Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
douglasnegrini

Notebook não acessa grupo de trabalho por wireless

Recommended Posts

Olá, tenho um modem Speedstream 4200 e um roteador wireless dl 524.

Um pc conectado a ele por cabo e um notebook por wireless. A internet funciona no pc e no note.

Coloquei os dois no mesmo grupo de trabalho. Quando acesso meus locais de rede no pc, aparece lá rede microsoft windows, o grupo MSHOME e dentro do grupo o pc de mesa.

Problema: Quando entro nos meus locais de rede no notebook, nao aparece nada. Quando clico em exibir computadores do grupo de trabalho, aparece o erro:

" MSHOME não está acessive. Pode não ter permissão para utilizar este recurso na rede. contate o administrador deste servidor para saber se tem permissões de acesso.

A lista de servidores relativa a este grupo e rabalho não está atualmente disponível"

Alguma ideia do que devo fazer para conseguir compartilhar arquivos pela rede ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No XP tinha que ativar o compartilhamento de arquivos para as pastas e arquivos que pretende compartilhar. No Vista não sei como ativa o compartilhamento, pois nunca tentei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há alguns passos para isso funcionar sem traumas:

- não se esqueça que tem uma rede TCP/IP antes de ter uma rede NETBIOS: use ping para verificar conectividade com as estações em caso de dúvida. Um comando iniciar | executar | cmd /k ping -n 1 estacao vai te mostrar inicialmente se a estacao em questao esta na rede, certo?

- verifique se o compartilhamento de arquivos e impressoras esta habilitado para os adaptadores de rede em questao. Isso nas propriedades da placa de rede no painel de controle. No Vista veja a central de redes e compartilhamento

- verifique se na configuração do firewall está liberado o tráfego para esse protocolo

- veja que os micros estejam no mesmo grupo de trabalho. Crie um grupo novo.

- Confirme ter desativado o compartilhamento de conexão com a internet em todos os micros da rede. Se fez como eu disse e usou um grupo diferente de mshome vai entender porque eu disse para fazer isso: se alguem ativar de novo o compartilhamento em algum desses micros vai saber porque vai aparecer um infeliz la na rede no mesmo grupo mshome. Entendeu porque eu disse para mudar?

- deixe todos os micros configurados para obter enderecos de rede e DNS automaticamente

- nao execute qualquer desses assistentes de rede do windows.

- não se esqueça de que os compartilhamentos devem ser criados nas máquinas e deve ser dada permissão de acesso corretamente, certo? Você não pode compartilhar o alheio. Está até no código penal...

- crie contas iguais para os usuarios nos micros, se possivel com a mesma senha. Essa é a razao no 1 de receber a mensagem: " a lista de servidores nao pode ser obtida" ... Quando você tenta acessar um outro micro no protocolo "microsoft" (netbios) seu acesso é autenticado por usuário e senha e se você não tiver acesso a um usuário e senha lá... Agora se você tiver conta no outro micro a máquina não vai questionar nada: só abre e pronto. Essa é uma das razões de se usar servidores quando a rede cresce para mais que uns poucos micros: as contas são criadas uma vez só no servidor e os micros são autenticados pelo servidor no que a microsoft chama de "dominio".

- no windows xp verifique em painel de controle | ferramentas administrativas | diretiva de segurança local | opções de segurança em "acesso a rede: compartilhamento e modelo de segurança para contas locais" se está marcada a opção "Clássico: os usuários locais são autenticados como eles próprios". Isso não é essencial mas evita alguma dor de cabeça e simplifica as coisas.

- Se tem alguma maquina com o veterano windows 98 isso tambem se aplica: voce PRECISA habilitar as configurações por usuário no windows 98.

- Se voce tem estações linux é igualzinho se voce precisa acessar pastas compartilhadas dos micros windows, tipo para gravar CDs no laptop com linux com as musicas que estão no micro da sala, rodando windows. Ai´você usá um produto chamado Samba no linux e faz exatamente a mesma coisa. Não vou explicar aqui porque fica longo. Talvez em um outro post se alguém precisar

- Se você tem Macs é a mesma coisa.

Boa sorte.

Parece muita coisa mas não é. Em 5 min você estará navegando na rede.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu caso está assim...

A internet chega no modem do virtua e o modem sai para o roteador D-Link. No roteador tem um desktop ligado por cado e um notebook que acessa por wireless. Ambos utilizam a intenet normalmente.

O que preciso é que o notebook acesse o drive C: do desktop para eu poder fazer backup.

As 2 máquinas estão no mesmo grupo de trabalho MSHOME (ok, vou mudar o nome do grupo). Mas o notebook não enxerga o nesktop, nem com ping.

Nas máquinas não tem instalado o protocolo NetBios. É necessário ?

Valeu, obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×