Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indentificador de fusivel queimado


visitamte-10

Posts recomendados

Amigos to eu aqui de novo querendo ajuda , precisso de um esquema com led que indentifica quondo o fisivel queima ,algo assim quando o fisivel queima o led acende indentificando visualmente que o fisivel foi queimado.

Na minha residencia cada lampada tem um fusivel e são 12 fusivel de vidro de 2a 127v e uma proteção a mais alem dos dijuntor , então pensei en colocar um indentificador p/ cada um ,assim quando algum queima não fico en duvida se e o fusivel ou a lampada.

Se alguem tiver alguma ideia fico grato abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho mais fácil fazer o contrário... um led que APAGA quando o fusivel queima...

no caso basta você ligar direto na rede LOGO após o fusível (entre a fase e o neutro, ok?):

- LED + resistor.

Infelizmente eu não sei dizer agora de cabeça qual o resistor...

tipo - led = 20mA, rede = 118V cada fase...

Lei de ohm - R= V/I

R = 118/0,02

R = 5900 ohm

Deve ser coisa de 6k ohm... mas espere alguém mais aparecer por aqui, eu to só chutando o valor da corrente do led.

Se queimar o fusivel, você não terá mais fase passando ali então pronto, o led apaga, se queimar a lâmpada, você ainda tem a fase passando pelo led e caindo no neutro, então fica aceso... porém não sei como fazer para funcionar caso você não tenha o neutro! Não sei MESMO.

Tipo... geralmente só o disjuntor é o suficiente contra sobrecarga... a lâmpada costuma queimar por dois problemas principalmente.

1 - Curto circuito (fiação velha, etc)

2 - via útil.

2A 127V é para lâmpada de 180~200W 110V... e na boíssima... se você está tentando proteger uma lâmpada de 100W contra uma sobrecarga, a sua lâmpada é quem estará protegendo o fusível, uma vez que o mesmo suporta uma dissipação de potência muito superior à lâmpada de 100W. (Um fusível é a mesma ideia que uma lâmpada que não emite luz, se passar muito mais corrente ela queima... se o seu fusivel aceita mais corrente que a lâmpada então quem está agindo como limitador de corrente no seu circuito é a lâmpada e não o fusível)

Sugiro você fazer uma conta aí para descobrir qual a corrente consumida por cada lâmpada (100W ~ 1A, 50W ~0,5A ) e substituir os fusíveis de acordo com a demanda.

Lembrando, se você colocar uma lâmpada de 100W para um fusivel de 0.5A - 127V você irá queimar o fusível... os dois devem estar casados para que funcione legal (o fusivel deve ter uma margem mais alta devido às oscilações na rede...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem lucas gostei da sua ideia mais gostaria que o led acendese quando o fusivel quemase mais por questão de economia d energia ,claro que o consumo e baixicimo.

Qunto o fusivel nas lampada eles são dimencionado eu coloquei 2a mais cada um tem um valor de acordo com a lampada ,uso o fusivel para proteger os contatos dos rele que aciona as lampadas contra curto circuitos porque os dijuntores são de 10a se dar um curto o dijuntor pode desarma mais o rele vai pro pau que ja me aconteceu isso .

Eu tenho uma central que comanda todas a inluminação cada lampada com um rele e na tampa do painel tem a planta da casa e cada cômodo na planta tem um led ele acende quamdo a lampada esta acesa e todas são cntrolada pelo interupitor,controle remoto,via telefone e bem legau, ja tenho consuma das lampadas led e reles porisso não queria mais ledes aceso , mais vou pensa na sua ideia . Se alguem tiver mais alguma ta valendo abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...