Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de temperaturas - Tópico Fixo!!


Posts recomendados

Boa noite pessoal.

 

Moro em SP e nesses últimos dias a temperatura ambiente está bem alta, e sinto que meu PC está esquentando mais do que o normal, gostaria de saber se as temperaturas estão Ok.

 

Segue abaixo imagem com as temperaturas e meu setup.

Temperatura.png

 

 

Obs: Essas temperaturas eu peguei com um computador em "pós" jogatina (já havia parado de jogar há uns 15 minutos)...

 

Obs2: Tenho um Quad-SLI, porém todas as placas (incluindo o processador) são refrigerados por WaterCooler e FanCooles.

 

Obrigado !

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

9 horas atrás, Ikarus04 disse:

Boa noite pessoal.

 

Moro em SP e nesses últimos dias a temperatura ambiente está bem alta, e sinto que meu PC está esquentando mais do que o normal, gostaria de saber se as temperaturas estão Ok.

 

Segue abaixo imagem com as temperaturas e meu setup.

Temperatura.png

 

 

Obs: Essas temperaturas eu peguei com um computador em "pós" jogatina (já havia parado de jogar há uns 15 minutos)...

 

Obs2: Tenho um Quad-SLI, porém todas as placas (incluindo o processador) são refrigerados por WaterCooler e FanCooles.

 

Obrigado !

 

 

@Ikarus04 Olá Amigo,

 

No meu ver as temps da placa-mãe estão muito elevadas mesmo, o normal seria estar por volta de 42 no máximo, levando em conta a temp do CPU.

 

*seu gabinete é um corsair 500r? se sim ele não é muito grande e o fluxo de ar fica mais baixo dentro dele ainda mais por ter 4x VGAs.

 

*você utiliza fans para refrigeração do gabinete? se sim, quais e quantos?

 

*do resto as temps estão OK, melhor que isso com o calor do BR não tem como, a não ser que utilize outro método de resfriamento, como pastilha peltier. Eu estou montando um sistema desse para ajudar aqui e em breve postarei para todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PC é esse daqui, novinho:

 

ASUS H81M-k

Pentium G3260

4G RAM 1333

SSD 120 Gb

Fonte EVGA 430W

 

Quando instalei a fonte (substitui a genérica que veio com o KIT), ao ligar, o PC deu a mensagem "CPU FAN ERROR". Aí desconectei todos os cabos, reconectei, e a mensagem sumiu. 

 

Mas aí, por via das dúvidas, fui instalar alguma coisa que mostrasse a temperatura e o fan. Instalei o SpeedFan, mas confesso que há muito tempo não mexo com isso e estou com problemas para interpretar.

 

Segue imagem...

29z3lm9.jpg

 

Tá normal isso aí?  Aqueles foguinhos me preocupam, e não tem nada aberto aqui senão navegador e paint. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Guilherme.94 disse:

 

@Ikarus04 Olá Amigo,

 

No meu ver as temps da placa-mãe estão muito elevadas mesmo, o normal seria estar por volta de 42 no máximo, levando em conta a temp do CPU.

 

*seu gabinete é um corsair 500r? se sim ele não é muito grande e o fluxo de ar fica mais baixo dentro dele ainda mais por ter 4x VGAs.

 

*você utiliza fans para refrigeração do gabinete? se sim, quais e quantos?

 

*do resto as temps estão OK, melhor que isso com o calor do BR não tem como, a não ser que utilize outro método de resfriamento, como pastilha peltier. Eu estou montando um sistema desse para ajudar aqui e em breve postarei para todos.

 

@Guilherme.94, Olá !

 

No passado eu tinha o 500R, porém eu mudei o gabinete, justamente pelo 500R não ter um fluxo de ar bom, o problema é que agora eu esqueci qual o modelo do meu gabinete, hahahah, ele é bem espaçoso é um Full Tower da Corsair...

 

Alem do WaterCooler eu utilizo 12 Cougars Vortex 120x120 distribuídas estrategicamente para puxar o ar frio para dentro e o ar quente para fora.

 

Eu acredito que as temperaturas estão no geral Ok (levando em consideração o clima e o quad-sli), mas como não custa perguntar criei o post para ouvir a opinião alheia, muito obrigado !

 

Obs: Parece interessante esse outro método de resfriamento, estarei no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Ikarus04 disse:

 

@Guilherme.94, Olá !

 

No passado eu tinha o 500R, porém eu mudei o gabinete, justamente pelo 500R não ter um fluxo de ar bom, o problema é que agora eu esqueci qual o modelo do meu gabinete, hahahah, ele é bem espaçoso é um Full Tower da Corsair...

 

Alem do WaterCooler eu utilizo 12 Cougars Vortex 120x120 distribuídas estrategicamente para puxar o ar frio para dentro e o ar quente para fora.

 

Eu acredito que as temperaturas estão no geral Ok (levando em consideração o clima e o quad-sli), mas como não custa perguntar criei o post para ouvir a opinião alheia, muito obrigado !

 

Obs: Parece interessante esse outro método de resfriamento, estarei no aguardo.

 

@Ikarus04

 

Eu tenho um corsair 750d é top e bem espaçoso, o que me assustou foi a MOBO mas em vista de você estar com um quad-sli é possível que seja uma temp "normal" mas você está com um quad sli blocado né... então tá meio alta a temp sim, mas nada de se preocupar ao extremo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, gostaria de saber se as temperaturas estão ok, mas acho que estão um pouco altas, pois só com o navegador aberto a temperatura fica em torno de 75º. Seguem as configs seguidas dos testes:

 

i7 4790 

2x4GB Ram 1600mhz

HD 1TB Barracuda

Gabinete Cooler Master K350 

 

Temperatura 1 - Teste com Core Temp

 

Temperatura 1.png

 

Teste de temperatura 2 - Com o Prime 95

Temperatura 2.png

 

Detalhe que depois que fechei o Prime 95 ficou travando tudo e o ponteiro do mouse se movimentava aos socos e travando, até que depois estabilizou de novo.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CloudZ cara, eu não faria mais testes do jeito que está. Não é bom passar de 75ºC. Você está batendo nos 100ºC. Isso pode danificar a sua CPU.

 

Está usando cooler box? Como fica o Vcore em load? Baixe o AIDA64 e faça o teste de estresse apenas com a CPU marcada. Ele é mais fraco e a sua CPU não deve passar de 80ºC. Mas, se passar, desligue. E não deixe muito tempo, apenas 2-3 minutos. Anote o Vcore mais alto que aparecer e poste aqui.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, CloudZ disse:

Boa noite pessoal, gostaria de saber se as temperaturas estão ok, mas acho que estão um pouco altas, pois só com o navegador aberto a temperatura da cpu fica em torno de 75º. Seguem as configs seguidas dos testes:

 

i7 4790 

2x4GB Ram 16000mhz

HD 1TB Barracuda

Gabinete Cooler Master K350 

 

Temperatura 1 - Teste com Core Temp e depois

Temperatura 2 - com o Prime 95

 

 

Temperatura 1.png

Temperatura 2.png

 

@CloudZ olá amigo,

 

 

nossa só o navegador aberto??? certeza? está mt alta a temp mesmo

 

-Qual cooler você usa?

-Qual temp ambiente ai?

-Tem fans no gabinete? quantos? como estão instalados?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Contiusa disse:

@CloudZ cara, eu não faria mais testes do jeito que está. Não é bom passar de 75ºC. Você está batendo nos 100ºC. Isso pode danificar a sua CPU.

 

Está usando cooler box? Como fica o Vcore em load? Baixe o AIDA64 e faça o teste de estresse apenas com a CPU marcada. Ele é mais fraco e a sua CPU não deve passar de 80ºC. Mas, se passar, desligue. E não deixe muito tempo, apenas 2-3 minutos. Anote o Vcore mais alto que aparecer e poste aqui.

 

 

 

Contiusa, fiz os testes, mas como dá pra ver na imagem, ele mal começou e a temperatura da cpu foi pra cima de 85º. 

Mas você acha que só com esse teste que chegou ou ultrapassou os 100º danificou algo? Montei esse pc faz 1 e ano e meio só, tudo o que não preciso é já ter que comprar um processador novo por esse ter danificado algo (inclusive não tenho grana). :(

 

43 minutos atrás, Guilherme.94 disse:

 

@CloudZ olá amigo,

 

 

nossa só o navegador aberto??? certeza? está mt alta a temp mesmo

 

-Qual cooler você usa?

-Qual temp ambiente ai?

-Tem fans no gabinete? quantos? como estão instalados?

 

 

 

Então Guilherme, o cooler não sei, na verdade não entendo muito dessa parte, mas de uns tempos pra cá ele anda fazendo muito barulho, inclusive faz pouco tempo, instalei dois pentes novos de memória ram nele e até limpei um pouco e o barulho não mudou em nada. Quanto aos fans, não há no gabinete, e a temperatura ambiente aqui fica em torno de 25º ~32º no máximo.

 

Segue a imagem do teste:

Teste - Stress CPU.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, CloudZ disse:

Mas você acha que só com esse teste que chegou ou ultrapassou os 100º danificou algo?

 

Não vai danificar se acontecer uma vez, mas se voltar a repetir, aí você pode começar a danificar a CPU permamentemente, especialmente assim, perto dos 100ºC.

 

Pode ser uma porção de coisas. Principalmente pino de fixação do cooler box quebrado, ou solto, ou pasta térmica velha, especialmente implastec (aquela que parece hipoglós). Mas a pasta não deixa assim tão radical, então deve ser o cooler mal instalado ou quebrado. 

 

Pode estar muito sujo também, mas também não ficaria desse jeito. Deve estar quebrado ou solto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, CloudZ disse:

 

Contiusa, fiz os testes, mas como dá pra ver na imagem, ele mal começou e a temperatura da cpu foi pra cima de 85º. 

Mas você acha que só com esse teste que chegou ou ultrapassou os 100º danificou algo? Montei esse pc faz 1 e ano e meio só, tudo o que não preciso é já ter que comprar um processador novo por esse ter danificado algo (inclusive não tenho grana). :(

 

 

Então Guilherme, o cooler não sei, na verdade não entendo muito dessa parte, mas de uns tempos pra cá ele anda fazendo muito barulho, inclusive faz pouco tempo, instalei dois pentes novos de memória ram nele e até limpei um pouco e o barulho não mudou em nada. Quanto aos fans, não há no gabinete, e a temperatura ambiente aqui fica em torno de 25º ~32º no máximo.

 

Segue a imagem do teste:

Teste - Stress CPU.png

@CloudZ

 

AMIGO, é necessário urgente você substituir o cooler do seu CPU pois se você não mexeu nele ele está indo pro saco, faça isso antes que danifique de verdade o CPU como o @Contiusa  DISSE.

 

*Compre um Air Cooler Bom

*E use uma pasta térmica boa (Artic mx-4, gelid gc extreme......)

*Antes gastar 150 do que 1mil depois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Contiusa disse:

Pode ser uma porção de coisas. Principalmente pino de fixação do cooler box quebrado, ou solto, ou pasta térmica velha, especialmente implastec (aquela que parece hipoglós). Mas a pasta não deixa assim tão radical, então deve ser o cooler mal instalado ou quebrado. 

 

Tanto quebrado quanto mal instalado pode resultar em um barulho maior que o normal, como vem acontecendo?

 

11 minutos atrás, Guilherme.94 disse:

*Compre um Air Cooler Bom

*E use uma pasta térmica boa (Artic mx-4, gelid gc extreme......)

*Antes gastar 150 do que 1mil depois

 

Realmente, gastar mais de mil tá fora de cogitação. Que bom modelo de air cooler você poderia recomendar Guilherme? Não faço ideia de quais modelos são bons. Ah, aí tem que ver também se cabe no gabinete. Tenho que medir acho, porque só a informação dele ser um K350 da cooler master acho que não ajuda a ver as especificações de tamanho pra saber se o cooler vai caber não é?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, CloudZ disse:

Tanto quebrado quanto mal instalado pode resultar em um barulho maior que o normal, como vem acontecendo

 

Sim, porque se o processador está sendo mal refrigerado, o CPU cooler vai girar mais rápido para tentar compensar. Aí ele fica uma turbina. O ideal é desinstalar o CPU cooler, limpar bem (tirar toda a poeira), aplicar uma pasta nova e reinstalar o cooler direito. Se continuar a mesma coisa, aí pode ser Vcore muito alto.

 

Esse gabinete K350 é bem estreito, então você não tem muita opção de air cooler decente. Poderia comprar um TX3 ou Gammaxx S40, mas eles também tem presilha de cooler box. Pode ser um Loki II, mas o backplate dele não é muito bom.

 

Uma excelente opção seria o Thermaltake L31. Pergunte ao vendedor. Se estiver tudo certo, o cooler é muito bom, talvez melhor do que um Hyper T4 ou Hyper 212X. Melhor opção você não vai encontrar, pois o seu gabinete só aceita coolers de até 148mm (são poucos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, CloudZ disse:

 

Tanto quebrado quanto mal instalado pode resultar em um barulho maior que o normal, como vem acontecendo?

 

 

Realmente, gastar mais de mil tá fora de cogitação. Que bom modelo de air cooler você poderia recomendar Guilherme? Não faço ideia de quais modelos são bons. Ah, aí tem que ver também se cabe no gabinete. Tenho que medir acho, porque só a informação dele ser um K350 da cooler master acho que não ajuda a ver as especificações de tamanho pra saber se o cooler vai caber não é?

 

 

 

@CloudZ

 

 

você pode optar por modelos legais como:

 

HYPER 212X - ( meio grande de tamanho) - NOTA 8,5

Hyper Tx3 Evo - (modelo médio de tamanho) - NOTA 7,5

Blizzard T2 - (modelo médio de tamanho)  - NOTA 7,0

 

*As nota eu dei por minhas experiencias.

 

ps.: não esqueci a pasta térmica boa, dá uma pesquisada ai artic, gelid. vai pagar uns 40 sem frete, da para usar varias vezes é só colocar uma gota no centro do cpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só o Hyper 212X que não cabe no gabinete dele. Os outros também têm presilha de cooler box, que pode soltar ou quebrar com o tempo. Para o gabinete dele, acho que o Thermaltake L31 é a melhor opção. Ou então um Frio Silent 12 que tem na Pichau, que é o mesmo L31 com um fan mais silencioso (deve perder 1-2ºC nisso).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Guilherme.94 disse:

você pode optar por modelos legais como:

 

HYPER 212X - ( meio grande de tamanho) - NOTA 8,5

Hyper Tx3 Evo - (modelo médio de tamanho) - NOTA 7,5

Blizzard T2 - (modelo médio de tamanho)  - NOTA 7,0

 

*As nota eu dei por minhas experiencias.

 

ps.: não esqueci a pasta térmica boa, dá uma pesquisada ai artic, gelid. vai pagar uns 40 sem frete, da para usar varias vezes é só colocar uma gota no centro do cpu.

 

14 minutos atrás, Contiusa disse:

Só o Hyper 212X que não cabe no gabinete dele. Os outros também têm presilha de cooler box, que pode soltar ou quebrar com o tempo. Para o gabinete dele, acho que o Thermaltake L31 é a melhor opção. Ou então um Frio Silent 12 que tem na Pichau, que é o mesmo L31 com um fan mais silencioso (deve perder 1-2ºC nisso).

 

@Guilherme.94  e @Contiusa , muito obrigado pelos esclarecimentos e pelas dicas, vou trocar o mais rápido possível.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, montei esse pc nesse fim de ano mesmo, porém, observando ele enquanto uso, vejo que ele esquenta bastante na parte de cima do gabinete, isso é normal?

 

Configuração:

placa-mãe: Asus M5A97 R2.0

Processador: AMD FX-8300

Fonte: EVGA 500W

Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 550 TI

HD 1TB

RAM 8 GB

 

Caso falte alguma configuração que precisem saber, só dizer...

Sem título.jpg

Sem título1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...