Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Posts recomendados

• Membro VIP
Então, por enquanto (nem sei se vai acontecer) não vou ligar nada, o máximo vai ser um amplificador para guitarra de 30, 40watts, monitor e um PC que consome no máximo 250watts. É mais uma "curiosidade" mesmo.

Falou!

É o que eu costumo afirmar... Tem uns que sofrem de um mal chamado de "Potenciolite Aguda", que consiste na busca desenfreada, a qualquer custo, por potência...

Imaginas ligar ai guitarra, 40 Watts, seu PC, 250 Watts e monitor com outros 40 Watts. Total de 330 Watts, mas estás interessado no filtro de linha por ele oferecer 3.300 Watts (dez vezes mais que o necessário) sendo que um bom filtro e proteção como é o da Upsai pode oferecer até 1.300 Watts ( quase 4 vezes mais do que necessitas)

"Potenciolite Aguda" em seu mais alto grau de concentração. Só com internação...

Atenuantes: Claro, sempre é bom que estejamos preparados para a possibilidade de em um futuro próximo ligar junto ao PC ou um forno de microondas, ou uma máquina de lavar roupas ou quem sabe uma cadeira elétrica...:D

Então pessoal, eu estou com medo de ficar usando esse estabilizador e acabar estragando meu PC. Enquanto eu compro um filtro de linha, eu posso ficar usando esse estabilizador pra servir como extensão??? Tenho que comprar o filtro de linha com urgência??? Sem o estabilizador, eu fico sem onde ligar o monitor.

Outra coisa, se eu não achar das marcas recomendadas por vocês, posso comprar de outra marca?

Por quantos anos usaste esse estabilizador sem que problema algum acontecesse com seu PC??? 2, 3, 5 anos??? Porque razão algum problema viria a acontecer justo agora????

Confie na lei das probabilidades.. Foi feita para funcionar.. Pelo menos probabilisticamente..

Dê um passo para o lado correto e não saia atrás de comprar uma proteção qualquer no "buteco" da esquina.. Se você quer proteger seu PC o faça de fato e não como fizeste até hoje, com uma pseudo proteção, que é esse estabilizador dai...

Procures uma boa proteção e passe a ficar mais tranquilo com seu PC e também a ter a disposição maior número de tomadas para ligar seu monitor/periféricos...

O mundo não haverá de conspirar assim tamanhamente contra você. O mundo não haverá de esperar você trocar de PC para lhe presentear com um surto de tensão que possa danificar seu PC. É preciso acreditar que sorte existe...

Abraço...

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de comprar um Filtro de Linha pra substituir meu estabilizador. Não encontrei das marcas recomendadas e comprei esse.

Tirei foto e coloquei aqui: http://www.4shared.com/photo/wGiGRilg/Filtro_de_Linha.html

E aí. O q vocês acham???

Pelo menos me livrei das agressões do estabilizador que eu usava. Acertei???

Já estou usando o filtro de linha agora.

• Curtir 1
Link para o comentário

Acabei de comprar um Filtro de Linha pra substituir meu estabilizador. Não encontrei das marcas recomendadas e comprei esse.

Tirei foto e coloquei aqui: http://www.4shared.com/photo/wGiGRilg/Filtro_de_Linha.html

E aí. O q vocês acham???

Pelo menos me livrei das agressões do estabilizador que eu usava. Acertei???

Já estou usando o filtro de linha agora.

É uma extensão de tomadas.

Proteção = 0

Mas mesmo assim, até essa extensão consegue dar de 10 à 0 em um estabilizador. Pelo menos ela não atrapalha.

Você não acertou em cheio, mas ja deu um belo avanço, acredite em mim.

• Curtir 1
Link para o comentário

É o que eu costumo afirmar... Tem uns que sofrem de um mal chamado de "Potenciolite Aguda", que consiste na busca desenfreada, a qualquer custo, por potência...

Imaginas ligar ai guitarra, 40 Watts, seu PC, 250 Watts e monitor com outros 40 Watts. Total de 330 Watts, mas estás interessado no filtro de linha por ele oferecer 3.300 Watts (dez vezes mais que o necessário) sendo que um bom filtro e proteção como é o da Upsai pode oferecer até 1.300 Watts ( quase 4 vezes mais do que necessitas)

"Potenciolite Aguda" em seu mais alto grau de concentração. Só com internação...

