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As doenças Elétricas e seus Remédios


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Uma pequena dúvida.

Tenho alguns varistores aqui que eu tirei do meu estabilizador, teria como eu soldar eles el alguma coisa?

Por exemplo, teria como eu pegar uma extensão comum, abrir, soldar os varistores,e pronto? Ajudaria em alguma coisa? è só soldar cada pino do varistor em um fio?

Eu sei que tem um topico explicando como se fazer um filtro de linha, mas lá é muito mais complexo, eu só queria mesmo é saber se tem algum lugar para eu usar os varistores.

Obrigado.

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Sim teria como soldar as pernas do varistor entre Fase-Neutro por exemplo, sem problema, mas seria bom que houvesse um fusivel antes deles. E mais uma coisa, estabilizadores baratos costumam vir com no máximo 1 varistor, se tiver mais de 1 igual, provavelmente são dois capacitores Y que podem ser confundidos com varistores.

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Ok Rau.

Eu fiz o seguinte, eu não entendo nada de eletronica, se alguma coisa estiver errado me avise por favor.

Eu desmontei aquele estabilizador da SMS que eu tinha, arranquei a placa, e só deixei como se fosse uma extensão normal,com os fios que vem da tomada ligado nos contatos, porém aproveitei e deixei um dos fios passando pela caixinha aonde fica o fusivel, os fios são 1 preto e outro vermelho,eu não sei qual é o fase e qual o neutro, então o fusivel esta no fio vermelho ( nem sei se isso importa tambem ).

Aproveitei e arranquei o varistor ( realmente só tem 1 ) do meu estabilizador, e notei que aonde ele estava soldado na placa, estava escrito FASE.

e tambem achei um componente que eu não sei o que é, é azul igual ao varistor, porém não é redondo, então gostaria de saber se ele pode ajudar em algo, tirei uma foto, é o da esquerda:

imagef.th.png

E o da direita eu acho que é um varistor que arranquei de um monitor, ele esta escrito assim bem grande:

B

103K

1KV

SWC

Esta desse jeito, isso seria um varistor?

E sobre o da esquerda da foto, o que é isso? eu posso usar em alguma coisa?

E agora sobre o varistor da placa do estabilizador, ele esta escrito assim:

271K D14

Eu posso usar?

Obrigado rau.

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  • Membro VIP
Ok Rau.

Eu fiz o seguinte, eu não entendo nada de eletronica, se alguma coisa estiver errado me avise por favor.

Eu desmontei aquele estabilizador da SMS que eu tinha, arranquei a placa, e só deixei como se fosse uma extensão normal,com os fios que vem da tomada ligado nos contatos, porém aproveitei e deixei um dos fios passando pela caixinha aonde fica o fusivel, os fios são 1 preto e outro vermelho,eu não sei qual é o fase e qual o neutro, então o fusivel esta no fio vermelho ( nem sei se isso importa também ).

Aproveitei e arranquei o varistor ( realmente só tem 1 ) do meu estabilizador, e notei que aonde ele estava soldado na placa, estava escrito FASE.

e também achei um componente que eu não sei o que é, é azul igual ao varistor, porém não é redondo, então gostaria de saber se ele pode ajudar em algo, tirei uma foto, é o da esquerda:

imagef.th.png

E o da direita eu acho que é um varistor que arranquei de um monitor, ele esta escrito assim bem grande:

B

103K

1KV

SWC

Esta desse jeito, isso seria um varistor?

E sobre o da esquerda da foto, o que é isso? eu posso usar em alguma coisa?

E agora sobre o varistor da placa do estabilizador, ele esta escrito assim:

271K D14

Eu posso usar?

Obrigado rau.

Pois é, se achavas que o estabilizador da SMS tinha um varistor dançaste, mas isso não me apavora, já vi inúmerod de inúmeras procedências sem nenhuma espécie de proteção....

103K 1Kv é um capacitor de 10nF x 1.000 Volts 103 K se lê assim 10 + 3 zeros com faixa de temperatura K (tem que olhar no datasheet, de cabeça não sei) pF.

Ou seja 10.000 pF ou 10 nF

O outro pela pinta, não dá para ler, também é um capacitor

Quanto a inscrição 271 K D14 sim é um varistor de 14 mm de diâmetro e tensão RMS de 175Volts AC com uma corrente de surtos da ordem de 6.000 Amperes e 100 Joules de capacidade de absorção de energia...

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faller, muito obrigado, entendi.

Desculpe pela foto, eu tirei da minha webcam.

Então eu só tenho um varistor, nem compensa colocar então?

Se compensar, é somente solda uma perninha no FASE e a outra no NEUTRO? Não tem nenhum segredo?

Muito Obrigado.

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  • Membro VIP
faller, muito obrigado, entendi.

Desculpe pela foto, eu tirei da minha webcam.

Então eu só tenho um varistor, nem compensa colocar então?

Se compensar, é somente solda uma perninha no FASE e a outra no NEUTRO? Não tem nenhum segredo?

Muito Obrigado.

É só isso mesmo... de preferência desligado da rede... senão quem acende é você :eek:

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É só isso mesmo... de preferência desligado da rede... senão quem acende é você :eek:

hahahaha......

Assim que tiver um tempinho vou fazer isso então.

Novamente, muito obrigado faller e rau pelas dicas.

Agora tenho mais uma dùvida ( sem querer abusar )

Eu tenho 2 fusiveis aqui em casa, um é normal de vidro, e o outro é todo branco ( pesquisei na internet e fiquei sabendo que é de ceramica ),os 2 são a mesma coisa? Teria como saber se é de ação retardada,media,ou rapida?

A unica coisa escritas no dois, é 250V.

Obrigado.

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Certeza disso?? Viste pelas pontas do fusível??

Sim, dei mais uma olhada, em uma ponta esta escrito 6, na outro ponta esta 250V escrito,esse é o fusivel que veio com o estabilizador.

O fusivel que esta nele neste momento é o que veio junto com o estabilizador, um de vidro normal.

O outro eu não me lembro da onde tirei, tambem só esta escrito 250V,e mais nada....

Obrigado.

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  • Membro VIP
Ok.

Mas qual será o melhor?

Qual a diferença entre um de vidro e outro de ceramica?

Obrigado.

O fato do corpo do fusível ser de cerâmica ou vidro, não influi diretamente no seu tempo de ruptura ou fusão. É simplesmente uma opção de invólucro.

Teoricamente o corpo de cerâmica é mais resistente, não se quebra tão fácil quanto o corpo de vidro.

Veja ai um linha de um determinado fabricante. Verás que em todo o tipo de encapsulamento se tem fusíveis rápidos, médios e retardados..

http://www.induspelfusiveis.com.br/produtos.htm

Abraço...

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O fato do corpo do fusível ser de cerâmica ou vidro, não influi diretamente no seu tempo de ruptura ou fusão. É simplesmente uma opção de invólucro.

Teoricamente o corpo de cerâmica é mais resistente, não se quebra tão fácil quanto o corpo de vidro.

Veja ai um linha de um determinado fabricante. Verás que em todo o tipo de encapsulamento se tem fusíveis rápidos, médios e retardados..

http://www.induspelfusiveis.com.br/produtos.htm

Abraço...

Entendi.....

Ok, Faller, muito obrigado mesmo pelos esclarecimentos e pela paciencia.

Vou deixar o de vidro mesmo...

Obrigado.....

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Permita-me esclarecer esta duvida.

Fusíves de corpo branco (cerâmico) em geral são do tipo de ação retardada.

Fusíveis de ação retardada tem uma tolerância de alguns segundos a alguns minutos (depende da especificação do fabricante) para uma sobrecarga que também varia de acordo com a especificação do fabricante.

Estes geralmente são usados em equipamentos que tem um pico de consumo maior no momento que são ligados, tipo, motores, aquecedores grandes, fornos de microondas, etc.

Você até pode usar fusíveis de ação retardada no lugar de fusíveis comuns (de involucro de vidro) mas não é recomendado fazer o contrario, usar fusíveis comuns no lugar dos de ação retardada.

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Permita-me esclarecer esta duvida.

Fusíves de corpo branco (cerâmico) em geral são do tipo de ação retardada.

Fusíveis de ação retardada tem uma tolerância de alguns segundos a alguns minutos (depende da especificação do fabricante) para uma sobrecarga que também varia de acordo com a especificação do fabricante.

Estes geralmente são usados em equipamentos que tem um pico de consumo maior no momento que são ligados, tipo, motores, aquecedores grandes, fornos de microondas, etc.

Você até pode usar fusíveis de ação retardada no lugar de fusíveis comuns (de involucro de vidro) mas não é recomendado fazer o contrario, usar fusíveis comuns no lugar dos de ação retardada.

Entendi.

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

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  • 5 semanas depois...

Faller, gostaria de tirar umas dúvidas com você.

Recentemente comprei uma placa ATI 4850 Iceq. Como foi muito tempo para eu poder comprar... queria deixá-la bem segura, tanto é que ela ainda está dormindo na caixinha dela.

Para isso comprarei uma fonte Corsair 520w.

Até aí tudo bem... mas o problema é a proteção, vi que você comprou e deu uma verificada no Filtro de Linha Profissional Upsai FHT-1200 (2200W) - 220V.

Já vi que é seguro comprar na Videosonic como você indicou, e acho que vou comprar lá mesmo.

Mas vi também que você indicou outro que é o Clamper Computer Protector PRO.

Então, qual seria o melhor para mim?

Ahh... outra coisa, a tomada onde eu ligo o pc, acho que não está aterrada corretamente. Moro no segundo andar e queria saber como posso fazer uma tomada com bom aterramento e quais os neuto e fase. Seria bom também puxar os fios diretamente dos cabos principais que distribuem a energia, correto? porque antes da tomada do pc, tem dois interruptores da luz da sala, ou seja, o fio da tomada é o mesmo dos interruptores.

valeu cara!

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  • Membro VIP
Então, qual seria o melhor para mim?

Ahh... outra coisa, a tomada onde eu ligo o pc, acho que não está aterrada corretamente. Moro no segundo andar e queria saber como posso fazer uma tomada com bom aterramento e quais os neuto e fase. Seria bom também puxar os fios diretamente dos cabos principais que distribuem a energia, correto? porque antes da tomada do pc, tem dois interruptores da luz da sala, ou seja, o fio da tomada é o mesmo dos interruptores.

O Computer Protector Pró é melhor que o da Upsai por ter protetores térmicos e também um filtro melhor.

O Upsai leva a vantagem de incorporar proteção para a linha telefônica (se usas linha discada ou ADSL para internet) e também para cable, se usas o Virtua.

Quanto a instalação elétrica, o fato de passar pela iluminação da sala não atrapalha em nada se o dimensionamento estiver de acordo. Um bom aterramento exige uma vistoria no local o que pode ser feito por um eletricista confiável.

Abraço...

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O Computer Protector Pró é melhor que o da Upsai por ter protetores térmicos e também um filtro melhor.

O Upsai leva a vantagem de incorporar proteção para a linha telefônica (se usas linha discada ou ADSL para internet) e também para cable, se usas o Virtua.

Quanto a instalação elétrica, o fato de passar pela iluminação da sala não atrapalha em nada se o dimensionamento estiver de acordo. Um bom aterramento exige uma vistoria no local o que pode ser feito por um eletricista confiável.

Abraço...

Ahh... beleza então cara. Mas onde eu posso adquirir o Computer Protector Pró??

Faller, seguinte: Não encontrei o computer protector pro, encontrei um Plus, também da clamper, que tem apenas duas tomadas... mas quanto a isso sem problemas porque só vou ligar o pc mesmo. Ele tem a mesma proteção do Pro??? Posso comprar sem medo???

valeu

_____________

Faller, pode deixar... já comprei o computer protector pro mesmo, nesse link: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

Via E-SEDEX, chega em 1 ou 2 dias no máximo.

Chegar em casa, vou quebrar a parede lá para fazer o aterramento... heheheee...

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  • 2 semanas depois...

Excelente post. Aqui em Santos tb temos 220V e tenho alguns equipamentos que só atuam em 110V.. eu aproveitava para ligar tudo no estabilizador e mudava minha fonte para 110V. Realmente este meu estabilizador fica bem quente e talvez dê mesmo pra esquentar um lanche nele -risos-.

Andei vendo sobre o Clamper Computer Protector Pro 220V, e tb sobre o Filtro de Linha Profissional Upsai FHT-1200 (2200W) - 220V... acabei por encomendar este último pois foi que achei mais facilmente e comprei em apenas alguns segundos ... acredito que vários outros irão acabar tomando a mesma decisão.. Se eu fosse você pediria uma comissão! =D ..

abraços

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  • 2 semanas depois...

Pessoal seguinte, sou muito "iniciante" nessa área de fonte e, gostaria de uma resposta de vocês.

Esses tempos eu comprei uma fonte da Cooler Master de 400W; meu pai me questionou a respeito da potência do estabilizador; ele perguntou assim:

"A sua fonte é de 400W, mas e o seu estabilizador que é 300W..."

Esses valores são nominais, principalmente o do "desestabilizador".

Minha pergunta é essa: Pelo fato do meu "desestabilizador" ter supostamente 300W e meu micro provavelmente puxar mais que isso, quais os sintomas que meu pc começará a mostrar?

Esses dias estava jogando FEAR com tudo no maximo com minha 7300gt (O.C 525mhz GPU; 425mhz Vram) e eu escutei um "TEC" no estabilizador, e meu jogo fechou na hora, mas o pc não desligou.

Essa é uma dúvida que até hoje ninguém me respondeu claramente...

Desde já agradeço.

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Pessoal seguinte, sou muito "iniciante" nessa área de fonte e, gostaria de uma resposta de vocês.

Esses tempos eu comprei uma fonte da Cooler Master de 400W; meu pai me questionou a respeito da potência do estabilizador; ele perguntou assim:

"A sua fonte é de 400W, mas e o seu estabilizador que é 300W..."

Esses valores são nominais, principalmente o do "desestabilizador".

Minha pergunta é essa: Pelo fato do meu "desestabilizador" ter supostamente 300W e meu micro provavelmente puxar mais que isso, quais os sintomas que meu pc começará a mostrar?

Esses dias estava jogando FEAR com tudo no maximo com minha 7300gt (O.C 525mhz GPU; 425mhz Vram) e eu escutei um "TEC" no estabilizador, e meu jogo fechou na hora, mas o pc não desligou.

Essa é uma dúvida que até hoje ninguém me respondeu claramente...

Desde já agradeço.

O estabilizador aquecerá exageradamente, em alguns casos chegando ao extremo de pegar fogo.

Pode ocorrer uma desestabilização da tensão na saída do estabilizador, a tensão começa a variar de acordo com o consumo do PC. Normalmente após uma variação dessas o estabilizador comutará algum relé, em alguns casos chega a comutar relé muito frequentemente, serão tlecs seguidos, podendo passar de um tlec por segundo.

Esse exagero de comutações de relé desnecessárias estressará muito a fonte levando a travamentos, resets, podendo ocorrer até a queima da fonte (e de outros equipamentos que estiverem ligados no mesmo estabilizador).

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O estabilizador aquecerá exageradamente, em alguns casos chegando ao extremo de pegar fogo.

Pode ocorrer uma desestabilização da tensão na saída do estabilizador, a tensão começa a variar de acordo com o consumo do PC. Normalmente após uma variação dessas o estabilizador comutará algum relé, em alguns casos chega a comutar relé muito frequentemente, serão tlecs seguidos, podendo passar de um tlec por segundo.

Esse exagero de comutações de relé desnecessárias estressará muito a fonte levando a travamentos, resets, podendo ocorrer até a queima da fonte (e de outros equipamentos que estiverem ligados no mesmo estabilizador).

Um entendo, obrigado pelo esclarecimento.

Os tlecs ocorrem mais quando eu estou jogando, mas não é a cada segundo. Parece que "instala" fica um tempo e instala de novo. Eu acho que ele não ta agüentando mesmo...

Mas no caso da variação de tensão; essa variação pode influenciar no desempenho do micro, principalmente nos jogos?

Obrigado

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