Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda qual memoria usar numa GA-EP31-DS3L


Valwolf

Posts recomendados

Olá pessoal sou novo aqui e essa é a terceira tentativa de colocar um post nesse forum peço ao moderador desculpa navamente se postei no local errado de novo:(

Comprei recentemente uma placa mãe gigbyte modelo GA-EP31-DS3L rev1.0 e estou em duvida quais memórias usar, pretendia colocar 2x2gb kingston mas andei lendo a respeito e parece que ela não funciona com memorias de 2 gb e nem com double side peço aos amigos que tenham ou não essa placa que me ajudem postando algo. Grato a todos que colaborarem:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, leia sobre sua pl. mãe no site da gigabyte:

http://www.gigabyte.com.tw/Products/Motherboard/Products_Overview.aspx?ClassValue=Motherboard&ProductID=2779&ProductName=GA-EP31-DS3L

ai diz q ela suporta dual-channel DDR2 667mhz/800mhz/1066mhz (overclock) e 4gb de memoria ao todo.

diz também q ela suporta dois modulos de memoria, sendo assim, dois modulos de 2gb cada!

valeu! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim amigo mas é que pesquisei em todos os foruns e não timha ninquem que usava 2x2gb nela, vi na lista da gigabyte que tem alguns modelos de 2 gb que ela suporta inclusive um de 2gb da kingston só que de frequência 667, esse é o modelo KVR667D2N5/2G encontrei ele no ML por 69 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Estou pesquisando essa questão, procede o dito pelo palmitoloko, 4gb de memoria ao todo, sendo no máximo 2x2gb, atentando para o 1.8v e preferencialmente single-sided (chips em um só lado). Vi em um outro fórum um usuário que usava 2x2gb, porém vi comentários de que o chipset só suportaria 1gb por soquete.

http://www.intel.com/portugues/products/chipsets/P31/index.htm (sobre o chipset)

http://www.adrenaline.com.br/forum/overclocks/248434-ajuda-ga-ep31-ds3l-e5200.html (usuário citado)

http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=238147 (citando utilização de 2x2gb)

http://forums.hexus.net/scan-care-hexus/147893-ep31-ds3l-clock-speed-control-issue.html (outro usuário - em inglês)

O máximo que posso te ajudar.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, tenho aqui a mesma mobo que a sua. Tem que usar 4x1GB nela, pois ja vi relatos de gente que colocou que 2x2GB na rev.1.0 e perdeu a placa (procura pelo Pai da Chiquinha aqui do fórum, ele explica direitinho e me deu uma baita força com essa mobo). Quanto ao modelo das memórias, tem que ser memórias single-sized(que tem os chips só de um lado do módulo de memória, senão dá zebra). As mémorias você acha das marcas Markivision, Titan, Vdata, Corsair XMS.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Informações do site do fabricante sobre as memórias:

Rev 1.0:

* Because of chipset limitations, do not populate both DIMM sockets of the same channel (e.g. DDR and DDR2), or populate 4 DIMM sockets with double-sided memory modules to prevent system's failure to start or incorrect detection of memory modules. Please refer to the user manual for the memory configurations table.

* Because of chipset limitations, when using FSB 1333 MHz CPU with populating all DIMM sockets, memory frequency will be reduced from the original, and system instability or incorrect detection of memory module may be occur.

Please refer "Memory Support List" for memory support information.

Rev. 2.0:

*To avoid the system being unable to start or the memory being incorrectly detected, if only one memory module is to be installed, we suggest that you install it on the DDR2_1 or DDR2_3 socket.

*To install two memory modules, we suggest that you install them on the DDR2_1 and DDR2_3 sockets, when the DDR2_2 or DDR2_4 socket is populated with a DDR2 1066 MHz memory module, the memory speed will be downgraded to 800 MHz).

*when using FSB 1333 MHz CPU with populating all DIMM sockets, memory frequency will be reduced from the original, and system instability or incorrect detection of memory module may be occur.

(Please refer "Memory Support List" for memory support information)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui coloquei 2x2Gb de memórias titam ddr2 800Mhz e perdí a minha 1ª GA ep31-ds3l. Fiz isso porque no site havia uns poucos modelos de 2Gb de memos.

Ela foi para o RMA aqui em BH. Dois colegas meus estavam comigo na hora que a placa estragou e por causa disso falam mal da gigabite até hoje na minha cabeça.

O que eu te recomendo é que procura memórias Kingstom 2x2GB compatíveis com ele, pois após muito pesquisar descobri muita gente com 2x2GB Kingston nessa mobo. Se sua mobo estiver na garantia dá pra testar as memórias nela e se der pau é só trocar.

Hoje uso 4x1GB markvísion com chip só de um lado e tô com meu E2140 com 100% de overclock (1600MHZ de Fsb) a 3.2Ghz totalmente estáveis com a nova bios F5F.(essa bios foi colocada com data retroativa no site da gygabite pois saiu mês passado e não ano passado) depois dessa bios nunca mais meu PC reiniciou pois o problema de reiniciar é característico dessa placa quando usada em overclock.(já sabia disso antes de compra-la).

No mais essa placa é a melhor placa em sua faixa de preço sem vídeo integrado para processadores Intel 775.

Encontrando memórias compatíveis com ela você vai ficar satisfeito.

Procure a melhor bios pro seu processador. Atualizar a bios dela é a coisa mais fácil do mundo , dá pra fazer sem medo é coisa de 10segundos e se a bios der pau ela reinicia com a bios anterior como se nada tivesse acontecido.

boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verificando o arquivo citado pelo JAPRG, observa-se que a placa aceita um módulo de 2GB MICRON, além dos relatos de outros usuários, o que é um forte indicativo do que disse o Pai da Chiquinha, tem que procurar mesmo.

Uma dica : evite as titan ddr2 800Mhz :rolleyes:

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo sisle1 em relação ao chip set aqui nesse link http://www.intel.com/portugues/products/chipsets/P31/index.htm veja o que diz.

Suporte para memória DDR2 de canal duplo Oferece até 12,8 GB/s (DDR2 800 duplo, 6,4 GB/s) de largura de banda e 4 GB de endereçamento de memória a fim de proporcionar mais agilidade ao sistema e suporte para a computação de 64 bits,veja a as palavras sublinhadas isso se refere a memorias double side é isso, tem um usuario nesse link que usa 2x2 gb nessa placa ele disse que tinha essa mesma dúvida quando comprou essa placa. http://adrenaline.com.br/forum/cpu-s-placas-mae-memorias/251495-a-placa-mãe-ga-ep31-ds3l-suporta-2x2gb-de-ram.html#post4440519

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos encontrei no site da kingston os modelos compatíveis com a placa vejam : http://www.ec.kingston.com/ecom/configurator_new/modelsinfo.asp?id=1&SysID=45778&mfr=Gigabyte&model=GA&search_type=&root=brasil&LinkBack=http%3A%2F%2Fwww.kingston.com%2FBrasil&Sys=45778-Gigabyte-GA-EP31-DS3L+Motherboard&distributor=0&submit1=Search#

Mas ainda tenho dúvidas em relação a esse cara aqui ele usa 2x2 gb na dele e funciona legal será que a dele é um desse casos raros ou apenas um modelo de memorias que o fabricante esqueceu de testar a compatibilidade :confused:(_(:wacko:http://adrenaline.com.br/forum/cpu-s-placas-mae-memorias/251495-a-placa-mãe-ga-ep31-ds3l-suporta-2x2gb-de-ram.html

Bem pessoal abraços a todos e a pesguisa deve continua:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos encontrei no site da kingston os modelos compatíveis...

Mas ainda tenho dúvidas em relação a esse cara aqui ele usa 2x2 gb na dele e funciona legal será que a dele é um desse casos raros ou apenas um modelo de memorias que o fabricante esqueceu de testar a compatibilidade :confused:

Bem pessoal abraços a todos e a pesguisa deve continua:D

Pois é colega.

O que ocorre é que tem dezenas de modelos de memórias, tem até modelos que foram lançados após o lançamento da placa mãe. Daí é impossível do fabricante testar todos os modelos de memórias que existem e depois fazer uma lista kilométrica das que são compatíveis. Observe que 90% das memórias indicadas pelo fabricante da placa mãe são mais caras que a placa mãe:lol::lol::lol:.

Como já disse, achei várias pessoas usando 2x2Gb de memórias nessa mobo e todos da kingston, por isso te digo, se sua mobo tá na garantia pega 2x2GB kingston emprestados com algum colega e testa na mobo, eu acredito que a kingston segue um padrão em suas memórias daí penso que dará certo.

Por outro lado, encontrar memórias markvísiom, titam e a-data com chip só de um lado é relativamente fácil tornando uma opção viável. Até a pouco tempo eu era taxativo em recomendar 4x1Gb de ram pra ela, mas depois que a placa se tornou mais popular foi possível encontrar vários usuários com 2x2Gb de ram nela(inclusive achei até propaganda de PC montado com ele usando 2x2GB de ram).

Só te digo para ter cuidado com as Kingstons falsificadas. Geralmente só de olhar pra cara dela já dá pra sacar.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo pai da chiquinha aqui onde moro, não tem ninguem que conheço que tenha essas memos, vou comprar essas e que DEUS me ajude http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93710229-kingston-original-ddr2-2gb-2048-800mhz-pc6400-pentrega-_JM

elas são bem modernas, são das estreitas e vem em embalagem individual, não compro nunca mais memorias oem já tive dor de cabeça com elas.Você acha que essas são de boa qualidade

amigo pai da chiquinha os chips são ELPIDA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que posso te dizer é que os chips da titan que usei são ELIXIR.

Tenho um colega que tem essas memórias estreitinhas da Kingston, só não tenho coragem de testar pois a minha mobo saiu da garantia.

Ontem ví(e ainda não acreditei) um cara com um Q9550 rev. C1, com 1.55v, a 3.8GHz usando 2x2GB de memórias G.Skill nela.

Eu fiquei até mais feliz com minha mobo depois dessa notícia.

Confiram:GA Ep31-ds3l com Q9550 a 3.8Ghz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí amigo pai da chiquinha já estou em negociação com o cara das memorias do link acima, vi que o rapaz do outro forum usa esse modelo KVR800D2N6K2/2G A diferença entre elas que um amigo me falou é apenas o K2 que significa que vem em kit com duas memos, as que vou comprar é esse modelo KVR800D2N6/2G, ou seja não tem o K2 no modelo por que não vem em kit com duas mas em imbalagem individual com apenas uma. Ao amigo sisli1 não esquenta não assim que montar as memos posto aqui os resultados sei que vai ajudar muita gente que tem essa mesma dúvida:lol::D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oba amigo pai da chiquinha não informei nesse post ainda meu processador e você disse ali em cima que um cara usa um q9550, o meu é um Q8200 será que vai funcionar legal, ouvi falar que esse processador é meio limitado, (_(mas se o cara usa o Q9550 acho que esse não vai ter problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processador não vai ter relação com o problema entre a placa mãe e as memórias, já que estas são controladas pelo chipset.

A história do Q8200 ser limitado, se refere ao potencial de over, já que ele tem um FSB de 1333 MHz e um multiplicador baixo. Assim, se sua placa mãe atinge um FSB de até 1600MHz em over, dificilmente você vai conseguir subir muito com o Q8200. Fora isso, é um excelente processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

partindo de 800Mhz de fsb já consegui colocar 1720Mhz fiz teste de superpi 32mb e teste de estabilidade pelo everest, o problema é que o meu HD num tava segurando a frequéncia do PCI-ex nas alturas.

Acredito que partindo de 1333Mhz dá pra dar 30% de overclock no processador com memórias ddr800Mhz operando a 867Mhz, e sem forçar o HD. A BIOS F5F foi a bios mais estável aqui pra mim.

Boa sorte.

Procura a bios indicada para seu processador, teste quantas bios for possível pra ele, pois com bios inadequada pode acontecer de nem ligar o PC.

Será Rodrigops que num daria pra você testar o seu Q8200 na EP31-ds3l pra falar pra gente qual bios é a mais estável?

Se dá pelo menos 20% de overclock(pois aí não corre o risco de você forçar suas memórias)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pai da Chiquinha

Depois que perdi uma Asus 939 tirando o processador para testar o de um amigo, evito ficar tirando o processador quando não há algum problema. – Se bem que o cooler estava mal encaixado e apertado, o que danificou o soquete – mas, mesmo assim fico receoso.

O que tenho visto é que a maioria das pessoas tem conseguido chegar com estabilidade entre 2900 e 3000 MHz com o Q8200, em outras MB com FSB máximo de 1600 – o que dá um FSB entre 1660 - 1720 MHz.

Ainda não testei até quanto ele chega com a GA-G31-S2L, porque só faço over leve e de vez em quando.

Só se o Valwolf se prontificar quando arrumar a memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rodrigops, nesse ponto eu também sou assim, evito tirar o processador, pois realmente existe o risco de danificar o soquete, mas depois que o processador está lá ele sofre comigo.Quanto ao medo de danificar/perder o procecessador, a ep31-ds3l é fantástica em termos de segurança, só friso que a tensão tem que ser setada manualmente, pois em auto ela sobe junto com o over podendo fritar o processador.

Se o Valwolf conseguir colocar 3.0GHz no e8200 esse processador passa a ser um bom acompanhante para a EP31-ds3l fazendo um ótimo combo, pois na falta do Q6600 este é o Quad com melhor preço, que operando em 3.0Ghz e o FSB lá nas alturas deve dar um desempenho supimba.

Estou pensando em abrir um tópico sobre overclock nessa mobo, pra isso é importantíssimo saber quais os modelos de módulos de 2 Gb são compatíveis com ela; daí o porque esse tópico ser muito importante pra mim e para outros usuários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal não sou especialista em over, mas pretendo futuramente colocar esse processador a pelo menos 2.8ghz e vou contar com a ajuda de vocês pra isso:D, já comprei até um cooler bom, um rosewill o modelo dele não tô lembrado mas é bem parecido com o cooler

box ajudando a resfriar o chip set e os reguladores do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...