Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual melhor método de controlar consumo de energia em casa?


Espartano

Posts recomendados

Não, não existe nenhum Complô Universal que faz com que o FP abaixe quando o computador vira dorminhoco. Tudo é uma questão de consumo. Quando uma fonte se vê obrigada a atender uma demanda abaixo de 2 a 4% de sua potência final ela não consegue manter o fator de potência tão bom quanto gostaria. Desse modo o FP cai e acaba dando as discrepâncias por ti colhidas... Isso dai também é uma boa razão para que coloquemos a fonte em nosso PC com uma pequena folga e não uma enorme folga. Talvez seu PC com uma fonte menor, mais adequada a sua config nem chegasse a baixar tanto o FP como está baixando ai, na hora da siesta da CPU..

Isso dai é tremendamente normal e fontes com PFC não manterão o Fator de Potência alto em toda a faixa de fornecimento de potência.. Potências muito baixas, FP baixo também...

Ok faller, obrigado pela explicação! :D

Mas então meu consumo é baseado nos 20 VA mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entro nessa não. Quem ajuda o planeta reduzindo o consumo é o americano, que tira sua energia de queima de carvão. As hidrelétricas têm grande impacto ambiental quando instaladas, mas depois não ficam emitindo CO2 que nem usinas de carvão.

Ops, off-topic! :lol:

Por pensamentos como esse que o mundo está acabando cara... se utilizarmos equipamentos que consomen menos energia, a mesma não precisará ser consumida... então você acha que nos EUA tudo é a carvão??? geladeira, televisão, computador...

Na verdade eu monitoro a quantidade de Kw consumida pra ter uma ideia de quanto será minha conta, o auxílio ambiental é brinde...

off topic2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por pensamentos como esse que o mundo está acabando cara... se utilizarmos equipamentos que consomen menos energia, a mesma não precisará ser consumida... então você acha que nos EUA tudo é a carvão??? geladeira, televisão, computador...

Na verdade eu monitoro a quantidade de Kw consumida pra ter uma ideia de quanto será minha conta, o auxílio ambiental é brinde...

off topic2

Colega, não entendi.

E claro que eu economizo, senão deixava o ar condicionado ligado o mês inteiro no máximo, mesmo quando saísse de casa. A questão é que faço isso mais pelo bolso do que por essa "consciência verde".

Talvez devêssemos abrir um tópico sobre isso... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia de economia hoje está diretamente relacionada com dinheiro. Problema é não olharmos a eficiência. O colega Faller ja postou aqui e em outros foruns sobre a verdadeira economia em usarmos uma fonte de alta eficiência. Uma fonte genérica é mais barata que uma fonte com pfc, isto só a curto prazo. (exemplo da fonte genérica olhando só o gasto de energia).

No meu caso ja achei na internet uma pessoa que está questionando na justiça o porque destes conversores da netdigital gastarem tanta energia. Pelo que me lembro ele pede uma alternativa mais economica para operadora de tv, (claro sem sucesso).

Se não me falha a memória o brasil é um dos maiores produtores de Co2 e CH4 graças ao material organico que está submerso nos reservatórios.

fonte:

http://www.agencia.fapesp.br/materia/7857/especiais/fator-hidreletrico.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entro nessa não. Quem ajuda o planeta reduzindo o consumo é o americano, que tira sua energia de queima de carvão. As hidrelétricas têm grande impacto ambiental quando instaladas, mas depois não ficam emitindo CO2 que nem usinas de carvão.

Ops, off-topic! :lol:

Eu respondi baseado nesse aqui irmão, e não é só pelo meio ambiente... esse vem por consquência, mas você generalizou, e a culpa não é só do EUA, a Europa libera muito mais CO2 que a América.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Eu fico bravo quando vem um falar de trocar lâmpada incandescente por fluorescentes pra diminuir a emissão de CO2! Tem até comercial em revista nacional, e já vi na TV tb! Além das campanhas pra redução de CO2 como um dia do ano aí pra todos apagarem as luzes por 1 hora! Aff, quando besteira!

No Brasil praticamente toda energia é produzida por hidrelétricas e não usinas movidas à carvão, logo cadê o CO2? Mesmo que tivéssemos usinas movidas à carvão, 1 hora sem consumir energia, e somente das lâmpadas, só vai ser bom pro seu bolso, a usina não vai parar de queimar carvão por isso, da mesma formas as termo-nucleares, você pode parar de consumir, mas os reatores continuarão em operação.

Voltando ao assuntos das lampadazinhas econômicas, essas aí são faca de dois gumes! Pelos motivos:

1 - Possuem mercúrio, chumbo e outros componentes tóxicos. Não conheço uma alma aqui perto de mim que não jogue essas lâmpadas no lixo, ou em áreas rurais, jogam num buraco pra queimar junto com lixo.

2 - O aumento do uso dessas lâmpadas é ruim pra saúde das redes elétricas. Elas além de poderem causar interferências em outros dispositivos, sujam a rede elétrica com seu baixo fator de potência - 0,5-0,6. Essa distorção harmônica que é gerado pelo baixo FP se traduz em maior sobrecarga nos condutores, especialmente o neutro de toda rede até o transformador na rua, redução da capacidade de transmitir corrente útil em todos componentes da rede elétrica, especialmente transformadores.

Uma coisa que pouquissimas pessoas sabem, é que se você liga uma lâmpada fluorescente compacta de 30W na sua casa, a usina precisa gerar 60W para acendê-la ou seja, pra "proteger o planeta" com alguns aí ficam igual papagaio dizendo, não ajudou em nada ao substituir uma lâmpada de 60W por uma de 30W, como já vi gente fazendo e elogiando como elas são fortes, iluminam bem e consomem a metade! Nós consumidores residenciais felizmente, ou infelizmente, não somos taxados (ainda) por KWhR (kilowatt/hora Reativo).

Temos tecnologias tanto pras lâmpadas, como pras fontes eletrônicas pra corrigir o baixo FP, mas no caso das lâmpadas a desculpa é que aumentará desmais o custo da mesma. Só produzir em massa que o custo cai! Mas eu queria ver mesmo é a tecnologia LED disponivel igual às lâmpadas fluorescentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

Aqui em casa tem 2 pcs, meu e da minha irmã. Compartilho vídeos e arquivos pela rede usando o PC da assinatura. Estou cansado de chegar em casa e ver meu pc ligado apenas para compartilhar arquivos (filmes e seriados). Estou querendo resolver este problema com esta solução.

http://pixel01.cps.intel.com/portugues/products/motherbd/D945GCLF/index.htm

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=13964&cat_id=10&cpc=0,49&parceiro=buscape

Parece ser bem interessante, pois a placa é muito compacta e possui o processador Intel Atom 230 que consome muito pouco. O preço também é atrativo R$ 269,00.

Comprando um HD 1TB da WD caviar green, 1GB memória 667 mhz mais um fonte boa ficará legal. Também estou querendo usá-lo para fazer download/upload na internet.

Alguém tem mais notícias sobre esta placa ou algo semelhante?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguém tem mais notícias sobre esta placa ou algo semelhante?

Não exatamente dessa placa ai que pretendes usar, mas sim do algo semelhante, que pode ser visto no post de número #2 desse tópico. Tem quase dois anos funcionando sem parar aqui em casa e usa uma mobo da phitronics com uma CPU da VIA. Não é tão potente quanto esse Atom dai, mas nem tampouco necessita, para o uso que dei e que parece ser muito semelhante ao que queres dar..

Atualmente já se tem uma versão um pouco melhor dessa placa-mãe e também da CPU, que é essa daqui: http://www.phitronics.com.br/pc3_1.php

No meu caso valeu cada centavo, e te digo com exatidão o custo em energia que em dois anos esse servidor de arquivos e up/down loader da internet me deu...

Foram cerca de 220 reais em consumo de energia durante 2 anos, ou seja, cerca de R$ 9,00 de custo de energia por mês... Seu consumo ficou em 28 Watts somente..

Esse conjunto pode ser adquirido atualmente por cerca de R$ 170,00. Aqui tem a venda, por exemplo: http://www.fgtec.com.br/placasmae.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além das orientações técnicas (sempre muito bem-vindas) relativas ao consumo e à economia de energia, há outros fatores que também podem ser considerados. São fatores ligados ao nosso modo de vida e dizem respeito ao uso (ou desuso) de determinadas tralhas energéticas.

1. Chuveiro elétrico. A maioria das pessoas que mora em regiões quentes toma banho quente mesmo em dias de calor. Por quê? Puro hábito. Se banho frio fizesse mal até daria para entender...

2. Ar condicionado. Ok, eu sempre penso em comprar um quando o calor está de lascar. Ainda bem que a vontade (assim como o calor) dá e passa. Conheço um cara que simplesmente arrancou o termostato do seu ar condicionado para garantir que o frio fique no máximo. Aí ele se enfia embaixo de um edredon...

3. Lavadora de louças. Vai cair a mãozinha se lavar aquele pratinho?

4. Secadora de roupas. As máquinas de lavar mais modernas centrifugam a roupa, que sai quase seca. E um varal sempre tem lá sua poesia.

5. Forno de microondas. Hã? Usar radiação para aquecer os alimentos? Um fogão, um forno ou um bom banho-maria não fariam a mesma coisa? Se radiação fizesse bem à saúde até daria para entender...

6. Televisão. Vocês podem achar que estou de brincadeira, mas não estou. Sim, eu tenho uma de 42 polegadas, mas ela só é ligada quando eu quero assistir a um DVD. Lixo não é essencial para a vida de ninguém... A não ser, é claro, para a vida dos que vivem dele.

Eu não sou partidário de uma "volta à natureza". Nada disso. Adoro eletricidade e dificilmente poderia viver sem ela. E também não estou aqui para julgar o modo de vida de ninguém. Cada um sabe de si. Mas a verdade é que boa parte das "modernidades" que nos são oferecidas não fariam falta alguma se nos dispuséssemos a viver sem elas.

http://natureba.com.br/energia-eletrodomesticos.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além das orientações técnicas (sempre muito bem-vindas) relativas ao consumo e à economia de energia, há outros fatores que também podem ser considerados. São fatores ligados ao nosso modo de vida e dizem respeito ao uso (ou desuso) de determinadas tralhas energéticas.

1. Chuveiro elétrico. A maioria das pessoas que mora em regiões quentes toma banho quente mesmo em dias de calor. Por quê? Puro hábito. Se banho frio fizesse mal até daria para entender...

2. Ar condicionado. Ok, eu sempre penso em comprar um quando o calor está de lascar. Ainda bem que a vontade (assim como o calor) dá e passa. Conheço um cara que simplesmente arrancou o termostato do seu ar condicionado para garantir que o frio fique no máximo. Aí ele se enfia embaixo de um edredon...

3. Lavadora de louças. Vai cair a mãozinha se lavar aquele pratinho?

4. Secadora de roupas. As máquinas de lavar mais modernas centrifugam a roupa, que sai quase seca. E um varal sempre tem lá sua poesia.

5. Forno de microondas. Hã? Usar radiação para aquecer os alimentos? Um fogão, um forno ou um bom banho-maria não fariam a mesma coisa? Se radiação fizesse bem à saúde até daria para entender...

6. Televisão. Vocês podem achar que estou de brincadeira, mas não estou. Sim, eu tenho uma de 42 polegadas, mas ela só é ligada quando eu quero assistir a um DVD. Lixo não é essencial para a vida de ninguém... A não ser, é claro, para a vida dos que vivem dele.

Eu não sou partidário de uma "volta à natureza". Nada disso. Adoro eletricidade e dificilmente poderia viver sem ela. E também não estou aqui para julgar o modo de vida de ninguém. Cada um sabe de si. Mas a verdade é que boa parte das "modernidades" que nos são oferecidas não fariam falta alguma se nos dispuséssemos a viver sem elas.

http://natureba.com.br/energia-eletrodomesticos.htm

Esqueceu dos sócios da CIA elétrica que deixam todas as lampadas acesas ou fecham a janela e acendem a luz......

Além da TV ligada para a parede assistir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueceu dos sócios da CIA elétrica que deixam todas as lampadas acesas ou fecham a janela e acendem a luz......

Além da TV ligada para a parede assistir.

Bem lembrado. Por outro lado, quem dera que só as paredes assistissem TV.

Televisão danifica os circuitos elétricos mais sensíveis: as redes sinápticas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...