Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criar partição no windows vista


IO-GuTo

Posts recomendados

Hi Guto, sim 'e perfeitamente possivel.

Va ate o painel de controle -> ferramentas administrativas -> Gerenciamento do computador -> Gerenciamento de discos

Clique com o direito em cima do disco que voce deseja particionar, no menu vai aparecer as opções diminuir e aumentar o volume, escolha diminuir o volume, siga as instrucoes e apos isso voce pode formatar a nova reparticao da maneira que desejar.

Espero ter ajudado, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tamanho da reparticao depende da quantidade de espaco livre disponivel, mas o vista nao 'e muito bom nisso e as vezes o tamanho que ele oferece 'e muito pequeno :(

Uma alternativa 'e o Repatition Magic, com esse programa voce pode fazer a reparticao que voce quiser, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ups, desculpe 'e Partition Magic, bem se funciona no vista ou nao eu nao sei, sempre usei o sistema do Vista para reparticionar, sempre funcionou mas com limitacoes, espere alguma outra opiniao da galera, talvez alguem saiba alguma coisa a respeito.

Talvez so por curiosidade, mas quem sabe funciona, voce ja tentou pelo safe mode, talvez algum programa esteja impedindo a reparticao, como o antivirus, nao sei 'e uma tentativa, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm!

Ainda não tentei fazer pelo modo de segurança, será um boa. Quando chegar em casa vou tentar fazê-lo.

Achei estranho mesmo quando tentei antes e não apareceu nenhum kb para poder diminuir.

Se caso, tivesse já uma unidade repartida e quissesse repartir outra teria como do mesmo jeito ou mudaria o procedimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ups, desculpe 'e Partition Magic, bem se funciona no vista ou nao eu nao sei, sempre usei o sistema do Vista para reparticionar, sempre funcionou mas com limitacoes, espere alguma outra opiniao da galera, talvez alguem saiba alguma coisa a respeito.

Talvez so por curiosidade, mas quem sabe funciona, voce ja tentou pelo safe mode, talvez algum programa esteja impedindo a reparticao, como o antivirus, nao sei 'e uma tentativa, valeu.

Tentei fazer o procedimento no modo de segurança e mesmo assim não obtive sucesso.

Mais idéias?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso e recomendo o Gparted Live-CD.

amigo Línio, tem uma ressalva no texto explicativo abaixo, feito por mim, por favor, não remova esse meu tópico, como pede as REGRAS, já o tenho salvado em meu PC, antes mesmo de ser lançado o Win Vista no Brasil, qq dúvida, avise-me previamente.

Difícil mexer nele. =/

amigo, eu tenho um modo bem simples e prático, mas lhe peço que preste bem atenção e se fizer errado, repita novamente quantas vezes quiser,ok:

ORIENTAÇÕES:

1. Naquele "globinho" colorido, que é o MENU INICIAR > Iniciar Pesquisa > escreva Gerenciamento de computador;

2. Clique no Gerenciamento de computador > aparecerá um quadro com várias funções, aí clique lado direito mouse em Gerenciamento do Disco;

3. Aparecerá um quadrado grande onde estão seus drivers (c:\, d:\ e:\ e etc...

4. Clique com lado direito do mouse no c:\ (sistema e Inicialização, é onde está o Win Vista e outros programas...

5. Abrirá um quadrinho pequeno, com vários números em MB (mas é GB, "pro-forma)...

6. Clique na opção diminuir Volume, vai aparecer um pequeno quadradinho com 4 funções:

a) tamanho do disco onde está seu windows vista,

B) tamanho de diminuição disponível em MB (GB "pro-forma"),

c) opção para você escolher em MB, espaço a diminuir (sempre é GB) e...

d) quarta função é tamanho total da diminuição que resta no disco HD...

7. Escolhido o número em MB, clique nas opção diminuir e aguarde uns segundos;

8. Vai aparecer uma sobra em MB, justamente o que o windows disponibiliza para você, caso a escolha foi menor do disponibilizado;

9. Aplique a letra disponível num quadrinho para criar as partições, exemplo: B,E,F,G,H, etc... será criada então uma unidade lógica, se for o caso será E:\ ou :F\, porque o D:\ deverá ser o seu CD/DVD, portanto ficará assim:

10. Seguinte maneira:

c:\ Sistema - Básico - NTFS - Integro (Sistema, Inicialização, etc...)

e:\ Sistema - Básico - NTFS - Integro (Unidade Lógica)

f:\ Sistema -.............. " " " ............. (Unidade Lógica)

g:\ Modelo motherboard, para seu CD/DVD (partição primária);

Se você fizer tudo isso, mesmo errando, tente uma ou duas ou três vezes, etc... acertará na última!

Eu, por exemplo errei umas 3 vezes e na quarta acertei e particionei mais duas partições, tranquilamente (tudo é prática)!

Assim por diante, se quiser mais partições, você escolhe:

(d:\para filmes, e:\para MP3, f:\para Vídeos YOUTUBE, g:\para programas, h:\para cópias de textos do words, i:\para mensagens de e-mail, j:\para anexos de fotos pessoais, etc...

Caso você tenha um HD de 1TB, poderá particionar bastante e muito bem, mas com o uso do CD boot do WIN XP poderá ser até melhor...

Alerta: RESET sempre quando for acabar cada formatação (d:e:f:g:h:i:j:k:l:...)

Será que agora deu para entender?

Caso ainda tenha dúvida, retorne ao fórum, acho bom salvar esse tutorial, pode precisar outras vezes...

Imprima-o para fazer passo a passo e boa sorte.

ATT Moderadores:

Aviso: Esse tutorial foi elaborado por mim, não é copiado de nenhum link, como as REGRAS do Clube exige e, se poste o link de origem, pois não tenho link algum, tenho pesquisas no próprio windows vista ultimate sp1, na opção de AJUDA E SUPORTE.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com relação ao problema do nosso amigo, so uma resalva:

se você estiver usando esse hd pra tudo no vista(men virtual, despejo de memória, etc) o vista não vai deixar você reduzir o tamanho dessa partição (que é o que ocorre com meu c: que uso pra tudo e o vista não me deixa diminuilo, mas como tenho outros hd e uma gavera e-sata nem ligo pra isso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IO-GuTo usei o partition magic no vista x64 e funcionou normal, será que não foi a versão que você usou que não roda no vista?

Você não teria um link para baixar do partition magic que você utilizou então?

Pois o que eu vi não funcionava para Windows Vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não teria um link para baixar do partition magic que você utilizou então? Pois o que eu vi não funcionava para Windows Vista.

Oi amigo, seu HD tem pouco GB e portanto você não consegue particionar sem uma formatação, ficará muito pequeno e nem sabemos ainda quanto está utilizando no c:\, até agora não disse aqui, outra coisa, você não quis fazer o está no tópico do tutorial ou não acertou fazer? tenta, como eu lhe disse, vai errar um bocado de vezes, mas na última acerta.

Se quiser fazer várias partições e começar do "zero", basta formatar seu HD com win xp e vai criando quantas partições quiser, lembrando sempre de resetar no final de cada formatação, pois senão insatala o XP e não mais o win vista...

Acho seu HD 150GB pequeno para o que deseja, só dá para 3 e de 50GB cada, tente e esqueça partition magic, pois nunca dará certo.

Abrs.

P.S.: Não existe Partition Magic para o windows vista ainda não, pelo menos eu nunca soube, somente dentro do próprio windows é que você particiona, lá tem essa opção, basta tentar. Nenhum fabricante ainda criou para o vista, pois esse windows, já traz essa modalidade, é um SO rico em funções, aproveite-as..

...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou com linio ... usando um live cd de linux você particiona o hd fácil

mas marcos, o HD do amigo só tem 150GB, particionar mais o que? para 20 ou 30 GB?

a minha ideia lá no tópico acima é bem melhor, concordo sim, o que LInio opinou bem e como o IO-GuTo mesmo disse, que tinha pouco espaço, agora essa modalidade do Gparted-live da Linux, só seria bom para um HD, de pelo menos uns 250GB prá cima... o amigo marcos esqueceu que o win vista já vem com um particionador próprio, leia meu tópico na página 1 e tire sua dúvida?

Conheço o Gparted-Live 3.1.1, baixa do baixaki.com.br, em rar , descompacta-o, cria uma imagem em ISO no NERO para o CD de boot, é fácil, ficará um disco de boot, serve para outras coisas também, como formatar, etc...

boa sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas marcos, o HD do amigo só tem 150GB, particionar mais o que? para 20 ou 30 GB?

a minha ideia lá no tópico acima é bem melhor, concordo sim, o que LInio opinou bem e como o IO-GuTo mesmo disse, que tinha pouco espaço, agora essa modalidade do Gparted-live da Linux, só seria bom para um HD, de pelo menos uns 250GB prá cima... o amigo marcos esqueceu que o win vista já vem com um particionador próprio, leia meu tópico na página 1 e tire sua dúvida?

Conheço o Gparted-Live 3.1.1, baixa do baixaki.com.br, em rar , descompacta-o, cria uma imagem em ISO no NERO para o CD de boot, é fácil, ficará um disco de boot, serve para outras coisas também, como formatar, etc...

boa sorte...

cara se for pelo tamanho do hd , pra mim ele tem espaço demais até.

eu com meus miseros 80gb tenho 4 partiçoes uma com xp de 20gb uma com ubuntu de 11 gb uma de swap de 6gb e uma pra arquivos pessoais com uns 42 gb tudo montado com particionador do linux.

esse particionador do vista eu não conheço pois não gostei muito deste S.O, mas pelo que voce diz parece resolver o problema do amigo tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara se for pelo tamanho do hd , pra mim ele tem espaço demais até. eu com meus miseros 80gb tenho 4 partiçoes uma com xp de 20gb uma com ubuntu de 11 gb uma de swap de 6gb e uma pra arquivos pessoais com uns 42 gb tudo montado com particionador do linux. esse particionador do vista eu não conheço pois não gostei muito deste S.O, mas pelo que voce diz parece resolver o problema do amigo tambem.

marcos, concordo com você companheiro, eu também tenho 4 particições e meu HD é de 250GB SATA II, Seagate Barracuda 7200.10, eu uso o win vista ultimate e preciso, no mínimo de 80GB para ele rodar bem, o restante, 250 (238)* - 80= 158,00, então está divididos, em 50GB para meus filmes, são muitos GB, o outro de 50GB, estão minhas mensagens, fotos, músicas MP3, jogos, etc... e por último os 58GB restante, onde guardo meus programas de instalação, backups de programa e arquivos pessoais, etc...

Como você viu e observou, meu caso já é um pouco diferente do seu, mas você não está errado não, tá certo cara, cada caso é um caso e o que estamos analisando e ajudando é o problema do amigo IO-GuTo, que está meio truncado!

Obs.: coloquei acima um * e isso quer dizer que comprei o HD de 250GB, quando na realidade só tem 238,48GB, não sei porque o fabricante da Seagate faz essa medição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar responder a tudo que foi falado antes.

Primeiramente, meu HD é 400gb saga 7200rpm. Uso windows vista ultimate também e estava querendo apenas fazer uma outra repartição para arquivos pessoais e algumas coisas que gostaria de deixar separado.

Eu fiz o tutorial da sua maneira um monte de vez, já fiz esse mesmo tutorial seu de forma diferente, já fiz com tutorial de outra pessoas que falavam a mesma coisa. Mas como disse, chega na parte de diminuir o volume e ele não libera nenhum espaço. Aparece da seguinte forma:

Tamanho total antes da diminuição em MB: 378953

Tamanho do espaço de diminuição disponível em MB: 0

Digite o espaço a diminuir em MB: 0

Tamanho total apos a diminuiççai em MB: 378953

Entendeu? Aí não dá para continuar a fazer o tuto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar responder a tudo que foi falado antes.

Primeiramente, meu HD é 400gb saga 7200rpm. Uso windows vista ultimate também e estava querendo apenas fazer uma outra repartição para arquivos pessoais e algumas coisas que gostaria de deixar separado.

Eu fiz o tutorial da sua maneira um monte de vez, já fiz esse mesmo tutorial seu de forma diferente, já fiz com tutorial de outra pessoas que falavam a mesma coisa. Mas como disse, chega na parte de diminuir o volume e ele não libera nenhum espaço. Aparece da seguinte forma:Tamanho total antes da diminuição em MB: 378953 Tamanho do espaço de diminuição disponível em MB: 0 Digite o espaço a diminuir em MB: 0 Tamanho total apos a diminuiççai em MB: 378953 Entendeu? Aí não dá para continuar a fazer o tuto.

é amigo, o seu problema está mesmo complicado e eu não entendo porque, se você está usando seu windows + programas, que daria algo em torno de uns 80GB + ou - e no máximo, o gereciador de computador -> gerenciador de disco -> apareceria a diferença, já fiz várias vezes, não sei o que está acontecento com seu PC, pode até ser configurações, e nesse caso, somente uma formatação prá ver se corrige... ou aguarda outro membro dizer alguma dica...

...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um outro motivo de eu querer partilhar o HD seria também para salvar dados para que eu possa fazer a formatação.

Também já li em um monte de lugar e não entendo o porque de não dar certo.

Não será porque estou querendo particionar o local onde está o SO do computador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...