Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas no carregador de baterias automotivas


fauzisp

Posts recomendados

ola amigos, bem eu fiz esse circuito que nosso amigo posto ai, mais so que fiz algumas alteraçoes, tipo as resistencias que pedia pra ser de 1/4w eu coloquei de 1w, o potenciometro eu nao consegui achar de 100 ohms, então coloquei um de 1k, e o brx49scr que é raro achar aqui na regiao onde moro eu coloquei um bt169, pesquisei e o que eu achei foi que esse bt substitui o scr, fiz o circuito, liguei ao transformador e nos polos conectei o voltimetro para regular a tensão, deixei em 13.8, então coloquei na bateria deixei carregar um pouco porque a bateria estava zerada, depois de um tempo fui medir a tensão e que a bateria estava consumindo e no voltimetro acuso 14.8 e foi subindo ate 15.9, então desliguei, gostaria de saber se isso esta certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim!, a tensão máxima que o carregador vai atingir, dependerá do ajuste que você fez no potenciômetro..., quando o carregador chegar em 14,8V sobre a bateria, vá ajustando o potenciômetro até o Led acender, indicando que a carga esta completa...

OBS: como você esta usando um potenciômetro de 1K, o ajuste vai ser bem mais crítico!..., Talvez você nem consiga um ajuste satirfatório!, pois o valor dele esta muito fora do especificado no projeto!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela resposta, so aqui na minha regiao nao consegui encontra o potenciometro de 100 ohms, eu numa eletronica e pedi esse potencimetro o cara falo que isso nao existe, que eu estava falando besteira!!!!!!!!!!!!!

bem eu fiz todas as regulagens em cima desse pot... em nenhuma delas consegui deixa em 13.8, fica so acima disso. isso conectada a bateria, ja so com o carregador ligado sem estar conectado a bateria eu consigo deixar nos 13.8, mais quando conecto vai la pro 14.8 e vai subindo. o que eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok, é como eu esperava! O valor do potenciômetro esta muito fora!..., procure em oficinas de eletrônica mais antigas de sua cidade, que você deve encontrar um potenciômetro de 100 Ohms..., ou se não tiver mesmo na sua região!, Procure por Trimpots de 100 Ohms..., você encontrará ele de diversas formas...

TrimPot-10k.jpg

trimpots.png

1-7.gif

Mas que existem!, Existem!..., o vendedor que te falou isso esta equivocado!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATENÇÃO - Se o circuito está desligado, a bateria deve ser desligada do circuito, de outra forma a carga da bateria escoa-se lentamente pelo circuito do carregador.

Se colocar-mos um diodo em série com um dos fios da saida( + ou -) não evitaria isso no caso de um blackout?

Pergunto isso porque to pensando em montar um desses pra deixar no meu sitio, em época de chuva é comum lá ficar mais de dia sem energia e não quero chegar lá e a bateria estar descarregada quando mais precisarei dela..

Abraço a todos e parabéns pelo achado..ótimo circuito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ola amigos gostaria de tirar umas duvidas de um carregador de bateria 12v

ja vi q esse carregador foi comentado neste forum !!creio q o amigo Bcpetronzio pode me ajudar neste projeto!!! O q ocorre e o seguinte o circuito esta montado

mas quando coloco para carregar o esquema pede para centralizar o potenciometro e verificar a tensão de saida o led so pode acender quando a bateria estiver na carga completa mas ao girar o potenciometro o led acende e eu posso girar de volta mas o led não apaga ate eu desconequitar da bateria o que pode ser sera o SCR q pode estar com defeito eu estou usando um MCR100-6!!! o projeto e esse : http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/38

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega dion090, no seu circuito você não colocou nenhum capacitor depois do diodo D1 não né?

Outra coisa, os volores dos resistores, potenciômetro e do diodo zener, no Gate do SCR, estão dentro do especificado no projeto?

E verifique se o diodo zener esta colocado corretamente..., se ele estiver invertido, acredito que ocorreria isso também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os resistores estão corretos mas vou dar uma conferida na posição do zener e tambem trocar o mcr100-6 por um TIC106 por via das duvidas !! OBs : o trafo q to usando e de 10a e no lugar do diodo D1 eu coloquei uma ponte retificadora de 25A mas creio q isso não influencie ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
no lugar do diodo D1 eu coloquei uma ponte retificadora de 25A mas creio q isso não influencie ne?
Acredito que o problema esteja nesta ponte..., o circuito faz a carga com uma tensão pulsante, (o circuito conduzirá em apenas um semi ciclo da tensão), como você esta dobrando os pulsos na entrada do circuito, o capacitor no gate do SCR, pode estar mantendo uma corrente suficiente, para que este não pare de conduzir...

Faça um teste, desligue os outros diodos da ponte e deixe apenas um ligado ao circuito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não usarei os 10A do trafo mas espero q o circuito funcione corretamente !!

o carregador estava carregando com saida de 14,8v 10,9A medindo em um amperimetro

carregando uma bateria de 100A mas o led não acendia :( vou testar agora com o sk6:D vamos ver !!! obrigado amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bcpetronzio coloquei o diodo sk6 e foi testar .A regulagem do potenciometro deu mais queda ele vai de 7v ate 20v regulei com um volt.. 13,4 mas conequitando a bateria a tensão sobe para 15,8v tentei abaixar mas fica na mesma deixei carregando 4H uma bateria de 15A e o led nada !!! :( esse circuito esta complicado de funcionar emmm :wacko: !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok! esta estranho!, experimente girar o potenciômentro para o lado do resistor R1, enquanto ele estiver carregando a bateria, vai chegar um ponto que o SCR vai conduzir e imterromperá a carga, a menos que o seu triac (Q1) esteja polarizado errado ou queimado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bcpetronzio se me permite

dion090

a)

retire o triac Q1 do circuito

nao precisa dele para verificar se o circuito que limita a tensão funciona

ligue a bateria ao circuito (esta deve ter 12,7 V)

ligue o circuito a rede

agora gire o potenciometro na posiçao proximo de R1 TEM de acender

se girar para o lado de R3 TEM de apagar

B)

se nao funcionar assim

ligue o multimetro entre os terminais de gate e anodo de Q2

gire o potenciometro e veja como varia a tensão

com o potenciometro do lado de R1 deve dar proximo de 0V

com o potenciometro do lado de R3 deve dar proximo de 6V (dc)

se isto estiver ok verifique o led e resistencia em serie

C)

se a tensão nao variar desligue o zener

com um pequeno fio ligue o anodo de Q2 a gate

o led deve acender

coloque os resultados destas experiencias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri o porq do não funcinamento do circuito nem acreditei :eek:!!! testei os componentes e descobri q o pontenciometro q estava

usando não era de 100R mas sim de 100K muito longe do especificado :o xinguei muito:angry: KKKKKK testei o circuito com uma triponte de 300R e funcionou

perfeitamente mas irei fazer o seguinte colocar um resistor de 100R entre R1 e R3 e usar meio potenciometro de1K entre R1 e D3 ou

colocar um resistor em paralelo com o potenciometro porq resistencias paralelas se dividem o que acha ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...