Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

  • Membro VIP
E uma dúvida, todos os filtros tem fusível ?

Todo elemento de proteção que se preze tem um ou mais desses dispositivos de proteção série:

Fusível: Por exemplo uma boa proteção da Upsai, chamada de FTH - 1200 tem fusível...

UpsaiFHT1200fusveldeproteo.jpg

Micro disjuntor resetável: Por exemplo, na proteção modelo Computer Protector pró, da Clamper... Para rearmar basta pressionar o botão:

Ou da proteção modelo P8T3V da APC:

MicrodisjuntordoP8T3V.jpg

Micro disjuntor acoplado com a chave liga/desliga: Como na proteção da Tipp-Lite:

Chavecommicro-disjuntornaproteoTrip.jpg

Fusível térmico: Como na proteção da APC modelo P6B

FusveistrmicosdaproteoP6BdaAPC.jpg

Protetores para eventos catastróficos: Esse tipo de proteção consiste no estreitamento proposital das trilhas principais de fase e neutro, prevendo portanto até mesmo a possibilidade remota das demais proteções não atuarem. Nessa hora, dependendo das correntes envolvidas, a trilha de PCB se abrirá nesse lugar:

Como por exemplo na proteção da APC:

EstreitamentonaproteodaAPC.jpg

Ou na proteção da Tripp-Lite:

Estreitamento.jpg

Desse modo, para realmente proteger seu equipamento de nada adiantará que a proteção tenha elementos paralelos de absorção (Varistores, Centelhadores a gás, Varistores, Diodos TVS, Tranzorbs ou o que valha) de energia de exceção (surtos de tensão prejudiciais ao seu PC) se não houver algum tipo de elemento série (como aqueles vistos ai acima, com fotos) para seccionar essa alimentação para realmente proteger seu PC.

De nada adianta elementos série sem os elementos paralelos e vice-versa..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendi, ótimos exemplos.

No Brasil, qual é o filtro de linha que contemple alguma dessas proteções e que seja barato?

Agradeço.

Abraços

Os da APC (servem apenas para 110v)

E ai abrindo um pouco o bolso tem os Clamper e Upsai também (são para 220v)

E tem os importados meio dificeis de se achar no brasil.... Belkin, Panamax.....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Compreendi, ótimos exemplos.

No Brasil, qual é o filtro de linha que contemple alguma dessas proteções e que seja barato?

Como filtro de linha ou régua de proteção ou proteção contra surtos, que é o nome como mundialmente é conhecido, é um elemento que combate a tensão em excesso, os picos, os surtos, os transientes de tensão, a melhor variável para poder se definir algum desses dispositivos, você omitiu, que é a tensão de alimentação dai de onde você liga seu PC... Pode ser 127 Volts ou 220 Volts.. Se for 127 Volts, melhor será uma proteção que comece a atuar já desde os 150 ou 170 Volts, ceifando tudo o que exceder a esse valor..

Se for tensão de 220 volts há que se tomar o cuidado de colocar proteções que comecem a atuar somente acima disso, e com alguma folga, digamos 250 a 270 volts...

Esse mesmo tópico aonde estamos me parece ter ao longo de seu desenrolar pelo menos umas dez boas indicações. Até vou conferir...

Post #22

Post #56

Post #78

Post #93

Post #104

Post #108

Post #156 Mais de 300 Indicações de proteções no mercado internacional

Post #170

Post #192

Post #297

Post #303

Post #306

Post #321

Post #351

Post #364

Me desculpe, não eram 10 posts mas sim 15 posts que continham boas indicações de dispositivos de proteção, e que certamente não olhaste por falta de tempo, quem sabe. agora tens ai a certeza de que em 15 debates internos ao tópico tens indicações e consequentemente resposta a sua pergunta.. Boa leitura...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, eu estava procurando supressores de surtos e no-breaks quando deparei com o seguinte produto: http://powerquality.eaton.com/Products-services/Backup-Power-UPS/Protection-Station.aspx?cx=96.

Infelizmente não consegui usar o sistema de hiperlink, mas se você pudesse dar uma olhada nas especificacões técnicas e na documentação do produto, agradeço.

Qual seria um bom no-break para comprar?

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, eu estava procurando supressores de surtos e no-breaks quando deparei com o seguinte produto: http://powerquality.eaton.com/Products-services/Backup-Power-UPS/Protection-Station.aspx?cx=96.

Infelizmente não consegui usar o sistema de hiperlink, mas se você pudesse dar uma olhada nas especificacões técnicas e na documentação do produto, agradeço

Qual seria um bom no-break para comprar?

Obrigado!

Parece um belo equipamento para configurações pequenas.. É um no-break e dispositivo de proteção em um mesmo conjunto. A APC tem um desses também. Esse dai somente trabalha em 220 Volts pois foi feito para comercializar na Europa. Dificilmente irás conseguir inserir algum plug nosso nessas tomadas pois são outro padrão.

Não vou conseguir te indicar um bom no-break pois por princípio não os uso, sou contra... Minha indicação não seria uma indicação ótima por não conhecer e usar esse tipo de equipamento.. O dimensionamento de um no-break começa pelo que você espera do mesmo, o que vai ligar nele e coisas do tipo..

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto a questão de no-breaks, hoje eu acho complicado achar um que ao menos sirva, pois no teste da Pro-Teste, todos os modelos testados foram reprovados (posso procurar na revista e apontar aqui), inclusive de marcas bem conhecidas, sendo que em alguns casos, nem a função de bateria funcionava.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os "Nobreaks" fabricados por aqui de baixo custo nada mais é do que um estabilizador com a função de bateria ou seja você compra uma solução e leva dois problemas que agora além do bate bate dos relés para ajustar a tensão ainda temos a tal senoide modificada (quadrada) que pode acelerar o processo de desagste do equipamento, um bom nobreak mesmo é composto de um estágio de controle e um algoritmo gerador do que chamamos de PWM sincrono , funções como essa só pode ser executada por um DSP de alta performance , coisa que não há nesses disfarces de nobreaks.

A correção da tensão por um nobreak bom é feita de forma parecida com a da fonte chaveada ou seja variando a largura dos pulsos ou seja de forma mais eficiente e mais rápida, além do mais a etapa da bateria é feita com mais cuidado, ha um carregador eficiente e com prevenção de descarga da bateria juntamente com o circuito de detecção de falta de energia. Claro que uma belezinha dessas não sai barato ou seja UPS não foi feita pra usar em casa um liebert ou um MGE da vida custa por volta de R$2000,00 o de menor potência ou seja nem vale o custo.

agora pior ainda é gastar R$200,00 achando estar levando um produto com o que descrevi acima.

amigo Eriberto se puder postar para nos o artigo.

abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vivendo lendo e aprendendo, estes dias cÁ estava eu a me lamentar por ter vendido a temos atrÁs um estabilizador de 1,5 kva por uma bagatela para um amigo, apÓs ter visto um modelo qualquer de 1kva por r$ 185,00, agora minha concepÇÃo mudou, apesar de que a energia da minha casa É ridÍcula, fios velhos, lampadas incandescentes queimam constantemente sÓ as eletrÔnicas É que duaram, hum, sei nÃo, vou ver esse tal filtro de linha bom, pelo menos aqui É 110. ParabÉns faller, És um poÇo de sabedoria energÉtica rsss, eu jurava que vocÊ era professor de fÍsica ou elÉtrica, isso ilustra como a gente vive se enganando e ainda teima, insiste que sabe alguma coisa, parabÉns.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lâmpada incandescente não dura nada mesmo! Se as eletrônicas duram sua rede nem tem tanto problema assim, não digo de segurança fisica talvez, mas de parâmetros elétricos.

Há 2 anos atrás vendi um SMS de 1,5kvA R$ 30... um novo de 1kVA não sai por menos do que R$ 200 por aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Tópico muito bom mesmo, da hora.

Mas eu tenho uma duvida.

Tenho uma Seventeam 550W reais ligada num stab da Ragtech de 1kVA, e ele não dá "tlecs" com facilidade... fui olhar nele, e tem um fusivel atrás...

Uma vez a energia caiu feio, o outro micro caiu, e o meu segurou! O stab fez vaaarios "tlecs" mas segurou....

Eu sei que não deixa de ser um stab, mas ele teria alguma "vantagem" (alem do fusivel) frente aos mais comuns de 300, 400VA??

Moro num ape com rede 220V apenas, e meu micro é todo 110V. Compensaria mais então comprar um transformador + filtro de linha???

Obrigado!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem vantagens sim, quando você atira-lo do último andar do seu edifício, a queda causará um impacto maior que os outros. Brincadeira :P

Teoricamente ele aguenta equipamentos "mais fortes", que exijam maior potência, como impressoras laser, copiadoras, alguns microondas, geladeiras, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, sempre usei estabilizadores e nunca achei que eles podiam fazer tanto mal.

Estou considerando tirar o meu estabilizador e usar meu computador direto no filtro de linha, mas eu tenho uma dúvida.

Minha casa é alimentada por uma tensão de fase de 220V, minha fonte é uma fonte Corsair TX750W que suporta tensões até de 264V sem problemas, a minha preocupação é a seguinte:

Digamos que haja uma falta do tipo fase-terra na linha de transmissão, o que pode aumentar consideravelmente a tensão na minha tomada, até cerca de 320 se o aterramento local for ruim, o que levaria a tensão na minha entrada para um nível acima da especificação da fonte.

Isso não poderia queimar minha fonte ou até mesmo outros componentes? Usando um estabilizador essa tensão seria divida por 2 e subtraida 12, iria para 148V, dentro da faixa de entrada da fonte.

Claro que para esse segundo problema um autotransformador de 1000VA resolveria, mas ele é realmente necessário?

O meu estabilizador é de 1000VA, eu poderia simplesmente remover o circuito de chaveamento e deixar ele funcionando como um transformador?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpa, mas se ele prejudica, então pra que existe? aqui em casa eu tive problema com um surto de tensão e todos os dispositivos eletrônicos que não estavam ligado em um estabilizador queimaram, felizmente meu PC estava com um estabilizador e foi o unico sobrevivente dentre home theater, tv, outros computadores sem estabilizador, etc.

eu não sei se entendi errado, mas pedir pro pessoal deixar de usar estabilizador usando essas teorias eu acho meio forçado especialmente porque estou tendo que pagar pela falta do estabilizador em eletrônicos caros, por favor me esclareça

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não vejo teoria em lugar algum, só vejo testes na prática

no teu caso aparentemente deve ter sido uma sobrecarga por um tempo elevado, não somente um pico, nesse caso o estabilizador tem sua serventia, mas em picos, que é o normal, ele é inútil, só faz a fonte ter trabalho dobrado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não vejo teoria em lugar algum, só vejo testes na prática

no teu caso aparentemente deve ter sido uma sobrecarga por um tempo elevado, não somente um pico, nesse caso o estabilizador tem sua serventia, mas em picos, que é o normal, ele é inútil, só faz a fonte ter trabalho dobrado

tempo elevado seria quanto exatamente? só achei estranho porque o artigo "prova" q o estabilizador é inútil, mas na minha casa todos os aparelhos eletronicos que estavam ligados na tomada no momento do surto e que não estavam no estabilizador queimaram, já os que estavam no estabilizador não queimaram, então as vezes pode ter sido um "tempo elevado" se for de 1s, pois não foi mais do que isso o tempo de irregularidade que meu estabilizador indicou, e foi um surto de sub tensão, seria muita coincidência caso o estabilizador não prestasse pra nada

eu não sou entendido do assunto, por isso mesmo não estou discutindo fórmulas e termos específicos da parte de elétrica, mas só acho estranho fabricarem algo que só sirva em cenários muito específicos e incomuns pra maior parte da população e qualquer lugar você ler falando sobre os benefícios dele, e não o oposto, e lendo o artigo sobre estabilizadores de tensão na wikipedia em inglês não é mencionado nada sobre o efeito negativo que eles provocam em PCs ou eletrônicos, então eu acho que seria interessante incluir links relacionados ou leituras relacionadas pra apoiar essa afirmação

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que conheço de estabilizador, é justamente por experiências, 5 anos de lan house, uma furadeira uma vez me trouxe muitos problemas com placa-mãe e fontes, tudo porque o estabilizador não fez nada com a variação

não tenho muito conhecimento, mas ACHO que subtensão não queima, e sim sobretensão, deixo para o faller, _rau_ e leohartmann (desculpa se esqueci alguem) te ajudarem nisso, pois eles entendem muito mais do que eu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Faller, excelente tópico.. Li nesse tópico que tu não recomenda o estabilizador nem para monitor, e li também que um filtro de linha baratinho, comunzinho, não ajuda em nada, a não ser dispor de mais tomadas..

Pegando um desses que nas especificações diz para não ultrapassar 1.800W. eu posso tranquilamente ligar um micro básico, fonte 500 real, monitor-tv de 20" sem problema algum, ou seria mais aconselhável ligar direto e puxar 2 tomadas?

Abraço e parabéns, novamente!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...