Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS P5Q-E - Tópico Oficial


Posts recomendados

Intao galera ja tenho essa mobo a 4 meses

antes dela esse mesmo modelo deu pau

foi problema na bios e agora estou com essa

so que de 1 mes para ca ela comeco a apresentar problema, quando eu desligo o computador e vou ligar depois de algumas horas ela simplesmente liga

fica rodando os cooler e nao da video(LED DA 4870 FICA ACESO DIRETO), ja retirei as memorias ja retirei placa de video e nada. O pc nem apita

ai eu espero uns 10 ou 15 minutos ai ela volta a ligar.

Mandei pro cara que comprei a mobo e ele testo ela nun Q8200 e funciono

tudo normal.

Minha configuração é

INTEL C2Q6600

P5Q-E

2X2GB DDR2 800 KINGSTON NOVO

HD2X250GB

ATI 4870 NOVO

CORSAIR 650W NOVO

TV/LCD LG 22LG30R

MOUSE RAZER COPPERHEAD TEMPEST BLUE

alguém me ajudar pelo amor de deus

amigo eu estou com o mesmo problema!

mais eu ja testei com a outra vga e minha 4870 fica ligada com os leds vermelhos acessos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo eu estou com o mesmo problema!

mais eu ja testei com a outra vga e minha 4870 fica ligada com os leds vermelhos acessos!

cara qual a bios que você ta usando ae ?

eu toda vez que eu desligo o pc eu tiro o cabo de energia

testa isso ae tambem e me fala

me adiiciona no msn

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom, Vecchi..

Vamos ao seu caso...

Primeiramente fazer seu PC inicializar mais rápido...

Ao entrar no SETUP do seu PC...

* Você deve entrar nas opções de boot, e colocar como primeiro boot, o HD em que o sistema operacional está instalado...

Em seguinda desabilite, todos os outros boots, você só deve habilitá-los, quando for reinstalar o sistema operacional...

* Outra opção seria...

Verificar se o suporte RAID está habilitado no SETUP de sua placa mãe, se o mesmo estiver habilitado, desabilite-o também, a não ser que você esteja utilizando RAID, caso contrário, não á necessidade de deixá-lo habilitado...

* A terceira opção, seria você diminuir também no SETUP, você procurar a opção ACHI CD/DVD Boot Time Out...

Por padrão, essa opção possivelmente estando habilitada estará no valor 15...

você pode diminuir esse tempo, colocando apenas 5, não há necessidade de ter mais que isso...

* Deixte também desabilidado, onde estão as redes on-boards de sua placa, o boot, pelas duas, tanto pela Marvel, quanto pela Atheros...

ATENÇÃO: desabilite apenas os boots, e não as redes em si, se fizer isso, ficará sem conexão com a Internet.

* Se no SETUP de sua placa, tiver também a opção de configurar o Express Gate, se tiver, coloque ele por padrão no valor 1 second, para ter uma inicialização mais rápida...

Depois salve as alterações e veja se o seu PC inicializa mais rápido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, Vecchi..

Vamos ao seu caso...

Primeiramente fazer seu PC inicializar mais rápido...

Ao entrar no SETUP do seu PC...

* Você deve entrar nas opções de boot, e colocar como primeiro boot, o HD em que o sistema operacional está instalado...

Em seguinda desabilite, todos os outros boots, você só deve habilitá-los, quando for reinstalar o sistema operacional...

* Outra opção seria...

Verificar se o suporte RAID está habilitado no SETUP de sua placa mãe, se o mesmo estiver habilitado, desabilite-o também, a não ser que você esteja utilizando RAID, caso contrário, não á necessidade de deixá-lo habilitado...

* A terceira opção, seria você diminuir também no SETUP, você procurar a opção ACHI CD/DVD Boot Time Out...

Por padrão, essa opção possivelmente estando habilitada estará no valor 15...

você pode diminuir esse tempo, colocando apenas 5, não há necessidade de ter mais que isso...

* Deixte também desabilidado, onde estão as redes on-boards de sua placa, o boot, pelas duas, tanto pela Marvel, quanto pela Atheros...

ATENÇÃO: desabilite apenas os boots, e não as redes em si, se fizer isso, ficará sem conexão com a Internet.

* Se no SETUP de sua placa, tiver também a opção de configurar o Express Gate, se tiver, coloque ele por padrão no valor 1 second, para ter uma inicialização mais rápida...

Depois salve as alterações e veja se o seu PC inicializa mais rápido...

Bom Dia Dj.Rayke.

Muito obrigado pela ajuda.

Vou fazer todos os testes e depois posto o resultado aqui.

ps: Peço autorização para postar aqui também dúvidas sobre a configuração, dúvidas e jumpeamentos da P5Q. Tudo bem?

Mais uma vez um muito obrigado amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode postar no tópico aqui sem problemas...

Ok Dj.Rayke, então seguem as questões...

Bom Dia Amigos,

Antes de qualquer coisa informo que a foto da placa mãe P5Q, consegui aqui mesmo no fórum. Meu objetivo é entendê-la e configura-la corretamente.

Primeiramente segue descrição do meu PC:

*CPU INTEL Q9550 2.8 GHZ

*PLACA MÃE ASUS P5Q

*4GB DDR2 1066MHZ PC8500 CORSAIR KIT DOMINATOR 2X2GB + COOLER

*VGA BFG GTX 285 OC 1GB GDDR3 PCIe 2.0

*MONITOR LG 22" FLATRON W2252TQ

*HD 1TB SAMSUNG 7200 RPM 32 MB (SATA II)

*FONTE CORSAIR 520W HX SERIES - CMPSU-520HX

*GRAVADOR DVD+RW PIONEER SATA DVR-216MBK

*GABINETE COOLER MASTER ELITE 331

*DRIVE DISKETE FLOPPY 1.44

*LEITOR E GRAVADOR DE CARTÃO MEMÓRIA

Logo abaixo segue descrição de como está ligada minha P5Q:

01- O ventilador externo do Gabinete está ligado diretamente na fonte. A melhor opção seria liga-lo aqui?

02- Aqui liguei o cooler do Kit de memórias Corsair Dominator. Tudo bem?

03- O Jumper da minha P5Q encontra-se nesta posição e não como na foto. Está correto?

04- O mesmo ocorre neste outro Jumper. Qual a posição correta?

05- Aqui liguei o cabo AC´97 do Gabinete.

06- Não sei para que serve!

07- Aqui conectei o cabo flat do Drive de Disquete.

08- Aqui o Jumper da minha P5Q bate com a foto. Está correto?

09- Neste outro caso a foto sequer possui Jumper, já na minha P5Q já possui nesta um Jumper conforme posição indicada. Está correto?

10- Porta de expansão que veio junto com a P5Q conectei nos dois lugares indicados. Fiz certo?

11- Este outro conector de cooler, deve ser usado para algum cooler especifico ou tanto faz?

12- Aqui conectei as portas USB frontal do Gabinete.

13- Aqui conectei todos os leds, power, resset, etc do gabinete.

14- Aqui conectei o HD sata (obs: o HD não tem nenhum jumper)

15- O que deve ser colocado neste conector branco?

16- E neste outro conector laranja, o que deve ser colocado?

17- Aqui conectei o DVD

18- Neste outro caso a foto também não possui jumper. No entanto a minha P5Q possui dois jumpers conforme indicado. Esta correto?

19- Aqui conectei o cooler do processador.

20- Já este Jumper da foto está exatamente na mesma posição da minha P5Q, está correto?

p5qcfgdefault.th.jpg

E para finalizar gostaria de saber para que serve e onde devo conectar este outro cabo de conector amarelo “HD AUDIO” do Gabinete?

cableac97hdaudio.th.jpg

Conto com a ajuda de todos.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sua placa mãe tem uma saída chamada SPIDF_OUT, que fica perto do conecotro do áudio frontal, apesar dos padrões serem diferentes, o correto seria conectá-lo aí, porém, como o padrão desse gabinete, me parece ser diferente, então eu não aconselho a efetuar essa ligação...

Em alguns casos, quando a ligação do som on-board, é efetuada errada, pode queimar ou danificar a placa de som on-board do mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera socorro!

vou contar toda a historia, eu comprei a P5Q-E essa semana e ontem fui instalar ela aqui ( queria testar ela pra ver a falha da placa de video e ja apresentou 2 vezes o problema das luzes), instalei mais sou um pouco leigo no assunto por isso demorei um bocado ate terminar tudo, creio que esta tudo ok, pois eu nunca tive uma placa desse porte com tantas opções

mais quando fui ligar ele ja iniciou direto pelo setup eu fiz uma pequena configuração inicial como data hora escolher o hd de boot, eu tenho 2 hds e somente 1 deles possue sistema instalado e no setup os 2 estão aparecendo, minhas memorias tambem foram reconhecidas, processador ok, nao localizei nenhum local do setup para ver informações do video mais as imagens estavam aparecendo, pronto pedi para sair e iniciar o sistema quando vai tentar iniciar ele reinicia tentei acessar pelo modo seguro e mesmo problema(lembrando que eu estava usando normalmente com a outra placa!) verifiquei se os cabos sata estão bem conectados, e coloquei o hd que ira iniciar o sistema na porta sata 1 e o segundo no sata 2, troquei os cabos sata e mesmo problema

detalhe quando eu ligo a primeira informacao que aparece na tela é uma mensagem escrita: EXPRESS GATE

em seguida aparece um erro e algumas informações que eu nao consegui, tentei com o pause break mais ele desliga!?

e quando esta iniciando o sistema antes de reiniciar aparece uma mensagem rapida dizendo hard disk nao localizado

alguem pode me ajudar!!! estou desesperado! sera falha da placa? ou eu esqueci ou coloquei algo errado?

e uma segunda duvida seria sobre o dual channel, no manual diz para colocar em dual a1 e a2 mais ficaria um amarelo e um preto, isso esta certo?

eu coloquei nos 2 slots amarelos A1 e B1

desde ja estou grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, você formatou esse HD antes de utilizá-lo em sua placa mãe?

nao e nao pretendo fazer isso porque tenho muita coisa importante nos hds!!

eu estava lendo os posts desse topico e vi um cara que disse que no conector de alimentacao conectou somente um cabo ( de quatro pontas) pois sua fonte somente possue esse cabo e por isso nao estava dando boot

no meu caso minha fonte tem dois cabos de alimentacao cpu, mais conectei somente 1 pois o outro estava lacrado com uma pequena tampa

minha duvida eu tenho que conectar essa alimentacao adicional?

sera que esse é o motivo do problema :confused:

tenho essa duvida pelo fato de na outra mobo eu nao ter esses 4 pinos adicionais e equipamento funcionava normalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom vou rezar pra que somente eu colocando a alimentacao funcione

pois estou impossibilitado de fazer backup desta maneira

Obrigado!

e quanto ao dual channel das memorias esta certo colocar meus 2 pents nos 2 amarelos?

outra pequena duvida meu gabinete nao possue o cabo HDD pra que serve essa função?

Bom Galera infelizmente fiz o teste ligando o cabo mais o mesmo problema

unica coisa que ainda nao testei foi formatar o hd que isso nao vou poder fazer, vou ver se consigo instalar os drivers da placa-mãe no meu hd ou fazer um backup de quase 250 gigas!!

vou ver tambem se consigo um outro hd para fazer o teste formatando

se eu conseguir concluir os testes eu posto eles aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu ate tenho alguns hds velhos aqui mais nao sao sata

mais vou tentar

e somente agora que pesquisei sobre o express gate, ele é um software que nao nessecita do sistema para que seja iniciado para utilizr da internet skype

talvez o erro que aparece no inicio seja por culpa de eu nao ter instalado o cd da placa ou atualizado a mobo nao sei, espero que seja isso mesmo pois fique um pouco menos preocupado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa placa tem uma saida externa esata q esta funcionando de boa, mas eu gostaria de saber se tem como colocar mais hds com a entrada esata nessa placa????

Eu ja tenho um apatador para mais duas saidas esata...Se alguem souber como configura essa placa eu agradeceria!!!

t+ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera parece que consegui resolver meu problema da placa de video

levei na loja para efetuar a troca e espliquei o problema, quando eu disse que o led vermelho ficava acesso ele na hora me disse problema de energia!

