Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Martins_eng

[Resolvido] Comunicação Serial usando Excel

Recommended Posts

Alguem pode me ajudar em como fazer comunicação serial usando o excel :

Ou seja vou enviar dados via serial de um microcontrolador para o PC e gostaria de carregar estes dados direto em uma planilha do excel no caso eu uso o 2007 !!

Alguém pode me ajudar ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alguem pode me ajudar em como fazer comunicação serial usando o excel :

Ou seja vou enviar dados via serial de um microcontrolador para o PC e gostaria de carregar estes dados direto em uma planilha do excel no caso eu uso o 2007 !!

Alguém pode me ajudar ?

Você precisa primeiro comunicar-se com o micro-controlador pela porta serial, depois você vê como vai 'formatar' os dados.

MaxPicPc.gif

Você deve pesquisar linguagens de programação para PC que acessem a porta serial. Se não me engano VB6 tinha bom suporte, fica a seu critério!

Depois que você tem os dados adquiridos, é fácil passar para uma planilha.

Pelo que lembro, o excel reconhece as colunas pelo separador 'TAB' e as linhas por 'nova linha'.

COLUNA A	COLUNA B
100 230
3120
123 231
b b b coluna B

Se você salvar esse arquivo como .txt e mandar o excel abrir, ele vai abrir com as colunas e valores correspondentes, maior barbada!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Você precisa primeiro comunicar-se com o micro-controlador pela porta serial, depois você vê como vai 'formatar' os dados.

MaxPicPc.gif

Você deve pesquisar linguagens de programação para PC que acessem a porta serial. Se não me engano VB6 tinha bom suporte, fica a seu critério!

Depois que você tem os dados adquiridos, é fácil passar para uma planilha.

Pelo que lembro, o excel reconhece as colunas pelo separador 'TAB' e as linhas por 'nova linha'.

COLUNA A	COLUNA B
100 230
3120
123 231
b b b coluna B

Se você salvar esse arquivo como .txt e mandar o excel abrir, ele vai abrir com as colunas e valores correspondentes, maior barbada!

Abraços!

E ai fera !!

Me comunicar usando o microcontrolador isso eu ja fiz e não e tão difícil ja fiz ate via hyper Terminal o que não to conseguindo fazer e corregar uma planilha do excel diretamente do microcontrolador via serial ou seja quando eu abrir uma planilha especifica ela ja começar a receber os dados da serial

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não tem como fazer sem ter algum programa expecifico que, por exemplo, emula um teclado, que vai digitando (como aqueles leitores de código de barra fazem) e populando a tua planilha, como se fosse você mesmo digitando.

Se você quer fazer alguma coisa direta, tem que fazer emular um teclado USB dai, eu acho mais complicado, ainda acho que você precisa de um programa intermediario rodando no teu Windows que cheque o status da serial e emule sinais de teclado.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Isso não tem como fazer sem ter algum programa expecifico que, por exemplo, emula um teclado, que vai digitando (como aqueles leitores de código de barra fazem) e populando a tua planilha, como se fosse você mesmo digitando.

Se você quer fazer alguma coisa direta, tem que fazer emular um teclado USB dai, eu acho mais complicado, ainda acho que você precisa de um programa intermediario rodando no teu Windows que cheque o status da serial e emule sinais de teclado.

Abraços!

Então lendo a porta serial estou usando o HyperTerminal la eu consigo ler os dados enviados e salvar com um formato tipo testo, o detalhe e que não estou conseguindo criar um vinculo deste arquivo ou do hyperterminal com o excel

Compartilhar este post

Link para o post
Então lendo a porta serial estou usando o HyperTerminal la eu consigo ler os dados enviados e salvar com um formato tipo testo, o detalhe e que não estou conseguindo criar um vinculo deste arquivo ou do hyperterminal com o excel

Que tipo de vinculo tu queres?

Quando alguém abrir o arquivo .txt, ele abrir o excel direto?

Se for isso, tu tem que dar um direito em cima do arquivo no Explorer. Vai abrir o popup menu, vá em Propriedades, vai abrir uma janela, você aperta no botão "Change..." ou "Mudar..." ou "Alterar..." não lembro o nome... Vai abrir uma outra janela, então você seleciona o "Microsoft Office Excel", caso não encontre o Excel nessa lista, você precisa selecionar o executavel apertando no botão "Browser..." ou "Procurar..."

Você também pode criar um arquivo bat, que é um arquivo com comandos do prompt do windows, quando aberto, executa um 'script' de comandos. Nesse script pode ter executaveis vinculados a arquivos.

Todo caso, já estamos fugindo do forum de Eletronica, pois está mais para problemas de software do que de hardware!

Abraços! :D

Compartilhar este post

Link para o post

E ai galera obrigado pela força de todos estive com uma forga a mais estes dias e retomei este projeto e consegui chegar a uma solição estou carregando uma tabela de dados que vem do PIC diretamente para o Excel e gerando um grafico dos dados de acordo com o Valor lido pela hora em que foi Lido

Valeu mesmo !!!Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais