Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Buckethead

Ajuda com circuito simples

Recommended Posts

Olá galera,

sou iniciante em eletrônica. Conheço um pouco de teoria, alguns componentes, mas a prática é mínima. Preciso fazer um circuito na protoboard, mas antes quero fazê-lo no multisim. Segue abaixo o esquema:

http://img244.imageshack.us/my.php?image=uaauaua.jpg

Como esse circuito ficaria no multisim? Alguem pode fazer e me mandar um save dele?

Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Buckethead,

Fiz pra você o que você estava pedindo. Segue a imagem do seu circuito de como ficaria utilizando o Multisim.

Esq_Identificador_Regiao_Al.jpg

Espero que ajude.

Abração,

R.Costa.

Olá digam,

eu montei o circuito no multisim, exatamente igual ao seu. Os leds não acendem. Não sei o que deve estar havendo. Pode me ajudar?

printscreen do circuito:

circuito1b.th.jpg

Caro Buckethead,

Eu não sei do seu circuito completo para poder te dizer...isso porque pelo que entendi olhando pra esse projeto, ele é um identificador de qual "sensor" armou o alarme ou até mesmo qual desarmou, ou melhor, qual dos 3 sensores (pois temos 3 leds) foi violado. E assim, cada LED no caso monitora o estado de 1 sensor, e quando tal sensor é violado, então o LED acende! Mas eu não vi o circuito completo dizendo o que tem na entrada ali dos leds assim como não sei o que tem na saída do circuito...então, pelo menos pra mim ficou meio complicado de te explicar o porque. :(

Estou postando essa mesma mensagem no seu topico, lá no forum, pra que outros possam tentar te ajudar.

Abração,

R.Costa.

Editado por Bcpetronzio
Post seguidos em menos de 24 horas, use a opção Editar...

Compartilhar este post

Link para o post

pra mim isso tá bem basico ..

na saida pode colocar um rele .. tanto faz a posição claro ele tem que trabalhar com uma tensão menos que a de entrada . um de 5 volts funciona legal ae .

e na entrada é só fechar um curto entre os leds e o terra .

tipo colocar um red switch entre cada led e o terra . e quando arma ele vai indicar qual entrada armo através dos leds e arma o rele .

acho q é isso

forte abraço amigos

Compartilhar este post

Link para o post

É meu amigo Danilo,

concordo com você!

O único problema é que na simulação, mesmo aterrando os LEDs, e colocando uma carga na saída, a coisa não funcionou...mas acredito tb nessa lógica sua...apesar de sabermos que de vez em quando, nem tudo que parece é! rsss

Abração meu amigo.

R.Costa.

Compartilhar este post

Link para o post

lembrei de um detalhe, tem que cuidar a tensão que é colocada no led. ele tem que estar com o resistor correto (para passar de 10mA à 20mA) e a tensão não pode ser maior que 4V, se não na simulação ele não liga (simulando assim um led tostado X( )

Compartilhar este post

Link para o post

cara para circuitos assim num tem simulador q de jeito !! entenda q simulador não é pratica . te garanto q como tá ae funciona e perfeitinho .

eu já tive varios problemas com simulador . isso sem contar q tem muita coisa , mais muita coisa mesmo q no simulador deu uma coisa e na pratica deu outra .

o simulador é um quebra galho .

nem pra microcontrolador ele dá um resultado exato como na pratica .

você simula uma coisa e ele na pratica da outra !! o simulador é para tirar bases .

obs: não se referindo aos proprios para o componente . se você usar um simulador para pic ele vai te dar um bom resultado !!!. mais se você simular no proteus por exemplo. pode apostar q ná pratica é outra historia .

para você colocar um circuito para funcionar como um "relógio" (contando) você tem q ir na pratica !!

fazer o circuito simulado é mole . quero ver botar ele no relógio!!!

forte abraço

Editado por Danilo Almeida

Compartilhar este post

Link para o post

tem um fator que muita gente esquece na hora de simular uma PIC. a velocidade do programa na prática em uma PIC é milhares de vezes maior do que no simulador. Não adianta tentar simular uma multiplexação, por exemplo, vai ficar tudo piscando só =P

Prática é bem diferente da simulação, certo, mas as vezes simular direito faz diferença e pouco tempo de prática :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais