Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010


rau

Posts recomendados

1 hora atrás, Lebowski The Dude disse:

 

Entendi. Então seria o caso de tentar aterrar as carcaças pra se evitar os ruídos? Eu posso tentar isso.

adicionado 1 minuto depois

Aproveitando a deixa: eu poderia aterrar minha geladeira (ela é antiga, não tem tomada tripolar como as novas) conectando o fio terra à carcaça dela? Obrigado!

 

Não tente aterrar por conta própria as carcaças, isso deveria ter sido feito pelos fabricantes dos equipamentos.

Pode haver alguma descontinuidade entre as massas que coloque todo o seu trabalho e esforço em vão. Puro desperdício de tempo.

 

Até porque para se evitar ruídos a melhor ideia é usar um bom filtro de linha, esse sim vai te ajudar! O aterramento das carcaças apenas lhe confere uma proteção contra choques e uma blindagem eletromagnética para ruídos provenientes do ar (que são insignificantes em residências).

 

Você deve se preocupar em filtrar os ruídos provenientes da rede elétrica mesmo, e esse trabalho somente o filtro de linha faz

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, alexandre.mbm disse:

 

Esse filtro de linha conseguirá agir em aparelhos com apenas fase e neutro?

 

Sim, porque a filtragem é feita por bobinas que trabalham mesmo sem a presença do aterramento, absorvendo as harmônicas de alta frequência e liberando essa energia na forma mecânica

 

Sabe quando você liga a ducha eletrônica e a fonte do PC começa a emitir um zumbido? (várias pessoas relatam isso aqui no fórum)

São as bobinas dissipando a energia dos ruídos (harmônicas de alta frequência) injetados pela ducha na rede elétrica. Elas dissipam essa energia vibrando mecanicamente mesmo, tendo aterramento ou não.

 

Se você colocar um filtro nessa situação quem vai passar a vibrar são as bobinas do filtro e não mais as da sua fonte :)

 

Agora, como o filtro de linha (me refiro a parte de filtragem apenas, não de DPS) usa o aterramento eu realmente não sei explicar e tenho curiosidade de saber!

 

Com relação a proteção contra surtos, o filtro também funciona de forma satisfatória com apenas fase e neutro, porque o neutro é aterrado junto com o condutor de proteção debaixo do medidor de energia.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, Raphael Ventorim disse:

Agora, como o filtro de linha (me refiro a parte de filtragem apenas, não de DPS) usa o aterramento eu realmente não sei explicar e tenho curiosidade de saber!

 

Penso que dependerá do projeto.

 

13 minutos atrás, Raphael Ventorim disse:

Com relação a proteção contra surtos, o filtro também funciona de forma satisfatória com apenas fase e neutro, porque o neutro é aterrado junto com o condutor de proteção debaixo do medidor de energia.

 

Parece-me que o detalhe é: somente aterram no neutro em caso de surto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Parece-me que o detalhe é: somente aterram no neutro em caso de surto.

 

O condutor neutro sempre é aterrado, salvo se não existente ou se a edificação tiver que ser alimentada, por qualquer motivo, em esquema TT ou IT.

 

Veja a letra h) do item 6.4.2.1.1 da NBR 5410

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Ventorim Eu postei uma pergunta num outro tópico mas ninguém apareceu lá pra dar uma ajuda. Seguinte:

 

Eu poderia utilizar um Clamper Pocket e dele conectar uma extensão? Sei que existem os filtros Energia 5 e Multi proteção, mas são soluções mais caras.

 

Aqui em casa eu refiz a instalação da geladeira e microondas acrescentando o terra (que sempre esteve lá na tomada mas nunca utilizado), acoplando um clamper pocket e fazendo uma pequena extensão, conforme foto. Aí estão geladeira (não veio aterrada de fábrica, daí o adaptador tripolar) e microondas (aterrado de fábrica)

 

Vi nas especificações da Clamper que o circuito de proteção do pocket e do Energia 5 são os mesmos, então decidi fazer assim. Está certo?

 

 

 

 

clamper pocket.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Em relação ao que está na foto, não parece haver problema. Agora, se me lembro bem, há observações a fazer quanto à carga ser motor (indutor).

 

Tem problema?

adicionado 35 minutos depois
8 horas atrás, Raphael Ventorim disse:

Sabe quando você liga a ducha eletrônica e a fonte do PC começa a emitir um zumbido? (várias pessoas relatam isso aqui no fórum)

São as bobinas dissipando a energia dos ruídos (harmônicas de alta frequência) injetados pela ducha na rede elétrica. Elas dissipam essa energia vibrando mecanicamente mesmo, tendo aterramento ou não.

 

Separar fases para cargas desse tipo resolveria o problema? Tipo, topologia trifásica, uma fase para cargas capacitivas, outra para resistiva/indutiva? Não sei se estou falando bobagem, mas parece que resolveria esse problema dos ruídos... não?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lebowski The Dude disse:

Aqui em casa eu refiz a instalação da geladeira e microondas acrescentando o terra (que sempre esteve lá na tomada mas nunca utilizado), acoplando um clamper pocket e fazendo uma pequena extensão, conforme foto. Aí estão geladeira (não veio aterrada de fábrica, daí o adaptador tripolar) e microondas (aterrado de fábrica)

 

clamper pocket.jpg

 

Tem uma geladeira e um microondas ligados ali?? É isso mesmo?? Tem extintor aí perto?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, RS Faria disse:

Tem uma geladeira e um microondas ligados ali?? É isso mesmo?? Tem extintor aí perto?

 

Tem disjuntor! :thumbsup:

 

Essa configuração está aí há anos. Só recentemente é que fiz essa extensão, aproveitando que o aterramento do prédio é TN-S. 

 

Eu acho que está ok, pois a potência dos dois aparelhos não chega nem na metade da capacidade dos condutores, inclusive tomada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lebowski The Dude disse:

Eu acho que está ok, pois a potência dos dois aparelhos não chega nem na metade da capacidade dos condutores, inclusive tomada. 

Como o @alexandre.mbm disse ali em cima, geladeira e outros aparelhos com motor, tem partidas que geram picos de corrente de 5, 10 vezes, o valor de corrente em regime.. É um pico com duração pequena, mas não pode ser ignorado..

 

Além disso, alguma coisa aí, tá ligada com 2 adaptadores.. Condenamos o uso de adaptadores, dentro de PCs, pois são pontos a mais de contato entre metais, que podem gerar aquecimento excessivo e eventual curto, à médio ou longo prazo.. Até em curto prazo, dependendo da qualidade do mesmo.. Vale o mesmo principio aí..

 

Se algum produto aí, não prevê aterramento (foi o que entendi, lendo os outros posts), não tem muito o que possa fazer.. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, RS Faria disse:

Além disso, alguma coisa aí, tá ligada com 2 adaptadores.. Condenamos o uso de adaptadores, dentro de PCs, pois são pontos a mais de contato entre metais, que podem gerar aquecimento excessivo e eventual curto, à médio ou longo prazo.. Até em curto prazo, dependendo da qualidade do mesmo.. Vale o mesmo principio aí..

 

Bem, nesse circuito há um disjuntor comum e um dispositivo DR. A tomada instalada pela construtora era bipolar, apesar do prédio ser TN-S. Troquei a tomada e fiz o terra. Infelizmente a geladeira é antiga e não tem terra.

 

Desde que me mudei, faz 8 anos que os dois estão juntos (o microondas é novo, mas sempre estiveram nessa tomada uma geladeira e um microondas). Disjuntor nunca desarmou, com exceção do DR, mas poucas vezes (daí também meu interesse em tentar aterrar essa geladeira de alguma forma).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Lebowski The Dude disse:

 

Entendi. Então seria o caso de tentar aterrar as carcaças pra se evitar os ruídos? Eu posso tentar isso.

adicionado 1 minuto depois

Aproveitando a deixa: eu poderia aterrar minha geladeira (ela é antiga, não tem tomada tripolar como as novas) conectando o fio terra à carcaça dela? Obrigado!

Deve aterrar a carcaça da geladeira sim. Geralmente esses aparelhos mais antigos tem um fio verde preso a carcaça esperando para ser aterrado. Se tiver arranje alguma forma de ligá-lo ao pino do meio da tomada. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Mestre88 disse:

Deve aterrar a carcaça da geladeira sim. Geralmente esses aparelhos mais antigos tem um fio verde preso a carcaça esperando para ser aterrado. Se tiver arranje alguma forma de ligá-lo ao pino do meio da tomada. 

 

Opa! Seria esse aí da foto? (desculpe a sujeira!)

IMG_20161010_180526980.jpg

adicionado 1 minuto depois

No caso seria apenas desapertar a rosca e anexar um terceiro cabo ali, puxando pro terra da tomada?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, RS Faria disse:

Tem uma geladeira e um microondas ligados ali?? É isso mesmo?? Tem extintor aí perto?

 

Qual é a potência do micro-ondas? E da geladeira?

Talvez seja melhor nos dizer logo os respectivos modelos.

 

6 horas atrás, Lebowski The Dude disse:

Tem disjuntor! :thumbsup:

 

NEMA (preto) ou DIN (branco)? De quantos amperes?

 

Qual é a extensão de todo o circuito protegido por esse disjuntor?

Qual é a bitola de toda a fiação?

 

É realmente no mínimo estranho, vermos micro-ondas em ligação de 10 A.

 

4 horas atrás, RS Faria disse:

Como o @alexandre.mbm disse ali em cima, geladeira e outros aparelhos com motor, tem partidas que geram picos de corrente de 5, 10 vezes, o valor de corrente em regime.. É um pico com duração pequena, mas não pode ser ignorado..

 

Eu não cheguei a dizer, porque não tinha certeza, mas é por aí...

 

3 horas atrás, Lebowski The Dude disse:

Bem, nesse circuito há um disjuntor comum e um dispositivo DR.

 

O dispositivo diferencial residual é apenas para proteção contra fugas. Nada faz para proteção contra curto circuito. Ele desarma para a pessoa não sofrer demais se entrar em contato com a fase.

 

48 minutos atrás, Lebowski The Dude disse:

No caso seria apenas desapertar a rosca e anexar um terceiro cabo ali, puxando pro terra da tomada?

 

Para onde ele está indo? Aquelas no parafuso são as duas pontas dele?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Mestre88 disse:

Meio esquisito isso aí?!

Não entendi porque tem dois fios ligado aí e nenhum está livre, um deles deve estar ligado ao motor e o outro?

 

Agora já foi! Vê aí:

 

Fiz agora a cerca de meia-hora atrás. Até agora.... ok :thumbsup:

IMG_20161010_205627700.jpg

IMG_20161010_201349142.jpg

IMG_20161010_205643403.jpg

adicionado 6 minutos depois

@alexandre.mbm

Microondas Electrolux MEP37

1350W em 220V = 6,14

 

A da geladeira eu não tenho certeza!

A etiqueta mostra duas potências: 225W e 137W. É pra somar as duas? Como é?

De qualquer forma, está mostrando 1,2A

Somando as duas, acho que os condutores aguentam!

 

Cara, o resto das perguntas eu vou ficar devendo. Te garanto que está ok. O prédio foi construído em 2008, e tá tudo dentro das normas. Quadro de disjuntores bem organizado, etc... tudo ok.

 

IMG_20161010_180432224.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

No entendi esse caminho do fio verde. Ele está rompido no plugue preto?

 

O plug preto da geladeira está conectado num adaptador tripolar. Conectei o terra nesse adaptador, que foi desmontado para acomodar o fio terra. A foto não mostra, mas está bem fixo.

 

O fio terra deu essa "sobrada" aí, que me incomodou um pouco, mas amanhã eu retifico esse negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 minutos atrás, Lebowski The Dude disse:

Microondas Electrolux MEP37

1350W em 220V = 6,14

 

Curiosamente, não achei informação de consumo ou potência, em site ou manual. Mas achei que a eficiência energética dele é 55% e talvez isso signifique mais potência retirada da tomada. Onde estava a informação dos 1350 watts?

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Lebowski The Dude disse:

O fio terra deu essa "sobrada" aí, que me incomodou um pouco, mas amanhã eu retifico esse negócio.

 

Entendi, ele está apenas pendurado na peça preta. Dá a impressão de estar entrando nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

 

Curiosamente, não achei informação de consumo ou potência, em site ou manual. Mas achei que a eficiência energética dele é 55% e talvez isso signifique mais potência retirada da tomada. Onde estava a informação dos 1350 watts?

 

Tá no site do Inmetro. Está na média das demais marcas de mesmo volume. Selo A Procel.

 

Bem, se for 55%, então essa potência de 1350W já deve ser a total, considerando a potência útil (que deve estar em 740W mais ou menos) e o desperdício de 600W. Mas isso é característica de todo microondas. Lá na tabela, o Selo A é dado aos fornos de +54%. O máximo de eficiência conseguida pelos aparelhos foi de no máximo 57,7%.

adicionado 10 minutos depois
36 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Entendi, ele está apenas pendurado na peça preta. Dá a impressão de estar entrando nela.

 

Mas entrou. Já está aterrado :thumbsup:

adicionado 12 minutos depois
12 minutos atrás, Lebowski The Dude disse:

Tá no site do Inmetro. Está na média das demais marcas de mesmo volume. Selo A Procel.

 

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/fornos_de_micro-ondas.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Lebowski The Dude disse:

Separar fases para cargas desse tipo resolveria o problema? Tipo, topologia trifásica, uma fase para cargas capacitivas, outra para resistiva/indutiva? Não sei se estou falando bobagem, mas parece que resolveria esse problema dos ruídos... não?

 

Amenizaria, é por aí mesmo o raciocínio...

 

Cara, se a sua instalação é nova e está de acordo com as normas não tem problema ligar microondas e geladeira na mesma tomada não. Só não use aqueles adaptadores de 20 para 10A porque são proibidos e coloque um adaptador bom e firme para evitar aquecimento nos contatos.

 

Se esses cuidados forem tomados, seu disjuntor vai proteger o circuito sem maiores problemas. Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Raphael Ventorim disse:

Cara, se a sua instalação é nova e está de acordo com as normas não tem problema ligar microondas e geladeira na mesma tomada não. Só não use aqueles adaptadores de 20 para 10A porque são proibidos e coloque um adaptador bom e firme para evitar aquecimento nos contatos.

 

O projeto do prédio foi feito na norma. Circuitos separados para AC, chuveiro, cozinha, etc. São 9 no total, cada circuito com seu disjuntor, mais um DR nos circuitos da cozinha, área de serviço e chuveiros. Acho que foi bem projetado.

 

O que me incomodava é que o DR desarmava algumas vezes, o que acho foi por causa da geladeira, que já tem 15 anos e nunca foi aterrada, até ontem :thumbsup:

 

Baseado nas dicas aqui do CDH, eu já retirei o micro do estabilizador, comprei filtros da Clamper e estou providenciado a instalação de DPS no quadro geral. O que eu mesmo puder fazer, já estou fazendo, como aterrar as tomadas e essa geladeira agora.

 

Kaizen na veia. Abraços e obrigado pelas dicas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Lebowski The Dude disse:

O que me incomodava é que o DR desarmava algumas vezes, o que acho foi por causa da geladeira, que já tem 15 anos e nunca foi aterrada, até ontem :thumbsup:

 

Se a causa era a geladeira, continuará sendo. O aterramento só facilitará a fuga. Nesses casos, o DR serve como um alarme de que algo precisa ser revisto.

 

O aterramento da geladeira é medida de segurança e possivelmente de conforto. Se tem sido para conforto, continuará disparando o DR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...