Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
marlonAssis

Carregador para Bateria de Notebook

Recommended Posts

Fiz uma busca pelo forum e nada encontrei. Se alguém souber o tópico me avise.

Estou com um notebook que a entrada de força já era. Restou apenas a bateria que já descarregou e eu não tenho como recarrega-la.

Pensei em colocar o fio 12V da fonte na bateria para carrega-la. O problema é que eu não tenho certeza se isso funcionaria.

No ensino médio vi em eletricidade que se você inverter os polos a bateria começa a ser carregada. Mas ensino médio é ensino médio, preciso de ajuda profissional.

Colocar o fio 12V no polo negativo e o fio preto no polo positivo funciona?

Abraços.;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo primeiramente é bom lembrar que antes de você tentar carregar a bateria do seu notebook externamente você precisa estar ciente de alguns inconvenientes:

1 - voce pode cometer algum erro tentando e fulminar sua bateria aumentando assim o seu prejuízo

2 - É possível que o verdadeiro problema no seu note seja apenas a fonte de alimentação o que é muito mais simples de resolver do que carregar a bateria externamente, procure http://www.nodaji.com.br esta empresa pode te auxiliar caso seja mesmo a fonte

3 - Caso deseje ainda carregar a bateria, note que conectores de bateria de note costumam ser bem complexos e difíceis de se acessar os terminais e identificar o correto, mas caso você identifique o correto, segue alguns links de carregadores de bateria.

http://www.renaultclube.com/tutorial-montando-um-carregador-de-baterias-caseiro/

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/479

http://www.tradepar.com.br/detalhes/carregador-de-bateria-eletrônico-138vdc-5a-hayonik-fcbp-50e-coddo-produto1319-1319-361.html

espero ter ajudado.

Fernando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que trocar o jack, ou mesmo adaptar outro jack similar, na entrada do notebook, é muito mais fácil que fazer um circuito para carregar a bateria.

É bem normal o conector femea do notebook quebrar, em qualquer lugar que ele fique o usuario sempre força ele em algum momento. A boa notícia é que solda fria é bem comum, que se resolve abrindo e resoldando. A segunda boa notícia é que são só 2 vias em uso, que permite que você adapte facilmente qualquer plug e jack (Plug = Macho, Jack = Femea) de qualquer formato, como P4 padrão, ou até mesmo P2 (Prefira P4).

Essa de inverter a pilha pra quebrar cristalização é do tempo das pilhas NiCD, alta corrente numa tensão um pouco maior, se fizer isso em Li-ion (Celulas usadas em notebook ou celulares hoje) não vai fazer nada de especial, vai só danificar as celulas se elas estiverem boas e se elas já estiverem com a capacidade diminuida vai diminuir ainda mais.

(Obviamente em 2 segundos não vai danificar a celula na hora, vai apenas diminuir a vida útil da celula. Pra ser sincero li-ion aguenta isso (Alta corrente) desde que respeite a tensão, então 2 ou 3 cargas com a tensão correta diminuem pouco a vida útil das celulas li-ion. Mas como é uma faixa de tensão muito estreita não teste isso aleatoriamente ("Só pra ver se funciona"))

Editado por rubemll

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×