Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Lucas_Souza

Como Criar Um Potenciometro Atraves de Botoes ?

Recommended Posts

Olá Gostaria de uma ajuda para um projeto Para concluir um curso Tecnico em eletronica;

Gostariaa de Ajuda para Criar um Potenciometro Que controle a Resistencia, atraves de botões (+) e (-). Pois Quero Criar um Controlador de Fase. Mais ao invés de usar o potenciometro usar botões.

Obg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Gostaria de uma ajuda para um projeto Para concluir um curso Tecnico em eletronica;

Gostariaa de Ajuda para Criar um Potenciometro Que controle a Resistencia, atraves de botões (+) e (-). Pois Quero Criar um Controlador de Fase. Mais ao invés de usar o potenciometro usar botões.

Obg

Tenho uma ideia para você...

Já ouviu falar dos CIs contadores?

Você só manda 'clock' e ele vai somando, a saída é binária.

Também tem os que somam e subtraem, de mesmo funcionamento, só que você manda um sinal dizendo que vai somar 1 ou subtrair 1....

Então nas saídas desses CIs, você coloca resistores de valores que vão decrescendo exponencialmente, assim você teria várias possibilidades de corrente.

0 0 - sai nada

0 1 - sai corrente do primeiro bit, esse bit esta ligado a uma resistência grande

1 0 - sai corrente do segundo bit, esse bit esta ligado a uma resistência que é metade do valor da primeira

1 1 - sai corrente de ambos os bit.

Compartilhar este post

Link para o post

E pode tb usar CIs potenciômetros digitais, e controlar diretamente.

Veja o AD5220. Na Farnell, tem.

http://www.farnell.com.br/u_Index.apw

Deve ter outros modelos, tb.

Se usar um contador UP/DOWN de oito bits, você pode fazer um potenciômetro de 256 níveis. O 74HC191 é um deles.

Procura por LADDER aqui no fórum que tem algumas informações. Ou então, na internet.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Se não precisar de muitos níveis de ajuste, uma maneira simples seria usar apenas 3bits de uma contador 74192 (up/down) mais um 4051 que tem oito entradas e uma saída ou vice-versa (multiplexador/demultiplexador). Ele pode mostrar em display também usando um 7447. É simples de fazer também com o DS1669, já fiz um pot com ele, mas é difícil de achar o bichinho aqui por Ctba, talvez em MG seja até mais segundo o que escuto de quem mora aih..

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas respostas. é que eu preciso de um potenciometro para esse projeto. http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_42.asp

A resistencia do potenci ometro é de cerca de 100K.

acho que se eu usar o contador up/down 74HC191 que possibilita até 256 variaçoes seria uma boa.

mais tenho uma duvida. no caso de 256 variaçoes. eu teria que ligar na saida 256 resistores ?

se alguem puder me ajudar em relaçao ao projeto também ficaria grato. tenho a ideia de incrementar um sensor de temperatura no chuveiro para a visualisaçao no display.

qualquer ideia eu agradeço ; OBG

Compartilhar este post

Link para o post

acho que para encontrar componentes nao deve ser muito difícil por aqui nao;

Moro do Lado de Santa Rita do Sapucai. E Por ser Vale da Eletronica Acho que o que eu preciso lá deve ter sim :)

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, eae?

Obrigado pelas respostas. é que eu preciso de um potenciometro para esse projeto. http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_42.asp

A resistencia do potenci ometro é de cerca de 100K.

potenciometro é uma escolha bem comum, mas ele é manual (você precisa girar o potenciometro), o que você quer é usar botões de UP e DOWN.

acho que se eu usar o contador up/down 74HC191 que possibilita até 256 variaçoes seria uma boa.

mais tenho uma duvida. no caso de 256 variaçoes. eu teria que ligar na saida 256 resistores ?

Não são 256 saídas, são 256 possibilidades de resultado para 8 saídas, pois 2 com expoente 8 é 256 (variação de 0 à 255).

Se fossem 3 fios, seriam duas possibilidades por fio (pois o fio pode estar em 0 ou em 1) com expoente 3, isso seria 8 possibilidades:

0 0 0
0 0 1
0 1 0
0 1 1
1 0 0
1 0 1
1 1 0
1 1 1

Então colocando os resistores com valores corretos na saída, você pode conseguir correntes para cada um deles.

Você também pode utilizar diodos, para conseguir as devidas quedas de tensão, assim a variação seria em tensão (V) e não corrente (A).

No caso de 3 fios, você poderia ter uma sequencia assim (usando a representação acima):

primeiro fio > 1 diodo : queda de tensão de 0,7 V

segundo fio > 3 diodos : queda de tensão de 2,1 V

terceito fio > 5 diodos : queda de tensão de 3,5 V

Fazendo um teste com esta lógica, com 3 saídas e tensão de entrada de 5V, a tensão resultante seria:

0 0 0 = 0
0 0 1 = 1,5
0 1 0 = 2,1
0 1 1 = 3,6
1 0 0 = 4,3
1 0 1 = 5,8
1 1 0 = 6,4
1 1 1 = 7,9

Não é uma variação 100% constante, mas já dá um resultado satisfatório.

É necessário pelo menos 1 diodo em cada saída, para que não ocorra curto.

Claro, que você não pode ligar eles diretamente nas saídas do seu 74HC191, o ideal é você utilizar transistores como driver.

Editado por xanok

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais