Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS P5Q-E - Tópico Oficial


Posts recomendados

  • Administrador
Oi pessoal, minha P5K SE/EPU morreu e resolvi pegar outra Asus. Achei a P5Q Deluxe, já comprei e estou esperando chegar. Sei que aqui não é um tópico da deluxe mas vocês podem me ajudar. Essa placa tem o conector eps de 8 pinos, mas a minha fonte é velha (Cooler Master RP 600 PCAR) e não tem o conector. Será que vai ter problema se eu colocar só o ATX de 4 pinos? E outra pergunta, esses 4 pinos a mais servem pra quê? Vejam minha configuração e me respondam por favor. Obrigado a todos e parabéns pelo tópico!!!

Se não quer se desfazer da sua fonte, você pode utilizar uma daptador, mas é aconselhável ligar sim, dependendo da configuração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, sou o novo usuário desta placa.

Tive um erro no ínicio também relacionado ao Express Gate. Logo q liga o pc. Ele avisa, e o que dá pra ler, é dizendo que o EG não está instalado. Depois de alguns inicializações, de instalação do chipset e tal, ele já me disse que instalou quando liguei o pc. Depois disso nao conferi se a msg de erro realmente sumiu. De qualquer jeito, mesmo com ela, nada influenciou. É do EG e essa budega realmente não me vai ser útil.

Eu também não gostei desse chipset de som onboard. Essa budega de soundmax não tem nem site oficial. E o último driver oficial é de 2008. Sendo um BETA de Maio deste ano. Complicado. Realtek estaria de bom tamanho. Chip bom e fácil de configurar. Não to conseguindo ativar meu HT 5.1 no soundmax. Só as surrounds e caixa central funfando normal. Isso como driver do cd de caixa. Ainda falta testar o tal do BETA. Mas sinceramente, já deveria ser algo mais funcional. A opção de 5.1 ja esta selecionada. Saindo da realtek pra isso.. realmente está sendo um parto.

Fora isso, ainda falta fuçar direito em tudo da placa. O boot não é tão lento, mas também não é rapidão. Vou usar as dicas do moderador para diminuir o tempo, devem funcionar e fazem muito sentido. Se der certo, o tempo vai realmente diminuir, o que é ótimo.

Outra coisa é a organização da MoBo em si. Sai de uma Intel Micro-ATX para ela. E passei uma bela dificuldade para organizar tudo. Alias, do jeito q está , não me agrada. Tudo muito apertadinho, os cabos todos expostos e se encostando. Com a Intel tava tudo muito clean. Estou como seguinte pensamento: quando se mete a mão numa MoBo melhorzinha, conclui-se a M que é o gabinete. Mas o meu é bem espaçoso. No entanto, certamente uma gaveta lateral para os HDS cairia ccomo uma luva. A posição da entrada IDE é simplesmente ignorante. E eu ainda uso um HD IDE de backup e o infeliz driver de DVD. Já que SATA parece sempre estar esgotado aqui no Rio...

Tive problema com os leds também. O do HD está ok. Botão Power Ok. Botão Reset Ok. Então me diz, como o led do power não ta ligando? Não tem o que errar. Deve estar frouxo. Vou usar o jumper para dar altura e deve resolver.

Achei também bem justas as entradas PCI-e assim como as PCI. Fazer um Tri de cross pode ser um parto. Todas as VGAS pedindo 2 slots. Fazer de 2, beleza, mas de 3, a parada já complica. Ultimo modelo mais clean e fino é o da Saphire HD4850. Mas o resto...Ok, ninguem pensa em fazer tri mesmo.

Alias, mesmo sabendo, senti falta de uma VGA onboard. Ela é salvadora nas trocas e maluquices feitas com a VGA OFF. Isso é fato.

Essas foram as impressões iniciais. Pode parecer negativo, mas não é algo que está pesando mesmo. Quero é meter a mão no poder de over dela, isso que me interessa. Tava preso com a Intel e agora to livre, finalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem,

estou tendo problemas para conseguir fazer a entrada de mic frontal funcionar. Está tudo certo, já que a saída de aúdio frontal funciona perfeitamente...sendo que o cabo é um só para os 2.

Alguém tem a solução?

Já fucei o google e nada. Só a saída traseira de mic vai normal. Mas para a traseira eu dedico o HT5.1 e o fone de ouvid para skype, etc, na frontal. Só que sem mic não dá. É um headset e naõ vou desgrudar os cabos do mic do de fone.

Já atualizei para o último driver beta do site da asus e nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

.:: Chico ::.

Bem,

estou tendo problemas para conseguir fazer a entrada de mic frontal funcionar. Está tudo certo, já que a saída de aúdio frontal funciona perfeitamente...sendo que o cabo é um só para os 2.

Alguém tem a solução?

você verificou se os cabos estão sendo ligados corretamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Opa galera ...

Vim pedir uma ajuda básica .. sobre uma série de dúvidas pequenas q tenho dessa MOBO, creio q muitas pessoas tem dúvidas parecidas

vamos ajuda a enriquecer o Belo Tópico do DJ Rayke ..

Ai vão as dúvidas:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[1º] Queria adptar um cooler de 40mm no NB da P5Q-E (estou precisando de mais FSB pro meu Over :P)

Alguem ja fez isso nessa Mobo ou alguem poderia me ajudar dando dicas de como fazer essa "gambiarra" ?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[2º] Uso a BIOS 1201 .. é realmente necessária atualiza-la para a 2101 ?

ajuda na estabilidade dos overclock's ? resumindo .. o que melhora com a atualização ?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[3º] Onde ficam os sensores de temperatura dela ? como faço para saber a temp do SB e NB (no everest não mostra)

(vi em um outro forum q a temp do NB é igual a da MOBO .. verdade ? )

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agradeço desde já a ajuda do pessoal .. ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Funciona sim, sem problemas... quanto a questão de economizar energia, como ele diminui automaticamente as rotações dos coolers, e reduz o acesso aos periféricos ligados à placa mãe, deve economizar energia sim...

Mas só funciona, com periféricos que sejam controlados pela placa mãe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal. Gostaria de saber como fazer o RAID 0 na asus p5qe usando o windows 7 64 bits e dois HD 500 GB maxtor. O sistema operacional já tem os drivers RAID ou necessito gravar os mesmos em um pendrive?

Valeu galera.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Intel Core 2 Quad Q9550 @ 2,83 / DDR2: 2 X 2 GB Kingston 800 mhz /Asus P5qe / 2 HDs: 500 GB maxtor SATA II / VGA: HD 4870 XFX force com 512 MB/ Fonte: Corsair TX 650 W/ CM-690 (8 fans) / Creative inspire 5.1 / Windows 7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mes amis...

talvez estou trocando a P5Q atual para uma P5Q-E

Por oportunidade mesmo. Não vou gastar nada.

Sei que ela é pra crossfire, mas eu posso colocar a minha gtx260 + uma 8800gt

para ficar exclusiva para physx?

Não esquentem com gastos. pois não terei nenhum.

quero saber se funciona.

dá certo nessa p5q-e fazer isso? uma gtx260 para video principal

e outra 8800gt para usar com physx por exemplo?

normal?

[]s

OBS: esqueci... esses dissipadores dela podem atrapalhar meu cooler Hyper 212 com dois fans de 120????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

saquei... é que tava meio cabreo com aqueles pipes altos dessa MB.

E quanto a Ligar duas VGAs nvidia nela (sem ser para SLI) idenpendentes

mesmo, funciona normal em 16x cada?

Lembrando que irei dedicar uma VGA menor ao Physx, visto que

vou ganhar essa VGA então fica uma boa utilização pra 8800 gt

e ficaria a gtx260 como principal mesmo.

[]s e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai já não posso lhe informar com certeza parceiro ..

tipo .. creio q irá dar certo rodar sua GTX260 como VGA principal e a sua 8800GT dedicada para PhysX .. porém creio q a 8800GT irá rodar apenas a 8x ...