Atenuantes: Claro, sempre é bom que estejamos preparados para a possibilidade de em um futuro próximo ligar junto ao PC ou um forno de microondas, ou uma máquina de lavar roupas ou quem sabe uma cadeira elétrica...:D

E caso eu venha a ligar um PC que consuma mais, digamos 400W, ligar outro PC, + 250 Watts, o amplificador, 3 monitores, uma TV, sei eu. Ainda iria "sobrar". Eu não estou pensando naquele de 3300Watts, mas como o Jorno falou os 3300 watts eram por causa do fusível, fiquei na dúvida. Se trocar o fusivel funciona ? É uma pergunta besta, mas...

Falou!

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP
E caso eu venha a ligar um PC que consuma mais, digamos 400W, ligar outro PC, + 250 Watts, o amplificador, 3 monitores, uma TV, sei eu. Ainda iria "sobrar". Eu não estou pensando naquele de 3300Watts, mas como o Jorno falou os 3300 watts eram por causa do fusível, fiquei na dúvida. Se trocar o fusivel funciona ? É uma pergunta besta, mas...

Falou!

Veja nas especificações do mesmo:

04CaractersticasUPSAI.jpg

Viste lá...

A versão de 127 Volts tem fusível de 10 Amperes e consequentemente suporta 10 x 127 = 1.270 VA.

A versão de 220 Volts tem fusível de 6 Amperes e consequentemente suporta 6 x 220 = 1.320 VA..

Se o fabricante sofresse de "Potenciolite Aguda" ele nem se preocuparia em alterar o fusível rebaixando-o de 10 para 6 Amperes quando mudasse a tensão para 220 Volts, aumentando assim a capacidade de oferta de seu Filtro de Linha de 1.270 VA para absurdos 2.200 VA, uma verdadeira usina de energia..

No entanto ele sabe que o fusível lá está para proteger seus equipamentos, a fiação e sua casa de pegar fogo, e como tal deve limitar, abrir, fundir-se (por isso se chama fusível) com uma potência consumida pouco superior a normal de uso em um ambiente residencial...

Ora meu amigo.. Para que houvesse uma demanda de 3.300 Watts em um filtro com 8 tomadas terias que colocar, na média, 3.300/8 = 412 VA em cada tomada e mesmo assim usá-las todas e ao mesmo tempo. Tenha paciência.. Ai é seu quarto ou uma oficina mecânica???

É... Sem dúvida alguma.... Um caso de "Potenciolite Aguda Crônica"...

• Curtir 1
Link para o comentário

Veja nas especificações do mesmo:

04CaractersticasUPSAI.jpg

Viste lá...

A versão de 127 Volts tem fusível de 10 Amperes e consequentemente suporta 10 x 127 = 1.270 VA.

A versão de 220 Volts tem fusível de 6 Amperes e consequentemente suporta 6 x 220 = 1.320 VA..

Se o fabricante sofresse de "Potenciolite Aguda" ele nem se preocuparia em alterar o fusível rebaixando-o de 10 para 6 Amperes quando mudasse a tensão para 220 Volts, aumentando assim a capacidade de oferta de seu Filtro de Linha de 1.270 VA para absurdos 2.200 VA, uma verdadeira usina de energia..

No entanto ele sabe que o fusível lá está para proteger seus equipamentos, a fiação e sua casa de pegar fogo, e como tal deve limitar, abrir, fundir-se (por isso se chama fusível) com uma potência consumida pouco superior a normal de uso em um ambiente residencial...

Ora meu amigo.. Para que houvesse uma demanda de 3.300 Watts em um filtro com 8 tomadas terias que colocar, na média, 3.300/8 = 412 VA em cada tomada e mesmo assim usá-las todas e ao mesmo tempo. Tenha paciência.. Ai é seu quarto ou uma oficina mecânica???

É... Sem dúvida alguma.... Um caso de "Potenciolite Aguda Crônica"...

Com certeza um caso de "potenciolite aguda cronica". O caso é que se eu puder pagar por mais potência eu pago. Se eu tivesse dinheiro sobrando, teria uma fonte de 1200Watts mesmo não precisando... A pergunta era se havia problema em trocar de fusível CASO houvesse nescessidade e não se eu quero demais. Como eu disse eu tirei aquele de 3300W de questão porque vocês falaram que não tinha proteção alguma, usei apenas sua potência como exemplo. Mesmo assim, obrigado pelas respostas...

• Curtir 1
Link para o comentário

Com certeza um caso de "potenciolite aguda cronica". O caso é que se eu puder pagar por mais potência eu pago. Se eu tivesse dinheiro sobrando, teria uma fonte de 1200Watts mesmo não precisando... A pergunta era se havia problema em trocar de fusível CASO houvesse nescessidade e não se eu quero demais. Como eu disse eu tirei aquele de 3300W de questão porque vocês falaram que não tinha proteção alguma, usei apenas sua potência como exemplo. Mesmo assim, obrigado pelas respostas...

Você só está esquecendo de uma coisa:

Sua tomada deve suportar apenas 10A (por um acaso do destino é o mesmo limite do filtro). Se você quer passar disso, terá que trocar a fiação da tomada e se não me engano a tomada em si.

Lembre-se disso, tomadas tem limites.

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP

Só aplicar a lei de Ohm. Não adianta só ter muita potência, a fiação da tua casa deve aguentar isso também, as tomadas, etc.

Não entendo quase nada de elétrica nem de eletrônica, mas sei que um fusível serve para proteção, abrindo/fundindo/queimando quando a corrente que passa pelo circuito é maior que a projetada, evitando assim a queima dos equipamentos nele conectados. Com disjuntor também procede assim. O mais comum é gente pedir um disjuntor digamos "maior" só porque o dele fica desarmando quando liga o chuveiro. O paliativo do povo é "potência", se um disjuntor de 20A está desarmando, é porque há algo errado na casa, trocar por um "maior" só vai piorar o problema. Ter um filtro de linha mais potente do que o necessário, um filtro que deveria proteger os equipamentos, vai perder sua função, pois vai "permitir" mais corrente no circuito.

Quanto a fonte de 1200w que o colega citou, creio que é um extremo exagero, pois nem o Gabriel Torres tem equipamento para testar adequadamente fontes de 1000w, quiza como deve ser uma instalação para essa fonte. Um chuveiro consome em média 4500W e pede fiação mínima de 4,00 mm² de bitola e dependendo da distância do "relógio de luz" ou do quadro de distribuição, a bítola do fio pode passar para 6,00 mm ² ou mesmo 10,00 mm ² para não correr o risco de derreter o fio. Quem já viu chuveiro pegando fogo por conta de fiação inadequada há de concordar.

Potência não é tudo, adequação a necessidade é mais importante.

• Curtir 1
Link para o comentário

Outra coisa, não é ideal colocar uma fonte super dimensionada para na maioria do tempo drenar por exemplo 10% da sua capacidade. Não sei como essas fontes se comportariam em baixa carga, mas com certeza não é o ideal que elas trabalhem nem no limite superior de potência, nem no limite inferior, por muito tempo. Em ambos casos poderíamos em teoria ter problema com sua regulação dinâmica de tensão.

• Curtir 1
Link para o comentário

Só aplicar a lei de Ohm. Não adianta só ter muita potência, a fiação da tua casa deve aguentar isso também, as tomadas, etc.

Não entendo quase nada de elétrica nem de eletrônica, mas sei que um fusível serve para proteção, abrindo/fundindo/queimando quando a corrente que passa pelo circuito é maior que a projetada, evitando assim a queima dos equipamentos nele conectados. Com disjuntor também procede assim. O mais comum é gente pedir um disjuntor digamos "maior" só porque o dele fica desarmando quando liga o chuveiro. O paliativo do povo é "potência", se um disjuntor de 20A está desarmando, é porque há algo errado na casa, trocar por um "maior" só vai piorar o problema. Ter um filtro de linha mais potente do que o necessário, um filtro que deveria proteger os equipamentos, vai perder sua função, pois vai "permitir" mais corrente no circuito.

Quanto a fonte de 1200w que o colega citou, creio que é um extremo exagero, pois nem o Gabriel Torres tem equipamento para testar adequadamente fontes de 1000w, quiza como deve ser uma instalação para essa fonte. Um chuveiro consome em média 4500W e pede fiação mínima de 4,00 mm² de bitola e dependendo da distância do "relógio de luz" ou do quadro de distribuição, a bítola do fio pode passar para 6,00 mm ² ou mesmo 10,00 mm ² para não correr o risco de derreter o fio. Quem já viu chuveiro pegando fogo por conta de fiação inadequada há de concordar.

Potência não é tudo, adequação a necessidade é mais importante.

Quanto a fonte: Tenta ligar 3 ou 4 HD5970 mais tudo o que tem direito numa fonte de menos de 800Watts. As fontes de 1000W foram criadas por algum motivo. Eu só disse que pra esse caso, potência nunca seria pouco. Como me explicaram que, muita potência só vai atrapalhar, fazendo com que a proteção não funcione tão bem, vou me contentar com os 1200Watts que, por enquanto (provavelmente muito) vai me servir ;).

Só uma coisinha:

Jorno (e demais membros que conheçam), aquela loja que me passou é realmente de confiança ? Sabe se o prazo para enviarem é longo ?

Obrigado pessoal!

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP
Quanto a fonte: Tenta ligar 3 ou 4 HD5970 mais tudo o que tem direito numa fonte de menos de 800Watts. As fontes de 1000W foram criadas por algum motivo. Eu só disse que pra esse caso, potência nunca seria pouco. Como me explicaram que, muita potência só vai atrapalhar, fazendo com que a proteção não funcione tão bem, vou me contentar com os 1200Watts que, por enquanto (provavelmente muito) vai me servir ;).

Só uma coisinha:

Jorno (e demais membros que conheçam), aquela loja que me passou é realmente de confiança ? Sabe se o prazo para enviarem é longo ?

Obrigado pessoal!

Claro que para ligar 4 mini usinas dessas é necessária uma fonte poderosa e claro que as fontes de 1000w foram feitas para alguma coisa, como as fontes de servidores que tem redundância. O que quis dizer é que potência não é tudo e se for necessário conectar 4 placas dessas, haverá NECESSIDADE de uma fonte poderosa. Tem um colega no fórum que estava tentando montar duas fontes para uma configuração extremamente gastona, e ele não conseguiu (até onde li) informações suficientes para "juntar" duas fontes em um computador.

Lembrem-se, potência não é tudo :P

• Curtir 1
Link para o comentário

Com certeza um caso de "potenciolite aguda cronica". O caso é que se eu puder pagar por mais potência eu pago. Se eu tivesse dinheiro sobrando, teria uma fonte de 1200Watts mesmo não precisando...

...e, suponho, uma caixa dágua de 150.000 litros, um fogão industrial com 30 bocas na sua cozinha, um carro com 6 pneus sobressalentes, tênis número 44, etc. Lembre-se apenas que fusível maior pode demorar mais para abrir, em caso de necessidade, por isso o padrão é 10A para 110V e 6A para 220V.

• Curtir 1
Link para o comentário

...e, suponho, uma caixa dágua de 150.000 litros, um fogão industrial com 30 bocas na sua cozinha, um carro com 6 pneus sobressalentes, tênis número 44, etc. Lembre-se apenas que fusível maior pode demorar mais para abrir, em caso de necessidade, por isso o padrão é 10A para 110V e 6A para 220V.

Não faça comparação estupida cara. Uma caixa d'agua iria disperdiçar agua. Um fogão industria, um carro com 6 pneus seriam esteticamente diferenetes e feios e um tênis 44 não serviria... Agora me diz uma coisa: Tu prefere ganhar 100mil na loteria ou 100 milhões ? Dúvido que você vá usar os 100milhôes...(_(

• Curtir 1
Link para o comentário

Não adianta.. É "Potenciolite Aguda Crônica Reincidente Contumaz e Teimosa"

Você não leu o que postei não ? Ja acabou, não estou interessado naquela $%&* de 3200Watts e ja me explicaram que é melhor deixar assim........... Eu gostaria sim de ter uma fonte de 1200Watts porque NÃO tem problema nenhum nisso. Quem não gostaria de ter um carro V12 6.0 ? Só faltava me dizer que preferiria um 1.0... E "potenciolite aguda cronica" ? -_-

• Curtir 1
Link para o comentário

Você não leu o que postei não ? Ja acabou, não estou interessado naquela $%&* de 3200Watts e ja me explicaram que é melhor deixar assim........... Eu gostaria sim de ter uma fonte de 1200Watts porque NÃO tem problema nenhum nisso. Quem não gostaria de ter um carro V12 6.0 ? Só faltava me dizer que preferiria um 1.0... E "potenciolite aguda cronica" ? -_-

SIM, tem problema nisso.

• Curtir 1
Link para o comentário

SIM, tem problema nisso.

Eu tenho um amigo com uma corsair de 1000w rodando um Phenom X4 e uma HD4850 a uns 2 anos, o computador está inteiro e a fonte está impecável. No outro Post você diz " acho que não é bom" e agora afirma ? Vocês que sabem de eletrônica, mas não venha me dizer que não usar estraga. Se faz mal, minha fonte deve estar morrendo porque em uma das "saídas" dela eu não utilizo nem 20 watts dos 250 que ela fornece. O fabricante sabia que possivelmente não seria utilizado mas mesmo assim o fez, que engraçado... E quanto as fontes que tem uma só "saída" para cade tensão e passam 60A (exemplo) por ela (12v). Dúvido um PC comum gastar a metade.

• Curtir 1
Link para o comentário

Essa é a curva de eficiência da Corsair HX1000.

corsairnx.jpg

É 81% de eficiência com pouca carga, 80% com carga máxima e quase 85% com 50% de carga.

Ninguém disse que a fonte estraga.

Seu amigo não está tendo absolutamente nenhum ganho, nenhuma vantagem em utilizar uma fonte superdimensionada, com menos de 50% de carga, ao mesmo tempo em que está perdendo em eficiência, em consumo, em gasto de energia.

Na questão do protetor a stuação já seria mais grave, inclusive porque estaria havendo a troca de um bom protetor elétrico em favor de um protetor-meio boca com wattímetro embutido, ou, quem saber melhor dizer, em favor de um wattimetro em forma de obscura proteção. Ou estaria fazendo opção pelo protetor melhor, mas trocando o fusível por outro menos adequado para aumentar desnecessariamente a potência.

Mas, enfim, se insistir em não querer entender nada, só com terapia mesmo.

• Curtir 1
Link para o comentário

Eu tenho um amigo com uma corsair de 1000w rodando um Phenom X4 e uma HD4850 a uns 2 anos, o computador está inteiro e a fonte está impecável. No outro Post você diz " acho que não é bom" e agora afirma ? Vocês que sabem de eletrônica, mas não venha me dizer que não usar estraga. Se faz mal, minha fonte deve estar morrendo porque em uma das "saídas" dela eu não utilizo nem 20 watts dos 250 que ela fornece. O fabricante sabia que possivelmente não seria utilizado mas mesmo assim o fez, que engraçado... E quanto as fontes que tem uma só "saída" para cade tensão e passam 60A (exemplo) por ela (12v). Dúvido um PC comum gastar a metade.

Você vai pagar mais caro no ato da compra.

Você vai pagar mais caro na conta de energia.

Agora as vantagens:

Você vai poder falar que tem uma fonte de 1200W

• Curtir 1
Link para o comentário

Essa é a curva de eficiência da Corsair HX1000.

corsairnx.jpg

É 81% de eficiência com pouca carga, 80% com carga máxima e quase 85% com 50% de carga.

Ninguém disse que a fonte estraga.

Seu amigo não está tendo absolutamente nenhum ganho, nenhuma vantagem em utilizar uma fonte superdimensionada, com menos de 50% de carga, ao mesmo tempo em que está perdendo em eficiência, em consumo, em gasto de energia.

Na questão do protetor a stuação já seria mais grave, inclusive porque estaria havendo a troca de um bom protetor elétrico em favor de um protetor-meio boca com wattímetro embutido, ou, quem saber melhor dizer, em favor de um wattimetro em forma de obscura proteção. Ou estaria fazendo opção pelo protetor melhor, mas trocando o fusível por outro menos adequado para aumentar desnecessariamente a potência.

Então meu amigo, eu vou comprar aquele de +ou- 1000watts mesmo e isso eu ja disse a alguns posts atrás. Quanto a fonte, eu também acho desnecessário pagar R$800 numa fonte que não será usada, mas o que eu disse no principio foi : "se eu pudesse", caso eu estivesse "rasgando" dinheiro ou saisse o mesmo preço. Essa "discussão" começou por eu perguntar se -quando NESCESSÁRIO- poderia trocar o fúsivel. Como eu também disse alguns posts atrás, eu não sabia que nesse caso, a potência desnecessária seria pior em termos de proteção e também não sei o porque estão alongando essa discução, afinal eu ja falei algumas vezes que não estou interessado naquele filtro de 3200Watts e que só perguntei se era melhor porque se fosse, eu preferia pagar R$50 a mais. Como não é, assunto encerrado.

Quanto a eficiÊncia da corsair, mesmo em 10% da carga ela ainda seria na pior das ipoteses igual a minha Seventeam de 550W que em 50% da carga fica em torno dos 80%.

Obrigado Faller e Jorno pela ajuda!

Eu entendi desde a primeira vez que falaram. o que eu disse era que, se viesse a ser nescessário, haveria problema em trocar o fúsivel e não que eu faria isso assim que botasse as mãos no filtro. Se eu vou ligar uma oficina ou não, essa não é a questão, o que vocês não entenderam foi a parte do "CASO VENHA A SER NESCESSÁRIO", ou seja, no futuro!

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP
quero saber se esses "estabilizadores" se aplica também aos no-breaks

Atualmente a maior parte dos no-breaks off line tem internamente um estabilizador e desse modo carrega todas os seus malefícios..

Um no-break On-Line de dupla conversão não tem estabilizador interno e desse modo além de ter geração senoidal pura, não sofre dos problemas do estabilizador..

Abraço..

• Curtir 1
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!