Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

  • Membro VIP
Obrigado Jorno,

Meu estabilizador da um bando de "clicks" achava que isso era sinal de qualidade e de que ele estava funcionando =(

Dê uma bela olhada de perto nesse seu Tlec, ou Click ou o nome que quiser dar...

Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os novos plugues e tomadas são obrigatórios em geladeiras, lavadoras de roupas, micro-ondas, aparelhos de ar condicionado, TVs de plasma e LCD e computadores.

Os transtornos são maiores nesse último caso - uma vez que, para todos os outros, o Inmetro recomenda a troca das tomadas, em vez do uso de adaptadores. Para computadores, porém, existe a necessidade de adaptadores para o uso de filtros de linha ou nobreaks nos padrões antigos ou nos padrões americanos (dois pinos chatos e um cilíndrico), mais difíceis de encontrar. http://br.noticias.yahoo.com/s/21022010/25/economia-novo-padrão-tomadas-ainda-causa.html

Já não se fala mais em estabilizadores em qualquer artigo que se presa....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você protege corretamente o seu computador de descargas e oscilações de energia? No Brasil, é notória a dificuldade das concessionárias de energia de manterem as condições ideais de fornecimento de energia o tempo todo. Por sua vez, muitos usuários se esquecem que um dos fatores de segurança começa pela instalação de um bom estabilizador.

Como funciona um estabilizador?...

Porque usar um estabilizador?...

Como escolher um estabilizador?...

Aplicação...

Potência ...

Tensão (tensão) de entrada/saída ...

Nova norma do INMETRO...

Melhor Proteção...

Observações...

Você acredita mesmo no que escreveu?

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, comprei um filtro de linha.

O estabilizador estava esquentando muito e fazendo muitos "tlecs" ou "plecs" tanto faz, rs.

Aqui vai umas fotos dele por dentro, muita poeira...., ele protegia algo?

Minha fonte é uma corsair 400w, um monitor e as caixas de som plugadas nele.

dsc01609h.th.jpg

dsc01608bj.th.jpg

dsc01607a.th.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, comprei um filtro de linha.

O estabilizador estava esquentando muito e fazendo muitos "tlecs" ou "plecs" tanto faz, rs.

Aqui vai umas fotos dele por dentro, muita poeira...., ele protegia algo?

Minha fonte é uma corsair 400w, um monitor e as caixas de som plugadas nele.

dsc01609h.th.jpg

dsc01608bj.th.jpg

dsc01607a.th.jpg

Os unicos componentes que poderiam vir a ter a função de talvez filtrar alguma coisa é aquela bobina e aquele capacitor azul, mas a sua fonte ja vários capacitores cerâmicos (azul) e várias bobinas..... mais do que 3 estabilizadores desse juntos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bem, comprei um filtro de linha.

O estabilizador estava esquentando muito e fazendo muitos "tlecs" ou "plecs" tanto faz, rs.

Aqui vai umas fotos dele por dentro, muita poeira...., ele protegia algo?

Minha fonte é uma corsair 400w, um monitor e as caixas de som plugadas nele.

É mais um desses estabilizadores cuja função está prá lá de ultrapassada. As fotos não estão muito boas mas dá para ver um conjunto de bobina + capacitor cuja função é a de filtra EMI/RFI, mas não de proteger.

Como disse esse dai não tem cara de ter nenhum dispositivo de proteção, como era de se esperar.

Desse modo ele protege sim o enriquecimento do fabricante/vendedor. Qualquer régua de tomadas ruim é capaz de proteger mais do que esse dai. Quanto às réguas boas, os bons dispositivos de proteção, então nem se fala...

Além do mais veja só o extremo do não profissionalismo dessa montagem dai, faltando a metade dos componentes, nenhuma identificação de cada fio que liga a placa, ausência total de CI, a função de escolha da melhor tensão deve ser feita por circuito via transistor. Um fracasso total...

Maisumestabilizador.jpg

Não havia visto algum tão ruim como esse dai, pelo menos naquilo que se pode ai observar..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, na caixa da minha fonte tem um gráfico de eficiencia. Então pelo que eu vi, se eu não usar o estabilizador, além de não atrapalhar a vida dela, ganho em eficiencia, ja que é maior em 220 do que 110v. Correto?

Exatamente; em 220V a fonte apresenta uma eficiência significativamente maior, o que é melhor.

Antes de jogar o estabilizador fora e ligar todos os equipamentos na tomada de 220V, certifique-se de que esses equipamentos suportam ou estão configurados para aguentar essa tensão. Se tua fonte tiver PFC ativo, nem precisa se preocupar com ela nesse quesito.

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a fonte é a Corsair VX450. Ja liguei direto. O estabilizador deixei porque tem o meu wii ligado nele, que é 110v. Aí aproveitei pra deixar monitor e impressora nele também. De repente eu vá deixar só o videogame mesmo, pra não atrapalhar o monitor e a impressora tb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o estabilizador vai estragar minha fonte, aí então eu pergunto: por que uma loja "tão renomada" como a WAZ venderia este produto para mim? Se o próprio vendedor e gerente me garantiram que tal produto era de boa procedência, eficiência e também não voltaram nenhum dos estabilizadores que comprei (este).

Pois é. Loja ser renomada não tem nada a ver. Vemos muitas lojas renomadas vendendo bombas por aí e porque?? porque tem gente desinformada, como voce, que compra. E desde quando gerente e vendedor tem qualificação tecnica para dar tal informação??

Se estabilizadores fossem tão ruins como vários usuários daqui dizem, então por que são tão vendidos? (Estou falando de bons ESTABILIZAdores)

Porque tem gente desinformada, como voce, que compra.

Pessoalmente, acho estupidez mexer em time que está vencendo. Se a equipe está bem entrosada, defendendo bem, fazendo gols e agradando a torcida, por que mexer em tal time? Por que venderia o melhor artilheiro e dois dos melhores zagueiros para comprar apenas um famigerado artilheiro "renomado" de um grande time europeu? (só para saciar a fome... da alta cúpula dos times envolvidos, das empresas de bebidas e da imprensa, da propaganda, tudo para encher o bolso de alguns, multiplicar o quadro de matérias da mídia esportiva e de vários jornais esportivos, etc.)

Aí está o caso do estabilizador: um famigerado artilheiro "renomado" de um grande time europeu, e que só vende muito aqui no Brasil porque granes empresas enfiaram na cabeça de todo mundo que ele é bom.:o

No fim das contas se o estabilizador fosse tão bom com certeza ele seria usado em geladeiras, Aparelhos de som, Televisores (principalmente os de plasma que são caríssimos), enfim... mas não são utilizados. E porque??

Porque as fontes desses aparelhos aguentam tranquilamente o tranco e elas não são melhores que as do PC.

Mas faça um teste. Entre em contato com uma grande (mundial) fabricante de fontes de alimentação e veja se eles recomendam o uso do estabilizador em suas fontes. fonte PFC ativo claro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a fonte é a Corsair VX450. Ja liguei direto. O estabilizador deixei porque tem o meu wii ligado nele, que é 110v. Aí aproveitei pra deixar monitor e impressora nele também. De repente eu vá deixar só o videogame mesmo, pra não atrapalhar o monitor e a impressora tb.

O estabilizador também danifica o Video Game ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você protege corretamente o seu computador de descargas e oscilações de energia? No Brasil, é notória a dificuldade das concessionárias de energia de manterem as condições ideais de fornecimento de energia o tempo todo. Por sua vez, muitos usuários se esquecem que um dos fatores de segurança começa pela instalação de um bom estabilizador.

.

Aterramento! Um bom aterramento e não estabilizador.

Como funciona um estabilizador?

Em linhas gerais eles funcionam como um funil de tensão. Eles admitem variações de tensões em sua entrada (boca maior do funil) e transformam estas grandes variações em tensões apropriadas a alimentação de equipamentos eletrônicos (boca menor do funil). Basicamente são compostos por um transformador responsável pela potência do mesmo e circuitos eletrônicos que monitoram a tensão de entrada e corrigem a tensão de saída. Possuem também circuitos de filtragem e proteção das linhas elétrica e telefônica.

.

Viiixii!! Se essas variações for maior que 265v então a coisa ta mesmo preta. Mas sua fonte funciona entre 90v e 265v, seu estabilizador não.

Porque usar um estabilizador?

Entre os benefícios da utilização de um bom estabilizador estão o aumento da vida útil do aparelho, a redução na queima dos equipamentos, a estabilização da distribuição elétrica, a diminuição nos ruídos e interferências na rede, a proteção contra subtensão e sobretensão, além de atuar em casos de sobrecarga e sobreaquecimento, sinalizando sobre eventos da rede elétrica.

Não há prova, nem estudos, nem nada que diz que aumentam a vida util do aparelho, que reduzem a queima de equipamentos, diminuir ruidos e interferencias??? :o quanto a estabilizar a distribuição eletrica você já perguntou alguma CIA Eletrica se eles tem estabilizadores lá?? é um abusro isso!!

Na hora da compra, escolha produtos que possuam o selo de conformidade do Inmetro...

É muito difícil já que todas as marcas foram reprovadas pelo órgão.

O Ideal, com certeza, é a boa análise com aparelhos, voltímetro e osciloscópio, para ver a real necessidade do consumidor.

Ué! E o que o colega Faller postou aqui com osciloscópio e tudo mais não serve não??? o Osciloscopio mostrou o mal que ele faz! Mas se você acredita que o estabilizador é bom mesmo então vamos todos ligar um no padrão de energia, assim estaremos protegidos e quando der pico ele queimará o fusivel e toda a casa se salvará.:angry:

É cada coisa que aparece aqui...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de todos essas explicações estou convencido de que é melhor utilizar um filtro de linha ao invés de um estabilizador.

Acontece que onde eu moro a tensão é 220v e tenho alguns aparelhos que são 110v, mas a maioria com certeza é 220v, gostaria de saber como resolver o problema de ligar os dois tipos de aparelhos (110 e 220) utilizando o filtro de linha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Depois de todos essas explicações estou convencido de que é melhor utilizar um filtro de linha ao invés de um estabilizador.

Acontece que onde eu moro a tensão é 220v e tenho alguns aparelhos que são 110v, mas a maioria com certeza é 220v, gostaria de saber como resolver o problema de ligar os dois tipos de aparelhos (110 e 220) utilizando o filtro de linha.

Como resolverias fosse um liquidificador ou uma furadeira 110 Volts a ligar na tensão de 220 Volts???

Resposta: Como 110 em 100 pessoas no mundo inteiro fariam.

- Colocaria um transformador ai, para pegar 220 já filtrado e protegido, da régua de tomadas/filtro de linha e no secundário do transformador, aonde a tensão já estaria em 110 volts, ligaria os equipamentos que só toleram 110 volts. Se uma só tomada que o transformador tem não chegar para digamos 3 equipamentos que só podem operar em 110 Volts, use a cabeça e coloque na saída do transformador uma dessas dai. Compra até no "instituto de beleza"....

ExtensoDanevade3tomadas.jpg

Fácil demais..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desde 1998 eu sei que estabilizador não serve para nada, ou melhor, serve, para dar lucro a quem fabrica/vende, ocupar espaço em casa e consumir materiais preciosos da natureza que poderiam ser utilizados em coisas mais úteis como um video game ou uma boa fonte ;).

Nenhum estabilizador pelo que sei é certificado pelo inmetro, apenas o cabo é ;).

A revista Pro-teste testou também alguns no-breaks e todos foram reprovados :o , pois nem a função de "bateria" eles faziam direito.

