Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler - Refrigeração Liquida - Topico atualizado


Posts recomendados

Hi c4io, os sistemas fechados de watercooler sao feitos para dar o minimo possivel de manutencao, nem mesmo a necessidade de troca de fluido existe, basicamente voce vai ter que fazer o que eu disse "quando" for necessario e mais nada, valeu.

igor eu respondi na pagina anterior, para mim nao vale a pena nao.

BetoUK,

Estou pensando em tirar a pasta termica que vem pré-aplicada no water da Corsair, para colocar a Artic Silver 5... o que você acha? Será que realizando essa troca da pasta, eu terei algum ganho na refrigeração do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

c4io

A pasta que vem no corsair eu nao sei a qualidade, nao vi de perto, mas normalmente se nao for um "coco de pombo" da intel a diferenca pode vir a ser bem pequena, coisa de menos de um grau. Se voce tem a AS-5 pode aplicar sim, eu tenho e gosto dela, mas caso for para comprar uma voce pode esperar um pouco e usar a que vem nele para ver o resultado.

achou a resposta util qualifique e ajude o topico obrigado ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

c4io

A pasta que vem no corsair eu nao sei a qualidade, nao vi de perto, mas normalmente se nao for um "coco de pombo" da intel a diferenca pode vir a ser bem pequena, coisa de menos de um grau. Se voce tem a AS-5 pode aplicar sim, eu tenho e gosto dela, mas caso for para comprar uma voce pode esperar um pouco e usar a que vem nele para ver o resultado.

achou a resposta util qualifique e ajude o topico obrigado ;)

BetoUK,

Eu já tenho a AS-5, por isso que eu quis tirar essa duvida... mas qual o procedimento mais adequado para tirar essa pasta que vem no corsair?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

c4ia eu acho que ja passei um procedimento no topico mas 'e como o renato explicou.

Retire com um papel toalha macio a maioria da pasta e com um papel umidecido com alcool isop limpe a surpeficie.

Eu complemento o renato com o seguinte, apos alguns segundo o alcool vai esvaporar e vai deixar uma superficie levemente brilhante mas um tanto opaca, nao tente polir essa superficie, o opaco 'e natural e intencional, ele 'e devido a micro fissuras na superficie.

Coloque um pouco (um pouco 'e um pouco mesmo) de AS5 no seu dedo (pode usar uma luva se quiser) e espalhe pela surperficie do cooler, isso vai deixar ela com um aspecto cinza opaco o que 'e o correto, apos coloque um pouco de pasta no centro do cpu e fixe o cooler, a pressao vai espalhar a pasta de maneira uniforme nao se preocupe, trabalho feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

c4ia eu acho que ja passei um procedimento no topico mas 'e como o renato explicou.

Retire com um papel toalha macio a maioria da pasta e com um papel umidecido com alcool isop limpe a surpeficie.

Eu complemento o renato com o seguinte, apos alguns segundo o alcool vai esvaporar e vai deixar uma superficie levemente brilhante mas um tanto opaca, nao tente polir essa superficie, o opaco 'e natural e intencional, ele 'e devido a micro fissuras na superficie.

Coloque um pouco (um pouco 'e um pouco mesmo) de AS5 no seu dedo (pode usar uma luva se quiser) e espalhe pela surperficie do cooler, isso vai deixar ela com um aspecto cinza opaco o que 'e o correto, apos coloque um pouco de pasta no centro do cpu e fixe o cooler, a pressao vai espalhar a pasta de maneira uniforme nao se preocupe, trabalho feito.

Valeu pela ajuda BetoUK!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Pelo que eu entendi esses WC por exemplo Corsair H110 não tem necessidade de manutenção, como aplicar adivitivo ou outras parada e 'repor' a agua?

Não há necessidade de manutenção, você entendeu certo! ^_^

Esses sistemas são fechados e feitos pra serem fáceis: comprar, montar e usar.

É recomendado porém, montar e deixar uns papéis embaixo dos componentes (bomba, radiador, e qualquer conexão que possa ser danificada) desse sistema porque houve relatos de vazamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, mas qual a temperatura necessaria para agua evaporar? Então supomos que a agua - seja lá o que for liquido - nunca vai evaporar? A bomba do CPU (Bloco) que fica em cima do processador não será danificada com a agua?

Eu não tenho ideia como seja a refrigeração liquida, li esse topico mas já sabia que estava 'desatualizado'.

Para eu ter o WC o que eu preciso saber?

Não há necessidade de manutenção, você entendeu certo! ^_^

Esses sistemas são fechados e feitos pra serem fáceis: comprar, montar e usar.

É recomendado porém, montar e deixar uns papéis embaixo dos componentes (bomba, radiador, e qualquer conexão que possa ser danificada) desse sistema porque houve relatos de vazamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, num sistema hermeticamente selado, a temperatura sobe, a pressão sobe também. Só vai ebulir (ferver) quando a pressão de vapor da solução for maior que a pressão do sistema, que está subindo até estourar - claro estamos falando de PC's e a temperatura de trabalho é bem abaixo dos 100ºC. Teoricamente, não teremos vapor.

Princípio da panela de pressão - à pressão atmosférica 1atm (nível do mar), a água ferve ~100ºC. Se a pressão aumenta, ela ferve à temperatura maior; se diminui, ferve a temperatura menor.

Na panela de pressão (~1,75 atm), ferve à ~ 120ºC, cozinha mais rápido. Vai cozinhar no Aconcágua ou Everest.. vais comer cru..rs.. ferve ~71-80ºC.

http://fisica.tubalivre.com/2010/02/por-que-temperatura-de-ebulicao-depende.html

Mas, a geração de vapor tem melhor rendimento, porque o calor necessário é o latente, que chega a 540 vezes o calor sensível (transportado pela água no WC).

Este é o princípo dos 'heat pipes' - "air coolers" de cpu's, vga's, chipsets, etc.

" - Calor latente de fusão = 80 cal/g ; Calor latente de Vaporização = 540cal/g; calor especifico do gelo = 0,5 cal/g0C e da água = 1cal/g0C"

http://www.desconversa.com.br/fisica/tag/calor-latente/

.

(ajudamos? Qualifica!)

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, mas qual a temperatura necessaria para agua evaporar? Então supomos que a agua - seja lá o que for liquido - nunca vai evaporar? A bomba do CPU (Bloco) que fica em cima do processador não será danificada com a agua?

Eu não tenho ideia como seja a refrigeração liquida, li esse topico mas já sabia que estava 'desatualizado'.

Para eu ter o WC o que eu preciso saber?

Em um sistema lacrado (como os water cooler da Corsair), a agua não evapora, pois além da temperatura não alcançar o ponto de ebulição (100°), ela não tem por onde escapar.

Então se ela evapora, no caso do WC ela não evapora?

No caso eu não teria que colocar água no radiador essas coisas?

Estou confuso :confused:

No caso de Water Coolers selados, você compra, instala e usa até o fim da sua vida útil sem a necessidade de trocar nem mexer em nada. (exceto a pasta térmica claro).

Pessoal, num sistema hermeticamente selado, a temperatura sobe, a pressão sobe também. Só vai ebulir (ferver) quando a pressão de vapor da solução for maior que a pressão do sistema, que está subindo até estourar - claro estamos falando de PC's e a temperatura de trabalho é bem abaixo dos 100ºC. Teoricamente, não teremos vapor.

Princípio da panela de pressão - à pressão atmosférica 1atm (nível do mar), a água ferve ~100ºC. Se a pressão aumenta, ela ferve à temperatura maior; se diminui, ferve a temperatura menor.

Na panela de pressão (~1,75 atm), ferve à ~ 120ºC, cozinha mais rápido. Vai cozinhar no Aconcágua ou Everest.. vais comer cru..rs.. ferve ~71-80ºC.

http://fisica.tubalivre.com/2010/02/por-que-temperatura-de-ebulicao-depende.html

Mas, a geração de vapor tem melhor rendimento, porque o calor necessário é o latente, que chega a 540 vezes o calor sensível (transportado pela água no WC).

Este é o princípo dos 'heat pipes' - "air coolers" de cpu's, vga's, chipsets, etc.

" - Calor latente de fusão = 80 cal/g ; Calor latente de Vaporização = 540cal/g; calor especifico do gelo = 0,5 cal/g0C e da água = 1cal/g0C"

http://www.desconversa.com.br/fisica/tag/calor-latente/

(ajudamos? Qualifica!)

.

Excelente explicação...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Pessoal, uma dúvida, teoricamente quando maior a troca de fluido, mais rapidamente o fluido quente deixará o processador. Então em um watercooler será que da para usar uma dessa ?

Water Pump 5L/minuto.

Mais ou menos isso, a afirmação correta seria, quanto maior for a vazão (assumindo uma dissipação térmica eficiente dos radiadores), a temperatura da água que passa pelo block da CPU será mais baixa, pois esta ainda não absorveu muito calor do block, e a taxa de transferência térmica depende do delta de temperatura, ou seja quanto maior for a diferença térmica maior será a transferência de calor.

Isso fica mais evidente se pegarmos um caso em que a vazão é baixa, a água demora muito para passar completamente pelo block e aquecerá bastante, nesse caso o block ficaria mais quente.

Se você pegar um teste comparando bombas de WC você verá que quanto maior for a vazão do sistema mais baixa será a temperatura do processador. isso é claro desconsiderando outros parâmetros como coluna d'agua que a bomba consegue empurrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, vizinho?!

Cuidado! Esta relação não linear, é uma curva. E há um ponto de equilíbrio aí - ou uma fixa de trabalho.

Se por uma lado, aumentar a vazão faz com que haja 'sempre' fluido mais frio em contato com o bloco, por outro a bomba pode gerar mais calor e haver turbulência no escoamento aquecendo o fluido.

E lembre que o fluido também não vai 'demorar' no radiador, ou seja, não vai dar tempo de esfriá-lo.

Acho que o que você quis dizer por 'aumentar vazão', não seria pela velocidade e sim plea massa de fluido - quantidade de água no circuito. No caso citado, a tubulação - o sistema - é a mesma, então, só aumentaria a velocidade do fluido.

.

(útil? qualifica!)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, obrigado por tirar minha dúvida, estou vendo esse itens no ebay, alguém vê algum problema na utilização deles para um sistema de watercooler, na verdade estou estranhando, porque o preço é muito barato, é claro que o frete vai demorar uns 2 meses, mas tirando isso ...

Tudo sairia por ~$134,00 -> ~R$268,00, sendo que o imposto não incidiria devido ao baixo valor. é claro que estamos falando apenas das peças principais, fora as mangueiras, anéis, curvas...etc...

Bomba

WaterBlock

Radiador

Reservatorio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem os produtos são genéricos sem uma marca definida, talvez por isso o preço.

O radiador é de alumínio o que eu não recomendo, outra vez talvez por isso o preco baixo.

O bloco apesar de tudo me parece ser bem feito, pode ter alguns pequenos detalhes a usinagem não é uma EK mas pode dar um bom resultado, o kit de fixação do bloco em contra partida me parece bem ruim, sem molas e com aparência de bem frágil dos parafusos (ultima foto)

A bomba eu desconheço completamente, pode ser uma boa como não, ela me parece ser bem grande então deve pensar em como colocar ela dentro ou fora do gabinete, pode ser também um tanto barulhenta, o melhor seria pesquisar um pouco e o flow(max) pode pouco significar se ela não foi devidamente testada em algum site confiável, colocar uma etiqueta e falar isso ou aquilo 'e relativamente fácil, principalmente na china.

Bem o reservatório, sei não se isso vazar você vai ter um problemão na mão e com certeza o vendedor não vai arcar com o dano nos componentes do computador, valeu e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

quem está querendo comprar um otimo watercooler por menos de 300 reais e esta ainda em duvidas, eu vos digo: COMPREM O DA THERMALTAKE, O 2.0 PERFORMER..

nossa, realmente ele faz jus as mencoes honrosas e os reviews positivos q eu li, é sensacional, instalei o meu hj e já fiz stress cpu, perdi nada menos q 16 graus nessa brincadeirinha, fora o pc q ficou altamente silencioso.. as fans dele, nem em rotacao maxima fazem barulho a ponto de você perceber! e em idle, nem parece q você tem alguma coisa ligada

enfim, pelo valor q está em algumas lojas e pelo produto em si, eu recomendo fortemente!.. excepcional produto, a thermaltake nao deve a ninguem! show de bola

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...