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Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

Ótimo tópico pra tirar uma dúvida minha de anos atrás. =P

Comprei meu primeiro computador em 2002 e no pacote veio tudo + estabilizador. Depois de uns dias de uso, percebi que o gabinete dava "choques" ao ser tocado (principalmente, mas não somente estando descalço). Não havia aterramento. Na época não entendia muito e nem mexi.

Tempos depois, troquei todo o PC (menos o estabilizador) e finalmente fiz o aterramento. Pensando estar livre dos choques, toquei no gabinete e para minha surpresa tomei um! Ainda hoje o gabinete dá choques se eu, distraído, encosto na parte metálica, porta USB etc (até tenho medo de usar fones de ouvido, LOL).

Afinal pergunto: será que isso se deve a única parte do PC que não troquei, no caso o estabilizador??

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Ótimo tópico pra tirar uma dúvida minha de anos atrás. =P

Comprei meu primeiro computador em 2002 e no pacote veio tudo + estabilizador. Depois de uns dias de uso, percebi que o gabinete dava "choques" ao ser tocado (principalmente, mas não somente estando descalço). Não havia aterramento. Na época não entendia muito e nem mexi.

Tempos depois, troquei todo o PC (menos o estabilizador) e finalmente fiz o aterramento. Pensando estar livre dos choques, toquei no gabinete e para minha surpresa tomei um! Ainda hoje o gabinete dá choques se eu, distraído, encosto na parte metálica, porta USB etc (até tenho medo de usar fones de ouvido, LOL).

Afinal pergunto: será que isso se deve a única parte do PC que não troquei, no caso o estabilizador??

Provavelmente.

De qualquer forma você ja sabe que ele está ferrando com o seu computador.

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valeu amigo

não é o estabilizador q desliga é o pc que desliga

Evidente que será o PC, pois o estabilizador corta a saída e seu PC vai se alimentar do que????

E ademais, se tens dúvida, tire-o fora e teste direto na tomada.. Qual é o medo?? Qual é a dificuldade?? Faça um teste com seu PC ligado direto na tomada para ver se ele desliga. Se na tomada direto seu PC não desligar jogue seu estabilizador no lixo.. Se o PC desligar, também, jogue o estabilizador no lixo... Se sair sol também jogue-o no lixo... Se chover, a mesma coisa..

Em resumo, jogue o estabilizador no lixo antes que ele bote tudo a perder e danifique essa sua boa fonte dai..

Ficou fácil de entender desse modo???

Ótimo tópico pra tirar uma dúvida minha de anos atrás. =P

Comprei meu primeiro computador em 2002 e no pacote veio tudo + estabilizador. Depois de uns dias de uso, percebi que o gabinete dava "choques" ao ser tocado (principalmente, mas não somente estando descalço). Não havia aterramento. Na época não entendia muito e nem mexi.

Tempos depois, troquei todo o PC (menos o estabilizador) e finalmente fiz o aterramento. Pensando estar livre dos choques, toquei no gabinete e para minha surpresa tomei um! Ainda hoje o gabinete dá choques se eu, distraído, encosto na parte metálica, porta USB etc (até tenho medo de usar fones de ouvido, LOL).

Afinal pergunto: será que isso se deve a única parte do PC que não troquei, no caso o estabilizador??

O aterramento, cuja principal função é a proteção do operador, não deve estar bem feito.. O estabilizador não vai ajudar nem atrapalhar na questão da sensação de choque..

Mas não existe nenhuma boa razão para você usar estabilizador. Reveja..

Abraço...

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Muito obrigado pelo tópico explicativo.

Eu juro que depois de anos vendendo estabilizadores e nobreaks para clientes, hj me sinto ignorante e culpado caso tenha acontecido algo com algum pc de cliente.

Realmente conhecimento é tudo na vida!

Gostaria só de tirar uma dúvida se puder me ajudar.

Caso eu compre um filtro de linha apc e um nobreak senoidal, eu poderia ligar o nobreak com o pc no filtro para evitar uma possível falta de luz e aproveitar a qualidade de proteção do filtro ou isso seria completamente desnecessário e não recomendável?

Em caso de servidores o interessante é só colocar um nobreak senoidal tipo o modelo Smart-UPS XL 1000VA - SUA1000XL ou devo utilizar de um filtro também?

De hj em diante não vendo mais estabilizadores. Ja irei comprar um filtro da apc para ligar o resto do meu equipamento ( sem contar o pc que por enquanto deixarei no nobreak de onda senoidal aproximada ).

Sei que ja deve ter falado isso várias vezes, mas teria como me indicar uma boa config entre filtro, aterramento, nobreak e etc?

Obrigado pela atenção que tem a nós meros usuários mortais.

PCC_RJ

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Caso eu compre um filtro de linha apc e um nobreak senoidal, eu poderia ligar o nobreak com o pc no filtro para evitar uma possível falta de luz e aproveitar a qualidade de proteção do filtro ou isso seria completamente desnecessário e não recomendável?

Em caso de servidores o interessante é só colocar um nobreak senoidal tipo o modelo Smart-UPS XL 1000VA - SUA1000XL ou devo utilizar de um filtro também?

Inicialmente pode sim fazer o que disseste sem problema algum mas a resposta da segunda questão acho vai lhe desincentivar a fazer o mesmo, não que não possa, mas sim que é praticamente desnecessário..

Veja ai, retirado do manual do Smart-UPS XL 1000VA, acerca da proteção contra surtos e filtragem de linha que esse no-break incorpora internamente:

ProtetordesurtointernoaoSmart_UPSXL.jpg

Veja ai os dados de uma proteção boa da APC, que é a P6B:

Praticamente os mesmos dados de proteção e de filtragem já vistos no no-break..

http://www.antonline.com/p_APC--P6B--APC-ESSENTIAL-SURGEARREST-%28-P6B-%29-_111859.htm

Abraço...

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Evidente que será o PC, pois o estabilizador corta a saída e seu PC vai se alimentar do que????

E ademais, se tens dúvida, tire-o fora e teste direto na tomada.. Qual é o medo?? Qual é a dificuldade?? Faça um teste com seu PC ligado direto na tomada para ver se ele desliga. Se na tomada direto seu PC não desligar jogue seu estabilizador no lixo.. Se o PC desligar, também, jogue o estabilizador no lixo... Se sair sol também jogue-o no lixo... Se chover, a mesma coisa..

Em resumo, jogue o estabilizador no lixo antes que ele bote tudo a perder e danifique essa sua boa fonte dai..

Ficou fácil de entender desse modo???

Eu acho que o estabilizador não serve nem para ser jogado no lixo

não seria poluente para o meio ambiente?

tem que mandar pra algum lugar que faz reciclagem ainda pra se livrar dele

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e um estabilizador melhor e + potente mesmo assim dah esses problemas que ferram com a fonte do pc?

Estabilizador bom e potente existe. Existe sim. Difícil encontrar aqui no Brasil, que é o maior fabricante de estabilizadores do mundo, mas lá fora existe um bom fabricante, que é a Teal. E aqui está um bom estabilizador fabricado pela Teal:

http://www.teal.com/products/options_ttrak.htm

Só que o fabricante não recomenda usá-lo em seu computador. É tão desnecessário quanto os estabilizadores daqui. E é também prejudicial. Quem afirma isso, inclusive, é a própria Teal, que o fabrica. Veja aqui:

http://www.teal.com/products/App%20note%20AN-2.htm

Vou transcrever sem traduzir:

The Need for Voltage Regulation

The use of Voltage Regulators was widespread in the 1970's. At that time, most sensitive equipment was powered by Linear Power Supplies, that required a tightly regulated input voltage. In addition, electronic process equipment either had no internal voltage regulation, or very simple regulation that was affected by utility voltage changes. During this time, external voltage regulation often made a large improvement in system reliability and uptime.

ILL_AN2c.gif

However, in today's electronic world, the requirement for voltage regulation has dropped greatly, due to several factors. Linear Power Supplies have been largely replaced with Switched Mode Power Supplies (SMPS). These SMPS have a much higher dynamic range than the Linear Supplies, and can provide a regulated output voltage over a much greater input voltage range. Modern industrial process equipment also contains substantial voltage regulation through the use of phase-controlled SCR's, switching power supplies, etc. As a result, the need for external voltage regulation has been eliminated in most areas. Only the most unstable electrical systems (such as found in developing countries), or older equipment designs have a need for voltage regulation.

Voltage Regulator Recommendations

In general, voltage regulators are not good preventative measures for ensuring power quality, for several reasons:

* High cost vs. benefit

* Possibility of Regulator interaction with load

* Poor Efficiency

* Reliability Concerns

Voltage regulators should be applied only if a chronic voltage problem has been demonstrated through experience or power monitoring.

The manufacturer of the sensitive equipment should be contacted to ensure that a particular voltage regulator will be compatible with the equipment.

Power conditioners without active voltage regulation (isolation transformer, filters, impulse suppression) provide cost-effective protection with none of the potential problems of voltage regulators. Such a device is an outstanding preventative measure that can be supplemented with voltage regulation when the need arises.

Eu acho que o estabilizador não serve nem para ser jogado no lixo

não seria poluente para o meio ambiente?

tem que mandar pra algum lugar que faz reciclagem ainda pra se livrar dele

Exato. Você agora acertou no alvo. O Brasil é líder mundial na fabricação de estabilizadores. Mas ao fabricar tais produtos está na verdade fabricando lixo tecnológico.

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Pessoal chegou aqui meu pc e to usando um filtro de linha agora

PC nunca mais desligou, to super feliz

nunca mais vou usar estabilizador!!!

recomendo pras otras pessoas que virem a esse topico não usar estabilizador também

Isso é ótimo. E até faz lembrar o que foi dito, certa vez, por um gênio da humanidade:

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.” Albert Einstein

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aff que ***** !!! começou a desligar de novo o pc , não acredito

to usano o filtro de linha que antes tava normal , só que hj e ontem começo a desliga o pc de novo *** nao sei mais o que fazer

tipo acontece assim, do nada perde a imagem no monitor, sem sinal de video ai depois de 2-3 segundos o pc desliga...

ja verifiquei a temperatura da gpu no gpu-z, ja verifiquei temperatura de processador, ta tudo normal...

não precisa nem fazer nada mt pesado que ja desliga hj, ontem so tava desligando jogando crysis mas hj ta desligando ate jogando ragnarok aff

qq ta acontecendo co meu pc alguem tem ideia?

meu filtro de linha tem 1300VA de potência era pra segurar de boa o pc

po é mt estranho to mexendo no pc ai do nada acontece isso e parece ser problema relacionado a minha VGA HD4890, porque antes de desliga o pc da sem sinal de video... ai desliga depois de 2-3s

então... ja verifiquei os cabos de video ta tudo bem encaixado o que pode ser?

acho q vou formata pra ve se resolve... ja to chateado, pc novo e so ta dando problema...

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aff que ***** !!! começou a desligar de novo o pc , não acredito

to usano o filtro de linha que antes tava normal , só que hj e ontem começo a desliga o pc de novo *** nao sei mais o que fazer

tipo acontece assim, do nada perde a imagem no monitor, sem sinal de video ai depois de 2-3 segundos o pc desliga...

ja verifiquei a temperatura da gpu no gpu-z, ja verifiquei temperatura de processador, ta tudo normal...

não precisa nem fazer nada mt pesado que ja desliga hj, ontem so tava desligando jogando crysis mas hj ta desligando ate jogando ragnarok aff

qq ta acontecendo co meu pc alguem tem ideia?

meu filtro de linha tem 1300VA de potência era pra segurar de boa o pc

po é mt estranho to mexendo no pc ai do nada acontece isso e parece ser problema relacionado a minha VGA HD4890, porque antes de desliga o pc da sem sinal de video... ai desliga depois de 2-3s

então... ja verifiquei os cabos de video ta tudo bem encaixado o que pode ser?

acho q vou formata pra ve se resolve... ja to chateado, pc novo e so ta dando problema...

Testa sua VGA em outro PC, tipo de um amigo seu, e se sua placa mãe tiver video on board, testa com ele tambem para ver se o problema é com a HD4890.

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se bem que to bem desatualizado pois esse topico foi aberto a dois anos atras.

e hoje eu falei sobre os estabilizadores pra amigos meus, e enfim o povo tem é fé no estabilizador....

hehe.....

mas failer parabéns cara, ou você é 10! e aos demais que ajudaram a enriquecer o conteudo... a todos vida longa!

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Faller,

Parabéns pelo tópico, eu sou mais um que por cultura e não conhecimento, achava o conjunto "Estabilizador + Filtro de Linha" (sempre os 2 juntos, com o estabilizador ligado no filtro para ganhar ainda mais proteção) algo indispensável no PC, tanto que fui além comprando 3 MIE (Módulo Isolador Estabilizado) de 440VA há 3 anos atrás (1 para sala, 1 para quarto e outro para o PC), lendo em algum lugar sobre que isso seria legal pela falta do aterramento em meu apartamento...

Comprei um PC novo esta semana com ajuda dos foristas do Clube e resolvi ler este sub-fórum por achar que meu MIE atual poderia estar "fraco" para a configuração dele:

01 Processador Intel Core i7 930 LGA1366 2,8GHz

01 Memoria DDR3 1333MHZ CORSAIR TR3X6G1333C9 6GB (3 x 2GB)

02 HD SATA 500GB SEAGATE ST3500418AS

01 VGA ATI RADEON HD5850 1GB DDR5 XFX

01 MB S1366 ASU P6T

01 Fonte Seventeam ST-850Z-AF V FORCE series - ATX V2.3 850W

01 Monitor Sansumg LCD 23"

01 Kit Caixas de Som Edifield M1350 8,5W RMS

Lendo seu ótimo tópico muito bem fundamentado, revi meus conceitos totalmente, obrigado por compartilhar conhecimento!

Aproveitando ele, veja se pode me ajudar com as dúvidas abaixo (tensão 110V):

- PC: entendi que devo aposentar o velho "MIE" junto com o meu PC antigo e comprar um bom filtro de linha/protetor de surto, sendo as marcas mais recomendadas a APC e Clamper. Infelizmente, essas marcas não são comuns nas lojas fisícas e em muitas especializadas em informática, sendo que pesquisei na WAZ e elas estão indisponíveis. Pergunto: existe alguma marca nacional ou importadas mais fácil de ser encontrada que você recomenda? As mais comuns são Force Line, SMS, Clone etc. Se tiver e puder citar um modelo que conheças agradeço.

Hoje, tenho o seguinte filtro disponível para o PC: TS Shara 127V 10A com 4 tomadas 2P + T 500VA, aonde além do MIE, estava ligado direto nele uma impressora multifuncional HP. Retirando o MIE, as 4 tomadas disponíveis deste filtro são a conta certa (Fonte PC, Caixa de Som, Monitor e Impressora). Pergunto: esta marca e potência disponível está legal ou devo procurar uma opção melhor dentre os fabricantes citados acima? Para quem já gastou no PC novo uma grana alta, não será um filtro novo um problema...

- Sala: está no meu 2º MIE o total de 5 equipamentos: minha LCD 40" Sony, meu DVD Sony, meu receptor Sky, meu decoder DTV e meu PS2. O MIE, por sua vez, está ligado no filtro abaixo junto com meu Receiver Sony, Gravador de DVD e subwoofer. O mesmo estrago com as fontes de PC acontece talvez em menor intensidade nestes equipamentos quando ligados no MIE, mas acontecem não? Sugeres ligar direto também num bom filtro de linha/protetor de surto?

Meu filtro da sala é descrito como profissional (pelos menos está escrito nele:p) da marca Holzmindein com protetor eletrônico, Bivolt, marcando 127 - 1900VA e para 10 tomadas 2P + T. Ligar tudo direto nele é a melhor opção e essa marca é recomendada?

- Quarto TV: está no 3º MIE minha LCD 40" Samsung, meu DVD Sansumg e meu decoder Sky. Em outro estabilizador tradicional, estão ligados meu modem ADSL e roteador Wireless. Tanto o MIE como o estabilizador estão ligados direto num Filtro de linha + Protetor de Rede da marca AKT (Margirius) de 110VCA 10A e potência máxima 1.500VA, além de som Sony, telefone sem fio e telefone c/ fio ligados direto no mesmo filtro.

Em abolindo o MIE e o estabilizador comum, terei problema com falta de tomadas neste caso. É aceitável ligar um filtro noutro para ganhar mais tomadas ou isto é ruim em algum sentido? O que você sugere?

Desde já agradeço sua atenção e convido a todos os demais foristas conhecedores do tema a participarem.

Abraços,

Info10

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Aproveitando ele, veja se pode me ajudar com as dúvidas abaixo

Sem focar muito nas tuas dúvidas, devido ao adiantado da hora..

Simplificando eu eliminaria toda a parafernália de filtros ruins que tens ai e também e principalmente seus MIE, que durante esse tempo todo só fizeram consumir 10% a mais de sua energia...

Adote, para 110 Volts, seja o que for que vás ligar ai, supressores de surto da APC.

Faz duas semanas comprei 3 deles, baratos até (R$35,00), dos P6B, na WAZ. Sei que agora não tem mais... Registre lá um pedido para lhe avisarem quando chegar, ou adote esse modelo que está disponível na Atera: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR07

E seja feliz...

PS: se for necessário aumentar o número de tomadas, sem nenhum problema. Coloque um filtro bom (de contatos mecânicos/elétricos bons) a partir de um filtro bom de proteção e filtragem...

Alguns filtros aparentam qualidade por fora mas por dentro são uma verdadeira bomba..

Veja ai e imagine o que poderia vir a acontecer se chutasses, sem querer, o fio externo desse filtro de linha dai: (esse dai não é da APC)

Protpordentro.jpg

Abraço...

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Parabéns pelo Topico Faller De Altissima Qualidade e Ultilidade.

Tenho uma duvida sobre meu estabilizador que é um Microsol Modulo Isolador, tenho ele faz ums 3 anos+

recentemente (2 semanas) comprei um kit novo com uma Mobo GA G31M ES2L+CPU Celeron Dual Core E3300..

E esta acontecendo uma Coisa muito estranha.Tipo eu fico usando o pc o dia todo, desligo o mesmo de noite e tento ligar pela manhã e nao liga. dai eu pego o pc e levo na casa de 1 amigo chego la a droga do pc liga normal, em seguida volto pra casa e o mesmo liga normal isso acontece toda vez q desligo o pc e tento liga de novo. (obs: quando desligo e o pc fica muito tempo desligado dai quando tento ligar de novo ele nao liga mais aqui em casa). dai pedi pra um tecnico testa meu estabilizador(com aqueles medidor de energia nao me lembro o nome rsrs) a energia de saida do estabilizador ta dando 117 118 119 volts..ele disse que nao pode acontecer isso é pra so passa pela fonte 115 no maximo. e o mesmo me indicou a trocar ou vender esse estabilizador e pega um simples e por aterramento na tomada daki de casa.Devo fazer isso?

outra coisa eu vi no manual da placa-mãe que ela é compativel com fontes de 20 e 24 pinos(2x10 ou 2x12) e a fonte tem que ser uma de 500w ou melhor porém estou usando uma de 450w.

Grato.

Ronier

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ele disse que nao pode acontecer isso é pra so passa pela fonte 115 no maximo. e o mesmo me indicou a trocar ou vender esse estabilizador e pega um simples e por aterramento na tomada daki de casa.Devo fazer isso?

Trocar??? Só se for de técnico...

Já experimentaste adotar um bom dispositivo de proteção no lugar do estabilizador???

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Tipo Gostaria de Tua Ajuda em uma Coisa Faller o que devo comprar para nao usar mais esse estabizador...ja que a energia padrão aqui é 220 hoje eu testei a tomada em que ligo o pc com um mutimetro(acho q é esse o nome^^) esta dando 220 cravado.oscilo 1x para 219 tem algum problema?

Pretendo compra essa Fonte:

http://www.smartdata.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=7062

Para o meu melhor entendimento coloca tipo uma lista do que preciso e como faço para ligar meu sistema :)

Abraços!

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Sem focar muito nas tuas dúvidas, devido ao adiantado da hora..

Simplificando eu eliminaria toda a parafernália de filtros ruins que tens ai e também e principalmente seus MIE, que durante esse tempo todo só fizeram consumir 10% a mais de sua energia...

Tá certo, dos MIE sabia da condenação, dos filtros eu tinha esperança deles não serem "ruins" e quem sabe se salvarem...:)

Adote, para 110 Volts, seja o que for que vás ligar ai, supressores de surto da APC....

Pois é, já ficou claro para mim seu atestado de qualidade para a APC, citada com frequência por vocês nos posts. Pena que ela não seja comum nas lojas como as outras marcas que citei acima.

Falando disso, o que acha da SMS, empresa nacional líder no segmento (segundo ela mesma) de equipamentos para proteção de energia aqui no Brasil? O site dela www.sms.com.br é muito bem montado e apresenta uma boa fabricante, com várias certificações e prêmios.

Já teve oportunidade de analisar ou testar o filtro abaixo deles?

Filtro de linha SMS Dual Full Protection - 8 Tomadas

Esse se encontra com maior facilidade em vários revendedores.

E seja feliz...

É o que eu mais quero, ser feliz e estar tranquilo com meus caros equipamentos eletrônicos plugados na energia elétrica!:D

Abraço,

Info10

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É o que eu mais quero, ser feliz e estar tranquilo com meus caros equipamentos eletrônicos plugados na energia elétrica!:D

Dá uma bela olhada nesse tópico que o _rau_ preparou, coletando uma série de análises dos principais supressores de surto ou filtro de linha como o brasileiro gosta de falar...

Avaliações e fotos de filtros de linha

Vais encontrar de tudo ai. desde a qualidade dos APC, passando pela razoável apresentação das boas proteções nacionais até mesmo a visão interna do filtro da SMS por você citado, bem como a alteração feita no mesmo para deixá-lo minimamente decente..

Dizia, até chegar nos filtros de linha absolutamente vazios, sem nenhum componente interno ou quando muito um simples capacitor que custa R$ 0,02 no mercado...

Quanto às indicações de boas proteções, como solicitou o colega roniercassio, nesse mesmo tópico aonde estamos, já citei por mais de uma vez as minhas recomendações para boas proteções nacionais para a tensão de 220 Volts. Cito ai alguns posts aonde falo ou dessas indicações ou se fala de outras referências tão boas quanto..

Post #22

Post #56

Post #78

Post #93

Post #104

Post #108

Post #156 Mais de 300 Indicações de proteções no mercado internacional

Post #170

Post #192

Post #297

Post #303

Post #306

Post #321

Post #351

Post #364

É só pesquisar por ai..

Quanto ao modo de ligar, o mais lógico possível...

Tomada da parede - Filtro de linha - seus equipamentos..

Ou se preferires.. Seus equipamentos devem tomar a energia das tomadas do filtro de linha e esse deve tomar a energia da tomada da parede...

Abraço...

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Dá uma bela olhada nesse tópico que o _rau_ preparou, coletando uma série de análises dos principais supressores de surto ou filtro de linha como o brasileiro gosta de falar...

Avaliações e fotos de filtros de linha

Vais encontrar de tudo ai. desde a qualidade dos APC, passando pela razoável apresentação das boas proteções nacionais até mesmo a visão interna do filtro da SMS por você citado, bem como a alteração feita no mesmo para deixá-lo minimamente decente...

Dizia, até chegar nos filtros de linha absolutamente vazios, sem nenhum componente interno ou quando muito um simples capacitor que custa R$ 0,02 no mercado...

Outro tópico muito bom Faller. Lamentável que empresas produzam filtros de linha tão ruins e até sem nenhum componente interno, economizando em peças tão baratas que poderiam fazer grande diferença de segurança para o consumidor.

Vi na prática a diferença de um filtro APC interno (P6B, outro post seu) e deste da SMS. Em resumo, estou encomendando meu APC e desisitindo definitivamente de outra marca por total perda de confiança.

Quanto às indicações de boas proteções, como solicitou o colega roniercassio, nesse mesmo tópico aonde estamos, já citei por mais de uma vez as minhas recomendações para boas proteções nacionais para a tensão de 220 Volts. Cito ai alguns posts aonde falo ou dessas indicações ou se fala de outras referências tão boas quanto..

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Post #321

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Post #364

É só pesquisar por ai.....

Obrigado, vou de APC, vendo aonde recebo mais rápido (talvez da Atera mesmo).

Abraço,

Info10

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Peguei as especificações abaixo de 2 modelos da APC:

P6B-LM - Aqui na WAZ por R$ 35,00 (indisponível no momento):

Características

Part Number: P6B-1P

Cor: Preto e cinza

Led de status

Botão liga / desliga embutido

Pode ser montado na parede

6 tomadas para equipamentos

Trava de segurança em cada tomada

Especificações

- Potência máxima de saída:

Não especificada

- Tensão:

Entrada: 120Vac

Saída: A tensão de saída é a mesma da tensão de entrada

- Freqüência de entrada:

50 - 60Hz

- Número de tomadas de saída:

6 (2P + T)

- Corrente máxima:

15A

- Proteção contra surtos e filtragem:

eP Joule: 465

Surto de energia: 490 Joules

Faixa de tensão de passagem: < 330

Rejeição de Ruído EMI / RFI (100kHz ~ 10mHz): 20dB

Corrente de pico: 10 kA (Modo Normal) / 30 kA (Modo Comum)

- Comprimento do cabo de força:

± 1,8m

- Temperatura:

Em operação: 0 ~ 40ºC

- Dimensões:

L x A x P: 5,7 x 3,8 x 29,2cm

- Peso:

± 450g

PR07 - Aqui na Atera por R$ 69,00 (quase o dobro do preço)

Descrição do produto:

- Protetor e filtro de linha, desenvolvido com recursos de proteção e filtragem para 7 tomadas.

- Barra com LEDs indicadores.

- Possui 7 tomadas tipo NEMA 5-15R sem espaçamento para fontes.

- Proteção contra sub/sobre tensão.

- Regulação de tensão automática com entrada 120V e saída 120V.

- Apoios para fixação na parede.

- Cabo reforçado e tomada de alimentação com ângulo de inclinação.

- Botão de reset.

Características técnicas:

- Código do produto no fabricante:1PPRO7

- Cor: branco gelo

- Dimensões: 26/10,5/4,5 (comp/Larg/Alt)

- Comprimento do fio: 1,8 m

- Tomadas: 7 tipo NEMA 5-15R

- LED vermelho: indicador de falhas

- LED verde: proteção ativa

- Botão de rearme do fusível

Entrada:

- Tensão nominal: 120 V

- Freqüência da tensão de entrada: 50/60 Hz

- Tipo de entrada: 1 NEMA 5-15P

- Comprimento do cabo: 1,80 metros

Saída:

- Tomadas tipo NEMA 5-15R: 7 tomadas

- Tensão: 110 V

Proteção contra surtos e filtragem:

- Classe de surtos de energia: 320 J

- Classificação eP Joule: 1760

- Rejeição de ruído: EMI/RFI (100 KHz a 60 dB 10 MHz)

- Corrente de pico no modo nominal: 13 KAmps

- Corrente de pico modo comum: 13 KAmps

- Faixa de tensão de passagem: <85

Físico:

- Peso liquido: 0,86 Kg

- Altura: 51 mm

- Largura: 108 mm

- Comprimento: 267 mm

- Cor: bege

Condições ambientais:

- Ambiente de operação: 0 – 40 °C

- Elevação de operação: 0 – 3000 metros

- Temperatura de armazenamento: -15 – 45 °C

- Umidade relativa de armazenamento: 0 – 95 %

- Elevação de armazenamento: 0 – 15000 metros

- Unidade relativa de operação: 0 – 95 %

Conformidade:

- Aprovações: CSA, UL 497 A, UL 1283, UL 1363 e UL 1449

Os modelos possuem diferenças em todos os indicadores de proteção (de surto de energia (Joules), rejeição de ruído, corrrentes de pico etc.).

Em resumo, vale à pena gastar quase o dobro no modelo PR07 ou não?

Abraço,

Info10

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Olha, a diferença é que o PRO7 possui componentes de filtragem a mais como dois indutores, coisa que não tem no P6B e 1 varistor a mais. Não justificaria o dobro do preço, mas é o que o mercado permite praticar...

Só que esquece que o P6B não volta mais a ficar disponivel na Atera porque a APC não tá mais trazendo filtros de linha pro mercado brasileiro, os que tão disponiveis ainda são de estoque.

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O PRO7 tem fusível rearmável (mas o nome disso não é disjuntor?), maior capacidade de absorção de surtos e é fabricado de acordo com a norma RoHS.

Se isso justifica o preço dele eu não sei. Mas vale lembrar que a diferença de preço entre esses dois filtros não foi "inventada" aqui no Brasil, ela é praticada lá fora também. Lá (ao menos nessa loja) o P6B custa 9 dólares, e o PRO7 custa 25 dólares.

Também vale lembrar que a Atera ainda tem o P6B para vender...

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