Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010


rau

Posts recomendados

Rau, acho que o fio não é verde, porque a casa do meu avô é muitooo velha, então acho que antigamente não tinha esse esquema de cores.

Eu acho que esse fio esta ligado no neutro das tomadas, porque as tomadas não tem o terceiro plug, então não teria como ligar.

valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que eu acho tb, isso aí não é fio terra propriamente dito. Mas sobre o chuveiro, pode fazer o que falei, não há problema em ligar o fiozinho verde do chuveiro, no neutro.

No caso do chuveiro, repetindo, não há problema já que o fio fase esta imerso na água através de uma resistência atada no neutro. O fio terra fica "boiando" dentro da água captando os elétrons em fuga, dai você pode atar o fio verde sem problema no neutro pra capturar esses elétrons fujões. Essa prática só é valida para chuveiros, aterramento em esquema TN-C onde não é possíveil outra forma, mas é recomendável que o esquema seja um TN-S pra qualquer uso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que não sei qual é o fase e qual o neutro, os dois são iguais, pretos...

Essa casa em que eu moro, fico devendo muito na instalação eletrica.....

Enquanto isso toda vez que vou abrir o registro do chuveiro, eu uso alguma coisa de plastico.

valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fácil! Vai no Mercado Livre, compra uma chave de teste digital - mais segura que as chaves de teste neon, comuns, mas caso não queira comprar no Mercado Livre, dê uma procurada nas elétricas por aí, se não achar, compra a chave de teste Neon mesmo.

Desligue o disjuntor do chuveiro, tenha certeza que é o disjuntor do chuveiro, ligue o chuveiro pra ver se aquece, se nao aquecer, é o disjuntor correto. Retire a fita isolante que isola a emenda e faça contato da chave de teste com o fio desencapado, apos religar o disjuntor. Se for chave de teste digital, toque no botão "Teste de tensão" ou algo semelhante, vai aparecer vários numeros no display, esse deve ser o condutor fase, no neutro não costuma aparecer nada. Já com a chave neon, encoste a chave no condutor e toque com o seu dedo no topo da chave, se acender uma lampadazinha dentro dela, é porque esse é o conduto fase.

Melhor ainda que você faz, é trocar essa ducha. Por cerca de 25 reais você compra uma ducha da Fame, que possui baixissima fuga de corrente. Qualquer uma delas tem baixa fuga. Que mal lhe pergunte, qual é a marca e modelo da sua ducha?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado rau, vou providenciar isso.

Meu chuveiro é exatamente esse aqui: http://www.americanas.com.br/home/begin.do?home=AcomProd&departmentId=14129&itemId=305694&primaryGroupId=17771

porém é 220V.

Eu acabei me esquecendo de dizer, realmente esse banheiro sai agua mais fraco que o outro banheiro, não sei porque isso, casa alugada tem esses probleminhas.

voce que entede, esse chuveiro é bom, é seguro?

valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse modelo por não ser compatível com DR, naturalmente apresenta uma alta fuga de corrente. Há dois tipos de ducha compativeis com DR, com resistência nua e blindada.

A diferença é que o modelo compativel com DR com resistencia nua tem uma camara de aquecimento mais fechada, mais isolada do fio terra e o modelo com resistencia blindada, a resistencia tem um composto nao condutivo eletrico, mas condutor de calor, em volta do fio da resistencia. A vantagem desse ultimo é que a fuga de corrente é 0 o modelo com resistencia nua apresenta um nivel bem baixo, não deveria ser suficiente pra provocar choques. Já modelos como esse seu q nem compativel com DR é, a resistencia é pouco isolada do fio terra e também do contato da agua que passa no registro, dai podendo causar choques dependendo da resistividade da água, que se for baixa, a energia percorrerá melhor por ela.

Eu sugiro comprar um FAME compativel com DR. Barato e tem baixa fuga. Mas se você ligar o fio terra no neutro, vai parar de dar choques.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, aqui estou eu de novo, completamente determinado a fazer um aterramento descente, pois não aguento mais levar choques e a interferencia no som...

Gostaria se alguem se dispusesse a ajudar, um passo a passo de como fazer, pois os "eletricistas" daqui, pra fazer aterramento são ótimos pedreiros.

Agradeço desde ja.

PS: li cada post do topico, mas realmente não entendi como fazer um aterramento TN-S e não quero morrer de choque, e nem estragar nada aqui na minha casa, obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, aqui estou eu de novo, completamente determinado a fazer um aterramento descente, pois não aguento mais levar choques e a interferencia no som...

Gostaria se alguem se dispusesse a ajudar, um passo a passo de como fazer, pois os "eletricistas" daqui, pra fazer aterramento são ótimos pedreiros.

Agradeço desde ja.

PS: li cada post do topico, mas realmente não entendi como fazer um aterramento TN-S e não quero morrer de choque, e nem estragar nada aqui na minha casa, obrigado

O esquema é mais ou menos assim:

instalacao.jpg

Foi discutido isso nesse tópico:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=246442

Qualquer coisa pergunte.

Abraço

Leonardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esquema é mais ou menos assim:

instalacao.jpg

Foi discutido isso nesse tópico:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=246442

Qualquer coisa pergunte.

Abraço

Leonardo

O aterramento TN-S é um aterramento conhecido como aterramento de ponto único ou seja, a mesma (s) haste(s) do neutro é a do aterramento, apenas a fiação que é diferente. De dentro da caixa do medidor de luz, do "padrão", onde o neutro é amarrado ou aparafusado na caixa, você deriva um novo fio, obrigatoriamente na cor verde ou verde com amarelo e leva pras tomadas e pontos que deseja ter aterramento, só isso!

dpsclamper.jpg

Se for só isso mesmo eu entendi, só mais uma coisa, posso postar uma foto do meu padrão para vocês me falarem aonde cortar e puxar o fio?

Ah, e qual a grossura do fio, não sei exatamente como vou passar ele até o quarto que fica a uns 30m...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for só isso mesmo eu entendi, só mais uma coisa, posso postar uma foto do meu padrão para vocês me falarem aonde cortar e puxar o fio?

Ah, e qual a grossura do fio, não sei exatamente como vou passar ele até o quarto que fica a uns 30m...

Pode postar foto sim.

O terra deve ter no mínimo a mesma espessura do fase.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até a caixa de disjuntores o condutor de proteção deve ter a mesma bitola do fio fase. Geralmente 6mm2 até 35A. Desse ponto em diante você vai dividir os condutores terra, vai ramificar em condutores mais finos, 2,5mm2 pras tomadas por exemplo, 4, 6, 10...mm2 por chuveiro, vai depender da potência e fiação utilizada no chuveiro, etc.

Quadro de disjuntores modernos vêm com um barramento no qual você vai conectar o fio terra a ser distribuido e tb o neutro. Como esse abaixo. Apesar de haver alguns errinhos de instalação ai nesse quadro, o fio verde é o terra e vai a barramento, onde ele é ramificado para os circuitos da casa. O fio terra deve sempre ser da cor verde ou preferencialmente, pra ficar bem diferente dos outros, na cor verde/amarelo, tb conhecido como fio "brasileirinho".

20042009026.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até a caixa de disjuntores o condutor de proteção deve ter a mesma bitola do fio fase. Geralmente 6mm2 até 35A. Desse ponto em diante você vai dividir os condutores terra, vai ramificar em condutores mais finos, 2,5mm2 pras tomadas por exemplo, 4, 6, 10...mm2 por chuveiro, vai depender da potência e fiação utilizada no chuveiro, etc.

Quadro de disjuntores modernos vêm com um barramento no qual você vai conectar o fio terra a ser distribuido e tb o neutro. Como esse abaixo. Apesar de haver alguns errinhos de instalação ai nesse quadro, o fio verde é o terra e vai a barramento, onde ele é ramificado para os circuitos da casa. O fio terra deve sempre ser da cor verde ou preferencialmente, pra ficar bem diferente dos outros, na cor verde/amarelo, tb conhecido como fio "brasileirinho".

20042009026.jpg

Não posso puxar o fio direto para a tomada do pc?

Minha casa é simples, não tem ar(apesar de ter tomada e local), não tem chuveiro eletrico, unicas coisas pra aterramento seriam fogão, geladeira e pc, mas minha maior preocupação é o computador mesmo

Edit: Acabei de abrir o quadro, só tem um desses brancos ai( chama disjuntor?) com um fio vermelho em cima, e um verde embaixo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um disjuntor pra casa inteira?? Pelo menos não tem chuveiro elétrico!

