Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de rede


Fedrizzi

Posts recomendados

Olá pessoal. Sempre ouvi falar que as placas de rede 3Com são as melhores. Mas o pessoal das LAN Houses sempre elogiam as placas Encore. Qual a diferença de tecnologia entre uma Encore e uma 3Com. Ouvi falar que as placas 3Com tem processamento e memória própria não carregando o processador diferentemente da Encore, isso é verdade? E no caso das placas de rede on-board como a SiS 900, qual a tecnologia que ela utiliza?

88-)

Numa rede pequena (< 50 PCs) tudo bem, qualquer placa serve. Mas numa rede grande (>200 PCs), a tecnlogia das placas de rede interferem na performace de rede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NIC Intel é ainda melhor que 3COM. Mas as 3COM são excelentes também. Só que ambas são muito mais caras que as Encore por exemplo.

Encore e Realtek são muito utilizadas pelo seu baixo custo.

Baixo custo porque não utilizam todos os recursos e cuidados de fabricação que uma Intel ou 3COM. Essas mais carinhas (Intel e 3COM) normalmente possuem além da marca que as destaca, outros recursos, dependendo do modelo. As placas Realtek e Encore (Encore usa chipset Realtek) são o melhor modelo entre as XingLing no mercado. Elas fazem a função básica muito bem.

As Realtek e Encore são muito utilizadas por usuários de ADSL e LanHouses, pois são baratas e atendem perfeitamente à demanda, pois para estes fins não usa-se toda a capacidade da NIC.

Não se esqueça que um ADSL doméstico costuma trafegar  256kbps, enquanto uma NIC comum suporta 10Mbps de throughput pelo menos. Ou seja, é desnecessário o uso de uma NIC carésima, a não ser que se queira realmente confiabilidade ou a demanda dos recursos de banda sejam altos.

Confiabilidade é a palavra de ordem em servidores corporativos, empresas onde a demanda pelos recursos da LAN sejam de fato justificáveis. Aí entra o uso de uma Intel ou 3COM.

Há NICs com cache sim. Quanto maior o cache, melhor, claro. Para servidores fazem diferença. Para usuários que necessitam de boa estabilidade na rede, é legal. Se quiser te explico mais detalhes sobre isso (pra quê o cache).

As NICs Ethernet usam o método de CSMA/CD para detecção de colisões no meio. Por isso elas tem processamento, e um algoritmo pré-definido pelo fabricante para o tempo de reenvio do frame quando há colisão. São esses pequenos detalhes que acabam diferenciando as NICs e o preço final, assim como a auto-detecção (10 ou 100Mbps, MAC configurável, etc).

PS: NIC é abreviação de Network Interface Card. Traduzindo -> placa de rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não basta dizer que são melhores só por causa do preço e do nome, tem que ter experiência do uso. O Sr. Jaspion com certeza sabe que realmente são as melhores Intel e 3com, pela sua experiência.

Quando tinha uma  máquina na empresa com uma Encore ficava dando uns problemas de comunicação as vezes não entrava na da rede, então foi colocar um Intel e os problemas acabaram, já faz mais de 1 ano que trocou.

Tinhamos 3 placas encore e essas sempre não cooperavam com a rede, era trocar por Intel que ficava tudo ok.

São placas caras mas que realmente são muito boas.

Agora só usamos aquelas Intel Pila 8460B PRO 100+, problemas na rede, nunca mais.

Abraço,

Celso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só para informação não é Sr. Jaspion é Srta. Jaspion, futura CCNA(até onde eu sei ela não fez as provas ainda).

Quanto as placas de rede posso confirmar tudo o que disseram ai, pois trabalho em uma loja de vendas de hardware e digo com certeza:

Servidores de alta capacidade Intel ou 3COM. Para redes comuns de baixo custo(enteda-se rede mixiruca com Win98+Wingate) Realtek.

Nos 2 servidores que temos aqui, 3COM e Switch 3COM também.

Mas em tempos de grana curta vou mesmo é de Realtek.

[]'s...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...