Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Cleto

Tem como medir o aterramento?

Recommended Posts

<font color='#000000'>Olá pessoal...

Sou completamente leigo em eletrônica e gostaria de saber se é possível medir o aterramento de uma tomada tri-polar com um multímetro digital, modelo IK-1000A, como esse aqui.

Se tem, alguém pode me dizer como faço para medir?

Muito grato...

:-DD  :-DD  :-DD

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Não. O aterramento é medido com um aparelho específico chamado terrômetro.

"A diferença dele para ohmímetros comuns é a utilização de baterias potentes e até dínamos para geração de carga elevada. Hoje em dia há terrômetros digitais de utilização bastante prática". Fonte: Revista PCs n.º 34, página 20.

Você pode fazer um teste bem simples, com o multímetro comum, que consiste em medir a tensão existente entre a fase e o terra. Se ela for igual à tensão da rede, pelo menos, é sinal de que o terra está conectado. Agora, tem um porém: As vezes, costumam ligar o terra junto ao neutro, o que é totalmente errado. O terra tem que ser totalmente separado do neutro.

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>Olá Cleto...

Discordando com o nosso amigo, você pode sim testar a eficácia de um aterramento....

Basta medir entre o neutro e o terra, na escala de vca, o resultado náo poderá ser mais que 3Volts....

Isso vale para aterramentos simples (de computadores por exemplo).

Ps.: sempre utilize a escala mais alta do seu multi-teste, pois, por exemplo, se você utilizar a escala baixa e colocar a ponteira no fase, bye-bye multi ou dependendo do modelo, fúsivel.

Ps.: Exemplo de aterramentos de precisão (que necessitam de terrômetro): Trasmissores de rádio e tv, para-ráios...

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>Prezado Roberto

Agradeço muito sua explicação...

Porém, como sou completamente leigo em eletrônica, gostaria que você explicasse qual é a escala vca? O multímetro que tenho é igual ao desse link aqui.

Nele temos V= (o risquinho de baixo é pontilhado!) que deve ser corrente contínua. Temos também V~, que deve ser corrente alternada. Temos também A de amperes e aquela "ferradurazinha" que é Homs. Você conseguiria me explicar qual delas devo usar? Muito agradecido...

:-DD  :-[P  :-Baaa

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>você usa a escala V ~ de 750, a primeira escala a direita do multímetro, caso sua rede for 220V ela não tem neutro, então a tensão entre um polo e o terra será de aproximadamente 120V.

M@c

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000080'>Olá Cleto,

Esse "~" após o "V" significa alternada mesmo, assim como VCA (CA= Corrente Alternada). Se fosse VCC seria Corrente Contínua ou o "V" com "---".

É nesta escala (V~) que você deve realizar a medição. Coloque numa escala alta (750 no seu caso). A polarização das ponteiras do multímetro não importa.

A propósito, a "ferradurazinha" é uma letra grega denonimada ômega  :D

Um Abraço!

:;):

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por MAC@02 Nov. 2002,18:29

<font color='#000000'>você usa a escala V ~ de 750, a primeira escala a direita do multímetro, caso sua rede for 220V ela não tem neutro, então a tensão entre um polo e o terra será de aproximadamente 120V.

M@c

<font color='#000000'>Olá amigo...

Moro em Recife-PE, a rede daqui é 220V e tem neutro sim (monofásica = 1 fase)...

Talvez você tenha se con###### com 380V que são três fases (trifásica).

Até mais

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>Muito obrigado à todos pelas preciosas dicas!!!

Elas me valerão muito no meu dia-a-dia de trabalho.

Grato

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Guest RICARDO-RJ

<font color='#000000'>É preciso que você tenha o mínimo de conhecimento em eletrônica por isso eu sugiro que você compre o mais novo livro do Gabriel Torres. Fundamentos de Eletrônica, com esse livro você vai ser capas de entender melhor o mundo da Eletrônica.

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>:-BEER

Galera, somente complementando o que o Ricardo_RJ disse, o livro de eletrônica do Gabriel Torres é muito bom tanto para quem está começando quanto para quame já possue umacerta experiência na áre e às vezes precisa dar umas consultadas em algumas coisas ...

Té +

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>Eu ia falar mal desse , livro mas lembrei q eu to no forum dele . hauhauahuahauhaua

resultados melhores são obtidos com o terrometro

e esse livro quando estiver lendo não leia deitado , porque se você coxilar e o livro cair na sua cabeça você corre o risco de morrer esmagado hauahuahuaha!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais