Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Alessandro Nilsen

[Resolvido] Amplificador TDA2003 controle de volume.

Recommended Posts

Olá, montei esse amplificador: http://www.ibytes.com.br/projetos.php?id=498, mas notei que o mesmo não tem um controle de volume, queria saber como eu adiciono um usando potenciometro para usar no meu DVD.

Mandei alguns e-mails para o desenvolvedor do projeto Piava Branca, então ele respondeu:

''Para controle de volume, um potenciometro de 100K, um terminal vai no negativo, o terminal central vai no capacitor, e ou ouro terminal no cabo que vem do DVD, lembrando que o negativo é comum.''

Não entendi: Se o terminal comum é o central do potenciômetro, ele devia ser ligado no negativo, depois ele fala que deve ser ligado no capacitor de saída. Testei os dois métodos e o que consegui foi um barulho de interferência misturado com o riple da fonte muito alto (7W), então tentei o jeito mais usado: o sinal de entrada no pino 1, o sinal de saída no pino 2 (central) e o negativo no pino 3, ao ligar funcionou errado, ao girar o potenciometro para a direita o som abaixa bem no final e ao girar ao contrário, o som levanta no final, o resto o som fica normal. Testei com um potenciômetro B100K e o resultado foi esse. Tenho dois potenciômetros A50K, talvez eu possa usá-los.

Tentei ser o mais detalhado possível. Anexei uma foto do meu amplificador.

Abraços.

post-242065-13884951435788_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
''Para controle de volume, um potenciometro de 100K, um terminal vai no negativo, o terminal central vai no capacitor, e ou ouro terminal no cabo que vem do DVD, lembrando que o negativo é comum.''

A explicação está certa.

O potenciômetro tem três terminais, onde o terminal central é o cursor.

Uma ponta você liga no GND (comum da fonte);

A outra ponta você liga na entrada do sinal (no teu caso, na saída do DVD);

O cursor (o terminal do meio) você liga na entrada do teu amplificador (no tal capacitor).

Só isso...

Não entendi: Se o terminal comum é o central do potenciômetro, ele devia ser ligado no negativo

De onde você tirou isso?

depois ele fala que deve ser ligado no capacitor de saída

Ele não fala de capacitor de saída!

Ele fala em capacitor apenas...

O capacitor ao qual ele se refere é o capacitor que fica na entrada de sinal do teu amplificador.

O esquema não é esse?

amplificadoripodmp3.jpg

Então... Ligue o potenciômetro (o meio dele) no capacitor C3!

Obs: o potenciômetro deve ser de preferência logarítmico...

Compartilhar este post

Link para o post

Enviei um e-mail para o piavabranca dizendo: O capacitor é o de 470uF? No caso o comum negativo é o pino central do potenciômetro. Ele respondeu que sim, então irei testar o que você disse.

''pino 1 no cabo do dvd, pino 2 no cap de 820n, e o pino 3 no gnd.''

Depois posto os resultados. O potenciometro é aquele A, tipo A100K, mas o que eu tenho é um de B100K, se eu puder usar, caso contrário eu compro um log.

Compartilhar este post

Link para o post

Colega Alessandro, só esclarecendo a disposição dos terminais do potenciômetro!, seguindo a figura abaixo, você ligará o pino 1 do pot no terra, pino 2 no capacitor C3 (820nF), e o pino 3 na fonte de som, (DVD, MP3....etc), caso inverta os pinos 1 e 3, ao girá-lo no sentido horário, o volume abaixará e não aumentará como você pretende...ok?

post-359338-13884951437112_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Liguei conforme vocês disseram e funcionou, mas fica um zunido chato da fonte que só sai se eu encostar o dedo na trilha negativa da fonte(GND).

O volume está OK agora. Sou iniciante em eletrônica e não tenho muita prática na teoria da eletrônica e não havia entendido muito bem o que o piavabranca havia dito. Agora só falta tirar esse zunido da fonte.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Colega Alessandro, você observou os dois últimos conselhos na montagem sugerida no site:

f) O cabo de áudio do MP3, MP4 ou Ipod deve ser blindado para evitar a captação de ruidos, principalmente o riple dos 60 hertz se estiver tudo próximo a tomada de força.

g) Se por acaso o som final estiver acompanhado de um ruído que não seja parte do som amplificado, pode ser colocado um capacitor de 150 nF em paralelo entre o positivo e o negato da alimentação com a finalidade de desacoplar a fonte.

Você pode também, aumentar os capacitores de filtro da fonte, ou até mesmo diminuir a impedância de entrada do circuito, usando um potenciômetro de menor valor Ohmico, caso tenha usado um potenciômetro de 100K, experimente usar um de 47K...

Compartilhar este post

Link para o post

porque que em algum esquema de som mesmo, a cara junta o pino 1 e 2 , ao invés de fazer o processo ai de cima?

e qual é o melhor processo.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje comprei os cabos blindados que tinham dito, irei testar no próximo final de semana dai posto os resultados. Se eu girar totalmente o pot para aumentar o volume há distorção no final, talvez seja do valor de 100K, irei testar com um de 47K, usei um linear mesmo e funcionou

porque que em algum esquema de som mesmo, a cara junta o pino 1 e 2 , ao invés de fazer o processo ai de cima?

Não entendi o que quis dizer, ligar o pino 1 e o 2?

e qual é o melhor processo.

