Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

O ideal é aquilo que te traz um benefício comprovado e se mesmo junto com uma desvantagem, se o benefício for maior, você sai no lucro.

Se formos pensar em tudo ideal, nos só dirigiriamos carros com ar-condicionado, direção hidraulica, controle de tração, air-bags frontais e laterais, freios ABS na 4 rodas, computador de bordo, etc, etc. Se formos pensar no ideal pra alimentar um equipamento eletrônico, teríamos que gerar energia no local, como faz um Nobreak Online Dupla Conversão. Qual o custo disso? Alto! Qual a vantagem pra um usuário doméstico? NENHUMA! O valor de uma fonte queimada é muito menor que um nobreak desse tipo junto com sua manuteção que é inevitável.

Compreendo seu argumento, mas ainda acredito que a maneira mais fácil de avaliar uma solução "real" é comparando-a com a "ideal". Só que o "ideal" que você mencionou é ideal para datacenters, e nada tem a ver com o que é ideal para o usuário doméstico. Jamais me passaria pela cabeça ter um NB de 400 kVA em casa, mesmo que pudesse comprar um.

O que é ideal para o usuário doméstico? Se ele não precisa de um NB, aterramento, uma boa fonte e um bom filtro de linha. Maravilha!

Mas o que é ideal para esse usuário doméstico se ele precisa de um NB? Essa é a minha questão. O quanto vamos conseguir nos aproximar desse ideal é um outro problema. Eu jamais perdi uma noite de sono só porque uso um NB "quadrado", mas isso não quer dizer que eu não esteja atento a soluções melhores. Como você disse, é tudo uma questão de custo/benefício.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acho que cumpri o meu dever. Eu não poderia aprender o que aprendi aqui e ficar calado. Esta é a versão final da minha nota de divulgação, que já foi publicada. Qualquer correção será bem-vinda e se alguém quiser copiar para publicação em outro lugar, não precisa nem mesmo citar o autor... A única coisa que eu não quero é que mexam no texto e digam que é meu.

COMO LIGAR SEU MICRO NA TOMADA

1. ESSENCIAL: Uma fonte de alimentação para PC de boa qualidade com PFC ativo. A fonte é o componente que alimenta seu PC a partir da energia fornecida pela tomada. Fontes com PFC ativo são um pouco mais caras mas são um excelente investimento. Você pode continuar usando sua fonte barata (ou "genérica"), mas quando ela queimar, troque por uma com PFC ativo.

2. ESSENCIAL: Um bom filtro de linha (ou régua de proteção). Alternativas mais facilmente disponíveis: APC (para redes de 110v) e Clamper (para redes de 220v). Atenção: a grande maioria dos artigos oferecidos no mercado brasileiro são extensões para tomada com proteções pífias (ou proteção nenhuma), e não filtros de linha de verdade. Em caso de dúvida, atenha-se às marcas citadas. Saiba mais lendo o artigo de Gabriel Torres e Cássio Lima.

3. MUITO IMPORTANTE MAS NEM SEMPRE POSSÍVEL: Aterramento adequado do sistema elétrico onde a máquina será usada.

4. EVITE A TODO CUSTO: Estabilizadores de tensão, mais popularmente conhecidos como "estabilizadores". Eles são mais do que inúteis, são prejudiciais. Simplesmente não use. Dê o seu para aquele antigo desafeto ou use como peso de papel. Surpreso com a recomendação? Leia os artigos de Luiz André Faller e de Carlos Morimoto. São raros os casos em que o uso de um estabilizador é tolerável, mas mesmo nesses casos o recomendável é usar uma fonte com PFC ativo (e dispensar o estabilizador), como se pode ver neste outro artigo de Luiz André Faller, "As doenças elétricas e seus remédios".

5. OPCIONAL: NO BREAK (ou UPS). A maioria deles também age como um estabilizador, e para piorar as coisas os mais baratos geram ondas senoidais "por aproximação", que não são senoidais coisa nenhuma e estressam a fonte quando o PC é alimentado pela bateria. Só use caso seja realmente necessário.

6. EPÍLOGO OU COMO LIGAR SEU PC NA TOMADA: Ligue o PC e os periféricos no filtro de linha, e ligue o filtro de linha na tomada. Caso use No Break, coloque-o entre o filtro de linha e o PC.

Não serão aceitos comentários nesta nota. Caso precise de esclarecimentos, cadastre-se no Clube do Hardware e tire suas dúvidas com quem realmente entende. Eu apenas elaborei um guia rápido - porém confiável - a partir de muitas horas de pesquisa.

* * *

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola boanoite

Uso a fonte https://www.clubedohardware.com.br/printpage/1673 (que não possui PFC ativo), um estabilizador SMS AVR 1000 e este "filtro de linha" http://www.clone.com.br/db/detalhes_prod.asp?detalhe=01025 que conforme, o que foi dito, trata-se de apenas uma extensão. O cabo de energia da cpu liga-se ao estabilizador. Que por sua vez, juntamente com o modem, o monitor e a impressora está conectado à referida extensão e esta à tomada.

Embora os estabilizadores sejam, segundo este tópico, desnecessários, isto valeria pra qualquer que seja a sua capacidade??? Como aqui a rede de energia opera em 220v, o recomendável seria adquirir o http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS. Neste caso, como deveria ser feita a ordem de conexão?? CPU --> protetor --> tomada???

Agradeço antecipadamente quem responder, obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola boanoite

Uso a fonte https://www.clubedohardware.com.br/printpage/1673 (que não possui PFC ativo), um estabilizador SMS AVR 1000 e este "filtro de linha" http://www.clone.com.br/db/detalhes_prod.asp?detalhe=01025 que conforme, o que foi dito, trata-se de apenas uma extensão. O cabo de energia da cpu liga-se ao estabilizador. Que por sua vez, juntamente com o modem, o monitor e a impressora está conectado à referida extensão e esta à tomada.

Embora os estabilizadores sejam, segundo este tópico, desnecessários, isto valeria pra qualquer que seja a sua capacidade??? Como aqui a rede de energia opera em 220v, o recomendável seria adquirir o http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS. Neste caso, como deveria ser feita a ordem de conexão?? CPU --> protetor --> tomada???

Agradeço antecipadamente quem responder, obrigado.

Esse seu exemplo dai, desculpe a franqueza com que te digo, é um exemplo típico da compra mal feita para o setor de energia de um PC:

- Uma fonte digamos, marginal, de baixa eficiência, bem a moda antiga, apesar de ser das menos ruins desse tipo de fonte que anda por ai..

- Uma régua de proteção que de proteção nada praticamente oferece, e nem como régua é assim tão boa..

- Um estabilizador que de nada vale, absolutamente desnecessário, puro dinheiro jogado no lixo..

Para um PC típico como o seu, cuja demanda não chega a 250 Watts nem que a vaca tussa, uma boa fonte como a OCZ400SXS, de 400 Watts, com PFC ativo, eficiência maior que 80% e de preço por volta de R$140 a R$190 . Resolveria toda a questão. Eventualmente, para aumentar a disponibilidade de tomadas, a adoção de um bom dispositivo de filtragem e proteção garantiria melhor a sobrevida de seus equipamentos. Esse da Clamper citado é de muito boa qualidade..

O correto é ligar a proteção direto na tomada e nessa proteção todos os equipamentos desejados..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse seu exemplo dai, desculpe a franqueza com que te digo, é um exemplo típico da compra mal feita para o setor de energia de um PC:

- Uma fonte digamos, marginal, de baixa eficiência, bem a moda antiga, apesar de ser das menos ruins desse tipo de fonte que anda por ai..

- Uma régua de proteção que de proteção nada praticamente oferece, e nem como régua é assim tão boa..

- Um estabilizador que de nada vale, absolutamente desnecessário, puro dinheiro jogado no lixo..

Para um PC típico como o seu, cuja demanda não chega a 250 Watts nem que a vaca tussa, uma boa fonte como a OCZ400SXS, de 400 Watts, com PFC ativo, eficiência maior que 80% e de preço por volta de R$140 a R$190 . Resolveria toda a questão. Eventualmente, para aumentar a disponibilidade de tomadas, a adoção de um bom dispositivo de filtragem e proteção garantiria melhor a sobrevida de seus equipamentos. Esse da Clamper citado é de muito boa qualidade..

O correto é ligar a proteção direto na tomada e nessa proteção todos os equipamentos desejados..

Abraço...

Ola boanoite

Obrigado pelos esclarecimentos, faller. Como muitos aqui, sempre pensei que o estabililzador fosse um componente essencial pra segurança do pc, mas pelas suas e de outros colegas, muito pelo contrário, não ajuda e atrapalha. Como foi sugerido, além do Clamper citado, também ha este modelo da Upsai http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07, (embora pelos reviews, o da Upsai parece ser um pouco inferior).

O da Upsai parece incluir mais tomadas, e possui recursos para proteção de telefone, que se for o caso, tambem estou à procura. Um modelo que garante mais proteção, inclusive pra telefone,; ah esqueci de dizer, que tenhum um scanner também conectado ao estabilizador, pois o mesmo funciona somente a 110v.

Diante disto, encontrando este último também seria uma ótima opção ne??

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

Obrigado de novo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ah esqueci de dizer, que tenhum um scanner também conectado ao estabilizador, pois o mesmo funciona somente a 110v.

Diante disto, encontrando este último também seria uma ótima opção ne??

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

Obrigado de novo.

Cuide pois com teu scanner, pois ao eliminar o estabilizador vais ter entrada no filtro de 220 Volts e saída de igual tensão... Ou você conserva o estabilizador somente para o scanner (já que você o tem) senão compre um transformador 220 para 110 na potência do scanner para poder ligá-lo na tensão correta..

Abraço.;..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de ler esse tópico até a página 4, muito obrigado ao faller e aos demais pelos esclarecimentos. Agora só me restou uma dúvida; o MIE (Módulo Isolador Estabilizado) além de não ter proteção (a maioria deles fabricados antes de 2008, ou depois também!) é tão maléfico à fonte quanto um Estabilizador? Ou seja, desempenha o mesmo papel deste último?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existe o MI, que é o módulo isolador, sem estabilizador. Esse é na verdade um transformador somente com isolação galvânica entre primário e secundário (ou seja, não é um autotransformador e sim transformador somente) Podes comprar se necessário for um transformador que vai dar na mesma... Um transformador de luxo é o que ele é...

O outro, o MIE, além do transformador, também é um estabilizador com todos os problemas inerentes a este..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuide pois com teu scanner, pois ao eliminar o estabilizador vais ter entrada no filtro de 220 Volts e saída de igual tensão... Ou você conserva o estabilizador somente para o scanner (já que você o tem) senão compre um transformador 220 para 110 na potência do scanner para poder ligá-lo na tensão correta..

Abraço.;..

Ola bomdia

Obrigado faller de novo, neste caso, acho que vou manter o estabilizador para o scanner. (afinal ja o tenho ha quase 15 anos, desde a época dos pentium 100 :) e pelo menos pra isso vai servir. ^_^)

E quanto ao outro dispositivo, vou ver se acho aqui o da upsai, senão pego o do clamper mesmo.

Obrigado e abraço tb...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller.

Realmente foram mostrados argumentos convincentes. Abandonei o estabilizador e agora uso o filtro de linha P7T da APC, que até pouco tempo desconhecia. É realmente um produto diferenciado, e olha que um dos mais simples da APC (Só 10 dólares lá fora, né?).

Além disso, passei a me preocupar também com fonte. Troquei a típica genérica por uma da Corsair.

Muito obrigado pelas informações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, muito obrigado pelas dicas, mas me surgiu mais algumas dúvidas. Considerando que aqui no forum, ha dois dispositivos recomendados de proteção, clamper e upsai. Bem, diante disso pergunto:

1) O da upsai, ja contaria, inclusive com um protetor telefônico e mais tomadas, http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=251698&postdays=0&postorder=asc&start=0. Mas na 3ª pagina do topico, voce recomenda que ao clamper poderia ser adicionado mais extensões, desde que com selo Inmetro (menos mal). Ha alguma nessas condições que possua protetor telefonico??

Ou mesmo que comprasse o upsai, ja estaria bem servido e ponto final???

2) Aqui uso este http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=222102 para tv, dvd, video k7... voce tambem recomenda o uso de qualquer modelo (item 1), pra tv, dvd, etc ne???

Obrigado pela paciencia em ajudar a gente, e desculpe aí os incomodos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reintero a minha pergunta sobre os nobreaks..........?

Nobreaks que não são online (esmagadora maioria deles) tem estabilizador interno, e atrapalharia a fonte da mesma maneira. Por isso o uso de um nobreak comum (ou seja, não-online) só em casos de necessidade maior, como alguma máquina servidor que não pode parar nunca, ou em PCs domésticos em residências que sofrem cronicamente de quedas de energia constantes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O q dizer dos nobreaks então ? É uma melhor opção ??
Reintero a minha pergunta sobre os nobreaks..........?

Melhor opção para quê, cara pálida..?

- Se for para suprir de energia sua máquina, na falta da mesma fornecida pela concessionária, não é nem a melhor nem a pior e sim a única!!!

- Se for para conferir proteção contra surtos de tensão, tenho visto por ai vários no-breaks baratos com uma etapa de entrada sem proteções e muitas vezes, quando presentes essas proteções, com topologia que deixa muito a desejar, se comparadas com a de alguns bons filtros de linha...

- Se for para suprir seus equipamentos da mais pura energia, gerada alí do lado de seu PC, com baixa taxa de distorção harmônica, com estabilidade de tensão na geração, sim um desses que operam on-line e de dupla conversão será ótimo. Pena seu preço, para alimentar um PC comum, ficar acima dos R$ 1.500...

Os demais no-breaks, comumente chamados de short-break, com geração de forma de onda retangular, baratos, que contemplam a função de no-break interativo, tem dentro de si um estabilizador e todos os problemas inerentes a esse... O no-break on-line, de dupla conversão esse não tem pois ele gera o tempo todo a tensão limpa, de forma senoidal, como o é a tensão da rede elétrica, para seu PC...

Faller, muito obrigado pelas dicas, mas me surgiu mais algumas dúvidas. Considerando que aqui no forum, ha dois dispositivos recomendados de proteção, clamper e upsai. Bem, diante disso pergunto:

1) O da upsai, ja contaria, inclusive com um protetor telefônico e mais tomadas, http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=251698&postdays=0&postorder=asc&start=0. Mas na 3ª pagina do topico, voce recomenda que ao clamper poderia ser adicionado mais extensões, desde que com selo Inmetro (menos mal). Ha alguma nessas condições que possua protetor telefonico??

Ou mesmo que comprasse o upsai, ja estaria bem servido e ponto final???

2) Aqui uso este http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=222102 para tv, dvd, video k7... voce também recomenda o uso de qualquer modelo (item 1), pra tv, dvd, etc ne???

Obrigado pela paciencia em ajudar a gente, e desculpe aí os incomodos.

1) Dispositivos de proteção operam desse modo. Uma vez a energia tendo passado pelos mesmos, a distribuição (multiplicação de tomadas) passa a ser um problema mecânico com variáveis elétricas (qualidade dos contatos etc), mas não mais de proteção... Tendo uma boa proteção, podes sim multiplicar as tomadas de distribuição tendo somente o cuidado de, no somatório de potências, não pedir mais do que a proteção pode ofertar...

Quanto às proteções telefônicas (para linha discada ou ADSL) ou do cabo da NET (Vírtua), sim são importantes. Já vi muitos relatos de queima de modens na vizinhança e não aonde elas existiam, por exemplo ai nesse depoimento do colega Cláudio Pena (#1279) http://adrenaline.com.br/forum/energia/195989-pc-direto-na-tomada-x-estabilizador-x-filtro-de-linha-52.html#post4102552

Desse modo podes optar pela proteção da Upsai e ficar protegido na linha telefônica ou no Cable (tens que ter obrigatoriamente aterramento na tomada para essas ou quaisquer outras proteções de telefone ou cabo operem a contento) ou partir para compra individualizada de proteções para essas linhas, por exemplo:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=842B020

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PROTETOFONE

http://www.proenergysafety.com.br/comercio/product_reviews.php?cPath=41&products_id=98&PHPSESSID=f39c06516a542515840deac3bc3f724f&PHPSESSID=f39c06516a542515840deac3bc3f724f

Quanto a proteção da Upsai, a FHT-1200, sim estarias bem protegido se a tensão de trabalho ai for de 220 Volts. Fosse ela de 120 Volts eu daria preferência a uma boa proteção da APC, que tem uma topologia melhor, mas não distribui no Brasil seus dispositivos de proteção para operação em 220 volts... Veja que no somatório dos valores gastos com as proteções, essa da Upsai se dá bem pois reúne diversas em um mesmo case, barateando se comparado com a aquisição individual de proteção para telefone, para rede elétrica e para cable... Acho dela uma boa proteção entretanto melhoraria a mesma adicionando uns poucos componentes como sugeri , para quem tem habilidade de fazer.. Para quem não tem essa habilidade, use-a assim mesmo. É uma proteção boa...

2) A proteção de equipamentos eletrônicos é indiferente quer para DVD, televisores, PC's, o que valha e principalmente tenha fonte, não seja essencialmente mecânico como uma torradeira, liquidificador ou ventilador. Não é nada comum mas até se poderia adotar uma proteção dessas para o microondas que tem uma fonte para alimentar sua parte eletrônica que cuida de botoeiras e display... Apesar de a maioria desses equipamentos já agregarem proteção para eles mesmos internamente em suas fontes..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, por onde começo?

Excelente tópico faller! Ainda não tive tempo de ler por completo, mas está muito bem detalhado (aliás, possui muitas informações técnicas, o que é louvável, apesar de que muitas pessoas sentem preguiça de ler tais informações) e também organizado.

Eu gostaria de fazer algumas perguntas:

Esse filtro da Upsai é um dos melhores que podemos comprar aqui no Brasil?

Assim, ele protege todos os aparelhos que eu conectar? E esse cabo que fala antena, é só para televisão, ou o cabo da NET (porque aqui em casa é internet à cabo) também funciona?

E, o que você poderia me falar a respeito desse filtro da C3 Tech: Pro Line 6i?

É razoável, ou apenas um produto barato do tipo "lixo"?

Caso eu tenha falado alguma besteira aqui por favor corrijam. Eu ainda sou leigo no assunto.

Obrigado!

PS: Ah, já ia esquecendo. Você comprou o seu filtro nessa loja da Videosonic? E ele chegou sem defeitos, chegou rápido, e veio com nota fiscal?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola boatarde

Procurei os protetores aqui em minha cidade, mas não os encontrei; apenas os chamados "filtros de linha" comuns; poucos tem conhecimento dos que foram mencionados aqui, clamper ou upsai. Agora, cheguei a mostrar a foto dos dois, e um vendedor chegou a dizer, que embora sejam bons modelos, ja estariam ultrapassados, por causa da tomada, que não se adaptariam às novas normas do Inmetro.

Vou ter que adquirir pela Internet mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom, por onde começo?

Excelente tópico faller! Ainda não tive tempo de ler por completo, mas está muito bem detalhado (aliás, possui muitas informações técnicas, o que é louvável, apesar de que muitas pessoas sentem preguiça de ler tais informações) e também organizado.

Eu gostaria de fazer algumas perguntas:

Esse filtro da Upsai é um dos melhores que podemos comprar aqui no Brasil?

Assim, ele protege todos os aparelhos que eu conectar? E esse cabo que fala antena, é só para televisão, ou o cabo da NET (porque aqui em casa é internet à cabo) também funciona?

E, o que você poderia me falar a respeito desse filtro da C3 Tech: Pro Line 6i?

É razoável, ou apenas um produto barato do tipo "lixo"?

Caso eu tenha falado alguma besteira aqui por favor corrijam. Eu ainda sou leigo no assunto.

Obrigado!

PS: Ah, já ia esquecendo. Você comprou o seu filtro nessa loja da Videosonic? E ele chegou sem defeitos, chegou rápido, e veio com nota fiscal?

O filtro de linha Upsai FHT-1200 é um bom filtro sim, pode e deve ser usado no cable (note que a proteção do cable e da linha telefônica exigem incondicionalmente que tenhas aterramento em sua tomada, para que operam adequadamente)

Quanto a loja, se leres o início de um tópico que fiz com a análise do mesmo terás a tua resposta: Proteção e filtro de linha Upsai FHT-1200 - Visão interna

Quanto ao filtro de linha da C3 Tech, somente olhando as suas especificações principais, que abaixo coloco:

- Classe de surto de energia: N/D

- Rejeição de Ruído EMI/RFI (100 kHz a 10 mHz): N/D

Ou seja, a classe de surto de energia, a qual define a capacidade da proteção, a robustez da mesma, conta como Não Disponível

Por outro lado a especificação de rejeição do ruído, função primeira de qualquer tipo de filtro, também consta como Não Disponível

Isso dai é mais ou menos como você olhar as especificações de um automóvel, candidato a ser seu próximo veículo, e lá constar:

Motor: Não disponível

Consumo em Km por litro: Não disponível

Você compraria???

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo. Nesse caso, o filtro da Upsai é realmente um dos melhores.

Tenho ainda outra dúvida: caso eu deseja instalar um no-break, qual marca seria recomendada? Assim, algumas vezes, quando chove aqui em Brasilia, a energia cai, muitas vezes por conta de relâmpagos. Então, para que dê tempo de desligar o computador e outros objetos, seria recomendável comprar um nobreak? Ou o filtro de linha e a própria fonte já me garantem proteção suficiente?

Mais uma vez, obrigado!

Ps: peço perdão caso minhas perguntas sejam ridículas ou obvias demais. Reitero que sou leigo no assunto, e acredito que seja melhor prevenir a remediar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O q é um no-break on-line ? Como saber se o meu é ? tenho ele desde 96/97 e funciona beleza...
No-break on-line é aquele que, o tempo todo, gera energia a partir da energia acumulada em um banco de baterias, através de um inversor. Para gerar essa energia esse inversor do no-break on-line se vale de modulação PWM e desse modo consegue emular uma senoide bastante boa e com baixa distorção harmônica.

Para fornecer energia primária às baterias a etapa de entrada é robusta e consegue oferecer muito mais corrente do que o necessário para carregar as baterias, corrente essa que vai alimentar o inversor

Se a energia da rede elétrica faltar pouco vai interessar uma vez que o inversor já está sendo alimentado pelas baterias e pelo retificador de entrada, que saindo relega as baterias a tarefa de ofertar energia ao inversor..

Desse modo ninguém sentirá essa ausência de energia primária, pois o inversor já vinha gerando energia o tempo todo...

No break´s off-line somente ativam seus inversor na falta de rede e dai, para poupar energia, para simplificar o circuito, a eletrônica envolvida, colocam inversores que geram formas de onda retangulares ao invés de senoidal..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso estabilizadores desde 1998 e nunca tive problemas com minhas fontes e peças do micro. Sempre morei em apartamento e acredito que a rede elétrica daqui não é das melhores.

Em 2008 perdi uma fonte: fui escutar "conversa fiada" de grupos de discussão sobre essa temática, então vendi meu estabilizador SMS de 500va/500w. Curiosamente, seis meses sem o uso do estabilizador, perdi minha fonte Corsair 550w. Estava ligada direto na tomada, com um simples plugue adaptador.

De 2009 até os dias atuais uso o estabilizador Enermax EXS II Power 500va e não tive mais problemas. Além de fornecer 500va/500w, tem varistor, microprocessado, filtro de linha contra distúrbios da rede elétrica, não introduz distorção harmônica na saída, produzido em conformidade com a Norma Brasileira NBR 14373:2006, 5 estágios de estabilização e certificado pelo INMETRO.

Não tive dinheiro para comprar um Nobreak de boa qualidade, por isso optei pelo referido produto (estabilizador). Fui aconselhado por vários técnicos e vendedores de lojas credenciadas a fazer essa opção.

Cuidado usuários ao ligar a fonte de energia diretamente na rede elétrica. É melhor estudar mais sobre o assunto, preferencialmente em fontes confiáveis de informação.

Espero ter contribuido com minha experiência.

a fonte teria queimado com ou sem o estabilizador, que aliás está subdimencionado para a sua fonte, só para começar.

e técnicos e vendedores de lojas crendeciadas são duas das fontes de informação menos confiaveis.

infelizmente você caiu no marketing deles :(

e aqui vai minha experiência: usei computador direto na tomada, com fonte genérica de 1999 até 2007, quando troquei o pc por outro, com uma fonte boa e em 2009 coloquei um filtro de linha da APC por puro luxo, pois nesses mais de 10 anos usando computador, nunca sequer levei o mesmo para uma assistência técnica e por coincidência nunca usei estabilizador nele (tirando um período de 6 meses que eu cai na burrada do marketing).

enquanto isso, muita gente leva o computador para a assistência técnica pelo menos 1 vez por ano, muitas vezes com mais frequencia, ai você olha e tem um maldito estabilizador atras do computador

e sobre fonte confiável, andei pesquisando sobre o Faller conhece muito sobre eletrônica, coisa que pode-se perceber olhando seus posts detalhados, com termos técnicos e o Clube do Hardware existe desde 1996, tanto o faller quanto o CdH estão "no ramo" desde enquanto a grande maioria esses "técnicos" e vendedores "credenciados" ainda eram crianças.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Uso estabilizadores desde 1998 e nunca tive problemas com minhas fontes e peças do micro. Sempre morei em apartamento e acredito que a rede elétrica daqui não é das melhores.

Em 2008 perdi uma fonte: fui escutar "conversa fiada" de grupos de discussão sobre essa temática, então vendi meu estabilizador SMS de 500va/500w. Curiosamente, seis meses sem o uso do estabilizador, perdi minha fonte Corsair 550w. Estava ligada direto na tomada, com um simples plugue adaptador.

De 2009 até os dias atuais uso o estabilizador Enermax EXS II Power 500va e não tive mais problemas. Além de fornecer 500va/500w, tem varistor, microprocessado, filtro de linha contra distúrbios da rede elétrica, não introduz distorção harmônica na saída, produzido em conformidade com a Norma Brasileira NBR 14373:2006, 5 estágios de estabilização e certificado pelo INMETRO.

Não tive dinheiro para comprar um Nobreak de boa qualidade, por isso optei pelo referido produto (estabilizador). Fui aconselhado por vários técnicos e vendedores de lojas credenciadas a fazer essa opção.

Cuidado usuários ao ligar a fonte de energia diretamente na rede elétrica. É melhor estudar mais sobre o assunto, preferencialmente em fontes confiáveis de informação.

Espero ter contribuido com minha experiência.

Colega de fórum Mike Lewis...

Poderia citar uma série de casos práticos que contradizem essa experiência por você vivida, mas nem a minha citação nem tampouco a sua teriam credibilidade científica alguma, por não representarem estatisticamente uma amostragem satisfatória e também pela aleatoriedade dos problemas que a rede elétrica nos inflige... ( o que ocorre nesse exato momento em sua rede não tem estatisticamente nenhuma obrigação de continuar acontecendo a não ser que seja nenhum problema, nenhuma ofensa, nenhuma agressão)

Por isso é que na redação de um tópico como esse que estamos tive o imenso cuidado de explicar, de arrolar, de citar os porquês, do modo mais científico que consigo, e embasado no pouco que conheço.

Fosse eu irresponsável nesse posicionamento teria colocado ai esses relatos colhidos ao longo de minha história de tratativas com o setor energético de um PC..

Então se poderiam ver coisas do tipo: "Saiba que um primo de um conhecido de meu colega de classe tinha PC há muito tempo, sempre sem problemas e sem estabilizador. Pois quando colocou estabilizador, sua avozinha, claro que de alguma idade, com seus 85 anos, passou a ficar sistematicamente doente até vir a falecer... Livrou-se do estabilizador e sua avó nunca mais morreu!!!"

Claro que para tornar essa vida mais amena o que citei acima é da mais pura brincadeira, mas embutido no contexto quero dizer a você que devemos tomar cuidado com algumas deduções que imaginamos científicas mas que estatisticamente não o são..

Respeito entretanto o seu direito de, justamente por ter vivido essa sua experiência, tomar a mesma para sí e dela depreender o que deves fazer e até mesmo arregimentar adeptos.. Nada contra.

Lembre-se entretanto de que estou citando razões claras, explicadas do melhor modo que consegui, e revestidas de condições elétricas. Não é do éter que essas deduções são tiradas. Mais.. Sabedor que da discussão nasce a luz o melhor modo de negar o título do tópico que, com licença vou repetir, Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC, é de contrapor essas razões, para que possamos de discuti-las, afinal não sou dono da verdade...

Lembre-se de que o tópico não direciona para você usar ou não usar o estabilizador e sim, de cansado que estava de tanto repetir os mesmos argumentos, cita o porque dos estabilizadores atrapalharem as fontes...

Respeitoso abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...