Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
leandrovf

[Resolvido] 512mb reconhecendo 1gb no Windows

Recommended Posts

Bom dia.

Li alguns tópicos relacionados ao assunto, mas não vi uma resposta definitiva para o problema.

Antes de descrever o problema, irei relacionar os itens que uso e acho conveniente informar:

- WinXP SP3

- Memória MT8VDDT6464AG-40BC1

- Placa mãe PM800-M2

- Bios atualizada para a versão 1.2 (última conforme o fabricante)

A memória MT8VDDT6464AG-40BC1 da empresa Micron Tech possui, segundo as informações no site

do fabricante, 512mb, ddr400 e single rank (64x8).

Porém, fisicamente ela possui 16 chips (8 de cada lado), a placa mãe e o WinXp a reconhecem como

1gb e para que funcione em meu computador, tenho que alterar sua velocidade no setup para ddr333,

pois quando deixo o setup como padrão (by SPD) ou manualmente a 200mhz, o computador trava

entre a tela de checagem e a tela de loading do Windows.

Utilizando algum programa específico para informações do sistema, como o Everest, HWiNFO32 ou

CPUid, é informado que possuo um total de 1gb, porém, quando busco informação sobre a memória

instalada, é informado que a memória possui 512mb, ddr400, 1 rank e 4 banks (assim como as

informações do site do fabricante).

Quero saber se alguém sabe me explicar o motivo de tanta informação inexata, ou que sugira algum

procedimento que venha definir o que realmente está certo.

Caso alguém já tenha pensado em sugerir que eu instale outras memórias para eliminar a hipótese de

ser minha placa mãe, informo que ja fiz isso. Testei as memórias:

- Markvision 1gb, ddr400, 16 chips (8 de cada lado)

- Markvision 512mb, ddr400, 8 chips (lado único)

- Infineon 512mb, ddr400, 8 chips (lado único)

Todas acima reconheceram, em conformidade, na placa mãe, Windows, Everest, HWiNFO32, CPUid,

segundo suas especificações, sem alterar as configurações do setup.

Também testei uma outra memória da Micron Tech de mesmo lote, especificações e part number

(MT8VDDT6464AG-40BC1). O problema é o mesmo da anteriormente mencionada.

Aproveitando o tópico, quero tirar outras dúvidas:

O que é single rank?

O que é single side?

O que é dual rank?

O que é dual side?

O que é double rank?

O que é double side?

A pergunta é somente para que eu tenha certeza se são, ou não, termos similares.

Agradeço a todos que leram ou opinaram.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é incompatibilidade. Essa memória não se fechou com o chipset e acabou funcionando só em 333 MHz.

Side e Rank são termos usados para informar se os chips estão em um dos lados ou nos dois da memória.

Compartilhar este post

Link para o post
Isso é incompatibilidade. Essa memória não se fechou com o chipset e acabou funcionando só em 333 MHz.

Side e Rank são termos usados para informar se os chips estão em um dos lados ou nos dois da memória.

Tudo bem, a frequência entendi e faz sentido mesmo.

Sobre side e rank, ok. Obrigado por confirmar.

Mas e em relação ao tamanho da memória, tem explicação?

Compartilhar este post

Link para o post

Na Bios, quanto mostra ??

Em outro pc reconhece 1 GB ? Para mim, foi erro da fabricante, pois a informação que a BIOS procura é na própria Jetec ( é tipo uma BIOS da memória ), logo, a informação que você pegou está errada.

Compartilhar este post

Link para o post
Na Bios, quanto mostra ??

Em outro pc reconhece 1 GB ? Para mim, foi erro da fabricante, pois a informação que a BIOS procura é na própria Jetec ( é tipo uma BIOS da memória ), logo, a informação que você pegou está errada.

Na bios (estou considerando na tela onde é feita a checagem) mostra 1gb.

Estão a memória possui 1gb e o fabricante atribuiu informações erradas, é isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Sim, porque é o que a BIOS reconhece!

Obrigado pelas informações anjoed. A dúvida foi solucionada.

Por favor encerre o tópico.

Agradeço mais uma vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais