Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS P5Q-E - Tópico Oficial


Posts recomendados

  • Administrador

Devido a grande saída e indicação dessa placa ASUS P5Q-E aos usuários do Fórum, resolvi abrir esse tópico para podemos debater um pouco mais sobre essa placa mãe...

Utilizaremos esse tópico para as dúvidas em questão, novas dúvidas, e esclarecimentos sobre os acessórios dessa placa mãe...

Vamos a uma breve sinópse...

A ASUS P5Q-E, é uma placa mãe, voltada a usuários que exigem qualidade, estabilidade, e claro, uma boa relação custo/benefício... é claro, que não só essa placa mãe, como várias outras no mercado atualmente tem essas características, mas aqui trataremos apenas dessa placa em questão...

Um detalhe que me chamou muito a atenção nessa placa mãe, é o número de aceitação dessa placa no mercado, eu não sei muito em outras regiões, mas de 4 fornecedores que eu fiz orçamento para pedir essa placa, apenas um, conseguiu encomendar, levando-se em consideração o tempo de chegada...

A desculpa de todos, era que essa placa estava saindo muito e com isso, não parava em estoque...

Eu imagino então as outras... .

Essa placa mãe, vem com seus diversos opcionais, primeiramente, para ter uma descrição das características da mesma, podemos acessar o site da Asus...

http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=ogZlrSeVzUh9MKLO

E claro, para se ter suporte a drivers, assim, como a atualizações de BIOS, para essa placa, devemos acessar o site de suporte da Asus...

http://support.asus.com/default.aspx?SLanguage=en-us

Pessoal, lembro-lhes que as fotos foram tiradas de um aparelho celular de camera 2.0 megapixels, portanto, não esperem enorme qualidade das imagens...

Bom, depois de alguns básicos 14 dias esperando, heis que a placa mãe me é entrege na caixa...

organizado003.jpg

Bom, a cor padrão, me lembrou a minha saudosa P5N SLI, uma fornalhinha quente, porém, muito estável, rodei por um bom tempo em testes com um E2180...

O processador que solicitei para rodar essa placa mãe, foi um Q8200, e resolvi aproveitar as peças básicas que eu tinha do outro PC...

Aqui estão as duas crianças...

organizado004.jpg

Vamos então as primeiras impressões dessa placa mãe... Pequenos detalhes...

Resolvi abrir a caixa e verificar o conteúdo da mesma...

organizado002.jpg

Junto com a embalagem, acompanham Manual do Usuário, CD da Placa Mãe, um Manual reduzido, contendo a linguagem Português, para a montagvem da mesma, os cabos satas padrão, um cabo interface IDE, um cabo interface Floppy, um cabo com duas portas USB e uma interface IEEE 1394...

Apos retirado então, esses opcionais, eis que finalmente chegamos a placa mãe:

organizado001.jpg

Uma coisa que eu gostei, foi o modelo do sako plástico, que vem nessas placas atualmente, já que são personalizados, com o nome do fabricante nos mesmos...

Porém, um detalhe, que não me deixou muito feliz, foi a ausência da espuma anti-estática, nessa placa mãe... para usuários desligados, isso não é simplesmente nada, pois para mim, sim, aquela espuma, ajuda a absorver impactos que essa placa porventura possa sofrer, durante o seu caminho de Forncedor / vendedor / usuário...

Claro, a caixa ajuda muito, mas eu como sou bem cuidadoso com esses esquipamentos... necessariamente, ainda preferia que essa espuma estivesse forrando a placa mãe, agasalhando melhor "digamos assim" a mesma, mas nada que apague o brilho dessa placa...

Aqui vemos a placa fora da embalagem...

0401_141659.jpg

Realmente aos olhos, é uma placa bem robusta, não espalhafatosa, seus detalhes em Azul Metálico, deixam os dissipadores mais visíveis aos olhos...

Outra fato que me chamou a atenção a receber a placa mãe, foi que ao mexer em seus dissipadores, inclusive o com o heat pipe, vi que eles não são tão firmes, permitindo uma leve oscilação para cima ou para baixo, de acordo com o movimento... Mas isso não chega a ser preocupante, desde que se tenha cuidado para manusear a placa...

Tendo as nossas primeiras impressões da placa mãe... vamos agora, a montagem da mesma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom, vamos agora, ao iníco do processo de montagem...

O Gabinete que eu uso, é um Leadership Transformer...

Como não poderia deixar de ressaltar, aqui no Clube do Hardware, temos uma análise desse excelente gabinete...

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1133

Uma coisa importante desse gabinete, é que ele não é tão caro em vista dos de "GRIFFES" e o seu espaço interno, realmente é uma coisa excelente... Não é o top dos top's, mas para usuários Casers... é um excelente gabinete, principalmente para quem gosta de PC que chama a atenção...

Vale lembrar, que nesse gabinete, eu adicionei todos os fans com led azuis, inclusive os que não viam nele, que era para dar um detalhe mais bonito ao mesmo...

Então vamos aqui ver o gabinete funcionando...

0403_002807.jpg

Agora, aqui vamos mostrar a placa já encaixada no mesmo gabinete...

0403_004033.jpg

Ah, quanto ao restante da configuração??? É essa da minha assinatura, mas vamos lá...

O monitor, é um Sansumg 22 polegadas LCD...

A placa de vídeo, é uma ATI X1950 PRO, como não sou um maníaco por jogos, essa placa roda bem todos os jogos que desejo jogar, então, por enquanto não necessito mais que isso...

Estou utilizando 2 x 2 GB de memória DDR2 800, Markvision, essa memória é bem generica mesmo, mas resolvi testar a mesma, já que é uma das rainhas de incompatibilidades com placas mães Asus...

Minha placa de som é a tão amada Audigy 2 ZS, não me desfaço dela, utilizei a X FI Extreme, mas mesmo assim, essa Audigy, tem uma relação sinal / ruído de áudio incrível, o que não me deixa desfazer da mesma...

Aqui como é somente para testes, estou utilizando um HD sata II Sansumg II 500 GB, não necessito mais que isso, quando quer gravar arquivos, utilizo um HD externo sabem, é bom que até não fica utilizando energia a mais da fonte...

Essa fonte é uma fonte guerreira, em wats reais, e acreditem, genérica...

É uma Mtek 460 W reais, muito feliz com essa fonte...

Para mim, ela é melhor que Dr. Hank, que Braview, que Widecase, Leadership, bom, de genéricas, eu só comparei essa fonte, com esses modelos genéricos, mas é uma boa fonte, está comigo há um bom tempo, e roda sem problemas...

Observando o micro ligado, então temos...

organizado006.jpg

O bom desse gabinete, é que ele salta os olhos como disse, aos casistas, deixando um visual bonito, e pouco discreto, quando se está digamos mais escuro...

organizado015.jpg

Particularmente pretendo melhorar a iluminção interna do mesmo... rsrsrsrs o detalhe, é que é tudo usando essa fonte genérica Mtek, me surpreendeu, na fonte, eu retirei sua ventoinha de 120 mm sem led, e adicionei uma com leeds em azul, na fonte foi a única alteração que fiz, resumindo, está segurando meu PC perfeitamente como podem ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom, vamos a pendenga da Atualização de Bios da placa mãe...

Incrivelmente a placa mãe chegou para mim a pouco tempo, em compensação a versão da Bios que chegou na mesma, realmente foi um espanto, uma versão 0803, vindo nessa placa...

Observei, que um detalhe, pelo menos aqui, onde eu adquiri os produtos, a loja, não testam as peças, nós testamos se tiver problemas, levamos lá... mas mesmo as lojas que testam as peças, dificilmente fazem uma coisa...

ATUALIZAR A BIOS de sua placa mãe...

Isso é muito raro um deles fazerem, então, vocês já sabem, o bendito "ATUALIZAÇÃO DE BIOS" terá que ser feito por você mesmo, não tem jeito...

Um detalhe, antigamente, as BIOS, viam com bem menos bugs do que hoje, então, pouco se via a necessidade de efetuar essa atualização, porém, hoje, tem correções, praticamente o tempo todo em cima das BIOS, visto que elas carregam bem mais opcionais do que as Bios antigas...

Uma vantagem para os entusiastas, overclokistas dentre outros, é que essa placa possui a tecnologia DieHard Bios, que é praticamente uma segunda bios ou DUAL Bios, substituindo a primeira Bios, caso tenha um procedimento de atualização mal feito, ou algum problema com a primeira BIOS...

Mas não fique muito feliz não viu, eu só vi esse recurso funcionar bem, na primeira falha, se falhar a segunda, aí cruzem os dedos né, já que... a plaquinha poderá correr o risco de não mais ligar... rsrsrsrsrs

Bom, a boa notícia, o que as senhoritas placas, pelo menos da ASUS, apresentam três formas de atualização de BIOS...

1º - O BOM E VELHO PROMPT DE COMMANDO

Dífícil de se atualizar, até complicadinho, mas muito bem funcional, principalmente para usuários mais antigos... né, se bem, que é até arriscado...

2º - O ASUS UPDATE

Esse é feito pelo seu sistema operacional, horas, horas, como sistema operacional, não é lá essas coisas em estabilidade, e a NET, resolve dar uma travadinha de vez em quando, não é todo mundo que se tem sucesso nesse procedimento...

e o terceiro que foi o que eu escolhi, foi o

3º - ASUS EZ Flash 2

Esse é feito através do SETUP dessa placa mãe, claro desde que você tenha já baixado diretamente do site, a versão de BIOS que deseja... Achei o mais seguro... Mas cada usuário tem o seu gosto...

Bom, vamos então ao trabalho...

1º PASSO

Primeiramente fiz o download do arquivo no site da Asus Suport, o link, está dinsponível no início desse tópico... feito isso, o arquivo vem zipado, eu descompactei o arquivo e colocoquei ele dentro do um pendrive....

Detalhe, a fim de evitar dores de cabeça, já coloquei o arquivo descompactado diretamente dentro do pendrive, e o pendrive limpo, sem nenhum arquivo dentro do mesmo, apenas o arquivo de atualização de BIOS...

Então com o PC desligado, pluguei o pendrive no PC... conforme está aqui:

organizado005.jpg

A partir daí, liguei o PC normalmente apertando a tecla DEL, para entrar no SETUP...

2º PASSO

Ao ligar o PC entrei no SETUP, como podem ver:

organizado007.jpg

Feito isso, foi na opção TOOLS do setup dessa placa mãe, e acessei o ASUS EZ Flash 2

organizado008.jpg

3º PASSO

Bom, ao entrar o ASUS EZ Flash 2, claro, antes verifiquei se havia realmente habilitado todas as USB's dessa placa mãe, inclusive as auxiliares, já que pluguei o pendrive em uma das USB auxiliares... então, entrando no EZ Flash, ele automaticamente identificou o meu arquivo de Bios...

organizado009.jpg

Visto que havia já colocado o dispositivo USB com o PC desligado, então bastou entrar no utilitário de atualização e o mesmo identificou o meu arquivo no pendrive...

4º PASSO

Feito isso apenas cliquei no ENTER, e o mesmo me faz uma pergunta, sobre a atualização, deixando por padrão a opção NO, mas você mude para a opção YES, que é para confirar a atualização de sua BIOS, conforme tela abaixo:

organizado010.jpg

Após pressionar o ENTER na opção YES não faça mais nada, apenas aguarde...

5º PASSO

Agora, como você pode ver o PC está atualizando a Bios automaticamente após o 4º passo feito anteriormente:

organizado011.jpg

Deixe ele terminar, não tecle em absolutamente nada.... o PC vai reiniciar automaticamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

6º PASSO

Bom, feito as atualizações o seu PC vai reiniciar, reiniciando, ele vai aparecer para voce a seguinte tela após a atualização:

organizado012.jpg

Agora, voce deve pressionar F1 novamente para entrar no SETUP de sua placa mãe...

7º PASSO

O sétimo passo consiste em apenas checar se a sua atualização foi bem suscedida e fazer claro, as configurações no SETUP de sua placa mãe, de forma que melhor te agradem...

Costumo dizer que SETUP, é igual orelha de usuário, cada um tem a sua... então faça as configurações que preferir... .

Para checar a sua nova versão de BIOS, entrando no SETUP, ele vai cair nessa tela:

organizado007.jpg

Então você vai na última opção dessa tela, para que lhe sejam fornecidas as informações referentes ao seu processador e versão de BIOS...

organizado013.jpg

E então, finalmente...

organizado014.jpg

As informações estão aí, inclusive com a versão de Bios, atualizada, lembrando que como lhes disse, a minha versão era a 0803, como essa foto ficou um pouco clara, mas creio que dá para ver aí, que a versão foi atualizada...

A vantagem de utilizar esse utilitário do SETUP, é que se o arquivo baixado pelo site não for o correto, ele não permite que você efetue a atualização de sua BIOS, evitando assim maiores dores de cabeça...

Descrevendo assim, a atualização parece ser meio extensa, mas, ao realizar o procedimento, você verá que é muito rápido, e não exigem experiência alguma, simples usuários fazem essa atualização rapidamente por esse metodo...

Bom, esse fim de semana, estarei testando o sistema operacional e postarei aqui minhas opiniões a respeito do mesmo com essa placa mãe...

Quaisquer dúvidas sobre a P5Q-E podem postar aqui no tópico....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dj Rayke, uma otima compra na minha opnião. Uma Placa otima, tanto em qualidade de seus componentes, quanto em sua capacidade de overclock. O Unico problema com as placas asus P45, é que são muito exigentes com os tipos de memorias. Mas quando se acha a memoria certa pra elas, são otimas.

ps:Editei para não atrapalhar a sequencia dos seus testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei as peças para montar meu PC novo mas me deparei com um probleminha com o qual eu não contava! A placa-mãe ASUS P5q-E tem o conector de 24 pinos e mais o conector EATX de 8 pinos. No manual diz que eu não posso esquecer de ligar o conector EATX. A configuração que escolhi foi:

Placa mãe ASUS P5Q-E

Processador Intel Pentium Dual Core 45nm

Memória RAM DDR2 G-SKILL 4Gb

Placa de video XFX GTX9800+ 512MB

Fonte Seventeam 550W Reais PFC Ativo

Conectei todos os cabos do HD, DVD, e a alimentação da placa de video (2 conectores de 6 pinos). Agora não sei como ligar a placa mãe na fonte! Se eu conecto todos os cabos: 24 pinos mais conector EATX; Se eu conecto parte dos cabos: 20 pinos mais conector EATX ou só o EATX ou só os 24 pinos ou só os 20 pinos; Ou outra configuração que eu não sei qual. Estou neste dilema! Alguém poderia me ajudar por favor?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei as peças para montar meu PC novo mas me deparei com um probleminha com o qual eu não contava! A placa-mãe ASUS P5q-E tem o conector de 24 pinos e mais o conector EATX de 8 pinos. No manual diz que eu não posso esquecer de ligar o conector EATX. A configuração que escolhi foi:

Placa mãe ASUS P5Q-E

Processador Intel Pentium Dual Core 45nm

Memória RAM DDR2 G-SKILL 4Gb

Placa de video XFX GTX9800+ 512MB

Fonte Seventeam 550W Reais PFC Ativo

Conectei todos os cabos do HD, DVD, e a alimentação da placa de video (2 conectores de 6 pinos). Agora não sei como ligar a placa mãe na fonte! Se eu conecto todos os cabos: 24 pinos mais conector EATX; Se eu conecto parte dos cabos: 20 pinos mais conector EATX ou só o EATX ou só os 24 pinos ou só os 20 pinos; Ou outra configuração que eu não sei qual. Estou neste dilema! Alguém poderia me ajudar por favor?!

voce vai conectar o ATX 24 pinos, e o EATX de 8 Pinos. Se você olhar para o conector EATX de 8 pinos, ele vai estar com uma tampa fechando 4 pinos. Basta abrir essa tampa, e conectar os 8 pinos, e pronto.

Ja vou adiantando pra você, a mobo é otima, porém é bem exigente aos tipos de memorias. Mesmo as de marcas boas, podem ter problemas de compatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom, apos algum tempo lançando os testes, vamos as comparações, a primeira comparação efetuada a essa placa mãe, é a comparação de áudio...

Essa placa mãe, utiliza um codec ADI 2000B, detalhe importante, dizem que esse CODEC foi desenvolvido, exclusivo, para alguns modelos de placas mães, em específico do fabricante ASUS...

No caso você pode acessar o site da Analogic Devices, porém, não vai encontrar nada referente a esse codec de áudio...

Resumindo??? Como saber as especificações de um codec, que não listado em canto algum???

É, essa foi uma dor de cabeça, após várias procuras, alguns vários sites, informaram que o codec de áudio ADI 2000B seria compatível com esse codec AD1989B, detalhe importante sobre esse codec, é que ele foi fabricado exclusivamente para placas mães ASUS...

Bom, no caso do AD1989B, tems sua relação sinal ruído segundo o site da Analogic Devices com 101 dB de S/R, e trabalharia com a captura de 92 dB ADB...

Realmente um codec com uma relação sinal ruído excelente para um áudio on-board, agora, o problema, vai se saber se o codec ADI 2000B tem as mesmas especificações do AD 1989B, nesse caso só se conseguíssemos comparar realmente um com o outro...

Nesse caso, deixo aqui a minha insatisfação com a Analogic Devices sobre maiores detalhamentos do produto, já que não se consegue manual, ou mesmo informações sobre o codec ADI 2000B e quando se tenta baixar o manual do codec AD 1989B, pelo menos até a hora que eu tentei, dava link inválido ou arquivo corrompido.

Isso é o que eu chamo de uma verdadeira compras as CEGAS, já que não se sabe se o CODEC que essa placa tem, é bom ou não em relação SINAL/RUÍDO...

Para quem tem maiores dúvidas, o site da Analogic Devices, seria esse:

http://www.analog.com/en/index.html

Bom, eu resolvi compara esse codec de áudio, com uma boa e velha Creative Audigy 2 ZS Oem que é uma plaquinha de áudio, que não é das tops, mas tem uma excelente relação sinal/ruído...

As especificações da Audigy 2 ZS são as seguintes:

Relação Sinal Ruído (AES17, A-Weighted) Taxa de saída 2V 1V Saída estéreo 108dB 102dB Canais anterior e posterior 108dB 102dB Central, inferior e lateral 108dB 102dB Distorção harmónica total + Ruído a 1kHz (AES17) 0,004% (Taxa de saída 1V, 2V) Frequência de resposta <10Hz a 46kHz (Taxa de saída 1V, 2V) (+/-3dB, 24 bits/96kHz entrada)

Taxa de sinal de entrada dessa placa: 96 kHz para entrada

Sem dúvidas, não é uma placa Creative X FI das novas, é uma uma resolução de altíssima qualidade para usuarios comuns...

Portanto ao meu ver, como bom conhecedor de som, quem tiver essa placa de som, não há necessidade de desfazer da mesma para adquirir outra, seria praticamente jogar dinheiro fora, já que é uma excelente placa de som...

A não ser que necesside de uma placa de áudio profissional, o que seria outro assunto...

O site da Creative, para quem quiser esclarecer mais dúvidas, é esse:

http://us.creative.com/

Bom, o primeiro passo aqui efetuado, foi a instalação dos drivers e comparação dos mesmos...

Lembrando que apesar da cara do VISTA, como podem ver, o sistema operacional, é o Windowx XP Service Pack 3...

Organizado025.jpg

Bom, vamos a um assunto que incomodam muitas pessoas, já vou deixar aqui a resposta, é possível, fazer a ligação de duas placas de som, a um PC???

Claro que sim, não só de duas placas de som, como de até três...

Nesse meu conjunto, deixei todas as saídas habilitadas, inclusive a de áudio digital, como podem observar aqui:

Organizado026.jpg

Uma coisa importante, que deve ser observada:

O MICROSOFT WINDOWS, sela ele VISTA, XP, SEVEN, 2003 SERVER, 2008 SERVER, assim como LINUX e suas vertentes, SOLARIS, dentre outros, por padrão utilizam apenas um dispositivo de áudio padrão.

Nesse caso, o que quer dizer, é que, qualquer sistema operacional, que você for utilizar em seu PC, utilizará apenas uma placa de som, independente de você ter 50 placas, duas placas, 5 placas... indenpendente....

No caso do Sistema Operacional WINDOWS que é o que efetuei com testes, seja ele qualquer versão, você deve definir qual será o dispositivo de áudio padrão... isso mesmo... definir, qual será a placa de som padrão, que o seu Windows, irá utilizar....

No meu caso eu dexei definida como padrão a placa de som Audigy 2 ZS....

Você também pode escolhar uma placa de som ou outra para captura... Lebrando que o codec utilizado pela P5Q-E, pelo menos via software, não consegui encontrar a interface MID do mesmo... Como você pode ver claramente aqui:

Organizado027.jpg

Mais um ponto negativo para o codec ADI 2000B, a vista de um usuário que entende do assunto, sabe, que pode optar por um MID disposto no SETUP da placa mãe, isso caso você encontre, varia de placa mãe para placa mãe... agora, um usuário inesperiente, teria realmente dificuldades em encontrar um dispositivo MID, nesse codec, ou mesmo não encontraria, e detalhe, vai se procurar informações sobre o CODEC na NET, e não vai encontrar absolutamente nada....

A Analogic Devices ao meu ponto de vista, falhou ao dar suporte desse codec aos usuários...

Bom, agora, como vocês podem ver abaixo, estão as duas placas de som instaladas e prontas para serem testadas...

Organizado028.jpg

Observem, que eu procurei deixar os dois controladores de volume, tanto de uma placa de som, quanto da outra placa, todos os dois no volume máximo, para tirar o melhor proveito, tanto do CODEC de AUDIO da P5Q-E, quanto da Audigy para os testes...

Aqui é o CODEC ADI 2000B

Organizado031.jpg

O da Audigy já foi mostrado na imagem acima que o seu controlador, está no máximo...

Agora, vamos plugar os cabos corretos, para fazer os testes... os equipamentos que eu utilizei foram o seguintes:

2 cabos P2 para RCA stereos

1 Mixer Bheringer VMX 200 Stereo

1 software Tracktor Dj Studio, configurado para a Audigy 2 ZS

1 software Atomix Dj Studio, configurado para o CODEC ADI 2000B

Bom, primeiramente pluguei os cabos às placas de som, no caso do CODEC ADI 2000B, de imediato o mesmo reconheceu a conexão:

Organizado029.jpg

Agora, vamos explicar uma coisa, para esse tipo de teste, a melhor configuração é a stereo, ou modo 2.1, isso porque no modo 2.1, ele manda todo o sinal gerado pelo seu computador, apenas para uma saída, deichando o sinal bem mais fornte, que no modo de divisão canais...

Já que no modo 2.1, temos a saída de médios / graves / agudos, apenas em um canal, ao contrário, das saídas 4.1 acima, que dividem os graves / médio / agudos, para cada uma das saídas, gerando assim um perca de "POTENCIA".

Lembro ainda os nossos usuários que "POTÊNCIA" não é o mesmo que "QUALIDADE", portanto, ele perde um pouco de potência, se não for no modo 2.1, mas não perde em qualidade...

Bom, agora, vamos a um ponto crítico de software do CODEC ADI 2000B:

Organizado030.jpg

Observaram algo diferente???

Sim, isso mesmo, o codec via software, pelo menos nessa versão que eu utilizei não permitiu que eu fizesse a configuração no modo 2.1, resolvi facilmente, esse caso então, desabilitando esse software, e fazendo a configuração via driver mesmo...

Vale a pena lembrar, que para fazer os testes eu comparei igualmente as duas placas nas saídas analógicas, já que eu saberia que nas saídas digitais a diferença seria maior entre as duas...

Outra coisa, uma explicação sobre os programas utilizados:

O TRACKTOR DJ STUDIO, só funciona mediante o driver ASIO, quando ele não encontra esse driver na placa de som, a sua qualidade cai consideravelmente...

Por isso, configurei o mesmo para a Audigy 2 ZS, isso porque, o Tracktor, não conseguiu localizar o driver ASIO, no codec ADI 2000B.

Portanto, para rodar o codec de áudio ADI 2000B, eu utilizei o ATOMIX DJ STUDIO...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom, vamos apresentar a vocês, os programas de testes...

Esse é o Tracktor Dj Studio configurado na Creative Audigy 2 ZS

Organizado033.jpg

E esse é o Atomix Dj Studio configurado no Codec ADI 2000B

Organizado034.jpgPelo vocal da música, e batidas, em sequência, escolhi a música Stay Tonight -KASINO (rmx) para os testes tanto em um tanto quanto no outro...

Vejamos agora os dois executando a música ao mesmo tempo, e detalhe, na mesma batida...

Organizado035.jpg

Bom, cada programa, eu liguei em um canal do mixer VMX 300, portanto o canal, 1 é o que está ligado o CODEC ADI 2000B e o canal dois é o que está ligado a Audigy 2 ZS

Organizado036.jpg

Veja de cara, que esse equalizador no meio, é o oscilimetro entre as duas músicas, observem que apesar dos dois players estarem rodando ao mesmo tempo, e com o mesmo nível de altura, tanto no mixer VMX 200 quanto no Computador, volume do lado 2, onde se encontra a placa de som Creative Audigy 2 ZS é bem superior ao lado um....

Organizado037.jpg

Aqui foi onde eu aumente as batidas da música no lado 1, onde está o codec ADI 2000B, para tentar equalizar com o nível de volume da Creative Audigy, e essa imagem aí acima, foi o máximo que eu consegui, ou seja, apenas 1 pico de diferença...

Bom, para equalizar o som, para que os volumes do codec ADI 2000B ficassem idênticos aos da Creative Audigy 2 ZS eu tive que aumentar o volume de todos os equalizadores do Mixer VMX 200 em cerca de 35% como podem ver na figura abaixo:

Organizado038.jpg

De qualquer forma vou dizer minhas impressoões do codec de aúdio utilizado pela P5Q-E da ASUS.

Ponto forte, sua configuração, seu software, ser plug sensitive, ou seja, colocar o conector, e ele identificar automaticamente, a presença de sua saída digital, e uma relação sinal/ruído considerável para usuários finais...

Seu ponto fraco, foi, não encontrar interface MID via software, não encontrar o driver ASIO, pelo menos nessa versão de software....

Com o software de áudio, não permitir a configuração no modo 2.1 / stereo, apenas desabilitando esse software, para fazer tal configuração para que funcione sem problemas...

E acima de tudo, a falta de informação sobre esse CODEC, ele é um bom codec, mas se realmente deseja saber as especificações técnicas do mesmo, a única coisa que eu consegui encontrar foi sobre seu suporte a canais, que seria 7.1.... No caso da relação sinal ruído, não sabemos se realmente, a especificação dele equiparada ao codec AD1989B, já que a Analogic Devices não disponibilizou informações nem do ADI 2000B e nem do AD 1989B...

Fora isso, esse codec satisfaz aos usuários finais, que não precisam realmente de um áudio profissional, ou que claro, não pretendem trabalhar com captura de áudio...

Em breve posto mais resultados...

Dj Rayke

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Edu_Cob

Essa placa mãe, tem uma lista de memórias compatíveis com a mesma, apesar de no site, não mostrar essa lista, mas no manual, vem a lista, dos modelos testados nela, mais especificamente, se o seu manual for Inglês ficam nas páginas:

2-13 a 2-15/16...

Detalhe importante, que vale a pena ser lembrando, nessa placa mãe, eu fiz questão de usar memórias que não estavam na lista de memórias certificadas e que foram testadas pela ASUS...

Portanto, estou usando memórias MARKVISION DDR2 800 Mhz, dois pentes de 2 GB's cada um, totalizando 4 GB's...

E a placa está funcionando perfeitamente bem... apesar de não ser bom arriscar... mas já dou a garantia, que memórias MARKIVISION funcionam bem nessa placa mãe...

Nesse link você baixa o manual que contem a lista de memórias compatíveis com a P5Q-E:

http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=en-us

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem muitos modelos, depende de quanto você pretende desembolsar... e o que procura na placa mãe...

Sinceramente eu nao sei bem, não sou bom entendedor, coloquei essa placa na minha config porque me falaram bem dela,

queria alguma placa fácil de se achar no mercado, e que seja no mesmo nivel, tanto de valor, quanto de utilidade e funçoes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, existe sim a lista de memorias testadas no site da asus. É a famosa QVL (Qualified Vender List). Para puxar a lista, basta entrar nesse link http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=en-us depois de escolher o Product (motherboard), a Serie (Socket 775) e por fim o modelo (P5Q-E) clica no Search. Depois va em Qualified Vender List, e escolha qual o servidor que vai usar pra puxar (Global ou China). Da uma olhada na lista online, pra ver se foi adicionado novas memorias, desde a versão da lista no manual.

Essa lista é muito util, para evitar os infames problemas com as memorias. porém não significa que as memorias que não estejam na lista não vão funcionar. Apenas significa que se a memoria não estiver na lista, você tera que apostar na sua sorte ^_^ para ver se vai rodar de boa.

Sinceramente eu nao sei bem, não sou bom entendedor, coloquei essa placa na minha config porque me falaram bem dela,

queria alguma placa fácil de se achar no mercado, e que seja no mesmo nivel, tanto de valor, quanto de utilidade e funçoes.

E bem o que o Dj Rayke disse. Vai depender do que você quer na mobo, e quanto quer gastar nela. Quer uma mobo com SLI para conectar 2 placas nvidia? Quer uma mobo com Crossfire para conectar 2 placas ATI? Quer um bom Overclock para o processador? Esta afim de gastar + 500 reais para comprar uma mobo?

Todas essas questões ajudam na escolha da mobo mais adequada para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico Dj Rayke. :)

Comprei a minha mês passado, meu presente de aniversário. :D. Junto com ela comprei o processador Q9550 e 2x2GB de memória Patriot Viper 1066 (Micro da assinatura).

As razões que levaram a comprá-la foram: qualidade do chipset, boa capacidade para overclock (considerando que já estou com um processador quase no topo do socket 775 é importante poder melhorar o desempenho num futuro), preço acessível (considerando os preços do X48, acima de R$ 1000,00), boa conectividade (com muitas portas USB e SATAs, 2 LANs gigabit, porta e-Sata e Firewire), Crossfire (mesmo sendo em 8x é uma boa, considerando que minha próxima placa de vídeo deve ser ATI). Sem dúvida uma excelente opção para quem não quer gastar os tubos, mas quer uma placa com muitos recursos. Para mim é uma placa bem próxima do top, e com valor bem abaixo (R$ 520,00 na Pichau).

Marcou minha volta para a Intel desde os tempos do meu antigo Pentium 4 socket 478. Depois de vários anos de AMD vi que era hora de partir para um Core 2 Quad.

A P5Q-E até agora está uma beleza. Montagem fácil, tem botões internos de Power e Reset que ajudam na hora dos testes de bancada.

A placa é muito bonita, complementada pelos dissipadores e heat pipes do chipset (importantíssimo, já que o P45 é bem esquentadinho). Sem dúvida valeria ser exibida, mas no momento vou continuar com meu gabinete Akasa Zen preto, que mesmo fechado, ainda sim é bem bonito. O encaixe do processador e do cooler BOX é bem simples. Espero em alguns meses substituir por um cooler melhor para facilitar overclocks. As memórias funcionaram sem problema, e nem estão na QVL, tanto em single quanto dual channel.

Como você ressaltou na avaliação do som, apesar do problema do suporte do codec, a qualidade do som on-board é mais do que suficiente para usuários comuns, embora até pense em comprar uma Sound Blaster X-Fi. hehehehehe

Atualmente estou rodando Windows Xp Pro SP3 32-bits e/ou Windows Seven RC1 x64 em dual boot. O processo de instalação dos drivers em ambos os casos foi tranquilo, com os drivers do Vista 64 servindo perfeitamente no Windows Seven. O mesmo se pode falar dos aplicativos Asus.

Ainda não tive tempo de instalar tudo o que eu quero, nem realizar overclocks ou jogar algo mais pesado. Estou com a máquina com clocks e latências padrão, para registrar o desempenho em benckmarks, para depois realizar overclocks e fazer comparativos de desempenho.

O máximo que cheguei a fazer foi um leve over com o aplicativo da Asus EPU-Engine. Só pra entrar no ranking do Super PI 1M. Ainda vou testar com mais calma o AI Booster. Esses aplicativos são legais porque permitem que você faça over sem ficar reiniciando a máquina e sem precisar ser muito experiente.

Meu único susto foi minha fonte que papocou (saiu até faísca) na minha cara. Logo no segundo dia de uso, quando ia instalar o SO. Era uma Akasa 500W, com 1 ano e 1 mês de uso apenas. Provavelmente papocou por conta da maresia e umidade da Praia do Futuro (Fortaleza). :eek:. Fiquei com medo de ter papocado tudo, mas testei com a fonte do meu irmão e tudo ligou. Agora estou com uma Corsair HX520.

Até agora estou bem satisfeito com o sistema.

[]s

Alex

PS: Gustka, essa combinação P5Q-E + Core 2 Quad Q9550 é muito boa. Pelo menos para mim, vai resolver por um longo tempo.

Também não atualizei a BIOS, pois não encontrei nenhum problema que me levasse a tal. Mas quem sabe aproveitando que não tem muita coisa instalada, este não seria o momento?

Mas de imediato talvez o componente mais defasado atualmente seja essa placa de vídeo. Minha 7950GT, que adquiri de segunda mão, ainda dá um ótimo desempenho nos jogos, mas já está chegando a hora de trocar.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Também não atualizei a BIOS, pois não encontrei nenhum problema que me levasse a tal. Mas quem sabe aproveitando que não tem muita coisa instalada, este não seria o momento?

Acho que para você já estaria na hora... tem muitas correções para essa placa já,nas atualizações de BIOS...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Algumas dicas com relação ao EZ Flash 2 e atualização de BIOS das novas placas-mãe da ASUS:

- Se você tentar atualizar a placa com a BIOS errada ele não deixa você atualizar, então não tem perigo de você "matar" a mobo. Ela simplesmente após verificar a ROM indicada por você ela vai mostrar o modelo e revisão ou então um erro dizenod que aquela ROM não pertence ao modelo de placa que você está usando.

- Cuidado ao usar o MyLogo3 (Tela de boot animada para a BIOS), parece que o programa tem um problema que se você carregar uma imagem gif maior que um certo limite ele cria uma ROM corrompida que pode "matar" a placa mãe não dando mais vídeo após a atualização.

- Se durante a atualização da BIOS ocorrer uma falta de energia, quando você religar a placa-mãe ela vai mostrar uma tela tentando carregar um ROM através de disquete, CD-ROM ou Pendrives (esse último apenas em alguns modelos), coloque o CD original da placa mãe e deixe o programa achar o arquivo e ele fará a recuperação para a BIOS original de fábrica, no caso a primeira revisão, após a recuperação atualize novamente com a versão mais atual que se encontra na ASUS.

Eu trabalho com RMA em uma distribuidora de peças de informática, já resolvi muitos problemas e evitei trocas desnecessárias atualizando BIOS de placa-mãe ASUS,, pois a maioria das vezes eles disponibilizam BIOS com correções de compatibilidade com memórias, instabilidades em alguns aplicativos específicos, funções que deveriam ser desabilitadas quando o usuário escolhe e não são desabilitadas, compatibilidade com processadores novos.

Para você ter uma ideia, quando uma placa-mãe não tem a BIOS apropriada para receber um processador pode acontecer as seguintes situações:

- Aparecer mensagens que o processador é desconhecido;

- Sensor da temperatura do processador é mostrada incorretamente no "Hardware Monitor" ou em algum programa de monitoramento de temperatura rodando no Windows (ex.: Everest);

- Processador pode esquentar anormalmente;

- O sistema pode nem dar vídeo com o processador, você terá que atualizar a BIOS com um processador inferior e compatível e só após a atualização que o sistema vai funcionar com o novo processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E bem o que o Dj Rayke disse. Vai depender do que você quer na mobo, e quanto quer gastar nela. Quer uma mobo com SLI para conectar 2 placas nvidia? Quer uma mobo com Crossfire para conectar 2 placas ATI? Quer um bom Overclock para o processador? Esta afim de gastar + 500 reais para comprar uma mobo?

Todas essas questões ajudam na escolha da mobo mais adequada para você.

Então.... vou por um quad core, uma ati 4870, 4gb de ram....

o pc não é pra mim, é para um lab da universidade aqui, e eu preciso cotar...

eles nunca fazem upgrade, então crossfire acho q nao vira....

alguma sugestao?? placa boa, custo x beneficio, e que tenha bastante no mercado, porque eu preciso cotar em lojas legalizadas... rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...