Enfim, pode sim puxar o fio direto pra tomada, mas o ideal é que criasse um ponto central ou seja, puxe o fio da mesma grossura do fio que vai pro disjuntor e desça até a caixa. Da caixa em diante você emenda um fio mais fino, da mesma bitola do fio que ta dentro das tomadas, via de regra a medida dos fios das tomadas é 2,5mm2. Então emenda um fio 2,5mm2 no fio maior que você puxou pra caixa de disjuntores e desse ponto você sobe o fio de novo pra ir pras tomadas. você pode até aparafusar esse fio na caixa, se ela for de metal, isso é uma medida de segurança caso essa caixa venha a ficar energizada por algum motivo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fotos como prometi...

Agora dão uma luz do que fazer exatamente? :D

Obrigado

:o Quase cai de costas aqui :lol:

Isso ai é um prédio?

Gostaria de saber como alguém conseguiu fazer essa instalação ai sem se perder com as cores dos fios...

Teria que ver ali no medidor de energia quais daqueles fios são neutro e quais são fase, então emendar no neutro um fio para levar o terra para dentro da casa e outro fio até uma barra cravada na terra.

O que deu para ver é que sua instalação não segue nenhum tipo de regras para as cores dos fios, tem cor de fio que foi usado tanto para fase quanto neutro, nada padronizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha mãe do céu! :D

Duas linhas, Fase e Neutro e conseguiram colocar 5 cores diferentes de fio aí. Azul, Verde, Preto, Branco e vermelho!

Depois vem o problema de que aparentemente essa caixa não está aterrada. Qualquer ***** que der ai dentro pode fazer com que sua carcaça metalica dê choque.

Depois vem o fundo de madeira, fora de conformidade desde década de 80. Madeira pega fogo fácil, logo não deveria estar num quadro elétrico.

O nível de agrupamento também não foi respeitado ou seja, os dutos tão com excesso de fio.

No medidor, geralmente o neutro fica no meio, entrada e saida, e nas suas fotos parece ser o de condutor azul claro e verde, isso na caixa do medidor, o problema é que tem um verde na saida do disjuntor, mas me parece q esse não tem haver com o verde da caixa de medição. O neutro provavelmente é o azul claro na caixa de disjuntor e verde e azul na caixa de medição.

Cara, que bagunça! Eu desmancharia tudo e faria novamente! :P Sem um multimetro ou no minimo uma chave teste ai fica difícil dizer por fotos, tem muitas violações da norma ai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Turdin,

a melhor coisa é trocar isso. Por que ficar adiando isso só vai te trazer mais problemas futuramente. Tá tudo trocado aí, neutro=azul claro; terra=verde ou verde com listras amarelas (brasileirinho); fase(s)= preto e/ou vermelho (preferencialmente). Sempre da maior bitola para a menor, nunca indo de uma bitola pequena para uma maior, pois causa resistência. Seria interessante você juntar um dinheiro aí e procurar por um eletricista que seja profissional, não um pedreiro/eletricista, porque eles têm até boa vontade (de ganhar o dele), mas não tem conhecimento do assunto. Procure por alguém que tenha feito pelo menos um curso de Instalador elétrico predial ou um eletrotécnico, e fique esperto com essas regrinhas que te falei aí em cima, se você ver que o cara tá pecando nisso, é porque não é bom profissional e vai fazer coisa errada na instalação.

Com relação a Cia. energética, se você perceber que sua rede está subdimensionada, que tem problemas quando liga o chuveiro ou ferro de passar, entre em contato com eles e explique que precisa de um técnico para fazer alguma avaliação do problema. Só que eles só vão te ajudar até o seu padrã, podem trocar sua fiação até lá. Mas do padrão até na sua residência você que deve achar um profissional.