Acho o melhor processo esse que responderam aí em cima: pino 1 no cabo de entrada, pino central na entrada do amplificador e o pino 3 no GND do amp.

Compartilhar este post

Link para o post
Quantos watts o falante aguenta?
No caso do circuito proposto...
01 Alto-falante de 4 ohms e no mínimo que suporte 10 watts RMS
Para 8 Ohms, pode usar um de 5W...

Compartilhar este post

Link para o post

deixa eu explifca melhor.

os caras usam o pino 1 e 2 do potenciomentro juntos e liga no cabo de entrada e usa o pino 3 ligado na entrada do amplificador!

post-127053-13884951479122_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Colega cpexpert, neste caso você estaria somente intercalando uma resistência variável na entrada do amplificador, com isso você consegue somente abaixar um pouco o volume, mas nunca anula-lo...

Compartilhar este post

Link para o post

então la em cima eu consigo atenuar o volume e corta ele a 0?

se for vou desmanxar um monte de ampli que fiz assim e fazer como voce posto la em cima

Compartilhar este post

Link para o post
então la em cima eu consigo atenuar o volume e corta ele a 0?
Sim, a ligação que sugeri no post #4, levará o sinal de entrada do amplificador a zero, anulando-o completamente sem interferir na impedância de saida do equipamento que esta fornecendo o sinal de audio.

Compartilhar este post

Link para o post

as minhas duvidas ja foram solucinadas, vejamos a do outro colega

Editado por cpexpert

Compartilhar este post

Link para o post

Montei mas não consegui achar o capacitor de 150nF, porém tenho ums 5 de 100nF (104), e queria saber se eu poderia utilizá-los na fonte, sábado testarei com os cabos blindados.

Se eu colocar um pot de 100K LOG o que irá mudar no som? Já que com o de 100K LINEAR funcionou perfeito (além da distorção no final), o volume vai de 0 a 110% (10% = TDH ), o som nos agudos ficam meio que dando estralinhos (acho que é a qualidade do MP3 = 64K mono, usado para caber mais musica = 200MB para 100MB) e os graves mais pesados ficam com um ''clank'' por baixo do som, os medios um pouco falhados (como voz) e de vez enquando o pot falha e da uma barulheira (todos que soldei falham, é só o pot mexer muito quando aumenta-diminui o volume), montarei uma caixinha de papelão para instalar o amp, tudo certo (cabos blindados etc.) e vamo ve se vai da zica ou não.

Compartilhar este post

Link para o post
Montei mas não consegui achar o capacitor de 150nF, porém tenho ums 5 de 100nF (104), e queria saber se eu poderia utilizá-los na fonte, sábado testarei com os cabos blindados
Sim, pode utiliza-los!, porém o ideal é solda-lo bem próximo os CI, nos pinos 5 e 3, os cabos de ligação, na entrada de som, fazem muita diferênça!, use cabos de boa qualidade!
Se eu colocar um pot de 100K LOG o que irá mudar no som? Já que com o de 100K LINEAR funcionou perfeito (além da distorção no final)
Não sei te explicar direito!, mas os potenciômetros "log", a resistência começa a variar aos poucos e depois de 60% do cursor, ele varia a resistência mais rápido...,(coisa assim!), a distorção no final!, pode ser porque o MP3 esta fornecendo um nível de sinal de som, que esteja acima do limite de entrada do amplificador!..., solução: "casamento de impedância e niveis!", Se você for ligar um MP3!, via saida de fone de ouvido!, coloque um resistor de 100R do C3 ao terra, no lado oposto ao pino 1 do CI, (em paralelo com a entrada de som), isso deve corrigir todas estas falhas relatadas por você nas várias frequências testadas, se você for ligar um DVD, coloque uma resistência de 27K no lugar da resistência de 100R que te falei...

Dê-nos retorno, de que equipamento mais será usado neste amplificador seu, para darmos dicas mais precisas!...ok?

Editado por Bcpetronzio

Compartilhar este post

Link para o post

Neste sábado farei os testes finais com todas as dicas que vocês falaram, o cabo blindado é da Tiaflex, vou usar um jack mono para entrada e outro para saída (ambos com cabo blindado, incluindo o cabo que vem do mp3), irei soldar o resistor de 100K para o MP3, uma perninha da entrada do mp3 e a outra no gnd da placa (é isso? Soldar ao lado oposto do pino 1 do CI, em paralelo com a entrada de som), irei soldar os capacitores 104, um na placa de retificação e outra na placa. Aanhã irei testar e posto os resultados. Qualquer erro me corrijam.

Compartilhar este post

Link para o post

Testei com o pot de 100K mas falhava a toda hora, então eu decidi tentar com um pot de 50K LOG (A50K) e ficou ótimo, os cabos todos blindados e o controle de volume perfeito (sem distorção no final), mas como disseram, o volume aumenta lento e no final aumenta mais rápido, não precisei colocar os cap de 100nF, as falhas nos sons sumiram sem eu precisar colocar o resistor de 100ohm, ficou perfeito.

Embaixo tem uma foto do pot e as soldas. Só falta a caixa de som!

Pretendo usar no MP3 e no celular e todos funcionaram OK, testei tambem com DVD.

Obrigado a todos pela ajuda!

post-242065-13884951509034_thumb.jpg

post-242065-13884951509442_thumb.jpg

post-242065-13884951509782_thumb.jpg

Editado por Bcpetronzio
Post seguidos em menos de 24 horas, use a opção Editar

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais