Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aplicar redundância em duas fontes ATX convencionais?


Visitante

Posts recomendados

Estou montando uma configuração de servidor na qual quero implementar um sistema de redundância de fonte. É possível utilizar duas fontes ATX convencionais e ligá-las de alguma maneira para torná-las redundantes? Ou algum dispositivo que o faça?

Grato pela atenção,

Artur Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É possível utilizar duas fontes ATX convencionais e ligá-las de alguma maneira para torná-las redundantes? Ou algum dispositivo que o faça?

Se eu me defrontasse com essa sua necessidade eu certamente esqueceria a redundância de fonte e me preocuparia no contorno, na ambiência e no cenário elétrico onde a minha única fonte estivesse inserida.

A fonte a ser escolhida: Para essa decisão colocaria ai uma fonte com PFC ativo, com eficiência de 80 a 85%, com fan com suspensão roletada, e com uma potência tal que ao operar, mesmo no pico de demanda, não usasse mais do que 70% de sua capacidade final comprovada de entrega. procuraria fonte fabricada por boas marcas como Seasonic que fabrica para Corsair, PC Power & Cooling, Antec e para a própria Seasonic ou como a CWT que fabrica também para a Corsair, Antec, Thermaltake e outras ou a FSP, que fabrica para a Zalman, OCZ, Silverstone e outras ou até mesmo a Seventeam, com algumas de suas linhas, certamente não as linhas de entrada, com excelentes fontes. A lista de bons fabricantes não termina aqui, esses dai são somente exemplos...

Do ponto de vista proteção procuraria oferecer uma energia limpa e com ausência de surtos de tensão, proporcionada por uma boa régua de proteção ou bom no-break, e sempre encostando um bom aterramento, em no caso de no-break, esqueça daqueles que geram forma de onda retangular, admitindo somente geração de forma de onda senoidal com baixa distorção harmônica.

Penso que desse modo ficaria muito melhor que com a adoção de fontes redundantes.

É desse modo eu enfrentaria esse problema dai, de necessidade de alta efetividade da fonte de alimentação.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom ponto de vista, valeu! Escolhi a Corsair 750TX (pelo Extreme Power Supply Calculator o servidor puxaria aproximadamente 560W), só tenho dúvidas quanto a que nobreak ou régua utilizar. Você tem alguma recomendação?

Muito obrigado, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom ponto de vista, valeu! Escolhi a Corsair 750TX (pelo Extreme Power Supply Calculator o servidor puxaria aproximadamente 560W), só tenho dúvidas quanto a que nobreak ou régua utilizar. Você tem alguma recomendação?

Muito obrigado, abraço!

Excelente escolha de fonte. Tenho dúvidas entretanto se fizeste a simulação correta para dar uma exigência de potência tão alta assim, como não sei da configuração de sua máquina não posso conferir, fico na dúvida somente.

Um no-break, para te ajudar a escolher, terias que ter me dito qual a tensão da rede elétrica ai na tua cidade e se pretendes ligar somente o PC e o monitor nesse no-break ou o que mais?

As indicações de ótimos no-break's, não vá te assustar com o preço, passam por equipamentos desse nível dai:

http://www.pccomputadores.com.br/carrinho/pecas.asp?cod=No-Break_APC_SUA1000I_1000VA-670W_230V-230V_USB-Serial

Ou no mínimo esse daqui:

http://www.imagemrio.com.br/descricao.asp?CodProd=27515

É muito importante se checar a real demanda de potência que me parece exageradamente alta em seu cálculo ai. se pudesses repassar a config dessa sua máquina ficaria mais a vontade na recomendação.

Grato..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A configuração é esta:

Placa-mãe: ECS X58B-A

Processador: Core i7 920

Memória: 3x2GB DDR3 1333MHz Kingston

HD: 4x Seagate 1TB (2 RAID 1)

Placa de vídeo: GeForce 9400GT

DVD-RW: Pioneer DVR-216DBK

Fans do gabinete: 4x Cooler Master R4-L2R-20CK-GP

Monitor: LG W1952TQ

E então? O que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Refiz o teste no Extreme e deu 425W... Acho que me confundi... :wacko: Uma 550VX aguentaria legal, então? Ou é melhor pegar a 750TX (R$420,00) pensando no futuro e em a fonte trabalhar mais folgada?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu PC no pico do pico de demanda não chegará a atingir os 310 Watts. Você simulou completamente fora do normal lá no site da calculadora. Recomendo para excelente performance uma fonte de 450 Watts ou mais. A fonte que te recomendo é uma Corsair VX450. Tua config trabalharia de modo a exigir somente 310/450 = 69% da capacidade de oferta da fonte, uma excelente folga, nem deves subir essa folga mais pois pode ser prejudicial. Nem pense numa de 750 Watts pois em nada irá te ajudar.

No máximo dos máximos adote ai uma Corsair VX550, para sobrar energia a ponto de poderes fazer SLI com placa de vídeo muito melhor que essa sua dai...

Desse modo teu no-break deverá ser capaz de poder segurar uma potência de 500 Watts no mínimo, o que poderia remeter para esses modelos dai.

http://www.pccomputadores.com.br/carrinho/pecas.asp?cod=No-Break_APC_SUA750I_750VA-500W_230V-230V_USB-Serial ou seu equivalente para 110 Volts. (você não comentou sobre a tensão)

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, a tensão é de 127V. :D Então vou colocar a 450VX, valeu! Não vou fazer SLI, é desnecessário nesse servidor. Obrigado!

Tem necessidade de usar nobreak ai? A operação do servidor é critica, não pode parar? Não é desejável que pare?

Provavelmente não tenha necessidade do nobreak, mas ele deve ser muito desejado.

Recomendo um nobreak de series profissionais, para "empresas", nada de nobreak domésticos. Para quem procurava uma fonte com redundância acho que seria bom um nobreak online.

Algo nesse estilo: http://www.sms.com.br/categoria/familia.asp?familiaId=N029

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...