Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
douglasnegrini

Notebook não acessa grupo de trabalho por wireless

Recommended Posts

Olá, tenho um modem Speedstream 4200 e um roteador wireless dl 524.

Um pc conectado a ele por cabo e um notebook por wireless. A internet funciona no pc e no note.

Coloquei os dois no mesmo grupo de trabalho. Quando acesso meus locais de rede no pc, aparece lá rede microsoft windows, o grupo MSHOME e dentro do grupo o pc de mesa.

Problema: Quando entro nos meus locais de rede no notebook, nao aparece nada. Quando clico em exibir computadores do grupo de trabalho, aparece o erro:

" MSHOME não está acessive. Pode não ter permissão para utilizar este recurso na rede. contate o administrador deste servidor para saber se tem permissões de acesso.

A lista de servidores relativa a este grupo e rabalho não está atualmente disponível"

Alguma ideia do que devo fazer para conseguir compartilhar arquivos pela rede ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No XP tinha que ativar o compartilhamento de arquivos para as pastas e arquivos que pretende compartilhar. No Vista não sei como ativa o compartilhamento, pois nunca tentei.

Compartilhar este post

Link para o post

Há alguns passos para isso funcionar sem traumas:

- não se esqueça que tem uma rede TCP/IP antes de ter uma rede NETBIOS: use ping para verificar conectividade com as estações em caso de dúvida. Um comando iniciar | executar | cmd /k ping -n 1 estacao vai te mostrar inicialmente se a estacao em questao esta na rede, certo?

- verifique se o compartilhamento de arquivos e impressoras esta habilitado para os adaptadores de rede em questao. Isso nas propriedades da placa de rede no painel de controle. No Vista veja a central de redes e compartilhamento

- verifique se na configuração do firewall está liberado o tráfego para esse protocolo

- veja que os micros estejam no mesmo grupo de trabalho. Crie um grupo novo.

- Confirme ter desativado o compartilhamento de conexão com a internet em todos os micros da rede. Se fez como eu disse e usou um grupo diferente de mshome vai entender porque eu disse para fazer isso: se alguem ativar de novo o compartilhamento em algum desses micros vai saber porque vai aparecer um infeliz la na rede no mesmo grupo mshome. Entendeu porque eu disse para mudar?

- deixe todos os micros configurados para obter enderecos de rede e DNS automaticamente

- nao execute qualquer desses assistentes de rede do windows.

- não se esqueça de que os compartilhamentos devem ser criados nas máquinas e deve ser dada permissão de acesso corretamente, certo? Você não pode compartilhar o alheio. Está até no código penal...

- crie contas iguais para os usuarios nos micros, se possivel com a mesma senha. Essa é a razao no 1 de receber a mensagem: " a lista de servidores nao pode ser obtida" ... Quando você tenta acessar um outro micro no protocolo "microsoft" (netbios) seu acesso é autenticado por usuário e senha e se você não tiver acesso a um usuário e senha lá... Agora se você tiver conta no outro micro a máquina não vai questionar nada: só abre e pronto. Essa é uma das razões de se usar servidores quando a rede cresce para mais que uns poucos micros: as contas são criadas uma vez só no servidor e os micros são autenticados pelo servidor no que a microsoft chama de "dominio".

- no windows xp verifique em painel de controle | ferramentas administrativas | diretiva de segurança local | opções de segurança em "acesso a rede: compartilhamento e modelo de segurança para contas locais" se está marcada a opção "Clássico: os usuários locais são autenticados como eles próprios". Isso não é essencial mas evita alguma dor de cabeça e simplifica as coisas.

- Se tem alguma maquina com o veterano windows 98 isso tambem se aplica: voce PRECISA habilitar as configurações por usuário no windows 98.

- Se voce tem estações linux é igualzinho se voce precisa acessar pastas compartilhadas dos micros windows, tipo para gravar CDs no laptop com linux com as musicas que estão no micro da sala, rodando windows. Ai´você usá um produto chamado Samba no linux e faz exatamente a mesma coisa. Não vou explicar aqui porque fica longo. Talvez em um outro post se alguém precisar

- Se você tem Macs é a mesma coisa.

Boa sorte.

Parece muita coisa mas não é. Em 5 min você estará navegando na rede.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso está assim...

A internet chega no modem do virtua e o modem sai para o roteador D-Link. No roteador tem um desktop ligado por cado e um notebook que acessa por wireless. Ambos utilizam a intenet normalmente.

O que preciso é que o notebook acesse o drive C: do desktop para eu poder fazer backup.

As 2 máquinas estão no mesmo grupo de trabalho MSHOME (ok, vou mudar o nome do grupo). Mas o notebook não enxerga o nesktop, nem com ping.

Nas máquinas não tem instalado o protocolo NetBios. É necessário ?

Valeu, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais