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Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010


rau

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Não, não está bom. Fez a equipotencialização? Fio está da cor errada, deveria ser verde ou verde/amarelo.

A "bitola" do fio deve obdecer a mesma bitola do condutor fase. Se for um aterramento pra uso na casa inteira, deve obedecer a "bitola" do condutor principal até o ponto da ramificação dos circuitos finais.

Esse aterramento ai sozinho é mais perigoso pra sua maquina do que deixa-la sem aterramento. No caso de queda de raios...

Multimetro não diz nada se o aterramento é bom, bem mesmo dá uma noção! O máximo diz que o fio tem continuidade. E não adianta colocar lampada de 60, 100, 1000W pra testar o aterramento porque ele tb não diz nada! Se há queda de tensão com 60W, naquele teste tipico da lampada e multimetro, pode se dizer q esse aterramento tem uma impedância muito alta e não serve pra nada! Cair 10 ou 20 volts tá normal? Quem diz isso não sabe o que tá falando! Esse tipo de aterramento que você fez ai é 100% de certeza que apresenta impedância alta.

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Não, não está bom. Fez a equipotencialização? Fio está da cor errada, deveria ser verde ou verde/amarelo.

A "bitola" do fio deve obdecer a mesma bitola do condutor fase. Se for um aterramento pra uso na casa inteira, deve obedecer a "bitola" do condutor principal até o ponto da ramificação dos circuitos finais.

Esse aterramento ai sozinho é mais perigoso pra sua maquina do que deixa-la sem aterramento. No caso de queda de raios...

Como eu posso fazer a equipotencialização ? :unsure:

O fio só tinha vermelho.. mas como é só para 1 tomada, sendo ela só a do pc, acho que não fará muita diferença, porque a cor é diferente do fase e do neutro.. (alias, aqui tanto o fase qto o neutro são brancos.. o.o)

o fase também é 4mm..

não costumo usar o pc durante chuva, por medo mesmo, costumo tira-lo da tomada..

vou ver se acho algum eletricista que tenha um terrometro para vir aqui em casa..

e ai, o que acha _rau_ ?

obrigado

abraços

ps: o pc vai ser ligado na tomada com o fio terra + um filtro de linha apc p8t3v.. ;D

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Sobre a cor, tudo bem, a exigência por norma no uso da cor verde ou verde/amarelo - eu prefiro essa ultima - é por diferenciar bem o fio terra porque esse não pode ser ligado inadivertidamente em confusão com o neutro quando se tem fio terra espalhado por todos os circuitos, isso é importante porque não tem como dizer por meio de ferramentas comuns de teste pra dizer quem é o neutro e quem é o terra sendo que depois do ponto de entrada da fiação, eles não devem ser misturados. O único ponto que neutro e terra podem se encontrar é na caixa de medição ou o mais perto dela possivel. (falarei mais sobre isso abaixo).

Bem, você leu o texto inicial desse tópico, onde falo das topologias de aterramento?

Você seguiu a topologia TT e pra que essa ofereça o mínimo de segurança você precisaria de pelo menos duas coisas. Um dispositivo DR - dispositivo esse que detecta fugas à terra e logo desliga o circuito, para a proteção contra choques, depois você precisaria de um DPS (Protetor anti-surtos) entre Neutro e aterramento. Esse DPS faria o papel de um tipo de equipotencialização temporária no caso de ocorrências de surtos na malha de aterramento do neutro e nessa sua "malha" separada. Esses surtos ocorrem quando uma descarga atmosférica atinge as proximidades da região de sua casa e eleva o potencial da terra nas proximidades das malhas aterradas. Essa elevação de potencial faz com que correntes de alta intensidade fluam de uma malha à outra. Como as fontes de eletrônicos possuem conexões entre neutro e aterramento, conexões capacitativas, Então num evento desse tipo, altas correntes de surto poderão fluir por dentro das fontes, queimando a fonte no mínimo. Daí vem a necessidade equipotencialização de malhas de aterramento. A equipotencialização tb tem haver com a proteção contra choques...

A equipotencialização no caso de uma malha à parte deve ser feita de forma ideal por baixo do chão, com um cabo grosso e desencapado, chamado de cordoalha, inteligando as hastes da malha separada com a haste do neutro lá no pé do medidor de luz. Na impossibilidade, leva o fio da haste separada até à caixa de medição ou o ponto mais proximo dela, e jumpeia esse fio terra com o fio neutro e desse ponto parte ambos separados, neutro no seu condutor e terra no seu condutor, sem se encontrarem mais em nenhum ponto da instalação. Essa ligação equipotencial deve ser bem firme, bem feita.

Dependendo do caso, pode ser impossível passar um cabo pot baixo pra interligar as malhas. O ideal mesmo é que se reforce esse aterramento do neutro, com pelo menos mais uma haste espaçada da haste do neutro e de dentro do quadro de medição se derive o fio terra de cima de onde o fio neutro é atado à caixa metalica do medidor. Esse aterramento seria um típico TN-S, aterramento de ponto único. Todos os pontos aterrados dentro de casa deveriam usar esse mesmo fio terra. Tudo que está atado à terra de uma forma ou de outra PRECISAM estar em equipotencialidade ou seja, num mesmo nível de tensão. Num evento de descarga elétrica, todos esses pontos em equipotencialidade subirão seus potenciais por igual, não permitindo que haja um fluxo danoso de corrente de um lado pra outro.

Dá uma relida na mensagem inicial desse tópico e veja esse tutorial de como se proceder um aterramento residencial:

http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/14/artigo67889-1.asp

No teu caso nem precisa se preocupar com terrômetro. Você só vai encontrar isso com uma empresa de engenharia e olhe lá! Eletricista não costuma ter um desses, é muito caro e geralmente utilizado só em instalações de grande porte, tipo subestações, etc. O importante é que sua malha esteja em equipotencial com a malha do neutro, dessa forma une-se a vantagem da equipotencialidade e a baixa impedância oferecida pela malha do neutro.

Outro detalhe, compre massa pra calafetar e isole a conexão do fio com a haste pra que umidade não pegue no fio, principalmente se for flexivel. Essa massa pra calafetar é baratinha.

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entendi, então o certo seria ligar esse aterramento com o neutro, na caixa de medição certo ?

p/ mim fica difícil fazer isso.. =/

acho que vou chamar um eletricista p/ fazer o serviço p/ mim..

o DR e o DPS seriam como os da imagem abaixo ?

20042009026.jpg

outro problema p/ mim, se for isso, seria espaço na caixa de medição.. =/

posso colocalos em qualquer outro lugar, que não seja a caixa da medição ?

qual o preço medio dos 2 ?

No DPS, seria o neutro de um dos lados e o terra do outro ? :confused:

e no DR ?

rsrsrs

Muito obrigado pela ajuda que está me dando..!! :D

abraços

ps: vou ler o tutorial que você indicou.. :)

--------------------------------------------------

bom, eu li aquele tutorial aqui, e segundo o passo 11, é só ligar o terra ao neutro na caixa de medição certo ?

se for isso, fica fácil..

um fio sai do terra e vai p/ caixa de medição, ligo ele naquele parafuso onde entá o neutro..

outro fio sai do terra e vai para o pino terra da tomada..

ou tem que sair da caixa de medição e ir para a tomada ?

abraços

----------------------------------------------------

estou pensando em deixar esse terra só para ligar uma manta anti estática e uma pulseira anti estática.. para isso ele está bom ?

vi que um DR não é muito barato.. não vi os preços de um DPS, mas pelo preço do DR, vou deixar sem aterramento a tomada até mes que vem (quando eu recebo) para enfim termina-lo..

Com o aterramento assim é melhor deixar sem né ?!

abraços

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entendi, então o certo seria ligar esse aterramento com o neutro, na caixa de medição certo ?

p/ mim fica difícil fazer isso.. =/

acho que vou chamar um eletricista p/ fazer o serviço p/ mim..

o DR e o DPS seriam como os da imagem abaixo ?

20042009026.jpg

Sim, essa imagem eu tinha visto uma vez no Forum HT e até copie-a sem permissão da pessoa que postou lá, mas enfim, sim o DPS seria esse aí. No caso ele instalou um entre Fase-Terra e outro entre Neutro-Terra. Dependendo da topologia de aterramento utilizada nesse quadro de disjuntor aí, o DPS entre Fase-Terra é inutil. O ideal seria entre Fase e Neutro apenas com um esquema TN-S e Fase-Neutro e outro entre Neutro-Terra em esquema TT.

O DR seria obrigatório no teu caso para a proteção contra choques por falha no equipamento, coisa que o aterramento que você fez não oferece sem um dispositivo DR. Já no esquema TN-S, a proteção é melhor porque uma falha entre Fase e terra um disjuntor comum é capaz de desligar-se, salvo alguns pré-requisitos, por isso mesmo em TN-S é feita a recomendação do DR.

outro problema p/ mim, se for isso, seria espaço na caixa de medição.. =/

posso colocalos em qualquer outro lugar, que não seja a caixa da medição ?

qual o preço medio dos 2 ?

Caixa de medição ou caixa de disjuntor? Os DPS podem ser colocados apenas no quadro de disjuntores ou no quadro de medição e tb no quadro de disjuntores. O ideal é que fiquem nesses locais, mas na impossibilidade, dá pra fazer uma "gambiarra", instalando-os "soltos" por cima do forro ou laje antes dos fios descerem pro quadro de disjuntores, se os fios vierem por cima, claro. Fica tosqueira, mas não vai atrapalhar na funcionalidade dos mesmos, desde que as conexões fiquem corretas, claro!

No DPS, seria o neutro de um dos lados e o terra do outro ? :confused:

e no DR ?

rsrsrs

O DR é o seguinte, numa instalação básica Fase + Neutr, entra uma fase por cima e sai fase por baixo do DR, entra neutro por cima, sai neutro por baixo. Todos os circuitos a serem protegidos por DR precisam passar pelo DR ou seja Fase e Neutro e só depois os fios partirem pra instalação. Nessa foto ai q você mostrou tem um DR Bipolar - pra instalações monofásicas - Fase + Neutro.

No DPS você deve colocar um entre Fase e Neutro e outro entre Neutro e Terra pra topologia TT de aterramento. E sim, Fase de um lado, neutro do outro, terra de um lado, neutro do outro. Não importa o lado, eles não possuem polaridade. O DPS só coloca um fio em curto com o outro quando atua, pra proteger contra um surto. Se vier um surto pela Fase, ele retornará pelo neutro, se vier um surto pelo neutro, o DPS entre neutro e terra equalizará as duas malhas de aterramento. Veja que essa é a teoria, surtos em "modo comum", neutro e terra, muitas vezes são intensos, podendo detonar o DPS junto e a fiação, mas é raro. O ideal é que o DPS entre N e T seja de alta corrente, de 40kA no mínimo e se possível que seja um modelo à centelhador como um GCL Slim da Clamper, mas se for muito caro, um modelo VCL Slim de 275V 40kA dá pro gasto - www.atera.com.br vende VCL Slim.

Veja o meu quadro de disjuntores novo da minha casa que ainda tá em fase de "ajustes" e arrumação dos circuitos q tava uma bagunça e ainda tem coisa errada. Tem um DR Tetrapolar - 3 Fases + Neutro. O aterramento vem em esquema TN-S já, os fios verde/amarelo. Ainda não foi instalado os DPS, mas logo-logo entrará três aí, um por fase. Mas possuo três já no quadro de medição, um por fase contra o neutro

DSC02434.jpg

Muito obrigado pela ajuda que está me dando..!! :D

Abraços

ps: vou ler o tutorial que você indicou.. :)

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bom, eu li aquele tutorial aqui, e segundo o passo 11, é só ligar o terra ao neutro na caixa de medição certo ?

se for isso, fica fácil..

um fio sai do terra e vai p/ caixa de medição, ligo ele naquele parafuso onde entá o neutro..

outro fio sai do terra e vai para o pino terra da tomada..

ou tem que sair da caixa de medição e ir para a tomada ?

abraços

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O fio sai lá da caixa de inspeção de aterramento, vai até o quadro de medição onde o neutro tá atado na caixa, nesse ponto você emenda ambos no mesmo ponto e desse mesmo ponto você deriva o fio terra pras tomadas ou seja, tem que sai de dentro da caixa de medição, isso seria o mais próximo do ideal. Veja a ligação demonstrada pela CIA Elétrica daqui quando se usa aterramento de ponto único:

padrp2.jpg

estou pensando em deixar esse terra só para ligar uma manta anti estática e uma pulseira anti estática.. para isso ele está bom ?

vi que um DR não é muito barato.. não vi os preços de um DPS, mas pelo preço do DR, vou deixar sem aterramento a tomada até mes que vem (quando eu recebo) para enfim termina-lo..

Com o aterramento assim é melhor deixar sem né ?!

abraços

Negativo! Não faça isso! O simples fato de ligar teu corpo numa pulseira anti-estática nesse aterramento isolado e ter a carcaça do PC atada em outra malha pode fazer com que você morra em caso de acontecer uma DDP grande! Se ocorrer uma elevação do potencial de terra em apenas uma destas hastes e você vier a tocar numa carcaça metalica de equipamentos aterrados em outra malha, bau-bau, chocão e morte iminente! Todos pontos aterrados, incluindo teu corpo aterrado via pulseira anti-estatica devem estar sempre num mesmo potencial elétrico, não importa o que aconteça!

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ah, entendi..

muito obrigado rau.. me ajudou muito ! ^_^

+ então.. tanto a manta quanto a pulseira seriam aterradas no mesmo terra.. nem assim ?

isto é, se algo de errado acontecer na rede, a haste poderia "captar" a energia de outra haste por estar num potencial diferente, me matando ? :eek:

abraços

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essa imagem eu tinha visto uma vez no Forum HT

pois é.. acho que vi no Forum HT também.. e copiei-a sem permissão também.. :wacko:

rsrs

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O problema não é entre a manta e a pulseira, mas entre estas e um PC por exemplo aterrado em outro terra. Ambos PCs e equipamentos em gerais devem estar no mesmo terra em que a pulseira anti-estatica estiver atada. Se você tiver com teu corpo atado nesta haste isolada e você tocando num PC aterrado em outra malha por exemplo e uma descarga de qualquer natureza, seja por culpa humana, falha de equipamentos ou descarga atmosférica, pode gerar uma DDP grande entre malhas de terra, e você completaria o circuito entre uma malha e outra através do toque na carcaça e a pulseira no teu corpo aterrada em outra malha.

A qualidade de uma proteção tanto pro equipamento como para as pessoas está comprometida se pontos aterrados não estão em equipotencialidade. Essa é uma questão debatida há muitos anos e na prática negligenciada. Se você colocar no google os termos:

Ground Bonding, Equipotencial Zone, Bonding Jumper, Bonding Conductor, etc, vai achar muitas referência com relação a esse assunto ou em portugues mesmo apenas com os termos aterramento e equipotencialização, vai achar muita coisa.

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O problema não é entre a manta e a pulseira, mas entre estas e um PC por exemplo aterrado em outro terra. Ambos PCs e equipamentos em gerais devem estar no mesmo terra em que a pulseira anti-estatica estiver atada. Se você tiver com teu corpo atado nesta haste isolada e você tocando num PC aterrado em outra malha por exemplo e uma descarga de qualquer natureza, seja por culpa humana, falha de equipamentos ou descarga atmosférica, pode gerar uma DDP grande entre malhas de terra, e você completaria o circuito entre uma malha e outra através do toque na carcaça e a pulseira no teu corpo aterrada em outra malha.

A qualidade de uma proteção tanto pro equipamento como para as pessoas está comprometida se pontos aterrados não estão em equipotencialidade. Essa é uma questão debatida há muitos anos e na prática negligenciada. Se você colocar no google os termos:

Ground Bonding, Equipotencial Zone, Bonding Jumper, Bonding Conductor, etc, vai achar muitas referência com relação a esse assunto ou em portugues mesmo apenas com os termos aterramento e equipotencialização, vai achar muita coisa.

entendi.. vou dar uma procurada.. :)

+ então, o pc estaria desligado da tomada.. somente estariam aterradas a manta (onde ficaria o pc em cima para ser montado) e a pulseira..

somente para não ter problemas com ESD na montagem do micro..

tudo, sendo gabinete, placa-mãe ou qualquer outro componente, estaria sobre a manta, estando assim aterrados ao mesmo terra da pulseira !

isso para não haver uma diferença de potencial entre meu corpo e o pc a ser montado, e não causar ESD, não causando assim, nenhum dano ao hardware !

estando TUDO (o pc DESLIGADO e meu corpo) ligados ao mesmo terra, somente para a montagem do micro, eu teria algum problema ?

Obrigado de novo, e desculpa se já estou ficando chato.. :(

rsrs

Abraços

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Desde que você não esteja em contato com nenhum metal em contato com a terra ao mesmo tempo que em contato com essa haste separada, dos males, os menores. Eu ainda assim recomendo que se utilize apenas uma malha pra tudo.

Há algumas pessoas que preferem ainda utilizar uma malha separada quando estamos falando de equipamentos de audio e video de alta definição. Segundo essas pessoas, esse aterramento é mais ideal pra melhor definição dos seus equipamentos. Eu discordo um pouco, mas não posso discurtir porque nunca vi um comparativo ao-vivo, mas nesse caso, há que se tomar as devidas precauções.

Outro ramo é o hospitalar, onde os equipamentos deveriam usar o sistema IT, mas segundo tenho ouvido falar por aí, o esquema muitas vezes adotados em hospitais, em salas de UTI e exames, é o TT, junto com dispositivos que detectam fuga à terra, sem desligar o equipamento, transformadores isoladores e dispositivos que ofereçam ofereçam um grau de proteção às pessoas desses recintos, principalmente o paciente.

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Dá uma olhada no "pé" do teu medidor de energia e veja se tem um fio descendo pra terra, se tiver, mas tiver enterrado e for possível cavar, der uma cavada tentando encontrar a haste de cobre, se for caixa embutida, veja se embaixo nao tem uma caixa de inspeção da haste de terra, infelizmente muitos donos de casas fazem um piso por cima, mas não deixa a caixa de inspeção...

Se não for possível colocar outra haste pra reforçar a existente no pé do medidor e já existir uma, use essa mesmo já enficada perto do medidor, apenas derive o fio terra de dentro da caixa do medidor e leve pra dentro de casa. Você pode ligar todos os pontos que necessitam de aterramento nesse terra ai que vai pra dentro de casa. Se o fio fase do medidor for por exemplo 6mm, puxe o terra de 6mm tb até o meio da casa mais ou menos ou até onde fica a caixa de disjuntores e desse ponto você ramifica em condutores menores, ai vai um fio terra pro chuveiro, outro pras geladeiras, fogão, maquina de lavar roupas, microondas, computadores, etc.

Há uma confusão que algumas pessoas fazem com a firmação:

"O neutro não pode ser usado como aterramento"

Há um erro de conceito nessa afirmação, ou é uma informação dada de forma incompleta.

Malha de aterramento do neutro e condutor neutro já muda o entendimento dessa afirmação.

O condutor neutro que parte pra dentro de casa é ramificado nos circuitos finais e por esse condutor sempre existirá um nível de corrente passando por ele e logo, não é um condutor seguro pra ser usado como aterramento, salvo raros casos.

Quando falamos de malha de terra do neutro, estamos falando de uma malha grande, distribuida na vizinhaça e proximo dos transformadores. Ao derivar o fio terra do ponto onde o seu neutro pessoal é aterrado permite que seu aterramento interno fique num mesmo potencial, além de ser um aterramento de baixa impedância (menor impedimento às correntes de falha dos equipamentos, fazendo disjuntores atuarem corretamente) e ao mesmo tempo não vai ter corrente retornando de dentro da casa para esse condutor de aterramento, a não ser correntes mínimas de fuga naturais ou no caso de alguma falha interna dos equipamentos. Enfim, num uso normal, não haverá corrente descendo pra malha local de aterramento, já medi no cabo de descida da caixa do medidor de luz em direção a malha local e meu alicate amperímetro não detecta corrente alguma, já no condutor neutro que retorna pra rua, nesse sim há corrente retornando.

Essa malha local servirá apenas para equilibrar as tensões entre fases no caso da quebra do condutor neutro que volta pra rua e também, claro, para a utilização de um terra de proteção sem problema algum, aterramento em topologia TN-S.

O uso de apenas uma haste não interferirá na eficiência desse aterramento para a proteção pessoal, a não ser que haja uma perda do neutro na saida pro poste da rua, já que essa malha local agora flutuará seu potencial (tensão) com as cargas de consumo internas da casa sem um neutro de qualidade, por isso o ideal é que esse aterramento seja reforçado com mais hastes, na minha opinião. Mas em uso comum, com tudo ligado corretamente, não tem problema ser uma haste apenas pra apenas um medidor. Aqui a CIA Elétrica recomenda três pra cada 6 medidores, na verdade só permitem até 6 medidores agrupados num unico lote...

Enfim, qualquer duvida, pode perguntar.

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Dá uma olhada no "pé" do teu medidor de energia e veja se tem um fio descendo pra terra, se tiver, mas tiver enterrado e for possível cavar, der uma cavada tentando encontrar a haste de cobre, se for caixa embutida, veja se embaixo nao tem uma caixa de inspeção da haste de terra, infelizmente muitos donos de casas fazem um piso por cima, mas não deixa a caixa de inspeção...

é, tem o fio sim.. mas por cima de onde deveria estar a caixa de inspeção, tem cimento e piso.. =/

depois tiro umas fotos da caixa do medidor e posto aqui..

(a caixa é MUITO velha, e está toda suja.. não reparem por favor.. rsrsrs)

hoje rompi o lacre, e vi que tem sim espaço para colocar alguns DPS :aplausos:

abraços

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Nem pracisa falar, essas caixas sujam mesmo. Minha rua não era asfaltada por muitos anos, faz somente uns 4 anos que asfaltaram e a caixa tem 18 anos. Era só o pó dentro dela. Essa foto é depois que limpei:

dpsclamper.jpg

Tive que colocar um duto descendo porque não encontrei o fio de descida da caixa que é embutida na parede e o piso tb foi concretado há muitos anos atrás, então criei uma caixa nova e subi o cabo até a caixa.

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  • 2 semanas depois...

Bom, filnalmente voltei de viagem e posso postar as fotos que prometi.. (não, eu não morri eletrocutado !) rsrs

Eu sei, preciso limpar e pintar a caixa, preciso trocar a fiação e os disjuntores, mais a preguissa é maior :( hehe

p25208072009.jpg

p25308072009.jpg

p25408072009.jpg

p25508072009.jpg

Eu avisei que estava suja.. :wacko:

+ enfim, como podem ver, o "eletricista" que fez a instalação, usou fio azul p/ tudo.. :angry:

ps: eu não morava nesta casa quando a instalação foi feita, não fui eu quem comprou a fiação!!

------------------------------------------------------

não, eu não sei o que aquela fita isolante podre está fazendo ali.. depois tiro ela e se for preciso coloco uma nova.. rsrsrsrs

Abraços

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Sua caixa de medição parece muito com a minha, apesar de ser bifásica.

Esse disjuntor, ou melhor, esseS disjuntoreS aí realmente precisam ser trocados por um Bipolar - Bifásico, não sei como uma CIA Elétrica instala disjuntor monofásico em instalação bifásica, aff... OU então alguém trocou depois!

É, a caixa precisa de uns reparos, o ferrugem tá tomando conta!

A fiação tb merece ser trocada, mas ainda guenta, não vejo sinais de derretimento, descoloração ou coisa parecida, só sujeira normal.

No meu foi usado azul tb, provavelmente era a norma vigente da época, mas isso não importa, não fere em nada a segurança e o eletricista, independente da cor usada, tem q verificar quem é o fase e neutro. Só o aterramento que não tolero outra cor senão verde ou melhor ainda, verde com listra amarela, pra não confundir com o neutro. Nem verde gosto porque aqui em casa mesmo utilizaram verde pra várias coisas na época que fizeram a instalação na década de 80/90. Uns 40% da instalação já refiz...

Aí tem espaço pra instalação dos DPS iguais aos meu, só comprar o trilho DIN e fixar no fundo da caixa.

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Em www.vivoeletronicos.com.br, não sei se já falei, tem os DR.

Como você comprou um filtro APC, recomendo que o DPS seja de 175V e não de 275V, ainda assim talvez não se consiga uma boa coodernação entre ambos.

Se você colocar DPS de 275V e num surto, o DPS de 275V vai ficar com uma parcela muito menor de desvio pra terra, o APC vai tomar o baque maior, o que é o contrário do que se deseja. Com o distanciamento do DPS de 175V até a tomada que você vai ligar o APC, pode ser que se consiga uma coodernação só pela resistência natural da fiação.

O ideal é sempre que o DPS inicial receba a pancada maior do surto e o final apare o residuo que sempre passa ou no mínimo que o surto seja dividido igualmente entre os protetores.

EDITADO:

Eu to achando esse teu fio neutro muito fino. Antigamente a norma permitia isso, hoje não mais, tem q ser no mínimo igual as fases. Só não há problema se as cargas entre as fases forem balanceadas ou em lingua de gente :D, se o consumo for o mais proximo possivel entre ambas fases porque ai as correntes de fase se anulam no neutro. Se houver uma disparidade grande entre o consumo de uma fase com a outra, correntes acima do suportado pelo neutro começam a surgir. Isso não era preocupamente antigamente, quando as cargas eram mais comportadas, hoje com muitos eletrônicos e computadores, começa a sugir uma elevada corrente no neutro, principalmente em instalações prediais.

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Obrigado por indicar o site ! ^_^

Vou dar uma olhada no neutro aqui então..

E o dps, esta difícil achar um de 175v.. =/

O que achei aqui foi um clamper vcl slim 45KA 275V =/

Vou procurar melhor

Quando estiver tudo pronto, posto algumas fotos.. ;)

Abraços

---------------------------------------------------------

Estou pensando em fazer uma tomada só para o pc.. o que acha ?

Ai, na caixa de medição, eu colocaria + 1 disjuntor, e a fase dele, iria direto para a tomada do pc.. um dps nessa fase, e um dr também..

O neutro, eu poderia puxar de onde ?

E ai, o terra, depois de equipotencializado, iria direto para a tomada do pc..

Isso pode ser feito ? rsrsrs

abraços

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O PC é uma carga muito pequena pra justificar um circuito só pra ele, é um gasto meio inútil, além do que está fora da norma das CIAs elétricas derivar circuitos finais de dentro da caixa de medição, isso tem que ser feito de um quadro de distribuiçao.

DR não se instala na caixa de medição, não sei se entendi corretamente sua mensagem.

Cada neutro de um circuito final (de cada disjuntor) deve ser derivado do neutro principal que deve chegar até o quadro de distribuição. Alguns preguiçosos e pão duros passam um neutro só de fora a fora na casa e daí sai puxando os neutro finais. Na prática funciona, principalmente se a bitola do neutro for no mínimo igual a do neutro principal, mas não é recomendado. Em minha casa funcionou assim por quase 20 anos e nunca deu problema, mas recentemente adequei essa parte, agora tem um neutro pra cada circuito final, derivado da caixa de disjuntores que atualmente tem 7 circuitos - 7 disjuntores.

O fio terra equipotencializado você leva pra casa inteira, pra onde você quiser. O ideal é criar um ponto central de onde os outros terra finais seriam puxados. A norma exige fio terra de "bitola" igual dos Fase pra até 16mm2, mas permite que o fio terra final seja compartilhado com mais de 1 circuito desde que passem pelo menos conduite, mais por motivo de organização. Mas faça como der, o importante é que o fio terra tenha "bitola" igual a do fio fase principal até o ponto mediano e dai em diante que o fio terra das tomadas seja de mesma bitola dos fios atuais que estão lá nas caixinhas de cada tomada. Se o chuveiro elétrico tiver fio 6mm2, fio terra 6mm2 tb partindo do fio terra principal.

Esse é um exemplo de um quadro de distribuição usado na inglaterra, não muito diferente dos modelos atuais e completos usados no Brasil. A diferença é q nesse ai tem um disjuntor geral, DR, barramento de terra e dois barramentos de neutro. porque dois barramentos de neutro? porque nesse caso há circuitos que não estão ligados no DR e precisa ter um neutro q tb nao passe pelo DR:

Ardachaidh100.jpg

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hummm, entendi.

muito obrigado rau..

Vou precisar trocar os disjuntores aqui também.. são todos muito antigos, e estão uma porcaria ! Eles travam no meio quando deveriam cair ! :angry:

Bom, depois que eu terminar a "reforma" posto algumas fotos.. :D

Abraços, e muito obrigado pela ajuda !

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