Depois da explicação técnica do colega faller, desde 2008 quando abri minha loja, digo a todos os meus amigos, clientes e potenciais clientes de estabilizador que não é necessário, que podem ligar direto na tomada, e que se necessário ter mais do que uma tomada, que coloquem um filtro de linha, deixando claro que o filtro de linha servirá somente para que tenham mais de uma tomada, para que liguem monitor, "cpu", impressora, e o que mais quiserem, respeitando a capacidade de carga do filtro de linha. Se o filtro proteger é um bônus, mas não indico como proteção, e se for o caso, o colega faller já indicou supressores de surtos e demais proteções.

Sou lojista e poderia ter um bom lucro vendendo estabilizadores e depois as fontes, já que teria que trocar as fontes com uma frequência maior que a necessária, hoje prefiro vender somente as fontes, que serão substituídas em aproximadamente de 2 anos a 3 anos, e não com menos de 1 ano.

Todos os meus clientes que usam estabilizador, digo que abandonem o mesmo e explico já troquei mais de 20 fontes desde 2008 para cá, sendo que nem tenho mais onde colocar fontes queimadas.

Finalizo dizendo que quem quiser colocar um estabilizador antes da fonte, que o faça, por conta e risco, e não digam, que não forma avisados. Quem for prudente, aposente seu estabilizador e se manjar de eletrônica, o mesmo faller desenvolveu algo legal para aproveitar o gabinete do estabilizador.

Bom dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estabilizadores fossem tão ruins como vários usuários daqui dizem, então por que são tão vendidos? (Estou falando de bons ESTABILIZAdores)

Quem com + de 30 não se lembra daquela TV Telefunken a válvula ligada em um Televolt com ponteirinho? Vou mais longe, na casa daquele seu tio mala todo metido com aquele 3x1 AIKO, o qual você não podia nem relar a mão, e tudo amontoado naquela estante enorme de cerejeira. Hehehehe. Bons tempos.

Isso foi inserido em nossa cultura a muitos, muitos anos atrás, anos estes que essas TVs queimavam válvulas com uma piscadinha besta de energia e algum esperto viu a oportunidade de criar algo que "talvez" amenizasse o problema, e, essa cultura foi passada aos PCs, que nos primórdios tinham fontes muito ruins, algumas até hoje.

Daí, acredito eu, deve ter surgido a tal venda casada de PC e estabilizador, a qual perdura.

Se duvidas vá num grande varejista e simule a compra de um Desktop, assim que escolher e decidir fechar negócio o vendedor olhará no fundo dos seus olhos e fará duas perguntas: você tem estabilizador? Qual a tensão na sua casa? A primeira serve para te deixar encucado, já a segunda é para empurrar o modelo Bivolt mais caro. Afinal ele vive de que?

Falou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho uma televisão Telefunken jogada em casa, está com defeito. Sempre tivemos televisores Telefunken, e inclusive já tive um aparelho de som da mesma marca, e creio que já nasci sortudo, pois não vi esse aparelhinho :). O único que vi foi um conversor UHF/VHF para uma tv preto e branco da Philco, quando eu vim morar em Juquiá, já que aqui tudo é UHF ou na base da Parabólica.

Morte aos estabilizadores o/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quem com + de 30 não se lembra daquela TV Telefunken a válvula ligada em um Televolt com ponteirinho?

Foto do Televolt eu não tenho, mas do modelito da Kron ou da IMEL sim..

Para recordar..

Reguladordetenso_bempequeno.jpg

ReguladordetensodaIntral.jpg

O Avô do estabilizador.. Entretanto nada mudou para melhor no principal problema do mesmo, a comutação entre tap's de saída do transformador, desligando e religando seu PC a cada Tlec. E não pensem que comandar o Tlec por um microcontrolador ultra moderno vai agregar alguma coisa pois não vai... O problema está na comutação, no chaveamento..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...