Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Espartano

Qual melhor método de controlar consumo de energia em casa?

Recommended Posts

Olá pessoal.

Eu ultimamente estou meio paranóico com o consumo de energia elétrica. Agora quando vejo algo ligado desnecessariamente sinto o mesmo mal-estar que sinto quando vejo que não há nada sendo baixado pela banda larga (o que acho desperdício de dinheiro hehe).

O problema é que são duas coisas conflitantes, querer baixar o máximo de coisa pra aproveitar o dinheiro pago e querer usar o menos energia possível.

Eu queria um aparelho ou qualquer coisa em que eu pudesse medir o consumo em watts dos aparelhos, pra saber que está consumindo mais ou menos. Pra saber, por exemplo, se deixar rotedor e wireless ligados mesmo quando nao estou em casa pode ser um gasto desnecessário em um ano, ou se o valor é ínfimo, se o carregador de celular largado na tomada realmente gasta energia,e se gasta, quanto gasta, essas coisas.

Valeu pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu queria um aparelho ou qualquer coisa em que eu pudesse medir o consumo em watts dos aparelhos, pra saber que está consumindo mais ou menos. Pra saber, por exemplo, se deixar rotedor e wireless ligados mesmo quando nao estou em casa pode ser um gasto desnecessário em um ano, ou se o valor é ínfimo, se o carregador de celular largado na tomada realmente gasta energia,e se gasta, quanto gasta, essas coisas.

O mundo moderno nos trouxe um mundaréu de dispositivos "chupa-energia" que vivem ligados nas tomadas.. Carregadores de celular, router, modem, impressora, relógios, rádios, os televisores que lá ficam "olhando" para ver se você aperta o controle remoto para que liguem, tudo isso consome energia que há alguns anos não consumia. Os transformadores estavam dentro dos equipamentos e só eram alimentados ao se pressionar ou rodar seu liga/desliga. Coisas da modernidade.

Existe o aparelhinho que você deseja ter, eu tenho um deles, chama-se Kill-a-Watt..

Dê uma olhada ai: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16882715001&Tpk=kill-a-watt

No mercado nacional:

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=91147

http://74.125.47.132/search?q=cache:yYtoa-FqD4MJ:loja.tray.com.br/loja/busca.php%3Floja%3D7%26avancada%3D1%26buscamarca%3DKill%2520A%2520Watt+kill-a-wATT&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

http://74.125.47.132/search?q=cache:vq_P4rmY1rUJ:www.pluginformatica.com/loja/produto.php%3Floja%3D10%26IdProd%3D5053+kill-a-wATT&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

Atenção: O aparelho somente opera em 120 Volts AC e mede uma série de variáveis elétricas como a tensão, a corrente, a potência aparente e a potência útil, o fator de potência, a frequência, e tem também a capacidade de integrar uma medida, isto é, medir o consumo de um aparelho pelo tempo em que você o deixa ligado.

Seu funcionamento é muito simples, coloque-o na tomada e, como ele dispõe de uma tomada frontal, ligue nessa tomada o aparelho a monitorar.

A capacidade máxima dele, em potência é de 1.875 Watts.

Também sou preocupado com as questões de energia e desse modo adotei já tem um ano aqui em casa um PC especialmente construído para duas tarefas, uma delas fazer up/down loads na Internet e outra para operar como servidor de arquivos em rede.

A primeira das funções, up/down load na internet, é fácil de se entender, pois não raramente você se depara com PC´s high power, com placas de vídeo de alta performance, CPU quadrinúcleo, baixando ou filme ou o que quer que seja, consumindo de 200 a 400 Watts por dias a fio...

A segunda tarefa dele, operar como servidor de arquivos, decidi colocar pois se contar mulher e filhos e mais eu aqui em casa são 4 os PC's, e cada um deles tinha um ou dois HD's para se guardar tralhas, muitas delas de uso comum. Um único HD com acesso via rede, física ou wireless resolveu o problema.

Resultado disso dai se pode ver ai abaixo, já aproveitando e mostrando o Kill-a-Watt em uma leitura de potência. O PC ficou com consumo de 28 Watts somente, um sucesso..

PotnciademandadacomaSeasonic.jpg

Mais detalhes sobre o PC de baixo consumo se pode ver ai: Montando PC com o menor consumo energético possível

Abraço..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comprei o meu na PLUG Informática e ele chegou ontem. Realmente, a operação não poderia ser mais simples.

Mas eu fique intrigado. Meu computador, em idle, consome 180-190W. Quando uso um programa que stressa o processador (como o Prime 95) ele pula para 240W, e quando jogo CS: Source ele fica em torno de 215W. Lembrando que a fonte é com PFC ativo, então essa medida é confiável. Mas mesmo que não fosse o caso o Kill A Watt tem as funções VA e PF.

Isso é o esperado para minha configuração?:

ASUS Rampage Formula

Q9550

HD 4870

Corsair Dominator 2X2GB DDR2 1066MHz

Corsair 650W TX

8 Fans 120mm, 2 fans 92mm

Gravador de DVD

Achei francamente que consumiria mais. Ele também mede o consumo em kwh. Para saber quanto você gastou é só multiplicar o número medido pelo preço do kwh no seu estado, certo?

Só mais uma coisa, eu gostaria de ligar o Kill A Watt ao meu ar condicionado, mas o plug do ar é aquele de três pinos chatos. Existe algum adaptador? No caso precisarei de dois, um para ligar o ar no Kill A Watt e outro para ligar o Kill A Watt à tomada.

E colega, se você for comprar, perceba que no Super Ofertas ele só estará disponível no prazo de 10 a 15 dias!

Compartilhar este post

Link para o post
Eu comprei o meu na PLUG Informática e ele chegou ontem. Realmente, a operação não poderia ser mais simples.

Mas eu fique intrigado. Meu computador, em idle, consome 180-190W. Quando uso um programa que stressa o processador (como o Prime 95) ele pula para 240W, e quando jogo CS: Source ele fica em torno de 215W. Lembrando que a fonte é com PFC ativo, então essa medida é confiável. Mas mesmo que não fosse o caso o Kill A Watt tem as funções VA e PF.

Isso é o esperado para minha configuração?:

ASUS Rampage Formula

Q9550

HD 4870

Corsair Dominator 2X2GB DDR2 1066MHz

Corsair 650W TX

8 Fans 120mm, 2 fans 92mm

Gravador de DVD

Achei francamente que consumiria mais. Ele também mede o consumo em kwh. Para saber quanto você gastou é só multiplicar o número medido pelo preço do kwh no seu estado, certo?

Só mais uma coisa, eu gostaria de ligar o Kill A Watt ao meu ar condicionado, mas o plug do ar é aquele de três pinos chatos. Existe algum adaptador? No caso precisarei de dois, um para ligar o ar no Kill A Watt e outro para ligar o Kill A Watt à tomada.

E colega, se você for comprar, perceba que no Super Ofertas ele só estará disponível no prazo de 10 a 15 dias!

Consumir mais :o. 240W já acho um horror para um PC, esse é um PC que eu não gostaria de ter...

Sobre os adaptadores, já vi adaptadores desse tipo, mas não davam a continuidade para o pino terra. Na Argentina é usado um plugue muito parecido com esses que usamos nos aparelhos de ar condicionado, e serve perfeitamente nos plugues de condicionadores de ar brasileiros. O outro lado, ligue numa extensão e depois em uma tomada comum, comprar dois adaptadores pra que?

Mas só um detalhe, ar condicionado não é 220V??

Compartilhar este post

Link para o post
Consumir mais :o. 240W já acho um horror para um PC, esse é um PC que eu não gostaria de ter...

Sobre os adaptadores, já vi adaptadores desse tipo, mas não davam a continuidade para o pino terra. Na Argentina é usado um plugue muito parecido com esses que usamos nos aparelhos de ar condicionado, e serve perfeitamente nos plugues de condicionadores de ar brasileiros. O outro lado, ligue numa extensão e depois em uma tomada comum, comprar dois adaptadores pra que?

Mas só um detalhe, ar condicionado não é 220V??

Pois é, isso que me ocorreu. Acredito que o ar seja 220V. Nesse caso vou ter que fazer a medição de forma indireta mesmo.

Mas colega, não pense que eu quisesse que meu computador consumisse mais! :D Eu só achei o salto relativamente baixo, e nem perto do que as calculadoras indicavam. Sei que elas prevêm condições extremas, em que tudo trabalha no máximo, mas ainda assim foi uma boa surpresa.

De qualquer forma, não pretendo deixar esse computador ligado para downloads (faço muitos!). Vou arrumar um de consumo mais baixo. Na verdade, o ideal acho que seria um laptop, mas não encontro nenhum usado nas condições que eu queira bem baratinho por aqui.

Eu também aproveitei para testar a opção "Dormir", que nunca tinha utilizado antes. Realmente, quando o computador volta da "soneca" ele carrega o Windows instantaneamente. Meu medo é que enquanto dormia o computador gastasse muito, mas o Kill A Watt indicou só 3 Watts.

Por enquanto o computador ficou ligado por 19 horas (o Kill A Watt informa) e consumiu 3,7kWh.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também aproveitei para testar a opção "Dormir", que nunca tinha utilizado antes. Realmente, quando o computador volta da "soneca" ele carrega o Windows instantaneamente. Meu medo é que enquanto dormia o computador gastasse muito, mas o Kill A Watt indicou só 3 Watts.

Sempre tive curiosidade em saber isso, obrigado :)

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos pelas dicas! Faller e Jack a Stone, vocês me convenceram a comprar o Kill a Watt, vou ver se consigo importar na newegg!

Também me interessei bastante pelo pc2500 da Phitronics pra montar um PC de baixo consumo. Eu queria comprar um Nano por R$299, mas o modelo que encontrei no Brasil usa um chipset antigo que eleva o consumo pra uns 40w (pra ter uma ideia, só o chipset usa cooler ativo!), aí não compensa, já que por menos dá pra comprar a solução com C7 da Via e consumir menos que isso! Só vou ver se consigo comprar a seasonic também!

Também gostei da informação que o PC em modo dormir gasta apenas 3 watts. Sempre tive dúvidas se consumia pouco ou não!

OBrigado pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post
Obrigado a todos pelas dicas! Faller e Jack a Stone, vocês me convenceram a comprar o Kill a Watt, vou ver se consigo importar na newegg!

Também me interessei bastante pelo pc2500 da Phitronics pra montar um PC de baixo consumo. Eu queria comprar um Nano por R$299, mas o modelo que encontrei no Brasil usa um chipset antigo que eleva o consumo pra uns 40w (pra ter uma ideia, só o chipset usa cooler ativo!), aí não compensa, já que por menos dá pra comprar a solução com C7 da Via e consumir menos que isso! Só vou ver se consigo comprar a seasonic também!

Também gostei da informação que o PC em modo dormir gasta apenas 3 watts. Sempre tive dúvidas se consumia pouco ou não!

OBrigado pessoal!

Aí fica difícil, colega. Para comprar na Newegg só com cartão de crédito com endereço (de cobrança E entrega) nos EUA. Se você arrumar um jeito de comprar de lá eu adoraria saber! :D

O único problema com o modo Dormir é que se o computador desligar (queda de energia, algum desatento desligando o filtro de linha, etc.) demora um tempão para reiniciar, porque ele perde toda a informação armazenada temporariamente. Não recomendaria para longos períodos.

Compartilhar este post

Link para o post

Cuide com a questão medir a potência do condicionador de ar. A maioria deles trabalha em 220 Volts (fase fase) e queimará o Kill-a-Watt.

Mesmo que o seu trabalhe em 110 Volts, cuide com a potência a medir, não ultrapasse os 1.800 Watts. Sei que um condicionador de ar não deve passar desse valor, mas condicionadores de ar tem uma corrente de partida muito grande por um tempo um pouco longo. Cuide com isso dai..

Compartilhar este post

Link para o post

Quer mesmo reduzir o consumo de energia? Esqueça seu computador.

Tome banho com água fria nos dias quentes, troque suas lâmpadas incandecentes por lâmpadas econômicas. Passe suas roupas todas de uma só vez para não ter que ficar ligando o ferro de passar a toda hora. Troque a borracha de vedação de sua geladeira, ou troque sua geladeira por uma mais econômica, retire aparelhos que ficam em standby com a luz vermelha acesa da tomada e por fim, apague a luz quando sair.

Aproveite sua banda larga

Compartilhar este post

Link para o post
Quer mesmo reduzir o consumo de energia? Esqueça seu computador.

Tome banho com água fria nos dias quentes, troque suas lâmpadas incandecentes por lâmpadas econômicas. Passe suas roupas todas de uma só vez para não ter que ficar ligando o ferro de passar a toda hora. Troque a borracha de vedação de sua geladeira, ou troque sua geladeira por uma mais econômica, retire aparelhos que ficam em standby com a luz vermelha acesa da tomada e por fim, apague a luz quando sair.

Aproveite sua banda larga

Aqui em casa usa-se aquecedor a gás para os chuveiros. Acho que isso contribui bastante.

Além do mais, a casa não é minha. É dos meus avós. Tem mil coisas que eu faria (cortar a TV a cabo para investir em internet de maior velocidade é uma delas), mas não tenho a palavra final. Algumas pessoas atingem um nível de conformidade triste, quando simplesmente não se dão ao trabalho de por nada em prática, mesmo que lhes ocorra uma ideia.

Meu próximo projeto com o Kill A Watt é medir o consumo de aparelhos que deixo no Stand By (microondas, TV), mas o problema é que todas as tomadas são de dois pinos, por isso terei que arrumar adaptadores para tudo.

Faller, muito obrigado pelas dicas quanto ao ar condicionado. O problema é que eu o recebi de um parente, sem manual de instruções nem nada. O ar é bem pequeno (acho que o menor que existe), mas não sei qual é a potência dele. Vou ver se consigo seguir seus passos e montar um computador de baixo consumo para downloads!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu que me meti nos assuntos de elétrica nos ultimos anos vou dar uma opinião com relação a instalação elétrica em si.

Há em muitas instalações, principalmente antigas, fugas de corrente. Essas fugas são como vazamentos num encanamento de água, mas muito mais difícil de ser detectado, na verdade não detectado, mas encontrado o ponto de fuga. Essas fugas, que as vezes podem ser grandes, adicionam alguns centavos e as vezes alguns reais, na fatura de energia elétrica do mês.

Um teste prático de se fazer é retirar tudo da tomada, absolutamente tudo e ir olhar no medidor de energia se ele tá girando, mesmo que devagar. Se tiver, provavelmente há fugas na instalação elétrica.

Um dispositivo que é recomendado por normas já desde 1997, que se chama de DR, além de proteger contra choques, não permite que haja fugas na instalação. Se há fugas, ele desarma o circuito. Não vou aprofundar nesse assunto porque não é o foco aqui, mas eu também tenho estado um pouco paranóico com esses gastos que não tão produzindo utilidade alguma pra gente. Quando vejo um LED verdinho ou vermelho acesos sem aquele máquina eletrônica tá produzindo nenhuma tarefa útil, fico doido já!

Um equipamento aqui em casa que consome absurdos quando suportamente desligado é o receptor da Sky. Essa ***** não desliga! Mostra no LED que tá em stand-by, mas o consumo é exatamente o mesmo de quando ta de fato ligado! Já medi 20W com ele "desligado" e a carcaça fica quente! É um absurdo isso! A marca do receptor é um RCA.

Alguns equipamentos, muitas vezes as TV's, vem com um botão liga/desliga geral, que realmente desliga a TV. Duas aqui e casa possui esses botões, uma Sony Trinintron de 1998 e outra LCD Philips, mas a Sony, mesmo em stand-by, consome pouquíssimo! Por volta de 1W ou menos, mas de qualquer forma, é um dispedício só pra ter um LED aceso e capacidade de ligar pelo controle. Como sempre passo perto da TV antes de liga-la, ligo pelo botão mesmo.

É isso aí, infelizmente temos equipamentos que gastam muito mesmo "desligados", dai tem que ficar abaixando pra tirar a tomada ou desligar o filtro de linha. Fora que o receptor Sky demora quase 1 min pra dar imagem, apos ter desligado da energia, é uma *****!

Compartilhar este post

Link para o post

É, eu vi em uma pesquisa que esses receptores de TV realmente consomem muito quando em Stand By, às vezes quase tanto quanto o aparelho consome ligado.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu faço à moda antiga... Monitorei lá no padrão a quantidade de energia consumida por dia com diversas configurações: Computador e luzes, computador e chuveiro, ferro e geladeira e fiz a média. Parabenizo você pela paranóia, e saiba que você não está sozinho nessa.

Eu sou assim também... além de livrar nosso bolso dos kw desnecessários, ajudamos o planeta, reduzindo o consumo de energia.

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, eu faço à moda antiga... Monitorei lá no padrão a quantidade de energia consumida por dia com diversas configurações: Computador e luzes, computador e chuveiro, ferro e geladeira e fiz a média. Parabenizo você pela paranóia, e saiba que você não está sozinho nessa.

Eu sou assim também... além de livrar nosso bolso dos kw desnecessários, ajudamos o planeta, reduzindo o consumo de energia.

Eu não entro nessa não. Quem ajuda o planeta reduzindo o consumo é o americano, que tira sua energia de queima de carvão. As hidrelétricas têm grande impacto ambiental quando instaladas, mas depois não ficam emitindo CO2 que nem usinas de carvão.

Ops, off-topic! :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Aqui em casa usa-se aquecedor a gás para os chuveiros. Acho que isso contribui bastante.

Além do mais, a casa não é minha. É dos meus avós. Tem mil coisas que eu faria (cortar a TV a cabo para investir em internet de maior velocidade é uma delas), mas não tenho a palavra final. Algumas pessoas atingem um nível de conformidade triste, quando simplesmente não se dão ao trabalho de por nada em prática, mesmo que lhes ocorra uma ideia.

Meu próximo projeto com o Kill A Watt é medir o consumo de aparelhos que deixo no Stand By (microondas, TV), mas o problema é que todas as tomadas são de dois pinos, por isso terei que arrumar adaptadores para tudo.

Faller, muito obrigado pelas dicas quanto ao ar condicionado. O problema é que eu o recebi de um parente, sem manual de instruções nem nada. O ar é bem pequeno (acho que o menor que existe), mas não sei qual é a potência dele. Vou ver se consigo seguir seus passos e montar um computador de baixo consumo para downloads!

Uma dica, ligue o Kill A Watt na tomada e nele um filtro de linha comum, no filtro de linha ligue o equipamento que quer medir o consumo (e que tem plugue com pinos redondos).

Sobre o ar condicionado, tome cuidado, tenho um de 7000BTU aqui, em uso normal a corrente exigida é de 3,6A, na partida é de 17A, isso em 220V, se o seu for 120V vai exigir muito mais corrente, pode sim danificar o Kill A Watt.

Compartilhar este post

Link para o post
Uma dica, ligue o Kill A Watt na tomada e nele um filtro de linha comum, no filtro de linha ligue o equipamento que quer medir o consumo (e que tem plugue com pinos redondos).

Sobre o ar condicionado, tome cuidado, tenho um de 7000BTU aqui, em uso normal a corrente exigida é de 3,6A, na partida é de 17A, isso em 220V, se o seu for 120V vai exigir muito mais corrente, pode sim danificar o Kill A Watt.

Obrigado, abandonei os planos de ligar o ar refrigerado no Kill A Watt.

Infelizmente meu filtro de linha (APC) não tem os pinos redondos! :D Mas há outros aqui em casa (de menor qualidade) que posso utilizar para essa tarefa!

Compartilhar este post

Link para o post

Dos equipamentos normais que se tem em casa, disparadamente aquele que mais consome em stand-by é o set-top box da NET (cable tv) com uma potência de 11 Watts em repouso (por isso é que se mantém sempre aquecido).... Isso dai resulta, em grana, um total de cerca de R$ 3,50 por mês, somente em stand-by.

Provavelmente, não consigo afirmar por não conhecer a topologia, é retirada alguma energia dai para alimentar (via cabo) algum amplificador de linha, ou entrada do cabo...

Abraço...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ouvi falar que tem um estudo que usinas hidrelétricas geram um impacto ambiental mesmo depois de instaladas, agora não me lembro bem o que. E tb tem o fato de que se há uma demanda menor, logo não há necessidade de construir outras usinas. Na teoria, porque independente do que nos façamos, o consumo só tende a crescer, em ritimo talvez menor, mas o consumo elétrico só cresce.

Essa história de emissão de CO2 é até engraçado, mesmo em propagandas voltadas por brasileiro tem essa historinha. Não entendo, já que a grande maioria das nossas usinas são hidrelétricas.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu ouvi falar que tem um estudo que usinas hidrelétricas geram um impacto ambiental mesmo depois de instaladas, agora não me lembro bem o que. E tb tem o fato de que se há uma demanda menor, logo não há necessidade de construir outras usinas. Na teoria, porque independente do que nos façamos, o consumo só tende a crescer, em ritimo talvez menor, mas o consumo elétrico só cresce.

Essa história de emissão de CO2 é até engraçado, mesmo em propagandas voltadas por brasileiro tem essa historinha. Não entendo, já que a grande maioria das nossas usinas são hidrelétricas.