segundo o que ele me explicou por culpa do pfc ativo da minha placa de 600w ocz existe algum tipo de variacao de energia que pode acontecer esse problema, ele disse que eu nao sou o primeiro a chegar la com o mesmo problema e a solução seria que eu nao posso usar os cabos pci de 6 pinos da minha fonte, tenho que utilizar a alimentação com os cabos de quatro pinos normais junto com os adaptadores que vem junto com a placa

para me provar isso o cara fez o teste na loja com uma fonte de 300w reais (quase queimou de estão quente que ficou a bichinha) e nao apresentou a falha

cheguei em casa e pelo menos hoje nao apresentou a falha, por tanto fica ai a dica pra quem tiver esse problema

agora quanto ao problema da placa-mãe. eu tentei com alguns hds antigos (cabo flat) mais mesmo assim nao reconheceu nem na bios! mais por ser hds velhinhos nao posso garantir que estão funcionando muito bem nao, mais vou tentar testar o flat tambem

mandei um email para asus e fiquei impressionado com a analise que foi feita, muito bem tedalhada sobre todas as informaçoes!

o suporte me pediu a mesma coisa vou ter que formatar meu hd, terei que ver uma maneira que nao seja colocar minha placa-mãe velha novamente para fazer meu backup (processo de troca de processador e pasta termica é muito chato!)

tentei apenas por teste iniciar pelo cd do windows vista mais nao consegui talvez seja pelo fato da minha unidade ser sata, pois na minha placa-mãe antiga acontecia o mesmo

breve posto mais informaçoes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

retificando minha informação!

o problema da placa de video continua e definitivamente o problema é da placa de video pra quem estiver com o problema aconselho efetuar a troca com urgencia pois ja fiz todos os testes

voltando a placa-mãe, eu segui as informaçoes do dj rayke e do suporte da asus apos conseguir meu backup formatei meu hd e com muito trabalho( tive que conseguir uma unidade de cd/dvd com cabo flat para dar boot, pois minha unidade é sata e nao reconhece o hd no boot) consegui instalar o sistema a principio tambem to gostando muito do desempenho da placa mais ainda nao tirei muito proveioto dela

um ponto que nao gostei foi que a quarta porta sata é impossivel ser conectada se você possuir uma placa de video de grande porte pois ela fica bem em baixo da placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Excelente topico.

Eu to pra comprar essa placa, e futuramente pretendo fazer crossfire com duas 4850.

se eu fizer esse crossfire, como ira ficar meu video? Excelente? alguém ja fez algum teste crossfire nessa placa?

Isso vai depender de sua configuração e claro, também das disco rígido, mas dependendo do modelo das placas de vídeo o Crossfire, não compensa...
Sera q ninguem sabe se só da pra usar a entrada esata q vem na placa,

ou tem como adptar mais entradas esata????

Help!!! please!!!!

Você só terá como utilizar uma porta E-SATA externa... eu por enquanto desconheço adaptadores E-SATA-s para que possa se utilizar mais alguma porta externa como essa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal, tenho a seguinte configuração:

MB: Asus P5Q-E

PV: GTX 285

MEM: 8GB Corsar XMS2 CAS4 ( 4x 2GB )

HD: 2 HD Samsung F1 750GB

Fonte: Corsair 750VX

Gabinete: Elite Master 335

Processador: C2Q 9550

Estou enfrentando uma situacao que ainda nao consegui definir o q é. Em momentos aleatorios, geralmente ( pelo menos é o que me parece ) em baixa carga de processamento, o sistema torna-se instavel e os, ou o, hd entra em looping de reiniciamento, isto é, ele liga e desliga o tempo todo... nao chega a travar o sistema mas impossibilita o uso da maquina. Algumas vezes esse problema deixa de ocorrer em alguns segundos outras persiste por longo tempo... Sem contar que as vezes gera um dump de sistema.

Ja coloquei os HDs em outra maquina e nao notei nada de estranho neles.. inclusive os bench ficam bem parecidos nas duas maquinas.

Ja fiz atualizacao de BIOS e instalei os ultimos drivers disponiveis para chipset e controladores sata... e o problema persiste.

Alguma ideia do q possa ser? Eu estou suspeitando da placa-mãe...

Quanto as temperaturas.. esta tudo dentro dos conformes.. nunca passando de 42 graus em full load por longo periodo... tanto processador quanto MB ... placa de video na fiaxa de 73 a 78...

Ja desliguei o gerenciamento de energia ( foi minha primeira suspeita ) para que nao desligasse os discos, mas nao adiantou...

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ainda tem que levar em consideração que o Crossfire vai funcionar em x8, e não x16.

Eu imagino que deve fazer alguma diferença também.

Isso vai depender de sua configuração e claro, também das disco rígido, mas dependendo do modelo das disco rígido o Crossfire, não compensa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...