Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Cleto

Tem como medir o aterramento?

Recommended Posts

<font color='#000000'>Olá pessoal...

Sou completamente leigo em eletrônica e gostaria de saber se é possível medir o aterramento de uma tomada tri-polar com um multímetro digital, modelo IK-1000A, como esse aqui.

Se tem, alguém pode me dizer como faço para medir?

Muito grato...

:-DD  :-DD  :-DD

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Não. O aterramento é medido com um aparelho específico chamado terrômetro.

"A diferença dele para ohmímetros comuns é a utilização de baterias potentes e até dínamos para geração de carga elevada. Hoje em dia há terrômetros digitais de utilização bastante prática". Fonte: Revista PCs n.º 34, página 20.

Você pode fazer um teste bem simples, com o multímetro comum, que consiste em medir a tensão existente entre a fase e o terra. Se ela for igual à tensão da rede, pelo menos, é sinal de que o terra está conectado. Agora, tem um porém: As vezes, costumam ligar o terra junto ao neutro, o que é totalmente errado. O terra tem que ser totalmente separado do neutro.

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>Olá Cleto...

Discordando com o nosso amigo, você pode sim testar a eficácia de um aterramento....

Basta medir entre o neutro e o terra, na escala de vca, o resultado náo poderá ser mais que 3Volts....

Isso vale para aterramentos simples (de computadores por exemplo).

Ps.: sempre utilize a escala mais alta do seu multi-teste, pois, por exemplo, se você utilizar a escala baixa e colocar a ponteira no fase, bye-bye multi ou dependendo do modelo, fúsivel.

Ps.: Exemplo de aterramentos de precisão (que necessitam de terrômetro): Trasmissores de rádio e tv, para-ráios...

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>Prezado Roberto

Agradeço muito sua explicação...