Bom, claro que há um impacto pós instalação, pois as árvores que antes estavam lá agora estão submersas, então não estão desempenhando seu papel de combate ao aquecimento. Mas nada comparável ao dano causado pelas usinas de carvão.

Ah, mas não precisamos nos preocupar com crescimento da demanda, não! Felizmente vivemos em um país que cresce tão abaixo do esperado que o apagão, que era um risco ano passado ou algo assim, não chega nem a acontecer! :D:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Legal o tópico, fui comprar o Kill a Watt na Pluginformatica e eles não enviam para Rio Grande do Sul, que sacanagem... e é o unico lugar que achei no brasil pelo menos a pronta entrega...

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, claro que há um impacto pós instalação, pois as árvores que antes estavam lá agora estão submersas, então não estão desempenhando seu papel de combate ao aquecimento. Mas nada comparável ao dano causado pelas usinas de carvão.

Ah, mas não precisamos nos preocupar com crescimento da demanda, não! Felizmente vivemos em um país que cresce tão abaixo do esperado que o apagão, que era um risco ano passado ou algo assim, não chega nem a acontecer! :D:rolleyes:

O que eu havia ouvido não tinha relação com as árvores, mas com algo produzido dentro da água por certos microorganismos, acho que era isso, refletiria no ar. Não sei se ear isso, preciso encontrar o texto q eu li há muitos anos atrás. Na época nem me interessei muito, achei besteira...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, na página anterior eu disse que havia testado o modo Dormir do computador (Windows Vista) e que a potência nesse estado era só de 3 Watts. Para começar, isso foi um equívoco, porque a potência era de fato 9 Watts.

Mas ontem fui testar novamente o modo Dormir e percebi que, apesar da potência (indicada em Watts pelo Kill A Watt) ser de somente 9 Watts ele marcava 20 VA. Não entendi como isso era possível, pois minha fonte é uma Corsair 650W TX com PFC ativo, e quando o computador está ligado normalmente a razão Watt/VA é quase 1:1. Se não me engano o faller explicou isso em algum tópico, mas esqueci como funciona exatamente.

A questão é que quando o computador entra no modo Dormir essa razão cai de 1.00 a 0.98 para 0.40 a 0.46, causando a discrepância nas leituras. As minha pergunta são as seguintes: isso é um mau sinal?; porque o computador age dessa maneira?; como isso constitui uma vantagem?; existe a intenção de enganar, fazendo parecer que a potência nesse estado é menor do que realmente é?

E mais uma coisa, já que foram medidos 20 VA isso significa que essa é a potência real sobre a qual o consumo é calculado e pela qual estou pagando?

Só por questão de estatística aqui vão alguns dados que coletei com o Kill A Watt:

Computador ligado por 50 horas e 8 minutos - O computador teve diversos usos nesse tempo, desde jogos a períodos longos inerte, fazendo downloads.

Consumo: 9.81kWh

Computador no estado Dormir por 7 horas e 8 minutos

Consumo: 0.13kWh

Compartilhar este post

Link para o post
A questão é que quando o computador entra no modo Dormir essa razão cai de 1.00 a 0.98 para 0.40 a 0.46, causando a discrepância nas leituras. As minha pergunta são as seguintes: isso é um mau sinal?; porque o computador age dessa maneira?; como isso constitui uma vantagem?; existe a intenção de enganar, fazendo parecer que a potência nesse estado é menor do que realmente é?

E mais uma coisa, já que foram medidos 20 VA isso significa que essa é a potência real sobre a qual o consumo é calculado e pela qual estou pagando?

Não, não existe nenhum Complô Universal que faz com que o FP abaixe quando o computador vira dorminhoco. Tudo é uma questão de consumo. Quando uma fonte se vê obrigada a atender uma demanda abaixo de 2 a 4% de sua potência final ela não consegue manter o fator de potência tão bom quanto gostaria. Desse modo o FP cai e acaba dando as discrepâncias por ti colhidas... Isso dai também é uma boa razão para que coloquemos a fonte em nosso PC com uma pequena folga e não uma enorme folga. Talvez seu PC com uma fonte menor, mais adequada a sua config nem chegasse a baixar tanto o FP como está baixando ai, na hora da siesta da CPU..

Isso dai é tremendamente normal e fontes com PFC não manterão o Fator de Potência alto em toda a faixa de fornecimento de potência.. Potências muito baixas, FP baixo também...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais