Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas no carregador de baterias automotivas


fauzisp

Posts recomendados

Caro BCPetronzio,

Sei que estou importunando demais, porém não tenho onde recorrer pra resolver essa questão.

Eu estou dependendo disso para comprar o trafo. Será que o amigo poderia me ajudar a descobrir qual TRIAC poderia substituir o Q1 para poder aguentar os 10A de corrente?

Agradeço mais uma vez.

Fauzi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

É isso mesmo estou ligando com o circuito aberto, quando coloco na bateria de testes a tensão fica a mesma da bateria, é assim mesmo? Não querendo abusar, estou ligando dois trafos um para carga de bateria de motos e outra de 5A para de carros, ligando eles na mesma saida sendo que quando um é ligado outro é desligado atraves de uma chave, nunca os dois estão ligados ao mesmo tempo, teria algum problema nisso?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Poseidonata, se você esta ligando os enrrolamentos de saida dos trafos em paralelo, um ficaria "roubando" corrente do outro, faça a junção deles após o diodo retificador! D1 em seu caso o 6A8, lembrando que você deverá usar um diodo para cada trafo...

quando coloco na bateria de testes a tensão fica a mesma da bateria, é assim mesmo?
Sim, após conectar a bateria, ajuste o R2 (potenciômetro ou trimpot) até obter a tensão desejada (em torno de 14V), observe a explicação no site...
R2 tem de ser ajustada de modo a fornecer uma tensão de saída correcta. A maior parte das baterias tem uma tensão de 13,8 V as baterias AGM ou Gel podem ter uma tensão entre 14,5v e 14,9V. Para ajustar o Carregador, coloque o potenciometro a meio, ligue a bateria à saída, verifique a tensão com um voltimetro até o valor chegar ao valor normal para a bateria ajuste então até o LED apagar. O carregador está ajustado após estes procedimentos.
Se não me engano o Led vai acender quando a carga estiver completa e não apagar, durante este tempo, você tem que ficar monitorando a tensão da bateria até ela chegar ao valor desejado...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Amigo moderador, muito obrigado pela pronta resposta.

O circuito pode ser visualizado nesse link, para que o amigo possa me orientar sobre o diodo zener:

http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/38

Mais uma vez agradeço sua gentileza.

Fauzi

e aí cara estou fazendo esse carregador não entendi direito onde eu coloco esse potenciometro no texto diz que pode colocar no lugar do R2 um resistor ajustável seria ali...obrigado.. desculpe a ignorância é que comecei estudar eletronica tem uma semana falta muito pra mim..mais desde já obrigado

obs.: eu tenho o diodo 6A10 posso subtitui o p600?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
estou fazendo esse carregador não entendi direito onde eu coloco esse potenciometro no texto diz que pode colocar no lugar do R2 um resistor ajustável seria ali...obrigado..
Sim, o R2 é na realidade, um trimpot, mas você pode colocar um potenciômetro, para o ajuste externo, caso queira carregar diferentes tipos de baterias...(gel ou comum)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o R2 é na realidade, um trimpot, mas você pode colocar um potenciômetro, para o ajuste externo, caso queira carregar diferentes tipos de baterias...(gel ou comum)

Bcpetronzio percebi que você é muito prestativo aqui no forum fico feliz por pessoas assim, muito obrigado pela ajuda Amigo como falei estou começando agora nessa fantastica área de Eletrônica e estou viajando.... amigo não consigo encontrar aqui em minha cidade esse diodo p600 ou sk6/08 será que o 6A10 poderia? valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
ja pensaram no que acontece a esse circuito de houver um curto circuito na saida?

qual o controlo de corrente desse circuito ?

Sim colega oceano!, a única proteção deste circuito é o fusível de entrada, que tem que ser bem dimencionado pela corrente que o trafo vai trabalhar!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
e pensa que vai proteger o diodo e o triac com o fusivel ?
Nunca testei colega oceano!, mas como o diodo e o triac suportam uma corrente superior a que o transformador fornece!, não vejo problemas..., mas na dúvida coloque um fusível na saida do carregador também...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nem teste pois garanto vai perder umas peças

sem polemicas

esse circuito pode ser util para quem sabe bem o que está a fazer

nos dias de hoje com os circuitos existentes penso existitem soluçoes bem mais fiaveis e ate ja colocadas aqui no forum

alem de cumprirem a funçao muito melhor ,pois carregam com o metodo correcto para cada bateria , sao protegidos

alias esse circuito com poucas modificaçoes ate se poderia melhorar

ja reparou que por exemplo usa rectificaçao de meia onda ?

uma simples ponte rectificadora faria melor a funçao , o que permitia ter a mesma corrente sem precisar de diodos e triacs de correntes elevadas

se a corrente media for de 6 A ja pensou qual o valor de pico que e necessaria por ser meia onda ?

por curiosidade fui medir a corrente de pico nos diodo

com corrente media de 3,6A a corrente de pico no diodo deu 19A , valores repetitivos de 4mS em cada ciclo positivo

o proprio transformador teria que ser bem dimensionado e mesmo assim a utilizaçao do transformador seria bem baixa

com o que dise acima esta a ver como o transformador teria que ser

pior que tudo pareceme ser o facto de nao se cumprirem os metodos de carga desse tipo de baterias CC/TC

penso que se pode fazer melhor e se calhar mais barato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Completamente "Off-Topic"

nem teste pois garanto vai perder umas peças
KKKK!!!, Grande colega oceano!, sei disso nobre colega!, este como muitos na net! são simples!, este, pelo menos, tem como ser "calibrado", (tensão máxima da bateria), para o tipo de bateria a ser carregada!..., é uma vantagem dele!..., o fato dele usar uma configuração em meia onda!, não sei te falar se é mais eficiente do que em onda completa com filtros!, já vi carregadores ditos como "profissionais", com retificação em meia onda e uma única resistência em série com o diodo para a bateria!, e o Led era colocado em paralelo com a resistência!, quando a corrente diminue, (bateria supostamente carregada), o Led diminue a luminosidade, (quase apagado), pois a bateria esta, praticamente, na mesma tensão da fonte!..., isso sim! eu considero de pouca eficiência!...

O site da eletronica-pt não divulgaria um circuito sem que ele fosse testado a aprovado!, pois é um portal muito confiável!...

Não tenho conhecimentos técnicos suficientes, para sugerir para eles uma modificação no projeto!..., você me compreende?

Aqui no fórum nós só damos dicas de como montar, e que componentes podem ser utilizados!...

Nosso fórum é para isso!, se existem erros de projeto?..., não será o primeiro!, na minha opinião!, foi o melhor carregador de baterias automotivas que vi na net!...;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

espero que nao me tenha levado a mal

so pretendi fazer ver que esse circuito para quem nao o compreenda bem pode trazer problemas

alem disso como sabe cada tipo de bateria deve ser caregado com determibados metodos e parametros

quanto a net isso e outra coisa mas tem de se olhar com cuidado

pessoalmente depois de passar pelos meus 1 milhao de filtros ainda penso duas vezes

antes de seguir seja o que for

se quer ver algo profissional veja este pdf da Atmel

http://www.atmel.com/dyn/resources/prod_documents/doc1659.pdf

--------------------------------

quanto a este circuito note que quando disse para pensar eem usar ponte rectificadora isso nao implica filtrar pois esse circuito não pode usar condensador de filtro na rectificaçao depois do diodo, so mudar o rectificador para ponte

aqui tem algo simples e um pouco melhor embora não seja a meu ver o mais correcto

http://www.aaroncake.net/CIRCUITS/charger1.asp

que saiba este tipo de baterias deve ser carregado com corrente constante ate ao valor nominal da tensão da mesma

depois deve ser continuada a carga com tensão constante ate a corrente descer a cerca de 3% da corrente nominal

a partir daqui e aplicada a tensão de manutençao

isto nao quer dizer que nao possam existir outros metodos

sobretudo que deve sempre seguir-se as recomendaçoes do fabricante

o que se consegue com isto e sobretudo melhorar o tempo de vida das baterias e logo poupar

para lhe dar exemplos tenho baterias de acido desse tipo a alimentar motores de tracçao vai para 6 anos

e tambem algumas de NIHM (da Energizer) que ja nem me recordo de as ter comprado

sao as que uso no meu teclado e rato sem fios

se tem duvidas experimente carregar baterias de Litio com maus carregadores e vai ver quanto tempo duram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, sem problemas, pelo que vi no datasheet dele, ele é um diodo de 6A/1000V.

Bcpetronzio Muito Obrigado amigo pela informação, vou tentar fazer aliás já está quase todo pronto só estava em dúvido quanto a esse diodo e o transformador vou colocar de 5A creio que não vai ter problemas se tiver me fale e depois coloco o resultado aqui.... e as observações que oceno tem muito proveito pois consigo absover algumas experiências... valeu o forum é para isso mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...