Se você tem as duas aii parceiro .. é só instalar e testar .. simples assim .. ;D

OBS: Se der certo eu uso minha 9600GT para PhysX tb .. /inveja .. :D eueoieuoie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi .. começando a esquentar o assunto .. ;D

Dando uma pesquisadinha no "Pai dos burros" (www.google.com) .. oeioe

vi que a galera aconselha usar no minimo uma 9600GT dedicada para os calculos de PhysX

e de acordo com uns Review's usar uma placa decidicada para physX da uma bela melhoria no desempenho em games q usam PhysX em sua Engine

veja: http://www.nvmania.com.br/forum/hardware-em-geral/1973-artigo-sli-physx-confiram-novidades-que-chegam-junto-com-nova-serie-180-xx-de-drives-forceware.html

Pelo q andei pesquisando .. todas as MoBo's atuais (creio q do P45 para cima) suportam usar uma placa dedicada para o PhysX mesmo q a MoBo não tenha suporte para SLI (no caso da nossa P5Q-E).

OBS: Mais isso não é uma afirmação ! foi apenas uma conclusão q tive com algumas pesquisas na net !

@Edu_Cob

PhysX é uma tecnologia da NVIDIA, no caso creio q sua 4870 não aceite o PhysX (antes dava certo mais a partir da versão 186 dos drivers PhysX não funciona mais .. agora apenas NVIDIA com NVIDIA)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

heuheuhue todo topico por onde o "inferis" passa esquenta heuehue Sacou? kkkk n33rd

o cara que ta me vendendo a MB, afirmou que se não ligar as duas (crossfire imagino) elas trabalham independentes a 16x. Mas só colocando mesmo.. (ainda vai chegar

a MB)

só que antigamente, li muito sobre 16x e 8x em SLI, e nem perde nada. Então

não vou esquentar com isso. Se rodar 16x nas duas mesmo. beleza... senão beleza tb.

aaaaaaaaaaaaa... e tem isso que achei tambem:

"Ativado o modo SLI da NVIDIA nas placas mãe P45 da Intel"

http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=257667

Muuuuuuuuuuito interessante!!!!

[]s ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que isso Sapsu.... telegráfo??? resumo do resumo Oo

pelo que entendi você ligou a ATI como principal a 16x e a segunda Nvidia

esta rodando a 8x. É isso?

você esta usando pra isso então? dedicada ao Physx ?

conta ae sobre a tua experiencia.

[]s

OBS:... outra coisa que estava pensando... alguem tem uma ideia por baixo

de qual seria a menor placa para se comprar se fosse só pra dedicar ao Physx???

existe algo documentado disso? Tipo... uma 8600gt já estaria boa? ou é "fraca" pra isso e tal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ehueheuhe que rolo hein rsrsrs

ainda bem que estarei com duas nvidia mesmo :)

e pelo que vi aqui tambem:

http://www.nvmania.com.br/forum/hardware-em-geral/1973-artigo-sli-physx-confiram-novidades-que-chegam-junto-com-nova-serie-180-xx-de-drives-forceware.html

Uma 8600 ou menor só pro Physx já esta ótimo ^_^

será isso então: 260gtx 216cores como principal, e uma ae 8600gt para Fisica :)

Com isso conseguimos utilizar de forma melhorzinha as duas Pci-e da MB...

Fora o esquema do japa que postei.... que ativou tambem SLI nas intel :P

coisas muito interessantes pra fazer :)

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tenar colocar minha 9600GT em PhysX hj mesmo .. eiuoeue

@Ex Inferis

quando você colocar sua 8600GT pra PhysX faça os testes usando games ou o 3d Mark Vantage, só para ver se tem uma boa diferença

@Edu_Cob

só tirando sua duvida : PhysX é uma tecnologia da NVIDIA, antes dava certo usar ATI / NVIDIA mais a partir da versão 182.50 dos drivers PhysX não funciona mais .. agora apenas NVIDIA com NVIDIA)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...