Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Posts recomendados

• Membro VIP
Galera to querendo comprar um filtro de linha da Upsai ou da Clamper. Mas qual especificamente desses eu devo comprar pro meu computador ( o da assinatura )? Aqui onde moro é 220v.

Ai depende. Se você quiser estender a proteção para a linha telefônica (se usas internet discada ou ADSL) ou para o cable (se usas o Vírtua para suprimento de internet) adote o modelo da UPSAI que já tem essas proteções incluídas: http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07&ord=0

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Mr. Faller!

Tudo bem?

Esse papo de eliminar o estabilizador eu ja tinha ouvido na minha epoca de tecnico... uns 12 anos atras...

Trocar por uma regua com protecao... vou fazer isso...

Agora... se eu eliminar o estabilizador... o q eu faco com os equipamentos (PS2, PS3, Wii) que sao 110V?

O que voce indica?

Grande abraço!

Sucesso sempre !

Fabiano

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP
Boa tarde, Mr. Faller!

Tudo bem?

Esse papo de eliminar o estabilizador eu ja tinha ouvido na minha epoca de tecnico... uns 12 anos atras...

Trocar por uma regua com protecao... vou fazer isso...

Agora... se eu eliminar o estabilizador... o q eu faco com os equipamentos (PS2, PS3, Wii) que são 110V?

O que voce indica?

Grande abraço!

Sucesso sempre !

Fabiano

Certeza acerca da tensão de trabalho de seus games???

Veja ai os dois tipos de fontes internas de um PS3.. Ambas são Full Range, ou seja, aceitam alimentação de 90 VAC a 264 VAC (Ful Range = 100~240 com 10% de tolerância)..

Sony PS3 - Fonte modelo APS 250

SonyPS3alimentaoFullRangemodeloAPS-.jpg

Sony PS3 - Fonte modelo EADP 200BB

SonyPS3alimentaoFullRange.jpg

Ou seja, nem da tensão do game estás sabendo..

E, se for o caso, se desejares mesmo baixar de 220 Volts para 110 Volts faça como 99,9% desse mundo faz... Use a ferramenta correta, chamada de autotransformador 220 para 110.. Desde a usina de geração de energia até a tomada de sua casa deve ter uns 4 ou 5 desses dai...

Transformação é com o transformador. Não sei porque, em sua época de técnico, não ficaste sabendo disso...

Veja ai um exemplo de um deles...

http://www.eletronicasantana.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=250

Mas pode comprar ai bem perto de onde moras.. Não compre pela internet pois não vale a pena, é muito pesado. Tem para vender em toda loja de elétrica, em ferragens, em madeireiras, no super-mercado e quem sabe até mesmo no Pet-Shop...

Um bom dispositivo de proteção, logo todos os seus equipamentos ligados nele... Inclusive o autotransformador, se quiseres alimentar teus games em 110 volts.. O PS3, se tiver alguma daquelas fontes mostradas, não necessita. Pode trabalhar tanto em 110 quanto em 220 volts..

Uma boa proteção para 220 volts: http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07&ord=0

Ou: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO6TDPS

Abraço...

• Curtir 1
Link para o comentário

Opa, não sei nada técnico do meu Nobreak até porque o manual não informa. Desculpe minha ignorância.

Tenho um Nobreak TSShara UPS Soho. Li no manual que não se pode colocar um estabilizador nas tomadas ou antes do nobreak pois ele já estabiliza a rede. Então vem a dúvida: se o nobreak já tem um estabilizador e está "estragando" a rede, eu posso colocar um filtro de linha nas tomadas desse nobreak? OUtra coisa, quando ele alterna entre rede/bateria ouço grandes estálos, alguns muito fortes com som de mola. Isso não danifica a fonte já que demora algum tempo para alternar?

• Curtir 1
Link para o comentário

Opa, não sei nada técnico do meu Nobreak até porque o manual não informa. Desculpe minha ignorância.

Tenho um Nobreak TSShara UPS Soho. Li no manual que não se pode colocar um estabilizador nas tomadas ou antes do nobreak pois ele já estabiliza a rede. Então vem a dúvida: se o nobreak já tem um estabilizador e está "estragando" a rede, eu posso colocar um filtro de linha nas tomadas desse nobreak? OUtra coisa, quando ele alterna entre rede/bateria ouço grandes estálos, alguns muito fortes com som de mola. Isso não danifica a fonte já que demora algum tempo para alternar?

No-Breaks baratos costumam vir com um estabilizador dentro.

Os que não vem com o mardito são os que possuem Onda senoidal pura e são on-line.

• Curtir 1
Link para o comentário

Se ele tinha um varistor entre Fase-Neutro, a diferença agora é que seu filtro possui a mesma proteção, só que com um varistor maior o que não necessariamente quer dizer maior proteção, mas sim maior durabilidade da proteção. Com a colocação do fio terra, de maneira correta, a proteção melhorará.

• Curtir 1
Link para o comentário

Sobre a fonte de PS3, porque a maledita da Sony, coloca na parte externa 110 volts...?

Porque é um produto direcionado ao consumidor americano e a Sony pregou por displicência, desinteresse ou por julgar o consumidor americano burro, a especificação da tensão naquele país. Nas unidades destinadas ao mercado europeu consta corretamente a tensão. Se abrir e olhar embaixo na fonte, também vai constar a tensão correta.

psu.jpg

• Curtir 1
Link para o comentário

Porque é um produto direcionado ao consumidor americano e a Sony pregou por displicência, desinteresse ou por julgar o consumidor americano burro, a especificação da tensão naquele país. Nas unidades destinadas ao mercado europeu consta corretamente a tensão. Se abrir e olhar embaixo na fonte, também vai constar a tensão correta.

psu.jpg

Hmm, então é correto afirmar que meu ps3 modelo CECHE01 é bivolt? EU ja tinha falado isso antes mas ninguém levou a sério...

Aqui é casa é trifasico, tenho 220 volts em algumas tomadas, no chuveiros, torradeira, geladeira, etc.. Vou ligar o PS3 em 220 na frente de alguns amigos, para eles verem hehe!

• Curtir 1
Link para o comentário

Hmm, então é correto afirmar que meu ps3 modelo CECHE01 é bivolt? EU ja tinha falado isso antes mas ninguém levou a sério...

Aqui é casa é trifasico, tenho 220 volts em algumas tomadas, no chuveiros, torradeira, geladeira, etc.. Vou ligar o PS3 em 220 na frente de alguns amigos, para eles verem hehe!

Na verdade ele é full range.

Aceita qualquer coisa entre 90v e 264v

Faz um favor e filma, coloca no youtube e me manda o link? valeu :D

• Curtir 1
Link para o comentário

Quem com + de 30 não se lembra daquela TV Telefunken a válvula ligada em um Televolt com ponteirinho? Vou mais longe, na casa daquele seu tio mala todo metido com aquele 3x1 AIKO, o qual você não podia nem relar a mão, e tudo amontoado naquela estante enorme de cerejeira. Hehehehe. Bons tempos.

Isso foi inserido em nossa cultura a muitos, muitos anos atrás, anos estes que essas TVs queimavam válvulas com uma piscadinha besta de energia e algum esperto viu a oportunidade de criar algo que "talvez" amenizasse o problema, e, essa cultura foi passada aos PCs, que nos primórdios tinham fontes muito ruins, algumas até hoje.

Daí, acredito eu, deve ter surgido a tal venda casada de PC e estabilizador, a qual perdura.

Se duvidas vá num grande varejista e simule a compra de um Desktop, assim que escolher e decidir fechar negócio o vendedor olhará no fundo dos seus olhos e fará duas perguntas: você tem estabilizador? Qual a tensão na sua casa? A primeira serve para te deixar encucado, já a segunda é para empurrar o modelo Bivolt mais caro. Afinal ele vive de que?

Falou.

Causo

Ontem a noite um vizinho me chamou para ajuda-lo a ligar um PC que ele tinha acabado de comprar, ele, uma pessoa muito simples comprou mesmo para sua filha de 10 anos. Chegando lá vi o bendito do estabilizador na caixa e perguntei o porque da aquisição, ele me disse que o vendedor da loja "PernambuKanas" falou que era necessário para proteger o equipamento contra surtos e raios.

Falei e expliquei o porque era desnecessário e, se possível ele fosse devolver e reaver os R$70,00, meu vizinho disse que aos domingos a loja não abria, tinha comprado parcelado e ficaria chato desfazer.

Desisti de discutir e resolvi montar tudo, foi quando notei que os cabos que acompanhavam o gabinete e o monitor estavam de acordo com a norma NBR 14136, mas, para variar o maldito do estabilizador com todas entradas no padrão antigo(2 pinos chatos +1 terra).

Resumo, tive que arrumar 2 cabos que tinha sobrando e um "T" para ligar a bagaça.

Quando a ****** não atrapalha de um jeito atrapalha do outro.

Falou.

• Curtir 1
Link para o comentário

Olá pessoal !

Pesquisando aqui aprendi que é mais seguro utilizar um bom filtro de linha ao invés de estabilizador. Como moro na fronteira com a Argentina comprei um filtro de linha da Belkin que me pareceu ser bom. Todavia quando cheguei aqui percebi que ele funciona em 50hz. Pergunto:

Alguém com mais conhecimento saberia me dizer se utilizando esse filtro de linha poderia ocorrer danos ao meu computador / monitor ? Tanto a fonte (Corsair VX450) quanto o monitor (Samsung T220) são 50/60 hz, portanto ligá-los ao filtro não seria um problema, mas ao ligar o filtro 50hz na linha 60hz pode fazer com que ele transmita energia "ruim" para meus equipamentos ?

Caso seja ruim saberia me apontar uma solução ?

Agradeço a quem puder me ajudar.

• Curtir 1
Link para o comentário

Amigo, você não deve ter entendido meu questionamento.

Monitor + PC (50/60 hz) > Filtro de linha (50 hz) > Tomada (60 hz)

Ficou claro agora ?

Conectar os aparelhos ao filtro não é o problema. A dúvida é com relação a conectar o filtro à tomada de diferente frequência.

Meu medo é que por a o filtro (50 hz) ser diferente da tomada (60 hz) possa acontecer de a energia chegar "ruim" aos aparelhos conectados a ele.

Abraço

• Curtir 1
Link para o comentário

Amigo, você não deve ter entendido meu questionamento.

Monitor + PC (50/60 hz) > Filtro de linha (50 hz) > Tomada (60 hz)

Ficou claro agora ?

Conectar os aparelhos ao filtro não é o problema. A dúvida é com relação a conectar o filtro à tomada de diferente frequência.

Meu medo é que por a o filtro (50 hz) ser diferente da tomada (60 hz) possa acontecer de a energia chegar "ruim" aos aparelhos conectados a ele.

Abraço

Paulo, entendi sua dúvida.

Olha cara, em um filtro a grande questão é a frequência de corte dele. Se for um filtro passa-baixas, ele vai deixar passar frequências até um determinado número, depois vai atenuar significativamente as frequências maiores que esse número.

A pergunta a ser feita é: Que frequências o filtro permite que sejam passadas, ou melhor, qual é a frequência de corte do filtro?

Se for maior que 50Hz e menor que 60Hz, problema.. Agora se for maior que 60Hz, tranquilo.

Sinceramente, eu acho que o corte acontece acima até de 100Hz.. Acho que não vai ter problema nenhum. Queimar não vai, o máximo que pode ocorrer é o equipamento não ligar corretamente.

O legal seria fazer uma medida mesmo, mas pra isso você precisaria de uma série de equipamentos ai.

Eu ligaria cara, sério mesmo. Coloca em uma televisão e liga ela.

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP

Essa frequencia do filtro definitivamente não é a frequência de corte do passa baixas do mesmo. Os componentes, de tão grande que seriam, não caberiam ai dentro da caixa de um Belkin... A frequência de corte desses filtros está dimensionada para rejeitar somente a RF que são frequências muito mas muito mais elevadas.

Para filtros de linha e dispositivos de proteção a frequencia da rede elétrica definitivamente não vai fazer a menor diferença. A rede pode ser de 60 Hz e o filtro ter sido fabricado para uso em redes de 50 Hz que não tem a menor importância, não vai trazer problema nenhum... Use seu filtro normalmente em 60 Hz e aproveite. Os dispositivos de proteção da Belkin são dos melhores que por ai existem...

• Curtir 1
Link para o comentário

Essa frequencia do filtro definitivamente não é a frequência de corte do passa baixas do mesmo. Os componentes, de tão grande que seriam, não caberiam ai dentro da caixa de um Belkin... A frequência de corte desses filtros está dimensionada para rejeitar somente a RF que são frequências muito mas muito mais elevadas.

Para filtros de linha e dispositivos de proteção a frequencia da rede elétrica definitivamente não vai fazer a menor diferença. A rede pode ser de 60 Hz e o filtro ter sido fabricado para uso em redes de 50 Hz que não tem a menor importância, não vai trazer problema nenhum... Use seu filtro normalmente em 60 Hz e aproveite. Os dispositivos de proteção da Belkin são dos melhores que por ai existem...

Realmente, faz sentido. O tamanho do passa-baixas seria bem maior do que a caixinha.

Mas se a fonte tem PFC ativo, na entrada dela já tem um filtro de EMI, senão o FP não chega na unidade. Será realmente necessário colocar mais um então? Porque cascatear filtros pode gerar algumas dificuldades para o circuito, não que ele deixe de funcionar, mas a forma de onda da tensão pode alterar. Que acha..

• Curtir 1
Link para o comentário

Se serve para alguma coisa seguem as especificações do filtro:

Capacidade nominal: 220v / 10A / 50hz / 2200W

Dissipação máxima de energia: 1100 J

Pico máximo de corrente 13,000 A

Tempo de resposta: <1 nanossegundo

tensão de bloqueio MOV: <775v

Filtração de interferência eletromagnética e interferência por radiofrequencia: Redução de 150kHz ~ 100MHz até 50dB.

Valeu ai pela ajuda !!!

Pra quem mora na fronteira com a Argentina se encontra facilmente esses filtros nas lojas da Cetrogar por R$ 60.

Abraço

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP
Se eu ligar um filtro de linha tripolar numa tomada bipolar através do adaptador estarei reduzindo sua proteção? Se sim, será que ainda assim compensa usá-lo?

Se essa tomada contar com aterramento, sim poderá reduzir em parte a qualidade ou profundidade da proteção. Lembre-se que muita tomada do tipo 2P+T (que você chamou de tripolar) não tem aterramento conectado ao pino terra. Nesse caso nada muda..

A maioria das incidências de surto de tensão ocorrem entre fase e terra. Agora mesmo, nesse momento que me lês, pode estar acontecendo ai na sua tomada algum surto de tensão, que se não tiver a amplitude e energia suficientes para causar dano, passará totalmente despercebido.

Para solução ou atenuação desse tipo de surto uma proteção que acesse tão somente Fase e Neutro é suficiente, ão necessitando do aterramento para absorção da energia do surto...

Desse modo é altamente recomendável o uso de uma boa proteção, mesmo que não tenhas aterramento, ou mesmo que o tenhas o evites, colocando adaptador 3 para 2 pinos...

Poderás necessitar do aterramento para absorção de surtos derivados de descargas atmosféricas (raios). Sempre que puderes, em tempestades de raios, quando a coisa fica realmente preta, desplugue da tomada da parede seus equipamentos como segurança adicional...

Abraço...

• Curtir 1
Link para o comentário

Se essa tomada contar com aterramento, sim poderá reduzir em parte a qualidade ou profundidade da proteção. Lembre-se que muita tomada do tipo 2P+T (que você chamou de tripolar) não tem aterramento conectado ao pino terra. Nesse caso nada muda..

A maioria das incidências de surto de tensão ocorrem entre fase e terra. Agora mesmo, nesse momento que me lês, pode estar acontecendo ai na sua tomada algum surto de tensão, que se não tiver a amplitude e energia suficientes para causar dano, passará totalmente despercebido.

Para solução ou atenuação desse tipo de surto uma proteção que acesse tão somente Fase e Neutro é suficiente, ão necessitando do aterramento para absorção da energia do surto...

Desse modo é altamente recomendável o uso de uma boa proteção, mesmo que não tenhas aterramento, ou mesmo que o tenhas o evites, colocando adaptador 3 para 2 pinos...

Poderás necessitar do aterramento para absorção de surtos derivados de descargas atmosféricas (raios). Sempre que puderes, em tempestades de raios, quando a coisa fica realmente preta, desplugue da tomada da parede seus equipamentos como segurança adicional...

Abraço...

Obrigado pelo esclarecimento Faller, se me permite gostaria de fazer mais uma pergunta: O filtro de linha que disponho encontra-se com todas as tomdas em uso (TV + Xbox + DVD + Conversor Digital). Na verdade são 6 tomadas, mas algumas fontes ocupam 2 lugares de tomadas. Está sobrando modem e as caixas de som, posso ligá-los numa tomada diversa usando uma extensão simples sem perder a proteção dos aparelhos ligados no filtro?

Sei que a pergunta parece simples, mas quando comprei o módulo isolador o técnico disse que se não ligasse tudo nele não ia adiantar nada... queria saber se o mesmo se aplica aos filtros...

• Curtir 1
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!