Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

  • Membro VIP
Sim, é a mesma coisa que um disjuntor, é na verdade um microdisjuntor. Pra mim o P6B tinha isso tb, nao tem nao?
Não, o P6B não tem...

O P6B tem sim microdisjuntor só que ele é incorporado na chave liga/desliga..

Ao ultrapassar a corrente nominal, esse microdisjuntor desliga e se mantém numa posição tal que para rearme tem que pressionar o lado de reset, na própria chave liga/desliga.. Olhe ai:

Chaveliga_desliga_microdisjuntorado.jpg

Ela é a justaposição da chave liga/desliga com aquele tipo de disjuntor usado nos outros dispositivos de proteção da APC, aqueles que é só botão...

A Joemex é um dos muitos fabricantes. Veja ai, é chamada de Thermal circuit breaker e está na mesma categoria tanto aquele botão de reposição quanto a última delas que é a chave liga/desliga com reposição.. http://www.joemex.com/

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O P6B tem sim microdisjuntor só que ele é incorporado na chave liga/desliga..

(...)

Ela é a justaposição da chave liga/desliga com aquele tipo de disjuntor usado nos outros dispositivos de proteção da APC, aqueles que é só botão...

Abraço..

Microdisjuntor disfarçado? Aí não vale, caramba...

Obrigado faller pela correção...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,primeiro gostaria de parabenizar ao autor e agradecer pela oportunidade em poder ler este tópico.Talvez a melhor explanação técnica que vi desde que comecei a frequentar foruns de informática.

Aproveitando o ensejo gostaria de saber se entre os componentes internos de uma fonte pode haver algo que seja realmente barulhento (como talher batendo).Reconheço que a situação parece ser absurda e até pensei que poderia ser barulho da agulha de um de meus hds que estava sem uso mas ainda conectado.Ocorre que mesmo depois de desconectar o mesmo, o barulho persiste.

Começa com uma vibração de passarinho e as vezes uma pancada como se houvesse algo metálico solto no pc.

Pelo que observei parece vir da fonte,até porque o funcionamento do PC esta otimo e sem qq tipo de problema incluindo medição pelo everest full (temp,tensão etc)...

Alguma ideia?

Grande abraço a todos e mais uma vez meus sinceros agradecimentos pela oportunidade.

Ps:Já retirei os estabilizadores dos 3 pcs aqui de minha casa ^^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom,primeiro gostaria de parabenizar ao autor e agradecer pela oportunidade em poder ler este tópico.Talvez a melhor explanação técnica que vi desde que comecei a frequentar foruns de informática.

Aproveitando o ensejo gostaria de saber se entre os componentes internos de uma fonte pode haver algo que seja realmente barulhento (como talher batendo).Reconheço que a situação parece ser absurda e até pensei que poderia ser barulho da agulha de um de meus hds que estava sem uso mas ainda conectado.Ocorre que mesmo depois de desconectar o mesmo, o barulho persiste.

Começa com uma vibração de passarinho e as vezes uma pancada como se houvesse algo metálico solto no pc.

Pelo que observei parece vir da fonte,até porque o funcionamento do PC esta otimo e sem qq tipo de problema incluindo medição pelo everest full (temp,tensão etc)...

Alguma ideia?

Talheres batendo, agulha do HD, som de passarinho, pancadas de objetos soltos..

Sugiro, quem sabe, um descarrego leve.. Ou se insistente, um exorcismo..

Mande uma MP para o Padre Quevedo!!! :D

Sem nenhuma dica a mais para lhe dar de momento...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,primeiro gostaria de parabenizar ao autor e agradecer pela oportunidade em poder ler este tópico.Talvez a melhor explanação técnica que vi desde que comecei a frequentar foruns de informática.

Aproveitando o ensejo gostaria de saber se entre os componentes internos de uma fonte pode haver algo que seja realmente barulhento (como talher batendo).Reconheço que a situação parece ser absurda e até pensei que poderia ser barulho da agulha de um de meus hds que estava sem uso mas ainda conectado.Ocorre que mesmo depois de desconectar o mesmo, o barulho persiste.

Começa com uma vibração de passarinho e as vezes uma pancada como se houvesse algo metálico solto no pc.

Pelo que observei parece vir da fonte,até porque o funcionamento do PC esta otimo e sem qq tipo de problema incluindo medição pelo everest full (temp,tensão etc)...

Alguma ideia?

Grande abraço a todos e mais uma vez meus sinceros agradecimentos pela oportunidade.

Ps:Já retirei os estabilizadores dos 3 pcs aqui de minha casa ^^

Veja se o fan da fonte não está batendo em nada e se está bem preso, senão pode estar trepidando.

também pode levar ela para uma mãe de santo :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abaixo fotos do filtro P6B APC ao lado da NF da Atera Informática e já devidamente instalado.

Comprei ontem à tarde e recebi hoje à tarde em BH, excelente!

Tudo nele é de fato diferenciado, desde a embalagem e manuais até a clara robustez do corpo e do cabo de força, da ideia legal das tampas para tomadas sem uso e da chave liga/desliga mais baixa para evitar desligamento acidental.

Lógico, entretanto, que o principal diferencial deste APC é o seu circuito interno devidamente registrado e comentado pelos colegas em outros posts, fornecendo este sim a proteção que nenhum outro filtro nacional entrega e por isso, num custo benefício bastante apropriado.

Estou muito satisfeito e novamente agradeço aos colegas do Fórum pelas dicas.

Quando puderem, convido-lhes também a visitar meu outro post aqui do Fórum, aonde coloco fotos da máquina que montei com ajuda dos foristas do Clube do Hardware:

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-avaliacao-configuração/793698?t=793698

Abraços,

Info10

post-325538-13884955613802_thumb.jpg

post-325538-13884955614476_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estou muito satisfeito e novamente agradeço aos colegas do Fórum pelas dicas.

Isso sem contar um fator, que mesmo sem poder se valer dele, dá uma credibilidade a proteção oferecida pelo aparelho..

Veja aquele selo no frontal da caixa. Esse ai de baixo:

GarantiaAPC.jpg

Ai diz...

U$10.000

Proteção para toda a vida dos equipamentos a ele conectados

E diz veja detalhes no verso... Vejamos..

02APCP6BGarantia.jpg

Ai dá a regra do jogo...

Resumidamente ai diz que a APC irá repor o equipamento ou reembolsá-lo até o valor de U$ 10.000, se algum equipamento corretamente plugado a proteção e essa corretamente instalada sofrer avaria por surto de tensão mesmo que seja por raios derivados de descargas atmosféricas. Claro o lado ruim, para nós, é que isso dai só vale no Canadá e nos Estados Unidos...

Não vamos poder usar disso mas sem dúvida alguma tem que ter bala na agulha e confiança em sua proteção para poder ofertar isso dai..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso sem contar um fator, que mesmo sem poder se valer dele, dá uma credibilidade a proteção oferecida pelo aparelho..

Veja aquele selo no frontal da caixa. Esse ai de baixo:

GarantiaAPC.jpg

Ai diz...

U$10.000

Proteção para toda a vida dos equipamentos a ele conectados

E diz veja detalhes no verso... Vejamos..

02APCP6BGarantia.jpg

Ai dá a regra do jogo...

Resumidamente ai diz que a APC irá repor o equipamento ou reembolsá-lo até o valor de U$ 10.000, se algum equipamento corretamente plugado a proteção e essa corretamente instalada sofrer avaria por surto de tensão mesmo que seja por raios derivados de descargas atmosféricas. Claro o lado ruim, para nós, é que isso dai só vale no Canadá e nos Estados Unidos...

Não vamos poder usar disso mas sem dúvida alguma tem que ter bala na agulha e confiança em sua proteção para poder ofertar isso dai..

Abraço...

Faller, sem dúvida, realmente dá uma grande confiança!

Abraço,

Info10

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta que pode parecer boba, mas que é dúvida de leigo mesmo para os colegas com conhecimento desta área de energia:

Após desligar o PC, monitor e caixa de som pelos seus respectivos interruptores, é aconselhável eu deixar meu filtro APC P6B na posição interruptor ligado (led aceso) para garantia das proteções elétricas que ele oferece ou para "economizar energia" (se é que no caso do P6B há gasto de energia considerável com ele ligado, como ocorria com meu MIE ou com outro estabilizador qualquer) devo sempre deixar o interruptor desligado (led apagado) do P6B quando não em uso?

Abraços,

Info10

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pergunta que pode parecer boba, mas que é dúvida de leigo mesmo para os colegas com conhecimento desta área de energia:

Após desligar o PC, monitor e caixa de som pelos seus respectivos interruptores, é aconselhável eu deixar meu filtro APC P6B na posição interruptor ligado (led aceso) para garantia das proteções elétricas que ele oferece ou para "economizar energia" (se é que no caso do P6B há gasto de energia considerável com ele ligado, como ocorria com meu MIE ou com outro estabilizador qualquer) devo sempre deixar o interruptor desligado (led apagado) do P6B quando não em uso?

Abraços,

Info10

Filtros de linha, ou melhor Supressores de surtos elétricos são elementos puramente passivos, não consomem energia. Só existe mesmo é o consumo do led (talvez em dois meses consiga gastar o equivalente a R$ 1,00)

Mas nem por isso deves deixar a chave da proteção ligada. Quando nenhum equipamento ligado a ela estiver necessitando de energia, desligue-a pois não existe razão alguma de mantê-la ligada e além disso representa uma segurança a mais...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtros de linha, ou melhor Supressores de surtos elétricos são elementos puramente passivos, não consomem energia. Só existe mesmo é o consumo do led (talvez em dois meses consiga gastar o equivalente a R$ 1,00)

Mas nem por isso deves deixar a chave da proteção ligada. Quando nenhum equipamento ligado a ela estiver necessitando de energia, desligue-a pois não existe razão alguma de mantê-la ligada e além disso representa uma segurança a mais...

Abraço...

Ola boanoite

Faller, eu achava que mesmo com os equipamentos desligados (pc, modem, monitor) os DPS deveriam permanecer ligados, justamente para evitar possiveis danos a eles.

Ano retrasado, meu modem e quase meu pc todo foi pro espaço, porque embora não tivesse DPS, eu os deixei ligado apenas na tomada. E se estivesse com o protetor, teria queimado do mesmo jeito????

Essa não entendi...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola boanoite

Faller, eu achava que mesmo com os equipamentos desligados (pc, modem, monitor) os DPS deveriam permanecer ligados, justamente para evitar possiveis danos a eles.

Ano retrasado, meu modem e quase meu pc todo foi pro espaço, porque embora não tivesse DPS, eu os deixei ligado apenas na tomada. E se estivesse com o protetor, teria queimado do mesmo jeito????

Essa não entendi...

Uma fonte para PC, mesmo sem que esse PC esteja ligado, está alimentada. Isso é assim para quase tudo hoje em dia. Vide seu televisor, que fica esperando seu comando pelo controle remoto para efetivamente alimentar todo o televisor.

Desse modo a chave geral na proteção é ótima para desalimentar tudo, numa chave só..

Se você tivesse dispositivo de proteção provavelmente nada teria acontecido com seus equipamentos... Disse provavelmente..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Faller

Tudo bem que a chave geral na proteção vem a desalimentar tudo, numa chave só... mas se neste caso, vier alguma descarga pela tomada na qual a proteção estaria desligada??? isto não afetaria todos equipamentos, incluindo a própria??? não queimaria tudo??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola Faller

Tudo bem que a chave geral na proteção vem a desalimentar tudo, numa chave só... mas se neste caso, vier alguma descarga pela tomada na qual a proteção estaria desligada??? isto não afetaria todos equipamentos, incluindo a própria??? não queimaria tudo??

Desligado significa desconectado, aberto, sem conexão elétrica.. Se algum surto de tensão chegar até sua tomada da parede vai ficar por lá, pois se a proteção estiver com a chave aberta (desligada, desconectada, sem contato elétrico com as tomadas de saída e desse modo sem condições de entrar na proteção e tampouco em seus equipamentos ligados a ela) ... Dizia, esse surto vai chegar mas não vai até seus equipamentos, nem tampouco entrará na proteção... Não tem como danificá-la..

A não ser que esse surto de tensão seja da magnitude de 10 a 30 mil volts necessários para pular a chave e passar direto sem querer saber se ela está desligada ou não...

Ou seja.. Mais fácil ganhar na loteria que isso acontecer..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Estou aposentando meu estabilizador, estou querendo utilizar um filtro de linha que já tenho à algum tempo. É um filtro de linha AKT fabricado pela Mar-Girus Continental I.C.E Ltda. É bivolt 110/220 VCA-10A - Potência máxima 1500 VA.

Gostaria de saber também se ligo o monitor no filtro de linha.

Achei ótima a explicação do faller apesar de muito técnica.

Gostaria de opiniões à respeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O filtro de linha tem a função de "limpar" a rede elétrica dos ruídos elétricos (EMI/RFI) e também, ou principalmente, a função de clampar, limitar, ceifar, cortar, não deixar subir as tensões sobrepostas a essa rede elétrica comumente denominadas surtos de tensão.

Os surtos de tensão são gerados basicamente de dois modos:

1) Desligamento de carga indutivas na rede elétrica (a energia magnética inercial dessas cargas voltam para a rede sob a forma de picos de tensão, certamente indesejáveis pois podem romper a isolação dos semicondutores comumente usados nas fontes de tudo o que temos dentro da nossa casa, de eletroeletrônico).

Alguém já reparou que nada mais é desligado tudo fica em stand-by, esperando o comando do controle remoto. Desse modo todos os elementos estarão expostos aos surtos que a rede elétrica possa vir a nos presentear, inclusive o seu monitor, mesmo sem ninguém assistindo a ele ou ao televisor ou escutando o som.

2) Surtos de tensão derivados da indução a partir de raios em tempestades elétricas...

Desse modo não existe nenhuma boa razão de você não ligar também seu monitor no filtro de linha, para sorver da eletricidade um pouco menos "suja" e com menor risco de danos aos equipamentos... Justo para tal o filtro de linha disponibiliza inúmeras tomadas... Ligue lá seu PC, o monitor, a impressora, o modem, a escova de dentes elétrica e também a cadeira elétrica se tiveres...

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom,

Eu comprei uma fonte de 850wts da Zalman, e ja vi pra nao usar estabilizador.

Mas ja le que fontes genericas nao tem como aguentar as oscilaçoes de energia.

Eu moro no interior de são Paulo, aqui tudo e 220v.

Preciso eu de estabilizador, e as genericas?

Fontes genéricas não são para usar nem com radinho de pilha...

Entretanto faça uma experiência das mais simples desse mundo..

Deixe-a operando sem estabilizador... Se ela porventura não aguentar a oscilação de tensão ela desligará seu PC. Se isso acontecer livre-se da fonte ou, como queiras, piore o que está ruim agregando um estabilizador...

Mas não parta do pressuposto que a fonte genérica não vai aguentar a oscilação da tensão pois isso geralmente não é verdade...

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...