Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar sinal.


Soulless-BR

Posts recomendados

Olá, primeiramente sou novo aqui, tudo bem com vocês?

Seguinte eu estou com um probleminha, tenho um trabalho da faculdade para fazer e realmente está me dando trabalho!!! Acabei que resolvendo utilizar no meu dispositivo um sensor de movimento, ainda não peguei um na mão, mas pelo que fiquei sabendo ele funciona da seguinte forma (resumido) ele está fechado quando não tem movimento e aberto quando detecta algo. Correto até ai?

Bom a minha dúvida é a seguinte, como eu posso transformar esse sinal de 0 e 1 do sensor para que o computador entenda? O Software eu estou pensando já na resolução, mas é que não sei como transformar esse sinal pro PC.

Só pra vocês entenderem eu estou fazendo um projeto que simplesmente vai ligar ou desligar as lâmpadas do quarto conforme o movimento. A utilização de um computador é especificação do professor (Ciências da computação).

Agradeço desde já qualquer informação.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você não vai transformar o sinal de 1 0 para o computador, você irá alimentar o computador com esse sinal, de preferência pela porta paralela ou serial.

o computador só precisa saber se está vindo algo ou não...

Para fazer essa transformação, bom, existem protocolos de comunicação com a porta paralela do pc, é só dar uma estudada, certo? Mas a paralela é capaz de entender um sinal de 0 - 1 (0V - 5V) como sendo dado recebido, então é tudo fácil nesse ponto.

O circuito em si de detecção de movimento não é tão simples assim... a eletronica nele é simples até. Um emissor de infra-vermelho chaveando um sinal de 15Khz na saída e um receptor de infra-vermelho que capta sinais pulsados de 15Khz... o problema é que esse sensor é meio carinho (15 conto eu acho) mas eu acho que é o melhor a se fazer pois ele filtra outras ondas luminosas, e mesmo esse não sendo o circuito mais simples, eu acredito que seja o melhor, pois não dispara quando se acende luzes com alta emissão de raios infravermelhos (lampadas incandecentes).

Com relação ao circuito estar fechado enquanto não percebe nada e aberto quando encontra, isso é para detectar falha... pois caso ele resolva queimar, quebre o fio, etc, isso irá disparar o alarme e você saberá que há algo de errado com o aparelho, medida de segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Lucas, primeiramente muito obrigado pela sua resposta, realmente eu não tinha nem pensado em utilizar a porta paralela ou a serial, vou dar uma estudada melhor nessas duas portas e ver qual é a melhor para o meu projetinho.

Agora o que tu me falou de electrónica eu vou ser sincero, entendi de pouco a nada!!! rsss... Vou ter que estudar um bom pouco sobre o assunto, agora, onde eu poderia estar encontrando esse modelo de sensor no mercado? Teria um nome ou modelo para facilitar um pouco a vida de um iniciante?? rss...

Agradeço desde já, e já estou pesquisando sobre as portas.

Agradecido mesmo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...