Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

muito bom o tópico.. Eu mesmo era mais um que achava essencial ter um estabilizador do lado do pé, esquentando e fazendo tlec-tlec... e achando que estava protegendo meu pc com isso...

Já aposentei aquela "caixa quente", e seguindo as orientações deste tópico irei investir em filtros de linha de qualidade.

O que mais me surpreendeu é que muita gente me recomendou comprar no-breaks como solução pra tudo, no entando pelo que notei a maioria dos no-breaks do mercado não passam de estabilizadores com uma bateria acoplada... ou eu estou errado? Nas próprias caixas desse no-breaks, muitos de marcas até boas, está escrito "com estabilizador interno" ou algo do tipo "estabilizador + no break", fazendo com que o consumidor pense estar levando um "2 por 1", que o protegerá de tudo....

Mas pelo que li o único no-break que presta é o online, que custa mais caro e que provavelmente 99% das pessoas não possuem...

Seria correto então eu dizer: não usem estabilizadores e nem no-breaks offlines?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Seria correto então eu dizer: não usem estabilizadores e nem no-breaks offlines?

Eu diria.. Não usem estabilizador nem que a vaca tussa e somente use no-break se uma ou mais dessas citações for verdadeira;

- No local do meu PC a incidência da falta de energia é enorme, mais de duas a três vezes por semana, intolerável..

- A aplicação suportada pelo PC é de extrema importância, não pode parar. Nesse caso use no-break senoidal e banco de baterias com alta capacidade;

- Sabidamente os problemas de se usar um no-break, que são muitos, são menores que suas consequências por não usá-lo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria.. Não usem estabilizador nem que a vaca tussa e somente use no-break se uma ou mais dessas citações for verdadeira;

- No local do meu PC a incidência da falta de energia é enorme, mais de duas a três vezes por semana, intolerável..

- A aplicação suportada pelo PC é de extrema importância, não pode parar. Nesse caso use no-break senoidal e banco de baterias com alta capacidade;

- Sabidamente os problemas de se usar um no-break, que são muitos, são menores que suas consequências por não usá-lo.

Como no meu caso a resposta pra tais perguntas é "não", irei seguir a orientação de colocar um dps da Clamper na tomada e um bom filtro de linha da APC... No fim o custo x benefício será bem melhor do que a loucura de sair gastando dinheiro em equipamentos não necessários e, como dito, muitas vezes mais prejudiciais do que protetivos. Valeu pelas dicas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por outro lado uma queda de energia é capaz de corromper a partição de um HD. Então mesmo em locais onde não é frequente quedas de energia pode ser um perigo enorme não usar um nobreak.

Muitas vezes o valor adicional de se comprar um nobreak senoidal/off-line dá pra comprar uma ou duas fontes iguais à que já se tem no PC. Um nobreak desses custa em média R$ 850,00. Pra quem tem uma boa fonte que custa R$ 250,00, uma boa ideia é comprar um nobreak simples, mas com potência suficiente para segurar a máquina claro, e no dia que os capacitores da fonte não aguentarem mais (isso deve acontecer após vários anos com uma fonte de qualidade) bastaria comprar outra fonte igual. No fim das contas, sai até mais barato trocando a fonte com um nobreak simples do que comprar logo um nobreak caríssimo.

Se uma fonte genérica, que é fabricada com componentes de 5ª categoria suporta um estabilizador por 3,4 ou 5 anos, uma fonte de qualidade, que é fabricada com componentes muito melhores, com capacitores japoneses, pode suportar muito mais ainda, principalmente se tiver PFC ativo, que filtra os "socos e ponta-pés" que um processo de "estabilização" gera na entrada da fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por outro lado uma queda de energia é capaz de corromper a partição de um HD. Então mesmo em locais onde não é frequente quedas de energia pode ser um perigo enorme não usar um nobreak.

Muitas vezes o valor adicional de se comprar um nobreak senoidal/off-line dá pra comprar uma ou duas fontes iguais à que já se tem no PC. Um nobreak desses custa em média R$ 850,00. Pra quem tem uma boa fonte que custa R$ 250,00, uma boa ideia é comprar um nobreak simples, mas com potência suficiente para segurar a máquina claro, e no dia que os capacitores da fonte não aguentarem mais (isso deve acontecer após vários anos com uma fonte de qualidade) bastaria comprar outra fonte igual. No fim das contas, sai até mais barato trocando a fonte com um nobreak simples do que comprar logo um nobreak caríssimo.

Se uma fonte genérica, que é fabricada com componentes de 5ª categoria suporta um estabilizador por 3,4 ou 5 anos, uma fonte de qualidade, que é fabricada com componentes muito melhores, com capacitores japoneses, pode suportar muito mais ainda, principalmente se tiver PFC ativo, que filtra os "socos e ponta-pés" que um processo de "estabilização" gera na entrada da fonte.

Hoje é muito raro uma queda de luz conseguir corromper arquivos do HD, ainda mais uma partição inteira. Pode ocorrer da partição "sumir", do Windows não conseguir iniciar, mas na maioria das vezes um "chkdsk" usando o CD de instalação do Windows resolve o problema sem perda de nenhum arquivo.

Não nego que quando usávamos as arcaicas partições FAT isso ocorria frequentemente.

Você pode sim trocar a fonte, mas e o monitor e outros equipamentos que estão juntos com o seu PC?

PS: Não estou dizendo para não usar nobreaks e sim para usá-los só quando necessário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente esse tópico sempre vai gerar discussão... Como o amigo disse acima, usar no-break tem seu lado bom, mas como dito anteriormente: tem seu lado mau também...

Nunca se está protegido 100% na vida, nem no PC... nunca se sabe o que vai acontecer daqui 1 minuto... pode cair um raio no meu PC antes de eu terminar de escrever... como pode me dar um aneurisma cerebral e eu começar a babar no teclado... Como sabemos, a chance disso acontecer é mínima...

Portanto vou seguir a lógica: sempre fui leigo no assunto e usava um estabilizador de 250VA por anos, sem nem saber o que significava... Agora sei, e portanto não vou mais usar... Em todo esse tempo nunca tive nenhum aparelho elétrico ou eletrônico queimado ou danificado, nem por oscilações na rede nem por quedas de energia... pode acontecer? sim... Por isso investirei em filtros de linha pro PC e pra tv digital... o resto? que se ****... se queimar compro outro...

Qto ao no-break: será que vale a pena gastar quase mil reais num no-break top de linha, pra supostamente proteger um pc de 2 mil reais e poucos? A não ser que você realmente tenha problemas constantes na sua rede elétrica ou que seu uso do pc seja algo muito sério e importante, não vejo o porque de tanto desespero... Se estagar seu hd com uma quedinha de energia, o que seria muito raro, qto custa um hd novo? 200 ou 300 reais? vou gastar quase mil reais num no-break só por causa disso? Sendo que ainda tem o fato do no-break necessitar de trocas de baterias depois de alguns anos, e nem sempre é fácil achar baterias de no-breaks importados por aí....

Mas o importante é a boa informação, e que cada um faça o que melhor achar... Afinal, como já li anteriormente, muitas pessoas se borram de medo com o PC, e ao mesmo tempo colocam a tv digital de 42", que custou mais de 3 mil reais, num "T" sobrecarregado e direto na tomada e nunca se preocuparam com isso e também nunca tiveram problema...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qto ao no-break: será que vale a pena gastar quase mil reais num no-break top de linha, pra supostamente proteger um pc de 2 mil reais e poucos? A não ser que você realmente tenha problemas constantes na sua rede elétrica ou que seu uso do pc seja algo muito sério e importante, não vejo o porque de tanto desespero... Se estagar seu hd com uma quedinha de energia, o que seria muito raro, qto custa um hd novo? 200 ou 300 reais? vou gastar quase mil reais num no-break só por causa disso? Sendo que ainda tem o fato do no-break necessitar de trocas de baterias depois de alguns anos, e nem sempre é fácil achar baterias de no-breaks importados por aí....

O problema não é o HD em si, mas os dados contidos nele.

Só vale a pena investir num nobreak off-line de R$ 1000,00 ou mais se for uma máquina de valor muito mais alto que isso, como servidores por exemplo. E ainda tem a questão da troca das baterias, como você mesmo disse, e acredito eu que essa troca seja ainda mais frequente em nobreaks off-line. Imagine uma bateria sendo carregada e fornecendo carga o tempo todo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é o HD em si, mas os dados contidos nele.

Só vale a pena investir num nobreak off-line de R$ 1000,00 ou mais se for uma máquina de valor muito mais alto que isso, como servidores por exemplo. E ainda tem a questão da troca das baterias, como você mesmo disse, e acredito eu que essa troca seja ainda mais frequente em nobreaks off-line. Imagine uma bateria sendo carregada e fornecendo carga o tempo todo?

concordo... como no meu caso, e provavelmente da maioria: sou usuário doméstico, uso o pc pra internet e games e algo mais... Uso computador desde 1993, sempre com estabilizador (porque a ignorância coletiva me fazia usá-lo), nunca com filtro de linha ou no-break, e nunca tive problema nenhum de perder hd, mesmo com centenas de quedas de energia durante essas quase 2 décadas, o que deve naturalmente acontecer com qualquer pessoa... mas sempre tive fontes genéricas queimando depois de alguns anos (e ainda acreditava que o estabilizador protegia..), portanto no meu caso acho que um bom filtro de linha vai dar até mais vida util pra fonte do meu pc, que agora é uma das boas... E como nesses 17 anos não necessitei do serviço de um no-break, e a ausência dele não me trouxe nenhum malefício, prefiro ficar sem ele e assumo o risco, que pela probabilidade é bem pequeno... Mas quem trabalha com o pc ou tem dados importantes armazenados no hd, além de um bom no-break é aconselhável um bom backup, pois de qualquer forma todo hd uma hora vai pro lixo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu vejo como principal elemento de escolha do no-break, comum ou senoidal, sempre que já foi detetada a necessidade imperativa de seu uso, como sendo a necessidade de operação do PC por longo tempo mesmo na falta de energia..

Fosse para sustentar operação por tempo prolongado (Acima de 5 minutos, horas ou dias se for o caso) não teria a menor dúvida de optar por um no-break com geração de forma de onda senoidal pura...

Para aplicações em que a oferta de energia tenha que acontecer tão somente para salvar alguma aplicação e desligar o PC, (menos de 3 a 5 minutos) não tenho a menor dúvida e usar um no-break simples, com geração de forma de onda retangular...

Ou seja, não é na minha visão a importância dos dados, nem o custo da configuração o fator mais importante na decisão, mas sim o tempo necessário de operação sem energia primária...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe nobreak capaz de segurar um PC de configuração típica por mais de 1 hora? Perdoe-me a ignorância.

Existe sim, basta instalar uma bateria externa de maior capacidade.

Qto ao no-break: será que vale a pena gastar quase mil reais num no-break top de linha, pra supostamente proteger um pc de 2 mil reais e poucos? A não ser que você realmente tenha problemas constantes na sua rede elétrica ou que seu uso do pc seja algo muito sério e importante, não vejo o porque de tanto desespero... Se estagar seu hd com uma quedinha de energia, o que seria muito raro, qto custa um hd novo? 200 ou 300 reais? vou gastar quase mil reais num no-break só por causa disso? Sendo que ainda tem o fato do no-break necessitar de trocas de baterias depois de alguns anos, e nem sempre é fácil achar baterias de no-breaks importados por aí....

Como já disse: Nobreaks tem seu uso e em alguns casos vale a pena usá-los.

Eu inclusive uso um. Tenho três PCs, um deles é um notebook, esse eu costumo ligar num filtro de linha da SMS ou direto na tomada, depende do local onde eu uso ele. Não vou carregar um filtro de linha junto com o notebook, não é nada prático.

Outro PC, um desktop, eu ligo com um filtro de linha simples, da SMS.

O terceiro PC, outro desktop com um ponto de venda instalado, ligo em um nobreak SMS (Net 4+ Expert 800VA). Nesse PC eu julguei necessário um nobreak pelos motivos:

Ele trabalha com uma impressora fiscal, que se desligada durante uma venda pode não concluir corretamente a operação, causando divergencias entre a impressora fiscal e o software de vendas.

A energia aqui falha seguidamente, não é desejavel que o PC reinicie a cada queda de luz.

A perda do sistema operacional e do software de vendas instalado poderia causar um prejuízo muito maior que o custo do nobreak e até de um hardware novo. Por esse motivo também faço backup constante desse PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma pergunta básica: já sabemos da inutilidade e do risco de se usar estabilizadores... O risco de usar no-breaks (daqueles mais baratos, mesmo de marcas boas como APC e SMS, com estabilizador interno fazendo tlecs-tlecs) é semelhante?

Isso sem levar em conta a função primordial do no-break e de sua necessidade por parte do usuário... Imagine alguém que usava um estabilizador achando estar protegido por ele e agora passou a usar um no-break comum com esse mesmo ideal, sem ter nenhum problema aparente em sua rede elétrica, apenas porque "ouviu falar" que assim seu PC estará super protegido... será que tal pessoa está fazendo o mais correto? ou estará abreviando a vida útil de sua fonte de energia?

se me permitem mais uma perguntinha: conheço pessoas que usam estabilizadores ou no-breaks comuns para TVs digitais... apenas com o objetivo de proteção, isso é correto??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
será que tal pessoa está fazendo o mais correto? ou estará abreviando a vida útil de sua fonte de energia?

se me permitem mais uma perguntinha: conheço pessoas que usam estabilizadores ou no-breaks comuns para TVs digitais... apenas com o objetivo de proteção, isso é correto??

Evidentemente que não.. Escrevi um tópico sobre isso. Dê uma olhada nele..

Ele fala basicamente desse tipo de lenda urbana, das pessoas saírem da loja aonde comprara o PC ou com um no-break, ou com um estabilizador embaixo do braço, na maioria absoluta das vezes sem nem mesmo saber se aquilo é necessário, se aquilo vai proteger seu PC ou não..

Veja ai: As doenças Elétricas e seus Remédios

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evidentemente que não.. Escrevi um tópico sobre isso. Dê uma olhada nele..

Ele fala basicamente desse tipo de lenda urbana, das pessoas saírem da loja aonde comprara o PC ou com um no-break, ou com um estabilizador embaixo do braço, na maioria absoluta das vezes sem nem mesmo saber se aquilo é necessário, se aquilo vai proteger seu PC ou não..

Veja ai: As doenças Elétricas e seus Remédios

Abraço...

legal... se todas as pessoas frequentassem este fórum, em questão de poucos anos não teríamos certos equipamentos no mercado...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, mas e quando se trata de fonte mais simples, sem PFC ativo, tipo uma c3tech (meu caso)?

mesmo assim é NÃO recomendavel usar estabilizador?

uso minha fonte no 110v. e se dar um pico de tensão, a chance de queimar a fonte sem o estabilizador não é maior do que com um estabilizador?

sempre quando minha mae liga a maquina de lavar, o estabilizador da um tlec

meu estabilizador é um SMS revolution, bem antiguinho ja..

1203343684053_bigPhoto_0.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, mas e quando se trata de fonte mais simples, sem PFC ativo, tipo uma c3tech (meu caso)?

mesmo assim é NÃO recomendavel usar estabilizador?

uso minha fonte no 110v. e se dar um pico de tensão, a chance de queimar a fonte sem o estabilizador não é maior do que com um estabilizador

sempre quando minha mae liga a maquina de lavar, o estabilizador da um tlec

meu estabilizador é um SMS revolution, bem antiguinho ja..

1203343684053_bigPhoto_0.jpg

Amigo, com o uso do estabilizador, a sua fonte que já não é nada boa, fica ainda pior, os estabilizadores não atenuam esses picos de tensão, pois na maioria das vezes fazem o contrário, piorando mais ainda o que já não é lá essas coisas.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então o que eu posso fazer pra proteger minha fonte (sem pfc ativo) das oscilações de tensão?

Usando um bom filtro de linha, você já terá uma significativa mudança, são muito, mas muito melhores mesmo que esses estabilizadores.

Digas ai qual a tensão na sua cidade, que poderemos lhe indicar um filtro de qualidade, que protegerar realmente seu sistema, ajudando sua fonte corretamente, não atrapalhando, como os estabilizadores.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
então o que eu posso fazer pra proteger minha fonte (sem pfc ativo) das oscilações de tensão?

As pessoas costumam se referir a picos de tensão equivocadamente..

Quando a máquina de lavar roupa dai liga, a tensão em seu PC, e também em todos os demais equipamentos da sua casa sofre um vale de tensão, uma pequena redução que pode ser de 3 a 8 Volts quem sabe, 10 se muito ruim for a instalação ai..

esses 10 volts não vão fazer nem cócegas em sua fonte. Ela vai ignorar essa queda de tensão e vai normalmente entregar as tensões corretas ao seu PC...

Infelizmente você comprou essa fonte ruim de uma distribuidora pior ainda, chamada C3 Tech. Essa C3 Tech, num desrespeito total ao cliente, não tem as especificações de suas fontes claramente detalhadas na internet, nem na caixa da fonte nem em sua etiqueta..

Veja ai uma pesquisa nas principais fontes que estão a venda em nosso mercado as tensões de trabalho em que essas fontes vão operar numa boa, mantendo seu PC completamente bem alimentado..

FaixadeentradadefontesparaPC.jpg

Se observares sempre que as tensões são uma só faixa se tem a especificação de fontes com PFC ativo e sempre que as especificações são duas faixas se trata de fontes com chave seletora de tensão, sem PFC ativo..

Veja ai que elas podem trabalhar desde os 90 VAC.. Ora, se a tensão dai de sua casa for de 110 Volts (na verdade 120 Vlts AC ou 127 VAC) dificilmente, mas muito, muito dificilmente ao ligar a máquina de lavar, ou o chuveiro essa tensão irá cair para os 90 VAC ou abaixo os mesmos...

Desse modo não tem a menor razão de ser você se preocupar com a estabilidade da tensão de entrada pois a fonte trata isso numa boa...

Para eliminar picos reais de tensão se usa um elemento que se chama varistor, que se encontra dentro das boas proteções, das réguas de proteção contra surtos, dos filtros de linha.

Esses elementos tem tempo de resposta, de correção de clamp, de limitação dos picos de tensão da ordem de 10 nano segundos. Veja como é esse tempo: 0,00000001 segundos. Um estabilizador tem tempo de reação da ordem de 30 mili segundos, que é: 0,03 segundos.

Desse modo se depender do estabilizador para segurar um pico de tensão, esqueça... sua fonte terá torrado quando ele conseguir reagir...

Veja ai uma boa proteção da APC:

ProteoefiltrodaAPC.jpg

Todos esses componentes azuis são varistores que ai estão para proteger sua fonte ou qualquer que seja o equipamento na régua de proteção ligados.. São 9 deles zelando pela integridade de seus equipamentos..

Agora dê uma olhada em algumas das plaquinhas de estabilizadores que desmontei. Veja se você vê algum daqueles elementos??? Não verás nenhum daqueles e nenhum outro similar ou minimamente dedicado a proteção contra surtos de tensão...

06Estabilizadoretapadeentradasemcap.jpg

9C2C3C4VZ1Reduzido.jpg

06_PlacalgicaReduzido.jpg

É isso dai que segura seu PC ai. Veja mais.. Veja um transformador típico de dentro de um estabilizador...

07EstabilizadorOlhaotamanhominsculo.jpg

Seu PC é alimentado por esse transformador dai.. Do tamanho de um transformador dessas fontes pequenas para carregar bateria de celular. Será que seu PC demanda energia igual a um celular???

Abraço...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então o que eu posso fazer pra proteger minha fonte (sem pfc ativo) das oscilações de tensão?

A única coisa que você poderia fazer nesse caso seria comprar um bom filtro de linha, creio eu.

Para grandes oscilações de tensão é essencial ter fonte com PFC ativo. Se as oscilações não forem muito grandes, por exemplo de 110~130V ou 205~240V, não há problema algum para uma fonte sem PFC ativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Esses dias eu montei e comprei um PC na Hardstore Informática (de POA) e passei a ler sobre cada peça antes de efetuar a compra, e a alguns dias li sobre esse tópico de estabilizadores não cumprirem o que prometem e já estava decidido, segundo as informações que colhi na internet, que o melhor era comprar um filtro de linha de qualidade da marca APC ou então um No-break.

Porém, o meu pai (que comprou o PC para mim que ainda não chegou) resolveu perguntar para a Hardstore e para um técnico aqui perto do meu AP sobre os estabilizadores, e os dois diziam que ele é necessário e o da Hardstore até disse que devesse comprar o de 1000 kVA e tudo mais.

Então pessoal, provem para o meu pai de que vocês estão certos pois senão ele irá gastar dinheiro num estabilizador de novo!

Outra dúvida, lendo novamente as últimas mensagens dos colegas de fórum os no-breaks mais baratos da APC não são bons também? Poderiam dar as suas opiniões sobre esses?

APC Back-UPS ES 500VA 120V Brazil w/o Software BE500-BR

APC Back-UPS 600VA 360Watts Bivolt BE600-BR

SMS UST600BiFX Net Station Bivolt 600VA

Quando falei para o meu pai que ia postar aqui ele até achou graça, ele está realmente convencido de comprar outro estabilizador!

Obrigado, aguardo respostas e perdão pelo texto enorme.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Porém, o meu pai (que comprou o PC para mim que ainda não chegou) resolveu perguntar para a Hardstore e para um técnico aqui perto do meu AP sobre os estabilizadores, e os dois diziam que ele é necessário e o da Hardstore até disse que devesse comprar o de 1000 kVA e tudo mais.

Então pessoal, provem para o meu pai de que vocês estão certos pois senão ele irá gastar dinheiro num estabilizador de novo!

Diga para seu pai que não vou mexer uma pedra sequer em prol do aculturamento dele, ainda mais de graça... Trabalho com eletrônica já tem mais de 45 Anos, dos quais gastei alguns para me formar engenheiro eletrônico, ser gerente de laboratório de desenvolvimento de empresa com atuação em boa parte desse Brasil. Autodidata ao extremo, muito trabalhei em pesquisa..

Agora ele, seu pai, vai querer, sem esforço maior, as coisas de mão beijada. Ele que peça para o técnico da Hardstore... Departamento de aculturamento não é comigo. Ou ele busca ser autodidata ou terá sempre a opinião dos outros..

Quanto a ele gastar ou não a toa, o dinheiro é o dele, azar é o dele, tem o direito de dispor de ambos...

Para não sonegar informação coloco abaixo tópicos por mim desenvolvidos que podem dar uma luz a quem se dispor a ler.. Quem não quiser, pergunte ao técnico da Hardstore. Lá no pé da página tem o telefone: http://www.hardstore.com.br/?modo=foto&nome_categoria=Fonte&procura=extream&view=cotacao.online&view=produtos

Agora, se o técnico da Hardstore, Empresa séria, e que por acaso também vende estabilizadores, e tem por acaso esses de 1.000 VA, dissesse diferente ao seu pai, teria sim todo o meu apoio e reconhecimento como bom técnico, que existem, existem sim...

http://www.hardstore.com.br/?view=detalhes.produto&c_produto=3708&cat=1

http://www.hardstore.com.br/?view=detalhes.produto&c_produto=4398&cat=1

http://www.hardstore.com.br/?view=detalhes.produto&c_produto=3897&cat=1

Tópicos que quem quisesse aprender um pouco mais sobre estabilizadores e energia em geral, deveria ler:

E, do mestre Carlos E. Morimoto o excelente texto:

Felicidades para você, amigo wingb e também para seu pai...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Post acima

Obrigado pela resposta faller, é sempre bom ter a opinião de um profissional no assunto. Entretanto, para esclarecer de uma vez por todas, já que não tenho aterramento na minha residência, pelo que li o ideal para mim seria um bom filtro de linha (APC ou Clamper) e fugir de estabilizadores, e no-breaks só no caso de não poder perder dados que estiver usando no momento da queda da energia (não é meu caso). Estou correto?

Para complementar, a fonte que vou usar:

Corsair 550W VX Power Supply ATX12V

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...