Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de temperaturas - Tópico Fixo!!


Posts recomendados

@Uiliam é, até que náo está tão ruim a distribuição de temperatura dos cores. Mas o Vcore está muito alto. 1.322v é o suficiente para fazer um overclcok de 4.6GHz (edit) ah, você trocou a pasta térmica. Agora ficou legal.

 

Mas ele está a 4.2GHz. Você está fazendo over automático no BIOS? Com os 4 cores a 100% ele não deveria chegar ao máximo do turbo boost.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Uiliam está usando opção "Desempenho" no gerenciador de energia do Windows? Não acredito que seja isso, mas eu não conheço muito bem o Skylake.

 

De qualquer forma, você pode baixar esse Vcore para pelo menos 1.2v. Você pode ganhar mais de 5ºC nessa brincadeira. Eu fiz o teste com o Hyper 212X com o meu i7-3770K com 1.104v e bate em 66ºC de média. O seu está chegando a 73ºC. Obviamente que em uso normal raramente vai chegar a isso.

 

Mas a pasta térmica está legal agora. Devia ter alguma bolha na instalação anterior. Por isso que não recomendam espalhar a pasta. Com a gota não tem como formar bolha.

 

Estude o seu BIOS para ver como você pode baixar o Vcore. Como eu disse, pelo menos 1.2v é mais do que suficiente para esses 4.2Ghz do turbo boost. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Uiliam ah, você provavelmente está fazendo um overclock automático com esse aplicativo AI Suite. Veja se tem uma opção padrão. Alguns aplicativos vão só mexer no gerenciamento do Turbo Boost, mas acho que outros podem mexer no BIOS. Só vendo mesmo.

 

Você pode ver se o Vcore varia de acordo com as opções que você tem para escolher nesse aplicativo. O problema desses aplicativos é que eles sobem muito o Vcore do processador. Se estiver mexendo no Vcore, volte ao normal. Se um dia você quiser fazer overclock, o ideal é fazer manualmente. Assim você mantém sempre um Vcore mais baixo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Desinstalei o AI, mas mesmo assim tive que ir na bios e alterar o AI Extreme para Manual, pois ele estava em AUTO e ficava a mesma coisa.

Segue o resultado.

 

Obs. Notei que a tensão do processador fica sempre na margem de 1.2V, utilizando o computador ou não, antes ele diminuía a tensão e aumentava de acordo com a necessidade de clock.

 

Edit - Somente o CPU-z fica travado na margem de 1.2V o CPUID a tensão diminui e aumenta de cordo como uso.

Sem AI 2.jpg

Sem Ai.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Foi o que eu fiz, desinstalei o AI e assim que ele pediu para reiniciar já fui na BIOS e carreguei Load Optimized Defaults, porém a tensão continuava subindo, o modo que encontrei foi setar o AI na BIOS para manual EDIT - e por fim configurei o CPU Core/Cache voltage para: Adaptive mode.

 

Diminuiu significativamente a tensão e como você pode ver as temperaturas também, isso que hoje faz bastante calor aqui.

 

Pelo seu ponto de vista, estaria correto gora?

Aida.jpg

CPU.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Possuo um processador AMD FX8320E, e uma Gigabyte GA78LMT-USB3 rev6.0 e um Air Cooler Corsair A50;  e fiquei curioso quando abri o Overdrive da AMD e observei as temperaturas, sendo que no Speccy da Piriform ele mostra uma temperatura diferente. Fiz outros testes em vários programas e só o Overdrive mostra uma temperatura diferente; será um Bug? Ou de propósito essa "falha"?

 

 

Captura de Tela (123).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@francisramon justamente o contrário. Só o AMD Overdrive indica a temperatura correta dos processadores AMD, pelo menos os FX e provavelmente as APUs.

 

O que indica no AMD Overdrive não é a temperatura, mas a margem térmica. Ou seja, a hora que bater em 0ºC é porque chegou a o limite do aceitável. Se estiver negativo, é porque passou do limite.

 

Esse limite é desconhecido, então não adianta fazer matémática. Ninguém sabe que valor é esse 0ºC e varia de processador. Ninguém comenta ou procura saber porque os FX são bem secundários no mercado mundial. Eles vendem no terceiro mundo, mas lá fora o mercado entusiasta é todo Intel.

 

Todos os outros programas são bugados - isso é falta de suporte da AMD, falta de suporte dos programas e descaso da companhia com os usuários entusiastas.

 

Ou seja, apenas use o AMD Overdrive para ver as temperaturas. É chato porque só dá para saber se o processador está quente ou frio. Pode escrever para a AMD e esculhambar com eles, porque isso é uma vergonha.

 

Veremos se o AMD Zen vai vir do mesmo jeito.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá!

recentemente comprei um pc e acho que estou sofrendo com superaquecimento

em idle, segue as temperaturas:

nC6Bij9.png

(esqueci de printar a tensão, que está em 1.2v)

Pouco tempo em jogos (que é o principal uso desse pc) atinjo 75ºC~87ºC (com temperatura ambiente de 30ºC), chegando numa máxima de 90ºC em situações mais pesadas porém não tão comuns.

O pc é: I5 6600k com blizzard t2 (pretendo fazer overclock daqui uns anos), z170m da asus, gtx 970, gabinete aerocool gt. 

Aparantemente, preciso de um cooler melhor. Nessas configurações, quais me recomendam?

 

adicionado 2 minutos depois

quando me refiro a preocupação em superaquecimento digo a respeito do processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia, pessoal!

 

Gostaria de saber se as temperaturas do meu PC estão ideais ou se tenho que modificar algo, mudar o cooler do CPU, por exemplo.

 

Seguem as temperaturas em Idle e Load:

Core i5 3470: 45 °C Idle | 65 °C Load - Cooler Stock Intel + Arctic Silver 5

Sapphire Radeon R9 280x Dual-X OC: 51 °C Idle | 72 °C Load - Cooler Padrão + Arctic MX-4.

Chipset MOBO: 33° C Idle | 45°C Load.

 

Meu Gabinete é um Aerocool GT-R com um Fan de 18cm na frente, um de 14cm na lateral, 1 de 12cm na traseira e outro de 12cm no teto, todos da Aerocool. Os dois primeiros injetam o ar e os dois últimos retiram-no.

Seguem fotos dele abaixo. Eu ainda melhorei mais a questão dos cabeamentos, essa foto foi de quando montei pela primeira vez.

 

Obs.: A VGA ficava em 75, 76°C antes da MX-4, como podem ver, não melhorou muita coisa, ganhei apenas uns 3 a 4 graus. Sugerem que eu aplique novamente a pasta? Utilizei o método do "X" e estou achando que foi muita pasta. Esperava ganhar, ao menos, uns 6 a 8 graus, pois foi o que eu vi o pessoal ganhando em outros fóruns, em média.

 

Obs 2.: Load seria jogando The Witcher 3 no Ultra, Rise of Tomb Raider no Very High ou Dark Souls 3 no Max.

 

Valeu!

 

 

WhatsApp Image 2016-12-05 at 15.31.41.jpg

WhatsApp Image 2016-12-05 at 15.31.41 (1).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Contiusa olá amigo.

Pelos seus comentários vejo que tem conhecimento a respeito de temperaturas de processadores.

Saberia me dizer se devo me preocupar com uma  temperatura variando entre 60 e 67 graus em jogos, com uso em torno de 50%?

Nessa hora a placa fica em no máximo 60°, a 100% de uso.

Dados do afterburner, com VGA GTX 650 Ti.

O i3 foi instalado a 3 dias, com cooler original Intel e pasta térmica também original do cooler.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Contiusa disse:

@jefcavalli qual o i3, placa-mãe? Aparentemente, sim. Mas como está em 50%, é preciso testar em load. Use o OCCT na aba CPU.

Obrigado pela resposta @Contiusa

É o i3 6100, com a MB asus B150M-C/BR

O afterburner faz teste de stress? Ou o HWinfo64? tenho estes 2 instalados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jefcavalli eu acho que não. Pode baixar o OCCT e usar o setup abaixo. Rode apenas 13 minutos. Não é bom passar de 75ºC. O ideal é ficar abaixo de 70ºC ou entre 70-75º no máximo. Até porque o i3 vai muitas vezes ser usado 100% em jogos. Ou os jogos que você joga são mais fracos?

 

 

 

 

OCCT2.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...