Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As doenças Elétricas e seus Remédios

Posts recomendados

Faller, o varistor entra em ação em quantos volts?

Explicando a pergunta: filtros não possuem relés (exceção é Clean Energy), então a sobretensão pode ir até qual valor para o varistor entrar em ação (desviar o excesso de energia para o terra ou neutro)? Quantos volts precisa atingir para um varistor entrar em ação, não no caso de um surto, mas de uma sobretensão?

Observações:

- Peço que considere um filtro 110v (meu caso).

- Sei que a fonte, sendo full range, aguenta uma sobretensão a ponto de tudo queimar em minha casa antes do PC.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Varistores geralmente não são dimensionados para enfrentar sobretensões sustentadas, mantidas de tempo maior (maiores que milisegundos)

Se isso acontecer eles aquecem tanto que explodem.

Ao aquecer, se tiverem colados a eles, próximos, fusíveis térmicos, esses fusíveis abrirão, protegendo seus equipamentos e também de prender fogo na proteção..

Adicionalmente se esses varistores forem procedidos por bons e rápidos fusíveis de linha ou circuit-breakers (disjuntores) a corrente passada pelso mesmos nessa hora pode fazer abrir esses fusíveis ou o circuit-breaker..

Varistores são componentes ideais para absorção de surtos. Eles são circuito aberto quando a tensão da rede estiver normal e se comportarão como um curto se essa tensão subir além do valor de tensão de ruptura. Esse mecanismo é físico e tem o incrível tempo de ação ou de resposta de 0,00000002 segundos, ou seja é extremamente rápido como nenhum elemento físico ou mecânico o seria..

As tensões de ruptura deles depende de seu código. Veja ai uma tabela com as tensões de ruptura em Volts AC na primeira coluna..

Varistor10D391KCeramate.jpg

Só essa folha dai, do datasheet, mostra tensões desde 11 VAC até 275 VAC em diferentes códigos de um mesmo tipo (diâmetro do varistor, nesse caso 10mm)

Para filtros que operam em 110, 120 ou 127 Volts se aconselha varistores de 150 a 175 Volts de tensão de ruptura..

O varistor não foi feito para monitorar nem tampouco abrir se as tensões da rede elétrica se mantiverem por algum tempo fora da tensão de ruptura do mesmo.. Em ultrapassando essa tensão, de modo sustentável, fixo, com tempo superior a 10 msegundos por exemplo, ele explode, abre os fusíveis..

Entretanto é excelente para rapidamente (já vimos que muito rapidamente) ele conduzir, absorver o surto de tensão, a energia de exceção contida nesse surto e sair fora, abrir novamente, na mesma velocidade, como se nada tivesse acontecido.. Essa é a função do mesmo..

Link para o comentário

• Membro VIP
Excelente a explicação! Compreendi perfeitamente!

Com esse tempo de resposta do varistor um relé parece uma lesma no seu tempo de resposta!

Obrigado!

Abraço!

Exatamente.. Relés tem tempo de resposta na faixa de 2 a 5 milisegundo (0,002 segundos). Coisa de 100.000 vezes mais lentos..

O varistor é imbatível nessa função de supressão de surtos.. São bons eficientes, muito rápidos e baratos..

Tem elementos muito mais robustos, como o dispersor a gás, porém são de 10 a 100 vezes mais lentos..

Tem elementos mais rápidos, como os tranzorbs ou diodos de proteção, TVS, mas são de menor capacidade dissipativa e geralmente para tensões mais baixas..

Todos eles são usados na exata mesma função, em paralelo com a rede, para dar curto na mesma se a tensão do surto exceder sua tensão de disparo ou ruptura..

Link para o comentário

• Membro VIP
Faller, o filtro Clone F8 Plus de código 1087 desvia os surtos para o neutro ?

Leia o Post #248 desse tópico aonde estamos para entender o que quer dizer "desviar o surto para o neutro", na ausência do aterramento.

O clone F8 Plus tem sim 3 varistores entre F-N, F-T e N-T. Desse modo quer queira ou não, ele acabará "desviando para o neutro" na ausência do aterramento..

Link para o comentário

Exatamente.. Relés tem tempo de resposta na faixa de 2 a 5 milisegundo (0,002 segundos). Coisa de 100.000 vezes mais lentos..

O varistor é imbatível nessa função de supressão de surtos.. São bons eficientes, muito rápidos e baratos..

Tem elementos muito mais robustos, como o dispersor a gás, porém são de 10 a 100 vezes mais lentos..

Tem elementos mais rápidos, como os tranzorbs ou diodos de proteção, TVS, mas são de menor capacidade dissipativa e geralmente para tensões mais baixas..

Todos eles são usados na exata mesma função, em paralelo com a rede, para dar curto na mesma se a tensão do surto exceder sua tensão de disparo ou ruptura..

Quanto mais me informo aqui no fórum sobre esses componentes (especificamente sobre o maravilhoso varistor) mais me convenço de que a população só usa (des)estabilizadores por total desconhecimento da sua forma de (des)proteção.

É uma pena que pequena parcela da população tenha interesse em buscar esse tipo de informação para dessa forma abandonar esse dinossauro chamado estabilizador.

E digo mais: vejo como essas empresas de estabilizador têm poder sobre as publicações especializadas (revistas de tecnologia), pois sou assinante há anos de uma prestigiada revista de informática do Brasil que nunca abordou a questão da proteção elétrica. E sei porque nunca citou: porque se citasse teria que condenar o estabilizador, mas isso eles não fazem, pois caso contrário perderão anunciantes (empresas de proteção elétrica).

Sou otimista, porém, por duas razões: 1 - as informações explicadas por este fórum estão se propagando pela internet e 2 - as próprias empresas de segurança elétrica começam a lançar filtros de verdade, ou seja, supressores de surtos de verdade.

Muito obrigado, Faller!

Aproveitando que estamos em um tópico sobre doenças elétricas, aproveito para deixar disponíveis dois links de sites que acompanham raios em tempo real:

http://www.rindat.com.br/

http://www.inpe.br/webelat/homepage//

Link para o comentário

Leia o Post #248 desse tópico aonde estamos para entender o que quer dizer "desviar o surto para o neutro", na ausência do aterramento.

O clone F8 Plus tem sim 3 varistores entre F-N, F-T e N-T. Desse modo quer queira ou não, ele acabará "desviando para o neutro" na ausência do aterramento..

Faller,

O que faz os filtros da Clampler serem o triplo do preço deste F8 ?

Link para o comentário

• Membro VIP
Faller,

O que faz os filtros da Clampler serem o triplo do preço deste F8 ?

Em primeiro lugar não compare elementos diferentes

Filtro da Clone tem proteção contra surtos na rede elétrica e deu, só isso

Os filtros da Clone, se estiveres falando daqueles novos, da linha Multi Proteção, são 3 em 1. Tem proteção para a linha de energia proteção para a linha telefônica e proteção para o cabo ou antena..

A enorme maioria dos usuários que se deparam com essas proteções adicionais pensam no velho telefone de disco ainda, lá da sala ou no televisor, distante do PC e desse modo pensam.. "Não vou ter de proteger esses dai"

Essas proteções visam proteger seus equipamentos de informática (PC e periféricos) de surtos de tensão que por alguma dquelas linhas venham a adentrar seu PC, pelo link delas no suprimento da Internet para seu PC (ADSL pela linha telefônica ou internet via Virtua ou rádio)

Dê uma olhada nessas experiências vividas por colegas, para entender:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5542513&postcount=32

http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-filtro-linha/1008131

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5148387&postcount=1274

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5467534&postcount=381

Desse modo não espere jamais que um filtro de linha com uma linha protegida somente custe o mesmo que outro, com três linhas protegidas..

Compare o preço dos filtros de Clamper com o FHT da Upsai, que também tem 3 linhas protegidas.

Ou desça para um mesmo nível e verás que o filtro Clamper Computer Protector, esse com uma só linha protegida, e compare o preço do mesmo com aqueles da Clone..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224678378-filtro-de-linha-clamper-maxima-proteco-modelo-novo-_JM

E ai, o que me dizes...

Será que não estás embananando a comparação, comparando bananas com moranguinho???

Link para o comentário

El Kabum, enquanto pai Faller não te responde, deixa eu me meter um pouquinho:

Se vier um surto no cabo da internet, por exemplo, poderia queimar a minha placa de rede, no computador?

Não só a placa de rede como seu modem de internet. Pesquise um dia as duas seguintes palavras juntas no Twitter (assim: raio queimou) e verá como é comum todos os dias modems de internet queimados por causa de surtos.

Esse Clamper Máxima Proteção é melhor ou pior que o F8?

Acho que sobre isso não resta mais a menor dúvida, né? Com certeza o Multiproteção é melhor e mais completo. E quero dar mais um diferencial: a Clone é um empresa tem-de-tudo, enquanto que a Clamper é especializada na área de proteção elétrica. Proteção que vai da mais simples à mais complexa!

Abraço, me desculpe a intromissão, estou aqui também aprendendo e esperemos o veredito do pai Faller!

Link para o comentário

Você não tem que se desculpar, esse é um fórum de discussão pública ;)

Ok, então o Clamper Máxima Proteção é mais barato e é melhor :D

O Modem seria isso ?

modem-cable.jpg

Obrigado !

Obrigado por me deixar a vontade com a resposta! :)

Sim, o modem é esse mesmo! Todos esses modems para internet (os da Velox, Speedy, GVT, Virtua, etc...) se encaixam nessa categoria!

Vou dizer algo totalmente sem embasamento técnico agora (digo unicamente pelo o que me parece): desconfio que os modems estão mais vulneráveis a raios do que o os equipamentos plugados unicamente na rede elétrica, pois além de haver aterramento em todo relógio de energia (esse aterramento é obrigatório), o que pode amenizar ou até mesmo anular um surto, os modems estão ligados direto na rede telefônica (rede sem aterramento, sem disjuntores, sem transformadores nos postes, etc). Talvez por isso vejo tantos casos de modems queimados nas tempestades enquanto os equipamentos ficam normais. Aqui no Rio cai muuuito raio e meu amigo já teve três modems da Velox estourados em tempestades, enquanto que o PC dele nada sofreu.

Eu sou usuário do Clamper Multiproteção já passei por três ou quatro tempestades fortes aqui (muitos raios) e não desliguei meu PC. Tenho um transparente, mas há modelo preto e outro branco.

Vale lembrar que tem azarado que já perdeu placa-mãe por surto vindo pela porta de internet.

Verdade! Nunca se sabe até onde um surto vai chegar... Onde encontra caminho ele sai "rasgando"...

Link para o comentário

Esse Multiproteção é aquele que custa em torno de 80 reais, com proteção na rede elétrica, internet e telefone né ? Penso em adquirir este.

Moro em um prédio antigo, todas as tomadas tem apenas dois fios, e tenho certeza que aqui não tem aterramento. O que posso fazer pra amenizar isso ?

Abraço !

Link para o comentário

Esse Multiproteção é aquele que custa em torno de 80 reais, com proteção na rede elétrica, internet e telefone né ? Penso em adquirir este.

Moro em um prédio antigo, todas as tomadas tem apenas dois fios, e tenho certeza que aqui não tem aterramento. O que posso fazer pra amenizar isso ?

Abraço !

O Multiproteção é este: http://goo.gl/84yDh (na loja da Clamper está R$ 97,80, mas se acha mais barato em outros sites mesmo).

Sobre ausência de aterramento:

1 - Não é nenhum grande problema não ter aterramento. Como o Faller mesmo diz por aqui: a função primordial do aterramento é para proteção do usuário, ou seja, evitar choques.

2 - Para amenizar sua ausência, verifique se a polaridade está correta (veja: http://goo.gl/9acxG). PCs sem aterramento com polaridade invertida das tomadas costumam dar choques. Você verifica a polaridade com uma chave de testes (quando você colocar a chave de testes em um furo e ela acender, então você encontrou o fase e o outro,obviamente, é o neutro). A chave de testes da Tramontina custa R$ 6,00 aqui no Rio. É barato mesmo. PCs sem aterramento dando choque, faça isso e o problema se resolve: 1 - coloque a polaridade da tomada de forma correta (ver imagem acima, no link), ainda está dando choque (ainda que mínimo)? Então: 2 - evite colocar os pés diretamente no chão, ou seja, use chinelos de borracha ao usar o PC e não terá mais problemas.

3 - Mesmo sem aterramento, se você usar um bom filtro, como o Clamper Multiproteção, os surtos serão desviados para o neutro...

Obs.:

- Não tente arrumar a tomada da sua casa por si só. Contrate o serviço de um eletricista para fazê-lo.

- Grande parte dos choques em gabinetes se resolve unicamente arrumando a polaridade da tomada.

Link para o comentário

• Membro VIP
Rafa,

Como assim arrumar a tomada ? Não seria só virar o plugue do cabo da fonte ?

Ai é que mora todo o problema e o pessoal não se dá conta..

Se o problema fosse "resolvível" só com a inversão do plug na tomada, de duas coisas tenho absoluta certeza:

- Podes errar ou acertar a cada vez que colocas esse plug nessa tomada. A chance de fazer a coisa certa é portanto de 50%;

- Tens ai uma tomada de dois ou três pinos e tens com certeza um plug de dois pinos, que permite essa inversão

As tomadas e plugs de 3 pinos foram criadas não só para se parecer com uma carinha, para ficar bonitas..

Tem duas importantes funções:

- Ter um terceiro pino para aportar o aterramento;

- Ter uma geometria tal que não permita a inversão da mesma, garantindo que sempre o fio fase chegará no seu equipamento aonde esse fese deve chegar.

Olhe ai o modo correto de se ver uma tomada tripolar, do ponto de vista da distribuição do fase, neutro e terra..

Polarizaodetomadaseltricas-1.jpg

Mesmo se não dispuseres do aterramento assim mesmo vale a pena adotar esse tipo de tomada/plug para garantir a correta polarização dos seus equipamentos..

Link para o comentário

Rafa,

Como assim arrumar a tomada ? Não seria só virar o plugue do cabo da fonte ?

Kabum, mestre Faller já disse tudo por mim!

Não basta inverter o cabo, é necessário arrumar a tomada. Com uma chave de teste (R$ 9,00) você descobre se sua tomada está correta!

Abraço!

Link para o comentário

É só abrir a tomada e trocar os fios de lugar se estiver errado então ?

Ok, vou tentar.

Valeu RafaP e Faller !

Kabum, é só trocar os fios, mas eu não aconselho você fazer isso sem a ajuda de um eletricista! Mexer com energia não é para amadores! Detectei a inversão aqui em casa (através de uma chave de teste) e paguei uma merreca para o eletricista desinverter para mim! Choques podem parar o coração!

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!