Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
oldakoski

Uso de banda larga via rede elétrica !!!

Recommended Posts

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na quinta-feira (2) as regras de uso da rede elétrica para acesso à internet em alta velocidade (banda larga). A relatora do assunto, conselheira Emília Ribeiro, disse que a medida vai estimular a competição no mercado e incentivar a expansão dos serviços para todo o País.

"Estamos fazendo a universalização de uma outra forma. Vamos alcançar a inclusão digital e social nas pontas", disse Emília. Segundo a conselheira, o regulamento entra em vigor até a próxima quarta-feira (dia 8). A partir daí, a Anatel já poderá conceder licenças para prestar os serviços às empresas interessadas.

Para iniciar a operação, na opinião da Emília, as empresas deverão aguardar a definição de regras pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cuja proposta ainda está em consulta pública e só será concluída no dia 31 de maio.

Tecnicamente, as redes das distribuidoras de energia elétrica estão prontas para prestar esse serviço. Seria necessário fazer algumas adaptações de baixo custo, como instalar roteadores nos postes para direcionar a transmissão de dados. O cliente, por sua vez, precisaria ter um modem, na casa ou no escritório, parecido com os aparelhos que as empresas de telefonia ou de TV a cabo usam para fornecer acesso à internet.

A velocidade de conexão desse tipo de tecnologia já começa com 20 megabits por segundo (Mbps), bem acima da capacidade dos serviços oferecidos hoje, que em geral vão até 10 Mbps.

A vantagem da rede elétrica sobre outras redes é a cobertura, já que ela alcança 97% da população brasileira. Hoje, apenas 5 milhões de pessoas ainda não têm acesso à energia elétrica no Brasil. Pelo programa do governo "Luz para Todos", esse déficit deverá ser zerado até o fim do próximo ano.

Como as distribuidoras de energia estão proibidas por lei de prestar outros serviços além do fornecimento de eletricidade, elas terão de criar empresas específicas de telecomunicações para oferecer internet banda larga. A Aneel pretende exigir que a receita adicional das distribuidoras com o aluguel dos fios seja usada para baixar tarifas de energia.

Fonte: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/tecnologia/conteudo.phtml?tl=1&id=873895&tit=Anatel-aprova-uso-de-banda-larga-pela-rede-eletrica

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Affe que piada podre ! :D

--

Será que agora teremos serviço de qualidade :confused:

Tá bão...

Foi podre memo ^_^

O bão é que tomada tem em qualquer canto hehhee

Compartilhar este post

Link para o post

Qd ouvi falar pela primeira vez nesse serviço, dizia q o custo-benefício não era dos melhores.

Espero q esse problema tenha sido revertido com algum tipo de tecnologia, q tenha barateado o processo todo.

Seja o q for, qto mais opções melhor. Gera concorrência, de uma forma ou de outra.

Da mesma forma q o 3G tá capengando no mercado, mas já estimulou concorrência.

Compartilhar este post

Link para o post

No Brasil qualquer coisa que aparece de novidade é logo explorada por empresas aliadas a corrupção do governo reguladas por agências Nacionais inoperantes ou corrompidas, a exemplo do descaso que são estes serviços existentes.

Em se tratando desta tecnologia ela é tudo de bom, começando com essa velocidade de 20MB/s, nossa, já estou só imaginando o absurdo que vão cobrar. Ou revoluciona o País em matéria de internet ou continuamos sendo explorados por empresas que comem nossos fígados no café da manhã....hehe

Compartilhar este post

Link para o post
No Brasil qualquer coisa que aparece de novidade é logo explorada por empresas aliadas a corrupção do governo reguladas por agências Nacionais inoperantes ou corrompidas, a exemplo do descaso que são estes serviços existentes.

Em se tratando desta tecnologia ela é tudo de bom, começando com essa velocidade de 20MB/s, nossa, já estou só imaginando o absurdo que vão cobrar. Ou revoluciona o País em matéria de internet ou continuamos sendo explorados por empresas que comem nossos fígados no café da manhã....hehe

Pois é, se já cobram quase R$100,00 por "1M", imagina os 20M.(_(

Compartilhar este post

Link para o post
Dae chega custando R$100,00 por 1mb enquanto la fora não paga nem 10 dólares direito.

No Japão por exemplo 47M mais linha telefônica se paga em média R$95,00 ^_^

Compartilhar este post

Link para o post
No Japão por exemplo 47M mais linha telefônica se paga em média R$95,00 ^_^

E com certeza não deve ter traffic shaping, limite de download, 2 dias sem internet.... e por ai vai.

Compartilhar este post

Link para o post

Ei, vamos parar de falar do Japão antes que todos aqui comecem a jogar seus modems na parede de tanta raiva por causa desta discrepância de qualidade e de preço.

50 paus por uma conexão 500 Kbps e com 10 GB de limite.. (_(

Quem sabe com a internet por rede elétrica não fique tudo bem mais fácil pra quem viaja ou se desloca bastante na cidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Aff... que o preço da internet no Brasil é abusivo e a qualidade é porca todo mundo sabe. E ficar reclamando em fóruns não adianta nada. Acho que o interessante aqui seria discutir questões tecnicas, e não coisas que estamos cansados de saber.

E existe uma diferença muito grande entre o Brasil e o Japão. Ao mesmo tempo que lá as empresas parecem ter um respeito pelo usuário, os usuários são culturalmente mais avançados que os nossos. La não existe o "jeitinho brasileiro", essa coisa de querer levar vantagem em tudo, que é o que acaba gerando corrupção, custo Brasil e quase todos os nossos problemas. Quer que o Brasil melhore e tenha serviços decentes? Comece se educando, educando seus filhos. Seja honesto. Fique por dentro do que o governo anda fazendo, não só assistindo o jornal nacional, mas de fontes realmente confiaveis, para que quando for criticar, critique sem dizer besteiras. Sua internet esta cara demais? Avalie se você precisa realmente de uma conexão de 3 MB ou mais. Ou então mude de serviço, se tiver outro disponivel. Alias... você precisa de uma conexão tão rápida pra que? Com uma conexão de 1 MB você consegue baixar uma distro linux em relativamente pouco tempo. Pra navegar é uma velocidade bem satisfatória. Da pra usar Messenger e jogar todos os MMOs disponiveis. Da até pra baxar filmes, embora isso comece a entrar na questão de levar vantagem.

E desculpem o desabafo...

Compartilhar este post

Link para o post
Ei, vamos parar de falar do Japão antes que todos aqui comecem a jogar seus modems na parede de tanta raiva por causa desta discrepância de qualidade e de preço.

50 paus por uma conexão 500 Kbps e com 10 GB de limite.. (_(

Quem sabe com a internet por rede elétrica não fique tudo bem mais fácil pra quem viaja ou se desloca bastante na cidade.

Nem me fala, só falta eles terem a ideia de inventar a franquia de consumo igual a Net, coisa de país de terceiro mundo.:angry:

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é, se já cobram quase R$100,00 por "1M", imagina os 20M.(_(

Eu andei conversando com um conhecido meu que trabalha na Cemig (companhia de energia elétrica de Minas Gerais), e ele me falou que foi testado aqui em Belo Horizonte em um bairro nobre, um link de 45mb para 5 casas. Ele falou que o teste foi muito bom e que é viável esse tipo de internet. Eu questionei o como poderia ser cobrado o acesso de internet e ele me falou que não tem como cobrar, pois ou você tem a internet na sua rua, ou não tem. Se no seu quarteirão tem um link de 40mb para 5 casas, as 5 poderão utilizar, desde que comprem o modem. Ai ele me disse que o modem é muito caro, chegando a custar 2 mil reais.

Para a inclusão digital, é muito interessante liberar um acesso a internet dessa forma, mas o problema é o valor do modem.

Acredito que esse tipo de acesso de internet vai ser bem interessante.

Nem me fala, só falta eles terem a ideia de inventar a franquia de consumo igual a Net, coisa de país de terceiro mundo.:angry:

Franquia de consumo existe no mundo inteiro. Não é só no Brasil não. A diferença é que em outros países, existem franquias de 250gb, 300gb, etc. Eu acho que uma conexão de 12mb (Net) com uma franquia de 80gb (não sei qual o valor certo) absurdo. Eu com uma conexão de 4mb eu tenho um tráfego de +ou- 100gb por mês.

Obs. Desculpem o double post

Compartilhar este post

Link para o post
Aff... que o preço da internet no Brasil é abusivo e a qualidade é porca todo mundo sabe. E ficar reclamando em fóruns não adianta nada. Acho que o interessante aqui seria discutir questões tecnicas, e não coisas que estamos cansados de saber.

