as fotos...

Na minha opinião, o teste 1 também é a melhor maneira de resfriar o radiador. Utilizo quase o mesmo hardware que o amigo, porém tenho um 2500K sem OC (por enquanto) e um Corsair H50. A temperatura do CPU fica em torno de 23ºC.

A solução que utilizei no HAF 912 foi organizar os cabos o máximo que pude, utilizar o cooler da Corsair e um da Cooler Master no radiador do H50 no modo push-pull para dentro do gabinete e um de 120 logo a frente na parte de cima, adaptado, jogando ar pra fora do gabinete. 2 Cooler Master de 120 na frente e mais um de 120 na lateral jogando ar de fora para dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah desculpem por me desviar do topico

eu quero montar um watercooler completo

razões? a placa de video que tenho esquenta muito, e acho que vale a pena instalar um watercooler completo do que pequenos fans e coolers que no final sai caro e não tem um "melhor" desempenho

a minha placa de video é uma XFX Radeon HD 6990 (dual-gpu)

quero tirar umas duvidas primeiro

eu vi no youtube, que existem "versões especiais" do mesmo para watercooler

tipo, ele tem um buraco para pasar uma mangueira diretamente

o meu hd 6990 que seria o "normal", pode se instalar watercooler nele? quais as opções existiriam?

Na minha opinião, o teste 1 também é a melhor maneira de resfriar o radiador. Utilizo quase o mesmo hardware que o amigo, porém tenho um 2500K sem OC (por enquanto) e um Corsair H50. A temperatura do CPU fica em torno de 23ºC.

A solução que utilizei no HAF 912 foi organizar os cabos o máximo que pude, utilizar o cooler da Corsair e um da Cooler Master no radiador do H50 no modo push-pull para dentro do gabinete e um de 120 logo a frente na parte de cima, adaptado, jogando ar pra fora do gabinete. 2 Cooler Master de 120 na frente e mais um de 120 na lateral jogando ar de fora para dentro.

é né, quando mais coolers de 120mm chegar pra mim, e eu melhorar a refrigeração de tirar o ar pra cima, ai sim eu usarei o teste 1, mas cada caso é diferente, e por agora esta é a melhor opção pra mim

daqui a pouco tiro fotos da organização dos cabos do case e coloco aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...