Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação de fonte na placa mãe ASUS P5Q-E


ALJORGE

Posts recomendados

Pessoal, estou com um problema... Comprei algumas peças para montar meu PC novo mas agora estou com um grande problema. Minha placa mãe é o modelo ASUS P5Q-E e a fonte Seventeam 550W reais com PFC ativo. O problema é que são tantos conectores que eu não sei bem como ligar eles na placa mãe para ela funcionar corretamente.

Bom, eu liguei HD, DVD, placa de video (2 conectores de 6 pinos), até então normal. Quando fui ligar a placa mãe, eu me deparo com um conector ATX de 24 pinos e um outro perto do processador com 8 pinos. No manual diz pra eu não esquecer de ligar o conector de 8 pinos senão o pc não vai ligar. E agora, o que eu faço, eu devo ligar o conector de 24 pinos na placa mãe ou só 20. Os quatro restantes devem ser ligados mesmo com os conectores da placa de video ligados? E o de 8 pinos, que deve ser para alimentação do processador? Qual é a solução! Não quero queimar minha placa mãe! Por favor me ajudem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou com um problema... Comprei algumas peças para montar meu PC novo mas agora estou com um grande problema. Minha placa mãe é o modelo ASUS P5Q-E e a fonte Seventeam 550W reais com PFC ativo. O problema é que são tantos conectores que eu não sei bem como ligar eles na placa mãe para ela funcionar corretamente.

Bom, eu liguei HD, DVD, placa de video (2 conectores de 6 pinos), até então normal. Quando fui ligar a placa mãe, eu me deparo com um conector ATX de 24 pinos e um outro perto do processador com 8 pinos. No manual diz pra eu não esquecer de ligar o conector de 8 pinos senão o pc não vai ligar. E agora, o que eu faço, eu devo ligar o conector de 24 pinos na placa mãe ou só 20. Os quatro restantes devem ser ligados mesmo com os conectores da placa de video ligados? E o de 8 pinos, que deve ser para alimentação do processador? Qual é a solução! Não quero queimar minha placa mãe! Por favor me ajudem!

Qual o modelo da sua fonte? É a ST-550-PAM ou a ST-550P-AG? Pois a ST-550-PAM só tem um PCI-E de 6 pinos...

Enfim...

você deve ligar o conector ATX de 24 pinos e o EPS12V de 8 pinos que irá alimentar o processador, o ATX 12V o de 4 pinos é usado em placas-mãe low/mid-end na maioria dos casos...

Mas existem MB que tem o encaixe para o EPS12V que dependendo do processador pode ser muito bem usado o ATX12V, agora se no manual fala para usar o EPS12V então use-o e deixe o de 4 pinos de lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte Seventeam ST-550P-AM Q-FORCE 550W Reais - PFC Ativo.

A placa mãe tem o encaixe EPS12V de 8 pinos. Mas engraçado, o manual diz que eu tenho que usar o de 8 pinos. Ele indica o conector de 24 pinos mas não diz que devo usar os 24 ou que eu devo usar os 24! Eu tentei já usar o conector EPS12 V e os 20 pinos normais na placa, mas ela não quis funcionar, nem sequer o cooler do processador funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte Seventeam ST-550P-AM Q-FORCE 550W Reais - PFC Ativo.

A placa mãe tem o encaixe EPS12V de 8 pinos. Mas engraçado, o manual diz que eu tenho que usar o de 8 pinos. Ele indica o conector de 24 pinos mas não diz que devo usar os 24 ou que eu devo usar os 24! Eu tentei já usar o conector EPS12 V e os 20 pinos normais na placa, mas ela não quis funcionar, nem sequer o cooler do processador funcionou.

Mas é para usar o ATX de 24 pinos sim, se não fosse para usar a placa-mãe viria sem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é para usar o ATX de 24 pinos sim, se não fosse para usar a placa-mãe viria sem...

Meu problema é semelhante, mas a placa é uma P5E3 e a fonte uma Corsair TX 750W.

então o correto é plugar esse EPS12v no conector ATX12V e mais o conector 24 pinos normalmente?

No manual fala "use either a 4-pin ATX12V or an 8-pin EPS +12V plug for the EATX12V connector." Esses 4 pinos q o manual se refere, seriam 4 pinos pra plugar no lugar do EPS12v ou seriam os 4 pinos do conector principal (20+4) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei, mas é meio confuso! Olha só! Eu olhei direito na placa... Os 4 pinos que sobram do ATX 24 pinos na placa está especificado que é o EATXPWR e os conectores que ficam perto do processador está especificado que é o EATX12V, só que esses tem 8 pinos e a fonte tem 2 conectores com 4 pinos e elas se encaixam perfeitamente aí. O problema é saber se eu posso colocar os dois conectores ou só um. E se eu conecto aí, eu devo conectar os 4 pinos que sobram do ATX 24 pinos? Abaixo tem uma demonstração de como está conectado os cabos e uma visão geral da CPU!

post-521377-13884951021268_thumb.jpg

post-521377-13884951022064_thumb.jpg

post-521377-13884951022878_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você está complicando coisas simples... veja bem, o ATX12 e o EPS12V que alimentam o processador tem somente fios de cores pretas(COM) e amarelas(+12V)...

você deve ligar o de 8 pinos na sua placa-mãe para alimentar o processador!

Já o 20+4pinos da placa mãe, os 4 pinos tem um fio vermelho(+5V), laranja(3,3V), amarelo(+12V), preto(COM)

você deve ligar os 24 pinos na sua placa-mãe para que a mesma funcione!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATX 24pinos - Conector de 20 pinos mais conector de 4 pinos com fios nas cores preto, amarelho, vermelho e laranja.

ATX12 - Conector de 4 pinos com fios amarelos e pretos.

EPS12V - Conector de 8 pinos com fios amarelos e pretos, usa o ATX12 mais 4 pinos extras, é desmontável.

Para a mobo funcionar você tem que ligar no mínimo o ATX 24 pinos e o ATX12V com pelo menos 4 pinos ligados, sendo o ideal é usar os 8 pinos.

Sua fonte tem sim todos esses conectores.

O problema é saber se eu posso colocar os dois conectores ou só um.

Claro que tem que por os dois, só com uma a mobo nem sequer liga!

E se eu conecto aí, eu devo conectar os 4 pinos que sobram do ATX 24 pinos?

Claro que sim, se eles estão ai é para ligar...

Na sua foto dá para ver que você está com os quatro pinos extras dos conectores ATX24P e do EPS12V desligados, ligue-os.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu amigo estou com problema semelhante,já iria criar um tópico aqui também.

tenho essa mesma placa mãe e uma fonte SL8600 EPS com PFT Ativo,e o pc também não ligar,achei que era o cooler do processador(ele tava meio folgado) ai fui,tirei tudo,placa mãe deixei bem encaixado,o problema continuar,a fonte "finge que vai ligar" mais não ligar,faz só "Tum...(1 segundo só)" e desliga,e também quando eu fico mexendo os fios da fonte,ela faz o mesmo,finge que vai pegar,como se fosse mal contato.

estou mais chateado,porque aqui em casa estava em reforma,ja fazia quase 2 meses que tinha comprador isso,e so fui montar agora todo o pc.(todas as peças são novas).

obs: a placa mãe liga(fica acesso os leds lá em baixo de power e reset(da placa mãe,não do gabinete)

Por favor,se você conseguir resolver me informe como foi ok!?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chopinho amigo, eu não consegui fazer ela funcionar não, desconfio que seja um defeito. Mandei ela hoje de volta para troca. Como os amigos acima disseram, é para conectar todos os cabos possíveis na placa mãe. Eu fiz mas não deu certo! Eu tenho certeza que a minha fonte é suficiente para alimentar o meu sistema, então creio que seja a placa mãe mesmo.

Quanto à fonte ligar e desligar sozinha, comigo também aconteceu isso. A placa mãe até liga, os leds acendem, mas não há resposta no video, então a fonte desliga sozinha. Todos os outros componentes estão funcionando porque fiz o teste em outra placa mãe menos complicada. Então a conclusão é que é um defeito na placa mãe mesmo.

Bom, enviei a placa para troca! Quando a nova chegar, vou fazer como os amigos me instruíram: ligar todos os plugs. Vamos ver no que vai dar! Até mais pessoal! Obrigado pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei minha placa na PLUG INFORMÁTICA. Mas como eu enviei de volta dentro de 7 dias úteis depois da data de entrega, eles vão me enviar rapidinho. Eu conectei a minha só com os 24 pinos da primeira vez. Depois postei este tópico para saber o que estava dando errado e me disseram para ligar todos os cabos. Então eu fiz, mas também não deu certo. De fato acho que foi algum defeito de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ALJORGE,estou voltando aqui para dizer que conseguir "resolve" seguinte,eu não tinha colocado os parafusos de fixação(as porcas) então eu coloquei elas(fica de baixo da placa mãe,a placa fica por cima deles...)

então o meu problema era que dava curto.

Bom,mais o problema mais ou menos que continua,só que acho que a fonte está com mal contato,porque eu tenho que mexer no cabo tem vez pra pegar,e tem que fica em uma unica posição,se não,não pegar.

o meu problema agora é esse:

http://forum.clubedohardware.com.br/varios-problemas-instalar/656678?p=3516653#post3516653

estou só com azar,aff!

ah,vi ai que você usar 3 entradas SATA,são 3 HDS ou 1 e para o Gravador de DVD?porque se existe gravador de DVD com SATA vou ter que comprar 1,porque esse que tenho(ele e HDD e a placa usar FDD :@) não pegar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...