Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FONTE de 24vdc 5Amp ininterrupta ?


kazeiro

Posts recomendados

:confused: FONTE de 24vdc 5Amp ininterrupta???

Olá amigos... sou um novo integrante deste fórum e minha experiência de somente de 1 ano na eletrônica, hoje sou auxiliar técnico e tenho uma missão na empresa que trabalho... Montar uma Fonte ininterrupta de 24Vdc na saída e com 5amp ;;;;;; mas a fonte já consegui montar com ajuda de alguns amigos que tinham esquemas e montei a fonte...

:o Agora que é!!! Tenho que colocar junto com a fonte um par de baterias 12volts em série para manter meus circuitos de teste em bancada funcionando quando acabar a energia AC (220volts).

:eek: Já me falaram de UPS, Flutuadores, relés na saída da fonte coligado com as baterias em paralelo que quando acaba a alimentação entram as baterias em funcionamento, etc... - - - - Mas nenhum esquema ou circuito eu consegui em minhas pesquisas.... :wacko:pois lendo em alguns artigos na Internet parece que tem que carregar as baterias também e ao mesmo tempo seria como se fosse um "No-Break" mas como posso montar este circuito???

;)Alguém possui o esquema ou diagrama deste tipo de circuito ininterrupto para 24Vdc???

:) Agradeço desde já a atenção e qualquer ajuda será de grande valor pra mim!!!

Abraços.... Kaza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha opinião, ja que é para tanta corrente, use um nobreak alimentando a fonte, quando cair a tensão o nobreak ira manter a fonte funcionando.

A senoide do nobreak não é muito consistente, além de dar um pequeno pico quando ele entra em serviço que, dependendo do que estiver alimentando, pode resetar.

Não tenho esquema, mas tentaria ligar as baterias na linha de saída.

Enquanto a fonte estiver ligada, mantém as baterias em flutuação; quando a fonte desligar, as baterias assumem instantaneamente.

Ainda estou estudando este princípio para ligar o pc com bateria.

Da uma olhadinha no esquema dos notebooks, eles tem fonte externa ligada junto com a bateria, dá pra seguir o mesmo princípio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele precisaria de um numero absurdo de baterias para conseguir 24V 5A...

Alias... nunca na minha vida eu tive problemas com nobreak... principalmente no trabalho.... mas se é o caso, ele pode regular a saida do nobreak e então alimentar o circuito com uma alimentacao DC... uma fonte para alimentar outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ele precisaria de um numero absurdo de baterias para conseguir 24V 5A...

Imagino que ele esteja falando de baterias chumbo-ácidas de 12 Volts. Nesse caso ele necessitaria de duas somente, com a capacidade necessária e suficiente para esses 5 Amperes dai (uma de automóvel chega facilmente a 50 Amperes hora). A solução apresentada pelo meinha me parece ser suficiente para o desejado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, grato por terem respondido...!!! desculpas pela demora, mas estava atendendo um cliente em campo...!

Realmente necessito de 24vdc ininterrupto na saída com 5amperes... a fonte já montei com ajuda de um amigo pois o que acontece... na empresa eu executo testes de medição e monitoramento dos painéis que controlam bombas de insuflamento (pressão de ar em armazenadores de grãos) e este sistema tem um aparelho que é alimentado com 24vdc e como ligamos em série nos painéis chega em torno de 4 a 5 amperes na carga máxima de trabalho também em bancada...lógico quando tem eventos e quando está ativo.!

Em torno de umas 3 vezes por mês deixo o aparelho no cliente e volto depois de alguns dias para coletar os dados.

Como no painel principal não tem espaço suficiente eu necessito colocar a fonte de 24vdc ... que ainda bem !!! ficou com um tamanho bem reduzido e posso usar o espaço interno livre para juntar as baterias e com o aparelho de monitoramento.... (Tudo dentro do gabinete do painel e assim manteria o mesmo painel fechado nas instalações do cliente ...-> sem risco para qualquer pessoa ou operadores...!!!!

O que acontece é que quando retorno muitas vezes parou a força e perco a leitura do processo, tendo que refazer todas as medições novamente....///

--> Já anteriormente algumas pessoas indicaram pra ligar a fonte 24vdc em um no-break .........."Só que não cabe no painel e ficaria com a porta aberta, podendo causar um risco para outras pessoas no local" além de ser proibido em áreas industriais produtivas, paineis energizados abertos. (Os clientes não aceitariam isso jamais!)

A ideia seria de montar como se fosse uma luz de emergência mesmo, assim como o nosso amigo Danilo citou..... no lugar da lâmpada estaria o aparelho ligado ininterruptamente...

Mas falam que tem que ter um tal de "FLUTUADOR" ---> que fica carregando as baterias e monitorando a rede elétrica ...que quando para a força ele entra com as baterias no circuito como se fosse um no-break e quando a força volta ele automaticamente volta pra fonte e continua carregando as baterias até elas estejam totalmente recarregadas e desliga o carregador!!!! (Sei lá , acredito qu seja assim mesmo... mas nem tenho ideia deste circuito e como se comportaria na saida de minha fonte 24vdc)

Eu não encontrei nenhum esquema / diagrama deste tal flutuador 24vdc ou outro que pudesse ser colocado na saída da fonte e usar a carga da fonte também pra recagarregar as baterias...

Sei que em nobreaks escuto "cliks" que devem ser de Relés quando acaba a alimentação AC e depois também quando retorna e normaliza..... será que tenho que usar relés também pra ligar estes circuitos e obter o resultado esperado?

mais ou menos assim:

------------- ----------------------------- -----------

|fonte 24vdc |--|flutuador/carregador/outros...|--|2xbaterias|-> aparelho

-------------- ------------------------------ -----------

Obrigado a todos,

fico no aguardo de novas informações.

Kaza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas vivente, te pergunto se a solução não é tão simples quanto deixar as baterias em paralelo com a fonte, ambos alimentando os seus aparelhos??

Se sua fonte fornece 24 Volts e sua bateria também é de 24 Volts por que não fazer dessa forma??

Com a fonte sozinha dá para alimentar os aparelhos não dá???

Com a bateria sozinha também dá, não dá???

Pois coloque tudo em paralelo e está feito!!!

A não ser que você esteja omitindo uma série de dados que se teria que saber, do tipo a maior tensão admissível pelos aparelhos, etc...

Não é necessário inventar muito não..

Isso dai é o que se chama colocar a bateria em flutuação. Não necessariamente tem que se construir um "flutuador".. Quando a bateria estiver em flutuação, se a bateria pedir carga a fonte dá. Numa demanda maior, de parte dos equipamentos, a fonte + a bateria vão oferecer, e desse modo a bateria passa a descarregar um pouco. Aliviada a carga, a bateria passa a receber corrente da fonte, se recuperando.. Mais ou menos isso é a flutuação..

Isso já lhe foi dito pelo pelo menos por duas vezes ai para cima...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal....

Mulder_Fox -> Não é somente uma questão do tamanho da bateria eu estive medindo fisicamente antes de chegar a está conclusão e também aceitar a missão... Na em empresa tem algumas bateria utilizadas em outro setor que são importadas e possuem um tamanho bem pequeno e seladas, tendo 12 volts e 7,2 amperes por hora cada uma ( ao menos esta marcado na carcaça delas ) vendo por este lado as duas baterias deitadas cabem junto com a fonte que já montei...

Faller - > Grato por suas instruções.... é que na verdade não é omitir dados é não saber mesmo!!! pois os aparelhos são da empresa e o que consegui de informações com o pessoal da engenharia segue de 24vdc e consumo de 4 a 5amperes em atuação de até 6 paineis ligados em série... todos esses painéis possuem interligação por meio de um principal que segura tudo... eu não tenho conhecimento suficiente para avaliar em campo e executar testes mais profundos em eletrônica... Sei operar e efetuar as ligações e conexões para execução do serviço.

Na maioria das vezes testo em São Paulo na bancada com somente um painel...mais me antecipei e montei a fonte com meu amigo já com um transformador de 5 amperes por meio de um esquema que também meu amigo recebeu pela internet e na bancada já esta funcionando muito bem... ( não tem variações e esta bem estavel alimentando o aparelho...)

Quanto a colocar as baterias como você falou até tínhamos pensado em fazer quando começamos montar a fonte, mas fiquei com receio de dar um "booommmm" por isso busco meios de colocar tudo com circuitos.... "Sei lá " acho que por não ter experiência suficiente confio mais quando temos uma placa com circuito... pois se queimar algo seria componentes e não o aparelho da empresa...!!!! (Sei que terei que colocar fusível, logo!,logo!...., mais depois eu vejo isso, né)....

Obrigado até o momento...

Abraços... Kaza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas, creio que submeter uma bateria de 7Ah a uma corrente de 5A iria reduzir sua vida útil.

Pelo que sei, os testes feitos pelos fabricantes de baterias supõe uma corrente de até 20%.

Para uma bateria de 7Ah seria 1,5A.

Isso dai é conceitual e não tem maneira de mudar. Veja porque...

Inicialmente, se a fonte estiver junto da bateria, ela a fonte irá prover a corrente necessária para os equipamentos, pois se for demandado da bateria, ela baixa sua tensão e desse modo a fonte, ficando com maior tensão que a bateria, supre ao natural a corrente exigida. Isso é o princípio da flutuação. Tanto a bateria como a fonte estão a disposição para fornecer energia. Isso se chama equilíbrio de tensão. Pode ser feito com baterias, pode como assim o é, ser feito com tensão AC desde que sincronizada. A maior parte desse Brasilzão tem toda a sua rede interligada, de modo que regiões, concessionárias negociam energia entre si, compram e vendem.. Como é que você imagina que é feita a compra de energia???? Quem está comprando abaixa a sua geração (tensão), de modo que a tensão da outra operadora fique pouca coisa maior e desse modo a energia passe a ser forçadamente fornecida pela concessionária que está vendendo energia...

Igual ai entre a fonte e a bateria...

Finalmente, se a bateria não puder ser usada pelo fato de que sua capacidade é pequena, não é um problema do casamento fonte - bateria e sim de dimensionamento. O autor disse que essa bateria era capaz de oferecer a energia necessária.

Devo imaginar portanto que, se são 12 Volts 7Ah, a automnomia desejada não deverá passar de 1 hora, que descarregaria as baterias em 5Ah dos 7Ah disponíveis...

Sim baterias podem oferecer muito mais corrente do que esses 20% de que você fala.. Tudo vai depender do tempo pelo qual se exige essa corrente. Motores de partida de automóveis podem chegar a drenar de uma bateria de 2 a 3 vezes sua capacidade hora. São ai de 80 a 100 Amperes para virar um motor em uma bateria que não raras vezes sai de um bateria de 45 Ah.

Até concordo com o colega Mulder_Fox na questão autonomia da bateria, ou corrente máxima que se deveria sacar da mesma, que poderia ou ser mais baixa ou se colocar uma bateria maior, mas isso absolutamente em nada atrapalha, nem ajuda o assunto do tópico, que é de botar a bateria, seja ela de 7Ah ou de 80 Ah em flutuação, para se conseguir o efeito desejado que é de, na falta de energia, a bateria assumir os equipamentos como carga, sem nenhuma interrupção no abastecimento...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...