Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu primeiro Circuito


andrelpr

Posts recomendados

Galera,

Sei que existe alguns topicos neste forum sobre isto. Quero adiantar que googlei muito antes de escrever isto aqui. Na verdade montei meu primeiro circuito baseados em apostilas e tutorais que li na NET.

Seguinte

Vou explicar o que fiz e como fiz.

Tenho um circuito montado em protobord funcionando belezinha. Depois de testado montei o desenho do circuito no programa Proteus. Ate ai Beleza.

Imprimi o layout usando uma impressora a Laser em um papel fotografico e tb num papel transparente.

Apos varios video no youtube, chegou minha vez.

Usei um ferro de passar roupa e deixei varios minutos em cima do papel fotografico, nao trapois nenhum risquinho.

Bem, criei coragem e pequei a caneta propria para riscar circuitos.

Desenhei com a caneta conforme o layout impresso e montei a solução de percloreto de ferro.

O cobre nao saiu e ainda começou a sair o desenho do layout que fiz com a caneta.

Galera, o que eu preciso é o seguinte.

Um receitinha de bolo de preferência usando uma impressora (laser ou jato de tinta) especifincando tipo de papel, tempo que devo ficar com o ferro, medida usada na solução.

Galera preciso muito da ajuda de vocês pois o mais difícil consegui, que é fazer o circuito funiconar, agora repassar isso pro fenolite ano estou conseguindo

Abraço e desde ja agredeço a leitura/ajuda.

André Luis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara isso é fácil, mas tem que usar uma impressão de xerox aquelas que depositam uma camada de carbono no papel, o papel pode ser comum ou fotográfico mas a camada espessa é importante, se fizer com impressora comum não dá.

Você aplica o ferro de passar com um pouco de álcool e deixa por uns 10 minutos ou mais, só cuida pra não amarelar o fenolite pois ai a temperatura estará muito alta.

Retire o papel vai ficar grudado nas trilhas ai você pode deixar somente nas trilhas e se quiser aplicar uma caneta pra CD da Pilot, a melhor que eu acho vai reforçar a área a não ser corroída.

A solução de percloreto deve ser de acordo como o fabricante recomenda diluir, ai deve cuidar o tempo de corrosão esta solução não estraga com o passar do tempo e sim pela quantidade de vezes que foi usada, dura muito cara...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...