E existe uma diferença muito grande entre o Brasil e o Japão. Ao mesmo tempo que lá as empresas parecem ter um respeito pelo usuário, os usuários são culturalmente mais avançados que os nossos. La não existe o "jeitinho brasileiro", essa coisa de querer levar vantagem em tudo, que é o que acaba gerando corrupção, custo Brasil e quase todos os nossos problemas. Quer que o Brasil melhore e tenha serviços decentes? Comece se educando, educando seus filhos. Seja honesto. Fique por dentro do que o governo anda fazendo, não só assistindo o jornal nacional, mas de fontes realmente confiaveis, para que quando for criticar, critique sem dizer besteiras. Sua internet esta cara demais? Avalie se você precisa realmente de uma conexão de 3 MB ou mais. Ou então mude de serviço, se tiver outro disponivel. Alias... você precisa de uma conexão tão rápida pra que? Com uma conexão de 1 MB você consegue baixar uma distro linux em relativamente pouco tempo. Pra navegar é uma velocidade bem satisfatória. Da pra usar Messenger e jogar todos os MMOs disponiveis. Da até pra baxar filmes, embora isso comece a entrar na questão de levar vantagem.

E desculpem o desabafo...

Spinner, concordo com você, mas quantas alternativas temos e qual a qualidade delas ?

Vou sair da NET e voltar pra telefônica ? no way..

Ou pegar um serviço 3G que além de caro é inconstante e a quota de download é menor que o Nelson Ned.. (fora que os preços são equiparados..)

Tem melhorado, mas ainda tem muito o que melhorar e mesmo todos os problemas do Brasil não justificam a qualidade e o preço.

Mas depois que o MP entrou com uma ação monstra contra a telefônica, eu vejo uma boa perspectiva pro mercado.

Pior que isso acontece lá fora também, aqui eles falam que é por causa da infra estrutura e tal, mas tem um manifesto no site da ABUSAR que é muito bom.

Quem sabe com internet via rede elétrica esse argumento tosco caia..

E quem sabe isso não apareça nas próximas eleições como argumento ao invés da wireless..

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Xita, não temos muita opção mesmo. Mas tenho outros questionamentos... por exemplo sobre a real necessidade de uma internet tão rápida.

E se por um lado a banda larga no japão é tão barata... como seria fazer uma feijoada por lá? Ultimamente eu tenho passado por problemas financeiros e minha perspectiva das coisas mudou um pouco. Eu consigo viver sem um PC em casa, ou com uma internet meia boca... mas minha semana é muito melhor quando junto um grupo de amigos pra cozinhar no domingo, ou quando saio pra fazer trilha, ou ate mesmo achar uma cachoeira obscura por ai... E esse tipo de coisa é muito acessivel e fácil no Brasil.

Nossa vida é boa, acreditem.

Compartilhar este post

Link para o post

Os testes ja foram feitos

A unica coisa que falta é a regulamentação por parte da Aneel e a implantação por parte das empresas. A Anatel ja definiu suas regras.

Compartilhar este post

Link para o post
Os testes ja foram feitos

A unica coisa que falta é a regulamentação por parte da Aneel e a implantação por parte das empresas. A Anatel ja definiu suas regras.

Agora é esperar pelo serviço e saber quanto eles vão "roubar" ops... cobrar, vai ser uma boa acessar a internet onde tiver tomada, só fico imaginando, o indíce de raios no Brasil é grande, imagina se ocorrer uma discarga elétrica na rede.:eek:

Compartilhar este post

Link para o post

na pratica não muda nada em relação a raios... as linhas telefonicas e cabos por onde passam os dados da adsl e da internet a cabo são iguais do ponto de vista dos raios, e passam pelos mesmos postes que os cabos elétricos.

Compartilhar este post

Link para o post

por causa de grandes interesses das empresas que já estão no mercado de internet, principalmente as telefônicas, esse sistema via rede elétrica não será colocado em prática.

Compartilhar este post

Link para o post

Reclamar !?! Esse povo comodista aceita tudo mesmo, o fato não é pra que uma internet mais rápida e tal, o fato é: sempre, porque os brasileiros tem que pagar mais por menos? Somos bem mais pobres que muitos países, só porque vivemos em um País maravilhoso em matéria de natureza? Não, porque somos acomodados e não reclamamos, porque vemos novelas e programas feitos pra distrair o povo, enquanto a realidade corre por trás...

Decisões políticas afetam a nossa vida e a tecnologia, queiram ou não, muitas tecnologias salvadoras foram mortas por interesses financeiros e esta pode ser outra a ser morta, ou vocês acham que as telefônicas vão gostar desta concorrência?

Compartilhar este post

Link para o post

Se as malditas empresas carniceiras de internet não interferirem é uma tecnologia que promete grande aumento da velocidade e uma grande popularização da internet para os lugares mais remotos

Tudo indica que não será uma tecnologia tão cara quanto as adsl/cabo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais