Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
visitamte-10

Indentificador de fusivel queimado

Recommended Posts

Amigos to eu aqui de novo querendo ajuda , precisso de um esquema com led que indentifica quondo o fisivel queima ,algo assim quando o fisivel queima o led acende indentificando visualmente que o fisivel foi queimado.

Na minha residencia cada lampada tem um fusivel e são 12 fusivel de vidro de 2a 127v e uma proteção a mais alem dos dijuntor , então pensei en colocar um indentificador p/ cada um ,assim quando algum queima não fico en duvida se e o fusivel ou a lampada.

Se alguem tiver alguma ideia fico grato abraço.

Editado por Bcpetronzio
Melhorar título

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho mais fácil fazer o contrário... um led que APAGA quando o fusivel queima...

no caso basta você ligar direto na rede LOGO após o fusível (entre a fase e o neutro, ok?):

- LED + resistor.

Infelizmente eu não sei dizer agora de cabeça qual o resistor...

tipo - led = 20mA, rede = 118V cada fase...

Lei de ohm - R= V/I

R = 118/0,02

R = 5900 ohm

Deve ser coisa de 6k ohm... mas espere alguém mais aparecer por aqui, eu to só chutando o valor da corrente do led.

Se queimar o fusivel, você não terá mais fase passando ali então pronto, o led apaga, se queimar a lâmpada, você ainda tem a fase passando pelo led e caindo no neutro, então fica aceso... porém não sei como fazer para funcionar caso você não tenha o neutro! Não sei MESMO.

Tipo... geralmente só o disjuntor é o suficiente contra sobrecarga... a lâmpada costuma queimar por dois problemas principalmente.

1 - Curto circuito (fiação velha, etc)

2 - via útil.

2A 127V é para lâmpada de 180~200W 110V... e na boíssima... se você está tentando proteger uma lâmpada de 100W contra uma sobrecarga, a sua lâmpada é quem estará protegendo o fusível, uma vez que o mesmo suporta uma dissipação de potência muito superior à lâmpada de 100W. (Um fusível é a mesma ideia que uma lâmpada que não emite luz, se passar muito mais corrente ela queima... se o seu fusivel aceita mais corrente que a lâmpada então quem está agindo como limitador de corrente no seu circuito é a lâmpada e não o fusível)

Sugiro você fazer uma conta aí para descobrir qual a corrente consumida por cada lâmpada (100W ~ 1A, 50W ~0,5A ) e substituir os fusíveis de acordo com a demanda.

Lembrando, se você colocar uma lâmpada de 100W para um fusivel de 0.5A - 127V você irá queimar o fusível... os dois devem estar casados para que funcione legal (o fusivel deve ter uma margem mais alta devido às oscilações na rede...)

Editado por Lucas Scoppio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Led só vai acender quando o fusível queimar.

post-51926-13884951437249_thumb.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verdade ... nao tenho certeza mais acho que nao precisa do diodo ... pois enquanto o fusivel estiver bom a corrente passara por ele, pois é o caminho mais fácil, ai se ele se romper o led irá acender ...

Eu penso assim, se eu estiver errado me avise !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vejo como o led vai acender depois que queimar... se for acender então vai passar meia fase pelo resto do cabo??? acho que num adianta muito, por favor, esclareçam isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E neste caso, o LED só irá acender se o circuito da lâmpada estiver na posição ON, senão não irá fluir corrente e o LED não acenderá, mesmo que o fusível esteja interrompido.

Eu ficaria com a primeira dica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem lucas gostei da sua ideia mais gostaria que o led acendese quando o fusivel quemase mais por questão de economia d energia ,claro que o consumo e baixicimo.

Qunto o fusivel nas lampada eles são dimencionado eu coloquei 2a mais cada um tem um valor de acordo com a lampada ,uso o fusivel para proteger os contatos dos rele que aciona as lampadas contra curto circuitos porque os dijuntores são de 10a se dar um curto o dijuntor pode desarma mais o rele vai pro pau que ja me aconteceu isso .

Eu tenho uma central que comanda todas a inluminação cada lampada com um rele e na tampa do painel tem a planta da casa e cada cômodo na planta tem um led ele acende quamdo a lampada esta acesa e todas são cntrolada pelo interupitor,controle remoto,via telefone e bem legau, ja tenho consuma das lampadas led e reles porisso não queria mais ledes aceso , mais vou pensa na sua ideia . Se alguem tiver mais alguma ta valendo abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×