Uma perguntinha: tô muito enganado (ou muito cego) mas tá chegando "tudo azul" (rsrs), fases e neutro? Isso tá errado!!! Cadê a ABNT na cabeça do técnico que fez isso!!! (_(

Esses terras tudo emendado no "bolinho" também tá pra lá de errado. Você de certo vai pensar "mas como tá tão errado se tá funcionando" mas amigo, segurança é principal, seja ela em instalação monofásica, bifásica ou trifásica. As normas devem ser respeitadas porque elas têm fundamento e são para sua proteção. Afinal de contas quem acha que esse disjuntor no padrão é para proteger sua residência, tá equivocado, esse disjuntor aí é caso haja um curto, o mesmo não dê um princípio de incêndio na rede. Num tem nada de proteger você, eles não tão nem aí para nós enquanto tivermos pagando a conta. Então nós que devemos nos proteger. E você deveria informar à cia. que no seu padrão só tem condutor azul vindo da rede. E que você quer melhorar a instalação, mas quer que eles deixem a alimentação de acordo com os padrões da ABNT.

Qualquer coisa dá um :help:

abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Turdin,

a melhor coisa é trocar isso. Por que ficar adiando isso só vai te trazer mais problemas futuramente.

Finalmente Deu..., hoje cheguei em casa, minha namorada tinha esquecido o pc desligado mais na tomada, a tv e o hd queimaram, creio que foi uma variação de energia muito alta...

Tá tudo trocado aí, neutro=azul claro; terra=verde ou verde com listras amarelas (brasileirinho); fase(s)= preto e/ou vermelho (preferencialmente).

Segundo o cara da compania eletrica que chamei aqui, o meu padrão está certo... (é o da direita)

E pelo que andei olhando, eu acho que o que está invertido são apenas cores do neutro/terra, se estiverem...

Mas não confiei muito no cara não.

Sempre da maior bitola para a menor, nunca indo de uma bitola pequena para uma maior, pois causa resistência. Seria interessante você juntar um dinheiro aí e procurar por um eletricista que seja profissional, não um pedreiro/eletricista, porque eles têm até boa vontade (de ganhar o dele), mas não tem conhecimento do assunto. Procure por alguém que tenha feito pelo menos um curso de Instalador elétrico predial ou um eletrotécnico, e fique esperto com essas regrinhas que te falei aí em cima, se você ver que o cara tá pecando nisso, é porque não é bom profissional e vai fazer coisa errada na instalação.

Com relação a Cia. energética, se você perceber que sua rede está subdimensionada, que tem problemas quando liga o chuveiro ou ferro de passar, entre em contato com eles e explique que precisa de um técnico para fazer alguma avaliação do problema. Só que eles só vão te ajudar até o seu padrã, podem trocar sua fiação até lá. Mas do padrão até na sua residência você que deve achar um profissional.

Uma perguntinha: tô muito enganado (ou muito cego) mas tá chegando "tudo azul" (rsrs), fases e neutro? Isso tá errado!!! Cadê a ABNT na cabeça do técnico que fez isso!!! (_(

Esses terras tudo emendado no "bolinho" também tá pra lá de errado. Você de certo vai pensar "mas como tá tão errado se tá funcionando" mas amigo, segurança é principal, seja ela em instalação monofásica, bifásica ou trifásica. As normas devem ser respeitadas porque elas têm fundamento e são para sua proteção. Afinal de contas quem acha que esse disjuntor no padrão é para proteger sua residência, tá equivocado, esse disjuntor aí é caso haja um curto, o mesmo não dê um princípio de incêndio na rede. Num tem nada de proteger você, eles não tão nem aí para nós enquanto tivermos pagando a conta. Então nós que devemos nos proteger. E você deveria informar à cia. que no seu padrão só tem condutor azul vindo da rede. E que você quer melhorar a instalação, mas quer que eles deixem a alimentação de acordo com os padrões da ABNT.

Não entendi muito bem essa parte, se pudesse dar uma simplificada, na parte do Tudo azul...

Qualquer coisa dá um :help:

abraço.

Triste :( Abraço...

Luto pelo HD e TV...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Turdin, a kitnet é sua? Pretende ficar aí por muito tempo? porque dependendo da situação é melhor nem mexer, vai gastar pra depois ter que gastar em outro local de novo.

Pretendo ficar até o fim do ano, moro de aluguel aqui...

Outra pergunta, o que protege contra oscilações de energia muito altas?

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pretendo ficar até o fim do ano, moro de aluguel aqui...

Outra pergunta, o que protege contra oscilações de energia muito altas?

Obrigado

Um advogado. Se a oscilação de energia for realmente muito alta como dizes, reclame na companhia de energia elétrica, se não resolver reclame na ANEEL e se não atendido, bote na justiça. Você tem direitos.

Agora se essa variação muito alta como você diz não for tão alta assim , defina com números seus valores. Não pense que isso é difícil. É só comprar um Multímetro (menos de R$ 15) e se botar a medir e colocar numa folha de papel os valores coletados, Colete nos piores horários e também nos melhores.

Ai, com dados reais se pergunte se sua fonte tolera aquelas variações. Se tolerar, resolvido está. Se não tolerar você terá um problema ai.

Quatro possibilidades:

1) Se o problema for do Ap para fora, responsabilize a operadora, agora terás embasamento de leitura das tensões;

2) Se for dentro do Ap, responsabilize o proprietário fazendo um requerimento a imobiliária de conserto da rede elétrica sob pena de denunciar na justiça.

3) Se não quiseres te incomodar podes adotar uma fonte com PFC ativo, se já não a tens, que essa dai tem capacidade de trabalhar em tensões desde 90VAC até 264VAC (não é possível que a variação dai seja maior que essa) Se for, saia correndo pois vai pegar fogo...

4) Se tudo isso não der certo, ou não quiseres adotar, coloque um estabilizador, o mesmo é capaz de te ajudar em 6 a 10 Volts não mais do que isso...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um advogado. Se a oscilação de energia for realmente muito alta como dizes, reclame na companhia de energia elétrica, se não resolver reclame na ANEEL e se não atendido, bote na justiça. Você tem direitos.

Bem, segundo meu vizinho, um amigo dele tinha um aparelho( creio ser algum tipo de multimetro) e deixou ai a noite toda ligado na tomada registrando as tensões, de manhã quando foi ver tinha dado picos de 280v, o cara da compania mediu aqui em casa e na hora da medição estava 227...

280 é muito alta?

Agora se essa variação muito alta como você diz não for tão alta assim , defina com números seus valores. Não pense que isso é difícil. É só comprar um Multímetro (menos de R$ 15) e se botar a medir e colocar numa folha de papel os valores coletados, Colete nos piores horários e também nos melhores.

Onde encontro um multimetro que gere "Logs" para eu deixar um dia inteiro para coletar?

Ai, com dados reais se pergunte se sua fonte tolera aquelas variações. Se tolerar, resolvido está. Se não tolerar você terá um problema ai.

Quatro possibilidades:

1) Se o problema for do Ap para fora, responsabilize a operadora, agora terás embasamento de leitura das tensões;

2) Se for dentro do Ap, responsabilize o proprietário fazendo um requerimento a imobiliária de conserto da rede elétrica sob pena de denunciar na justiça.

3) Se não quiseres te incomodar podes adotar uma fonte com PFC ativo, se já não a tens, que essa dai tem capacidade de trabalhar em tensões desde 90VAC até 264VAC (não é possível que a variação dai seja maior que essa) Se for, saia correndo pois vai pegar fogo...

Minha fonte é muito boa, excelente qualidade e pfc ativo, isso não me preocupo, meu filtro da clamper ja deve estar de volta( mandei pra garantia) semana que vem, e ai fico mais tranquilo, só quero um aterramento de qualidade mesmo, e outra coisa pra proteger os eletrodomesticos se for necessario...

4) Se tudo isso não der certo, ou não quiseres adotar, coloque um estabilizador, o mesmo é capaz de te ajudar em 6 a 10 Volts não mais do que isso...

Estabilizador eu fugo...

Só uso ele aqui no meu home theater e no modem( tinha um estabilizador jogado ali, pra que comprar um transformador? :))

Abraço...

Ja que você apareceu aqui faller, teria alguma ideia do que poderia ter queimado uma tv e um hd( nenhum estava ligado, só na tomada)?

Obrigado a todos que estão me ajudando...

Edit: DPS(Dispositivo de Proteção Contra Surtos)

Creio que vocês conhecem, sabem quanto custam em media? Compensa colocar um desses?

Grato

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...